23/10/2024 — 22:17
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (23)

Demissões aos borbotões na Prefeitura de Cabo Frio: em 2 dias, quase 200; Afinal de contas, quem manda em São Pedro da Aldeia? Regra de eleição da Mesa Diretora legislativa de Búzios volta ao que era; Ex-candidata a vereadora cotada para retornar ao executivo de Iguaba; Nome de Ton Porto surge em debate de candidatos em Niterói; Cortes em Araruama preocupam; Fabiano Horta de volta às terras maricaenses; Audiência sobre Plano Municipal de Saneamento Básico em Saquarema... E muito mais!

Compartilhe

EXONERAÇÕES AOS BORBOTÕES

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (23) começa por Cabo Frio, onde não se fala noutra coisa senão nas exonerações a toque de caixa que a prefeita Magdala Furtado (PV) vem empreendendo após a derrota nas eleições. É só acessar as últimas edições do Diário Oficial (principalmente dos dias 21 e 22 de outubro) pra confirmar, mais de uma centena de nomes, quase 200 demissões. E o pior de tudo é que muitos desses servidores nem sabem se irão receber. Os cortes atingiram praticamente todas as áreas. Na Comunicação, por exemplo, 90% foi mandado embora (leia nota abaixo), inclusive hoje tivemos dificuldade em ter respostas de demandas do dia por conta disso, havia apenas uma pessoa pra dar conta da imprensa. Mas a culpa não é da prefeita Magdala Furtado (PV), não, pessoal (contém ironia), foi a justiça que determinou, por conta do excesso de contratações e possível dano ao erário. Por que deixaram chegar nesse ponto, não é verdade? A coisa tá tão feia que os cortes também estariam chegando aos fornecedores, que qualquer hora é capaz de formarem fila na porta da Prefeitura para receberem. Nesse quesito, o caso mais sério é sobre o fornecimento de oxigênio às unidades de saúde. Recebemos informação de que as empresas fornecedoras do insumo estariam há meses sem receber. Entramos em contato com a Prefeitura para ter um posicionamento sobre algo tão sério, mas até o fechamento da coluna não obtivemos resposta. É aguardar pra ver o desenrolar dos próximos capítulos. E orar.

“PREFEITURA NÃO TEM NADA A VER COM ISSO”

Na manhã desta quarta-feira (23), um dos maiores patrimônios culturais da cidade, a Capela de Nossa Senhora da Guia, erguida em 1740, foi alvo de arrombamento. A ação foi confirmada pela Guarda Municipal que constatou que nada foi levado do local e a imagem não foi danificada, mas a situação levantou o questionamento: De quem é a responsabilidade na proteção e no reparo do ponto turístico e cultural? Até onde sabemos, é da prefeitura e da igreja católica, mas quando questionada, a Comunicação do município afirmou que “se alguém roubou a igreja, a prefeitura não tem nada a ver com isso”, justificando que a polícia quem deveria dar conta do fato e do policiamento no entorno da igreja, já que “apesar de ter guarda municipal na prefeitura, não ficam guardas municipais 24 horas por dia na prefeitura”, pois ainda segundo a resposta “não tem como”. Se a capela que faz parte da história da cidade não merece um olhar cuidadoso da prefeitura, imagina outros pontos, não é mesmo? Que Deus e Nossa Senhora da Guia olhe por nós.

DE “MINHA RAINHA” A “TRAIDORA”

Ainda em Cabo Frio, Nilza Motta, irmã do vereador Átila Motta (PCdoB), segue revoltada com a prefeita Magdala Furtado (PV). Uma das cabo eleitorais mais empenhadas da campanha, Nilza, que antes chamava a prefeita de “rainha”, defendia o governo ferozmente, e descia a lenha em quem criticasse o governo – incluindo o portal -, agora se diz profundamente decepcionada com a postura de Magdala após as eleições. Ela acusa a prefeita de traição e promete prejudicar a imagem da “ex-rainha” onde quer que vá. “Estou há anos na política e nunca alguém me fez tão mal quanto essa senhora”, desabafou em um grupo de WhatsApp. A principal causa da insatisfação seria o favorecimento dado aos candidatos Oseias de Tamoios (PV) e Tatá de Tamoios (PRTB). Nilza afirma que, na sexta-feira antes das eleições, Magdala teria reunido algumas pessoas pedindo que deixassem de apoiar Átila para se concentrarem nos seus escolhidos. Átila, que também não saía da cola de Mag, está igualmente indignado. Sem conseguir se reeleger como vereador, ele sumiu sessões da Câmara Municipal desde então.

QUEM É QUE MANDA NA PREFEITURA?

Poucos sabem, mas o prefeito Fábio do Pastel (PL) não é a autoridade máxima do município de São Pedro da Aldeia. Atualmente quem manda é essa gatinha aí da imagem acima, que foi adotada e virou mascote da Prefeitura. Fica deitada na mesa, no ar condicionado, e não perde uma canetada do prefeito Fábio do Pastel (PL). Está sempre de olho nele trabalhando (confira o vídeo aqui). As imagens foram gravadas pelo chefe de Gabinete, Moisés Batista, que havia se licenciado para concorrer a vereador e conseguiu se eleger. Existe ainda a possibilidade dele disputar a eleição para mesa diretora, mas agora retornando para atividade como comandante do gabinete do prefeito, ele dividiu essa imagem, nesta quarta-feira (23), com seus internautas, enchendo os corações de ternura. Falando nisso, quem está com o coração calmo é o servidor da cidade, que, assim como na maioria dos municípios da Região dos Lagos, ganhou um mini-feriado nos próximos dias. Pastel decretou ponto facultativo na próxima segunda (28), Dia do Servidor Público.

REUNIÃO DA ADR LAGOS

Já em São Pedro da Aldeia, o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira, esteve presente nesta semana durante o evento da Agência de Desenvolvimento Regional da Região dos Lagos, que reuniu municípios da região costeira, tendo como um dos temas abordados a Bandeira Azul. Mário foi convidado para falar da experiência do programa e a importância do selo. “Mostramos a nossa realidade aqui, com o ganho que nós temos enquanto gestores de praia e o incremento no turismo por termos a Praia das Pedras de Sapiatiba, certificada pelo Bandeira Azul”, disse Mario. O encontro também contou com a participação da coordenadora do programa Bandeira Azul, Paloma Arias, de representantes da sociedade civil e dos municípios de Saquarema, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim. Vale ressaltar que a praia já foi premiada para a temporada 2024/2025. A cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul será realizada no dia 1º de novembro, em Salvador, na Bahia.

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

A secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, realizará eleições suplementares para preencher vagas nas cadeiras de Artes Cênicas e LGBTQIA+ e Culturas. As inscrições para artistas e agentes culturais interessados podem ser feitas até o dia 19 de novembro, online ou presencialmente na Casa da Cultura. É necessário apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência, além de estar cadastrado no Mapeamento Cultural da cidade. A eleição ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro, no Cine Estação, onde só poderão votar os integrantes do Mapeamento Cultural com comprovante de atuação no setor. O Conselho Municipal de Política Cultural tem funções deliberativas e normativas, focando na elaboração e fiscalização de políticas culturais no município.

VOLTANDO À NORMALIDADE

Em Búzios, foi aprovada em 1º turno, nesta terça (22), Proposta de Emenda à Lei Orgânica, que altera a data da eleição da Mesa Diretora, referente ao segundo biênio. A matéria ainda deverá ser votada em segundo turno. Atualmente, a Lei Orgânica Municipal prevê que esta eleição deve acontecer de 15 de abril até 1º de maio já no primeiro ano da legislatura. Mas a regra havia mudado com Rafael Aguiar (PL) na presidência, para antecipar a data e garantir a ele dois biênios consecutivos. Na ocasião deu a maior polêmica, chegaram a dizer que era inconstitucional, mas acabou acontecendo. Agora, tudo como dantes no quartel de Abrantes.

DESTINO MAIS VISITADO POR CRUZEIRISTAS

A temporada de cruzeiros em Búzios inicia oficialmente no dia 28 de outubro e durante a reunião anual de alinhamento, promovida pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA) e a Secretaria de Turismo de Búzios, autoridades e representantes do setor discutiram os preparativos para a nova temporada. O prefeito Alexandre Martins (REP) ressaltou a importância dos cruzeiros para a economia local. “Estamos investindo em infraestrutura, segurança e reformas nos píeres para garantir que a cidade continue recebendo turistas durante todo o ano. Isso gera empregos e movimenta a economia de Búzios”, afirmou o prefeito. Búzios é o segundo destino mais visitado por cruzeiristas no Brasil, atrás apenas de Santos. Apesar do panorama positivo, com uma temporada robusta à frente, Búzios precisa continuar investindo em modernização, ao mesmo tempo em que preserva seu patrimônio natural. Esses esforços serão essenciais para garantir que a cidade mantenha sua posição de destaque no turismo de cruzeiros.

PODERÁ VOLTAR AO CARGO

Em Iguaba Grande, a ex-candidata a vereadora Claudia Souza (União) está cotada para reassumir a Secretaria de Assistência Social no futuro governo de Fabinho Costa (CID). Claudia havia se afastado do cargo antes das eleições para se candidatar, ao mesmo tempo em que fortalecia sua campanha e apoiava Fabinho como sucessor do atual prefeito, Vantoil Martins (CID). Agora, com a nova gestão se aproximando, ela planeja retornar ao comando da pasta. Em sua gestão anterior, Claudia foi responsável por implementar projetos inovadores, como a Moeda Social Caboclinho, que impactou positivamente a vida de muitas famílias. Além disso, ela se destacou na defesa de políticas públicas que ampliaram os recursos destinados à assistência social no município.

POR ONDE ANDA?

Alguém sabe dizer por onde anda o ex-candidato a prefeito, Marco Antônio (PSB)? Até agora ninguém sabe de nada. O cara desapareceu da face da Terra. As redes sociais dele seguem paradas. A última postagem foi na véspera das eleições. Não deu nem as caras para agradecer aos eleitores pelos 805 votos conquistados. Durante a campanha, tentou de tudo para desestabilizar o adversário, realizando comparações entre as propostas que iria fazer como prefeito e as da atual gestão. No entanto, “o feitiço acabou virando contra o feiticeiro”. E por falar nas promessas mirabolantes?! Nisso nem se fala. Marco falava que iria fazer aquilo tudo sem ter consciência do dinheiro que o município recebe pelos royalties do petróleo. E pior, ele nem morava na cidade, vinha do Rio pra cá. Porém, ao invés de focar em sua agenda política, com uma campanha totalmente parada, passou a maior parte do tempo alfinetando o governo e também o seu adversário. Agora, sumiu de vez. Não deve ser tão preocupado com a cidade como pregava em sua campanha de rede social.

QUE SITUAÇÃO, HEIN?

O candidato a prefeito de Niterói, Carlos Jordy (PL), acusou o adversário, Rodrigo Neves (PDT) de corrupção e que uma das estratégias usadas pelo pedetista foi a de “fatiar” a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) e distribuir cargos dentro da secretaria executiva em troca de fortalecer a campanha eleitoral. E foi além, disse que um dos beneficiados nessa história foi o ex-candidato a vice-prefeito de Arraial do Cabo, Ton Porto (PDT). A troca de acusações aconteceu nesta segunda-feira (21), num debate com os candidatos a prefeito no segundo turno das eleições promovida pelo portal G1. “Eu nunca fui corrupto, eu nunca desviei um centavo sequer. Agora, você tem envolvimento com a Emusa, a sua subsecretaria. Aliás, a sua secretaria executiva tem 17 subsecretários, cada um ganhando R$ 16 mil. E abaixo deles há 233 assessores. Eu duvido que eles saibam o nome de todos. E é num cubículo. É meio andar da Prefeitura, nem cabe todo mundo lá. E mais. Há pessoas da Emusa que estavam lotadas na sua secretaria. Você sabe muito bem disso. Muitas pessoas, de Itaperuna, de Arraial do Cabo, onde tem o Ton Porto, vereador que fez campanha pra você como governador, lembra disso?” O assunto virou pauta nas rodas de conversas em várias esquinas do Cabo.

DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL

A Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo está convocando toda a população a participar do Diagnóstico Socioambiental ProMEA (Programa Municipal de Educação Ambiental). A pesquisa tem como objetivo identificar os desafios ambientais que o município enfrenta. A participação da sociedade civil e de órgãos ligados ao tema é fundamental para a construção das diretrizes desse guia, que será desenvolvido coletivamente e servirá como base para todas as políticas e atividades de educação ambiental da cidade. Moradores e visitantes podem contribuir com sua opinião preenchendo o formulário online, disponível no link na bio. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail impactosambientais.ac@gmail.com.

“ELES NÃO TOMARAM SÓ O LEITE, ELES MATARAM A VACA!”

Em Araruama, diversos cortes chegaram à conta dos servidores. Quem comentou sobre isso foi o ex-candidato a prefeito, Sérgio Ribeiro (DC): “Gente, hoje diversas mensagens continuam aí, com cortes a todo vapor na prefeitura. De funcionários terceirizados a combustível. A oposição já tinha alertado que fizeram uma campanha milionária sem se preocupar com o futuro da cidade. “Já mamaram aquele leite todo e agora o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB), inelegível, chega na secretaria de Educação e fala: a roubalheira acabou! Não bastou só mamar na teta, mamar o leite todo, não, vocês mataram a vaca! Quem sofre é a população”, disse Sérgio. É claro que a conta não fecha. E não parou por aí. Recebemos informações de que até o Conselho Tutelar está sem telefone e sem internet, cortados por falta de pagamento. Mandaram toda a secretaria do Idoso embora. Como será que vai ficar em relação ao décimo terceiro? Natal e Réveillon estão chegando e os servidores contam com esse dinheiro. Maior tensão no município.

FORA DA REALIDADE

Enquanto a chapa está quente em relação ao Chiquinho, por outro lado, a prefeita eleita, Daniela de Lívia (MDB), anda mais tranquila do que nunca na fase de transição de governo. Ela quer logo sentar na cadeira onde Lívia está. Mas, para que isso aconteça, precisa revisar as situações que vêm ocorrendo na cidade. Será que consegue?! Essa é a questão. Daniela já está se movimentando realizando diversas visitas. Nesta quarta-feira (23), esteve na prefeitura, passando pela procuradoria e comunicação. Ontem mesmo ela esteva na secretaria de Fazenda. Enquanto o caldo engrossa para aquele lado, Daniela está totalmente fora da realidade e não fala nada a respeito das demissões. Fizeram uma campanha milionária, e aí está o resultado. Quem paga por isso é o povo, infelizmente.

DE VOLTA AO GABINETE

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) está de volta ao gabinete após jornada em Portugal: “Para quem estava preocupado, o prefeito já está em terras maricaenses, trabalhando com segurança. Segue o registro para vocês ficarem tranquilos!” O trabalho não para, né Horta?! Devidamente “uniformizado”, 0 mais botafoguense dos prefeitos, mandou uma indireta para os uruguaios: “Estou indo ver o jogo do Fogão. Avenida Brasil toda parada. Invasão se dando no Nilton Santos para ver o Botafogo atropelar o Peñarol e garantir a classificação hoje. Os uruguaios estão aí dando piti, nervosinhos, correndo de um lado para o outro. Vão puxar uma caminha nessa noite, né?!” Horta já está se preparando para o jogo da semifinal da Libertadores contra o Peñarol, no Engenhão. Haja coração para tanta emoção, hein, Fabiano!

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A prefeitura de Saquarema, através da secretaria Municipal de Infraestrutura e da Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, realizou a primeira audiência pública para desenvolver o PMSB. O encontro, realizado no plenário da Câmara de Vereadores e transmitido ao vivo, contou com a presença de moradores, equipe técnica, representantes do Consórcio Pró-Saquarema e sociedade civil. O PMSB é um documento essencial que define diretrizes para serviços de saneamento, incluindo abastecimento de água, esgoto, gestão de águas pluviais e destinação de resíduos sólidos. A prefeita Manoela Peres (PL) destacou a importância do plano para garantir uma Saquarema sustentável e com melhor qualidade de vida. Este plano é obrigatório para os municípios brasileiros, conforme a legislação federal, e deve assegurar a universalização dos serviços de saneamento.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo