BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (23)

Cláudio Castro faz inaugurações e entrega de obras pela Região dos Lagos: Marcelo Magno inaugura Mirante da Prainha, primeira obra do Estado na cidade; Teve protesto durante inauguração em Arraial e Dr Serginho diz que culpa é dos maconheiros; Em Búzios, Alexandre Martins acompanha governador no lançamento das obras da RJ-102 e fala do imbróglio judicial; Vantoil Martins se encontra com Castro, que cancela agenda na cidade; O prestigiado almoço na casa de deputada em São Pedro da Aldeia; Zé Bonifácio ausente em todos os eventos; Fake em Iguaba é desmentida por advogado de prefeito; Lívia de Chiquinho quer uma praça abençoada; Fábio do Pastel na correria e Chumbinho diz que não tem dobradinha... E muito mais

1531

MIRANTE DA PRAINHA: 1ª OBRA DO ESTADO NA CIDADE

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (23) começa por Arraial do Cabo, uma das cidades da agenda do governador Cláudio Castro (PL) para a entrega de obras e inaugurações. Castro começou o dia por Rio das Ostras, onde teve inauguração da Faetec, e depois em Búzios, para lançamento das obras da RJ-102 (notas abaixo). No município cabista, Cláudio Castro inaugurou o Mirante Oscar Corrêa Pita Filho, o tão esperado mirante da Prainha, que fica logo na entrada da cidade, às margens da RJ-140. “Essa foi a primeira obra do Estado para Arraial do Cabo. Quero agradecer todos que fizeram parte desse projeto. Acredito muito nesse governo, é a credibilidade sendo resgatada”, disse Marcelo. Na agenda cabista, Cláudio Castro – o tempo todo acompanhado dos secretários e deputados licenciados Dr Serginho (Ciência e Tecnologia) e Max Lemos (Infraestrutura e Obras) – também autorizou asfaltamento de Monte Alto, um dos distritos do município. Em entrevista à coluna, Marcelo falou sobre esse e outros investimentos na cidade, assista:

______________________

NOME É EM HOMENAGEM AO AMIGO ‘CASINHO’

No discurso durante a inauguração, o prefeito Marcelo Magno fez questão de explicar que o nome do Mirante – Oscar Corrêa Pita Filho – é em homenagem ao amigo dele, carinhosamente apelidado de Casinho, pescador e ex-vereador, morto ano passado . Marcelo chamou um dos filhos de Casinho, Renato, no palco para abraçá-lo. “A pessoa homenageada aqui se chama meu amigo Casinho. Os parabéns vão pra ele”, disse o prefeito de Arraial.

PEDRA FUNDAMENTAL

Além do Mirante, que era uma obra aguardada há muito tempo, o prefeito Marcelo Magno anunciou que no próximo sábado (26) vai lançar a pedra fundamental do programa ‘Água para Todos’, que vai levar saneamento aos distritos. O investimento é na casa dos R$ 100 milhões por meio de PPP entre a Prefeitura e a Prolagos (concessionária de água).

INAUGURAÇÃO DE UM LADO E PROTESTO DO OUTRO

Enquanto acontecia a inauguração e as falas no palanque das autoridades, logo ao lado acontecia um protesto de bombeiros e policiais aposentados e pensionistas. Com faixas, cartazes, vaias e gritos de “Paridade já”. O motivo é o veto de Castro à emenda do governo federal que determinou como obrigação de todos os estados a aprovação de um sistema de proteção social a militares, que teria o benefício estendido para inativos e pensionistas. Alguns cartazes trazem fotos de Castro, Dr Serginho e do deputado Márcio Pacheco, chamados de “traidores”. O grupo cobra igualdade na distribuição da gratificação aprovada para militares da ativa. Para entender, no início de janeiro, em sessão extra, a Alerj manteve o veto parcial do governador do Rio sobre o projeto de lei 5.181/21. Seis trechos foram vetados por Castro no dia 30 de dezembro. Os principais trechos vetados pelo governador diziam respeito a uma melhor Gratificação de Regime Especial de Trabalho, a Gret. “Respeito demais a manifestação, faz parte da democracia. Mas esses que estão gritando, todos tiveram 13% de aumento esse ano e não perderam nenhum direito na aposentadoria. Sinceramente, não tem nada contra o pensionista”, disse o governador Cláudio Castro.

________________

‘NENHUM MACONHEIRO VAI ATRAPALHAR’

Falando em protesto, Dr Serginho, em dado momento, enquanto rolava a cerimônia de inauguração, disse, a plenos pulmões, que apesar da manifestação ser legítima, porque os protestantes buscavam o direito deles, jogou a culpa dessa movimentação nos… maconheiros. Isso mesmo, maconheiros. Segundo Serginho, lá em Arraial tem um grupo que faz isso por interesse pessoal. “Mas aqui na região tem maconheiros que querem manifestação por interesse pessoal, um deles é Humberto Macaco, mas hoje é dia de alegria e não vai ser maconheiro nenhum que vai atrapalhar”, disparou o secretário.

OBRAS DA RJ-102

Antes de Arraial, Cláudio Castro passou por Búzios, local do pontapé inicial da agenda na Região dos Lagos. Chegou de helicóptero com atraso de quase duas horas. Foi recepcionado pelo prefeito, Alexandre Martins (REP), com quem fez o lançamento das obras da RJ-102. Em entrevista à coluna, Alexandre falou da relevância dos serviços que serão tocados no local. “Essa rotatória aqui de Campos Novos, que muitos chama de entrada de Búzios, ele vai fazer esse trecho todo. Búzios não tinha um investimento do governo do Estado há muito tempo e o governador está fazendo isso, que, pra gente que vive de turismo, é muito importante”, ressaltou. Durante discurso em Búzios, o governador Cláudio Castro (PL) destacou que está conseguindo fazer investimentos nos 92 municípios do estado. No caso de Búzios, Castro falou da importância da mobilidade. “Lembro que prometemos fazer essa rotatória no primeiro semestre de governo (…) conseguimos entregar esse trecho da RJ-106 também. E estamos lançando hoje um investimento de R$ 38 milhões nesse trecho da RJ-102. Enquanto estivermos em locais importantes na economia e no turismo tem que ter suas vias impecáveis”, destacou o governador. Veja abaixo os discursos do governador e do prefeito de Búzios:

________________

RECAPEAMENTO VEM AÍ

Em Búzios, o secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra, falou ao Portal RC24h com exclusividade sobre o problema das RJ’s e necessidade de recapeamento. Ele disse que na RJ-106, a Rodovia Amaral Peixoto, de São Pedro a Cabo Frio já conseguiram recapear. “Na RJ-102, altura da Rasa, em Búzios, já começou. Essa semana começa daqui da rotatória, em Campos Novos, até a Rasa. No dia 31, vamos inaugurar o maior sonho da região: todo o recapeamento da RJ-140. O cinturão da Região dos Lagos vai estar todo revitalizado em dez meses”, prometeu Uruan. É tudo que a população quer, sim.

AGENDA CANCELADA

Ainda sobre a agenda do governador na Região dos Lagos, Cláudio Castro teve que cancelar a ida a Iguaba Grande, onde lançaria a pedra fundamental do teatro municipal, mas por conta do horário apertado não aconteceu. Durante um almoço que reuniu os políticos que acompanhavam Castro, na casa da deputada Soraya Santos (PL) em São Pedro da Aldeia, o prefeito iguabense, Vantoil Martins (CID), que estava lá, fez um vídeo falando do compromisso, que será reagendado.

ALMOÇO PRESTIGIADO

O almoço com o governador Cláudio Castro (PL) na casa da deputada federal Soraya Santos (PL) foi dos mais bem sucedidos no que se refere aos convidados, viu? A classe política em peso da região compareceu. Entre os prefeitos, Fábio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia, Alexandre Martins (REP), de Búzios, Marcelo Magno (PL), de Arraial do Cabo, Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande, além dos chefes de Executivo de outras cidades como Tanguá e Rio das Ostras. Contudo, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), não estava presente. A situação gerou questionamento, mas não surpreende. Já do Legislativo, 12 vereadores cabo-frienses estavam no local. Tá bom ou quer mais?

__________________________

REPERCUSSÃO COM PREFEITO DE BÚZIOS

Voltando a falar de Búzios, durante o evento com o governador, o prefeito Alexandre Martins (REP) falou sobre os problemas que enfrentou nesta terça (22), quando sofreu derrota na Justiça em ação sobre irregularidades na campanha de 2020, em decisão do juiz eleitoral Danilo Marques Borges, que cabe recurso. E uma outra, quando o juiz da Comarca, Raphael Baddini, determinou seu afastamento imediato da cadeira de prefeito por não convocação (segundo o juiz) dos concursados de 2012. Menos de seis horas depois, o mesmo juiz revogou a própria decisão. “Citaram que eu cometi abuso de poder econômico, sendo que o dinheiro não era meu e eu não estava lá. Mas, paciência, foi uma decisão judicial e a gente vai recorrer. Logo em seguida veio o pedido de afastamento, relativo a cumprimento de um TAC lá de 2012, época de André (Granado, ex-prefeito). Eu fiz um novo TAC com o dr André (André Navega, promotor do MPE) e que está em vigor. Estou cumprindo tudo para finalizar isso e já fazer um concurso público. Isso está em andamento, estamos cumprindo todas as exigências, mas acho que o juiz não tinha ciência disso e pediu afastamento, também não entendi o porquê. Mas eu fiquei muito tranquilo porque sabia que ia resolver até o final da tarde (de ontem). E nem precisou, porque o juiz mesmo revogou a sentença de afastamento. Isso é muito ruim, a cidade já tem histórico de 12 afastamentos (do ex-prefeito André Granado). E eu, que nunca tive um processo de improbidade e nem respondo a nenhum, meteram um afastamento por processo de terceiros, de um TAC que não fui eu que assinei. Mas acho que, por ter muita tarefa, de repente esquece de ver e toma uma atitude assim, não vou julgar, mas espero que isso não aconteça de novo. Estou aqui para trabalhar, não faço acordo, não faço negócio, não estou aqui para fazer parada errada, estou para fazer gestão de cidade”, disse Alexandre.

LIVE SEMANAL

Apesar de todo o tumulto nesta terça-feira (22), o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), manteve sua live semanal, com transmissão pelas redes sociais. O chefe do Executivo falou sobre projetos da saúde, com o secretário da pasta, Leonidas Heringer, comentou sobre as licitações que estão sendo feitas com Anderson Chaves, secretário de Administração, e ainda esmiuçou as atividades da secretaria de Esportes com titular, Gugu Braga. O advogado do prefeito Dr. Pedro Canellas também entrou na live e explicou, com otimismo, que são baixas as chances do prefeito ser afastado do cargo e que os processos nada têm a ver com Alexandre.

ZÉ BONIFÁCIO AUSENTE

De Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) passou o dia por conta de trabalhos da Prefeitura e não compareceu a nenhum dos eventos do governador Cláudio Castro (PL) na Região dos Lagos. A propósito, o convite formal da agenda do chefe do executivo estadual só chegou ontem. “Mandaram o convite para mim ontem, por email, no final da tarde. Todo mundo já estava sabendo do evento, mas percebi que não queriam minha presença. E eu estava cheio de compromissos, tinha que ir a Tamoios, então preferi cuidar dos compromissos que tinha na Prefeitura”, disparou Zé.

RESPONDENDO FAKES

O advogado de Vantoil Martins (CID), prefeito de Iguaba Grande, Dr. Pedro Canellas respondeu a uma matéria que tem circulado por aí de que Vantoil poderia perder o mandato e que o segundo colocado nas eleições de 2020, Washington Tahim, assumiria a Prefeitura. Dr. Pedro afirmou não saber “se falta de conhecimento ou de caráter postar algo tão esdrúxulo como essa matéria”. “Além de o processo contra o prefeito Vantoil ser absolutamente fadado ao insucesso, é impossível perdedor em uma eleição assumir a cadeira com o indeferimento do prefeito eleito. Sempre há necessidade de realização de novas eleições”, explicou Pedro. Além do mais, a Audiência de Instrução e Julgamento (AIJ) foi julgada improcedente e arquivada. A sentença saiu no último dia 14.

OH, GLÓRIA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), publicou nas redes sociais nesta terça-feira (22) a foto de um banco em formato de livro. A chefe do Executivo disse que gosta de pesquisar decoração e arquitetura em cidades do mundo e que conseguia visualizar exemplares desse lá na Praça da Bíblia, no Centro da cidade, com escrituras do hino de Araruama e do salmo 23. Pois é, minha gente, imagina andar em um dia quente daqueles que o araruamense conhece como poucos e repousar sentado na palavra do Senhor? Que bênção!

SÓ PRA PROVOCAR?

O primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação, esteve, nesta quarta-feira (23), na sede do União Brasil. O partido é presidido no Estado pelo prefeito de Belford Roxo, Waguinho, padrinho político dos principais opositores de Chiquinho na Câmara de Araruama, Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL). Na sessão da Câmara de terça (22), inclusive, Oliveira contou que Waguinho havia dito a eles que Chiquinho estava se aproximando. O vereador ainda debochou de Chiquinho por ter criticado tanto Belford Roxo e agora estar indo atrás de Waguinho. Enfim, o que a turma comenta na Praça do Blindex é que o que Chiquinho quer mesmo é provocar Penha e Oliveira. Porque a verdade é que Chiquinho está inelegível hoje, vai estar inelegível amanhã. E, pelo tamanho da ficha suja que ele tem, vai ser difícil limpá-la até a eleição. Segundo nossas fontes, o que ele quer mesmo é ganhar musculatura para lançar outro candidato a deputado. Inclusive, dizem que pode ser até a vice de Lívia, Raiana Alcebíades (PSD). Enquanto isso, ele fica iludindo o povo e irritando os adversários. C’est fini.

DIAS CORRIDOS

A terça-feira (22) do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), foi de vistorias a diversas obras pela cidade e de reunião no gabinete. A manhã foi no Poço Fundo, verificando as obras de manutenção da rede pluvial e pavimentação. O prefeito ainda recebeu uma comitiva do DER para falar sobre o inicio das obras de recapeamento da RJ-140, visitou as instalações da recém-inaugurada reforma da Escola Manoel Martins e ainda deu uma passada no prédio que vai abrigar o EMESPP. A estrutura que vai receber a escola, que atende alunos especiais, fica no Balneário Santa Maria e já está quase pronta. Já nesta quarta (23), além de estar no almoço com o governador Cláudio Castro (PL), Fábio vistoriou obras no bairro Campo Redondo e fez uma live falando sobre obras e respondendo o ex-prefeito Claudio Chumbinho (UNIÃO).

SEM DOBRADINHA

Por falar em Chumbinho, o político entrou em contato com a coluna na manhã desta quarta-feira (23) para esclarecer que é pré-candidatissimo a deputado federal, filiado ao partido União Brasil “em um projeto que visa dar suporte e estrutura a todos os prefeitos da Região dos Lagos”. A resposta veio em relação à nota publicada por esta coluna na terça (22) que falava de uma possível dobradinha entre Chumbinho e Aquiles Barreto pelo PSD. Segundo a assessoria de Chumbinho, não existe essa articulação. Cláudio e Barreto São apenas amigos, uma vez que o pai de Aquiles, Alfredo Barreto, foi coordenador da campanha de Chumbinho a deputado estadual em 2010. “Laços de amizade, nada além disso”, respondeu a assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui