BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (22)

Os projetos da fase 2 do Programa Iguaba Melhor; a suposta panelinha que estaria atrasando projeto de UPA em Búzios; Fábio do Pastel recebe Max Lemos e secretário de Obras; José Bonifácio reclama de banco enquanto seu governo sofre críticas pelas próprias inconsistências; a nova polêmica às vésperas do Mundial de Surfe em Saquarema; MPF agindo sobre a polêmica do Minha Casa, Minha Vida em Araruama; o plano de turismo de Arraial; e muito mais...

1260

FASE 2 DO IGUABA MELHOR

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (22) começa pela Vossa Alteza da Região dos Lagos, a “princesinha” Iguaba Grande, que vai ganhar mais um pacotão de obras através do Programa Iguaba Melhor (PIM). O prefeito, Vantoil Martins (CID), vai fazer uma live na próxima segunda (27) para anunciar a fase 2 do programa. Em tempo, a live estava prevista para quinta (23), mas foi adiada. À coluna, Martins antecipou que fazem parte da nova etapa do PIM a reforma e ampliação da Escola Maria Lúcia, antigo Cenecista; conclusão da creche do bairro Vila Nova; macrodrenagem para o fim dos alagamentos dos bairros Jardim Solaris, Boa Vista, Iguabela, Canellas City e Parque Tamariz; além de banho de asfalto em mais de 70 ruas de diversos bairros. A expectativa da cidade é tamanha. Também, pudera, um pacotão desses, bicho.

ESCOLA DE MÚSICA EM IGUABA

Por falar em Iguaba Grande, Vantoil e o secretário de Educação do município, Jales Lins, receberam, na terça-feira (21), o diretor da Escola de Música Villa Lobos, José Braga. O encontro foi preparado para o início das tratativas para a, possível, implantação de um núcleo da escola no município. Para o prefeito, esse é mais um passo para o fortalecimento da cultura em Iguaba. “Com essa parceria conseguiremos oferecer, gratuitamente, aulas de música para toda população. Estamos muito entusiasmados e trabalhando para que isso se oficialize”, afirmou Vantoil. Estavam presentes na reunião o Chefe de Gabinete de Vantoil, Fabio Oliveira e o vereador Junior Negão (PATRI).

PANELINHA ANTIPROGRESSO?

A gente toca o barco para Armação dos Búzios porque há alguns meses, durante visita na cidade, o governador Cláudio Castro (PL) fez uma promessa atribuída ao então secretário Estadual de Obras e Infraestrutura, Max Lemos, de que o Estado estava empenhado em fazer, na cidade, uma UPA e uma escola. Acontece que o tempo passou e os projetos não andaram, diferente de todos os outros firmados pelo Governo de Castro, que avançaram. O que a turma lá da orla Bardot está especulando é que apoiadores de Max Lemos, os derrotados na eleição buziana Gladys Nunes e Leandro do BOPE, estão agindo para travar os projetos. Será? De qualquer forma, em contato com a coluna, o prefeito Alexandre Martins (REP) afirmou, nesta quarta-feira (22), que, caso o projeto da UPA não avance pelo Estado, o município vai arcar com recursos próprios. Saúde não pode esperar, né não?

INAUGURAÇÃO EM BÚZIOS

Ainda em Búzios, a rua Radamés Gnattali, que fica situada ao lado da secretaria de Turismo, antigo Pórtico, recebeu drenagem e pavimentação até a praia de Manguinhos e será entregue nesta sexta-feira (24), às 17h30. Foram mais de 700 metros de calçamento feito com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças, além de calçadas nos dois lados da via. De acordo com o prefeito, agora os moradores e transeuntes não vão precisar enfrentar poeira ou lama. Estão todos convidados para a inauguração.

AGENDA COM PASTEL

A coluna continua falando sobre Max Lemos, mas, agora, em outro município. O deputado estadual visitou São Pedro da Aldeia, onde foi recebido pelo prefeito Fábio do Pastel (PL) nesta terça-feira (21). O substituto de Lemos na secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, Rogerio Brandi, também esteve no encontro. Juntos, eles acompanharam de perto as obras em parceria com o Estado em andamento no município. “Estamos marcando colado para garantir que todos os projetos vão avançar a todo vapor”, escreveu Fábio em uma rede social.

‘INTRAMUROS’ NA ALDEIA

Ainda sobre São Pedro da Aldeia, a Boca Miúda desta terça-feira (21) comentou sobre o evento no Rio de assinatura do termo de cooperação para a construção dos Laboratórios de Iniciação Científica “Intramuros” em cidades do Estado. O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano aldeense, Fernando Frauches, foi um dos que assinaram. A parceria em São Pedro da Aldeia disponibiliza duas áreas na cidade, onde serão construídas as unidades: dentro de terrenos de escolas municipais já existentes e de forma padronizada. Os laboratórios podem atender até 35 crianças, com idade entre 8 e 12 anos, promovendo o primeiro contato prático de alunos do ensino fundamental com a área tecnológica orientada.

BOMBOU NO CANHÃO

Enquanto isso, na Praça do Canhão, em São Pedro da Aldeia, foi dia de filosofar. Um gaiato, tipo filósofo de coreto, lembrou que existe um ditado alemão que diz assim: ‘Se há 10 pessoas numa mesa, um nazista chega e se senta, e nenhuma pessoa se levanta, então existem 11 nazistas numa mesa”, povo se entreolhou e concordou. “Não se pode tolerar o intolerável. Tem que sair da mesa”, completou um desconhecido da prosa. Todos aprovaram com a cabeça emendando “falou pouco, mas falou bonito!”. O outrozinho que sentado apreciava a paisagem, de bate-pronto, já que não quis ficar para trás na filosofia, lembrou ditado antigo: “Dizem-me com quem andas, que te direi quem és”. Todos voltaram a fazer sim com a cabeça (nem podia ser diferente). Aí o matuto de Três Vendas, que estava na resenha, também se arvorou no filosofês e mandou “vovó dizia lá na roça, se anda com porco, farelo come”. Aí foi lacração e todo mundo bateu palma. “Falou o português real”, gritou o tiozinho que passava. Pois é minha gente…essa sabedoria popular da Praça do Canhão, ninguém supera.

TRETA COM BANCO

Chegou a hora de falar de Cabo Frio, porque o prefeito José Bonifácio (PDT) publicou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (22) sobre um problema que os servidores municipais estão tendo com o banco Santander. Segundo o alcaide, alguns funcionários não estão conseguindo fazer consignados na instituição bancária, que alega que a culpa é da Prefeitura. Zé desmentiu a versão e pediu que os servidores pressionassem o Santander, que é quem está descumprindo o acordo com o município, de acordo com o prefeito. Fato é que, se Zé teve que se posicionar nas redes sociais, é que as críticas estão realmente daquele jeito… Vai vendo.

CONFUSÃO NA CERTA

Já que o assunto é confusão envolvendo Cabo Frio, aqui vai mais essa. Imagina só um partido robusto entrar em uma coligação para prefeito abrindo mão de candidato próprio e colocando fundo partidário e tempo de TV para o coleguinha e, no fim das contas, acabar com zero secretarias e cargos no primeiro escalão? Foi o que aconteceu com o PT. Mesmo assim, o presidente interino da sigla em Cabo Frio, Luciano Silveira, não foi fazer oposição, nem nada parecido. Engenheiro concursado há anos em São Pedro da Aldeia, Luciano fez o concurso em Cabo Frio e conseguiu ser aprovado em 1º lugar na cidade. Mas não foi chamado ainda, já que nem homologação o certame teve. Embora tivesse credenciais até para ser um secretário de Obras, Luciano só queria receber a vaga que é sua por direito. Mas o que a Prefeitura faz? Convoca processo seletivo simplificado para engenheiro… Sinceramente, tem umas coisas que do crente ao ateu, ninguém explica em Cabo Frio.

ESCOLHAS PULVERIZADAS

Quando o assunto são os arranjos internos da Prefeitura de Cabo Frio para as eleições de outubro, a impressão é de que não há uma unidade fechada. O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do município, Rafael Peçanha esteve no robusto e cheio evento de lançamento da pré-candidatura a deputado federal do ex-reitor da Uerj Ricardo Lodi (PT) no Rio de Janeiro nesta terça-feira (21). À coluna, Peçanha contou que é coordenador da campanha de Lodi na Região dos Lagos. Quando questionado se o governo de Cabo Frio não fechou questão no apoio a pré-candidatura do vereador Davi Souza (PDT) à Câmara Federal, Rafael fugiu da questão. Acontece que a bolha também já tinha furado com Aquiles Barreto (PSD), que tem lá seu público na máquina. Rafael é outro que saiu da obrigatoriedade de apoiar os candidatos “oficiais” da Prefeitura. Apesar disso, pelo menos, aparentemente Janio Mendes (PDT) a estadual é unanimidade entre os pares. Algum consenso tinha de haver, né?

MARQUINHO E AQUILES

Sobre Aquiles, a turma em Cabo Frio ficou toda em polvorosa após o cancelamento de uma live dele com o ex-prefeito Marquinho Mendes nesta terça-feira (21). Houve quem dissesse até que o veterano havia pulado fora da pré-candidatura do sobrinho a uma vaga em Brasília. Não procede. Aconteceu apenas que Aquiles teve efeito colateral após tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19. O político apresentou febre e não estava em condições de fazer a transmissão. Nesta quarta (22), Aquiles estava um pouco melhor, mas ia dar um pulo no hospital. Além disso, participou de um compromisso do IntegraRio, com o prefeito carioca Eduardo Paes (PSD). A suposta cisão entre ele e Marquinho tanto não passa de boato que Mendes ficou chateado com a situação e até gravou um vídeo para colocar fim aos rumores com a nova data da live reafirmando o apoio a Barreto. Veja abaixo:

THIAGO VASCONCELOS NO RC CAST

O 7º episódio do RC Cast recebe, nesta quinta-feira (23), o advogado, vereador de Cabo Frio e pré-candidato a deputado federal Thiago Vasconcelos (Avante). O bate-papo será transmitido a partir das 15h pelas páginas do Portal RC24h no Facebook, Instagram e YouTube. Em pauta, a trajetória de Vasconcelos e suas ideias para Cabo Frio. Não dá para perder.

OS CONTRASTES DE SAQUAREMA

Às vésperas de sediar, mais uma vez, etapa do Campeonato Mundial de Surfe – que começa nesta quinta-feira (23) -, o clima em Saquarema deveria estar dos mais prósperos. Acontece que mais uma polêmica desponta no horizonte contra a gestão de Manoela Peres (UNIÃO). O perfil “La Prefeitura de Papel” voltou a ativa para apontar supostas irregularidades na construção da chamada ”Cidade da Saúde em Saquarema”. A obra teve início em 2018, com a promessa de entrega em 2020, mas segue sem previsão de fim. “A Prefeitura põe a culpa do atraso na pandemia do coronavírus e nos imprevistos comuns de toda empreitada. Mas a verdade é que a construtora responsável pela construção do complexo hospitalar foi a falência devido o esquema ardiloso de corrupção cabeceado pelo ex-prefeito e manda-chuva da cidade, Peres”, disse a postagem, que alega que enquanto dezenas de famílias sofrem com o descaso da saúde pública municipal, centenas de milhares de reais foram desviados ao longo da construção da Cidade da Saúde para o bolso das famílias que ocupam os cargos de poder na cidade. Xi… Vem mais pano para manga aí?

LANÇAMENTO COM O GOVERNADOR

Ainda em Saquarema, o deputado estadual Pedro Ricardo (PROS) faz o lançamento de sua pré-candidatura à reeleição nesta quinta-feira (23), às 19h. O evento será ao lado da recém-inaugurada Praça da Bíblia, no bairro Condado e contará com um cronograma de discursos de representantes do Estado do Rio de Janeiro, como o governador Cláudio Castro (PL), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PL), o presidente estadual do PROS, Adolfo Konder, além da participação da prefeita de Saquarema, Manoela Peres. Segundo a assessoria de imprensa de Pedro, a apresentação será baseada no resgate da sua história e de sua família de médicos e políticos na cidade de Saquarema, bem como na sua trajetória pública como o vereador mais novo e mais votado eleito em 2008 e em seus feitos como secretário de Saúde de Saquarema e vice-prefeito ao lado de Manoela.

MPF AGINDO

Quem conhece a política em Araruama sabe bem da polêmica envolvendo a distribuição de unidades do condomínio do programa Minha Casa, Minha Vida do bairro Areal. O MPF ajuizou uma ação de improbidade administrativa, com um forte dossiê compilado em inquérito civil, indicando que a prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), o secretário de Política e Assistência Social da época e vários servidores teriam se favorecido com a alteração das listas de beneficiários do programa para contemplar pessoas com vínculos políticos. A ação pede a condenação dos réus pela prática, em especial à perda das unidades habitacionais acrescidas ilicitamente ao patrimônio, perda das funções públicas, suspensão dos direitos políticos por até 12 anos e pagamento de multa civil equivalente ao valor do dos imóveis destinados indevidamente. Chumbo grosso à vista?

PLANO DE TURISMO EM PRODUÇÃO

De Arraial do Cabo, a Prefeitura iniciou oficinas participativas para elaboração do Plano Municipal de Turismo. A iniciativa foi realizada nesta terça-feira (21). Os membros do órgão público se reuniram com proprietários do ramo gastronômico e representantes dos passeios de barco para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do setor, bem como apresentar as proposições da ferramenta com o objetivo de traçar novas medidas que garantem a melhoria do turismo local. O projeto visa beneficiar todo o trade turístico, garantir o desenvolvimento dos serviços prestados aos viajantes e aquecer a economia da cidade. A construção participativa segue até sexta (24), a partir das 9h, na sede da secretaria de Turismo – localizada na rua Carlos Aguiar, nº 13, na Praia dos Anjos – e promete compilar os principais dados coletados durante os encontros para um posterior desenvolvimento estratégico do programa municipal.

VISITA DE CASTRO

Rio das Ostras está mobilizada para receber visita do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), nesta quinta-feira (23). A agenda está marcada para 11h. Trata-se da solenidade que marca o reinício das obras de construção do Colégio Estadual Maurício Medeiros. A unidade fica localizada Rua Irmã Faustina s/n° – quadra 09, lote 14, no Village. O prefeito Marcelino Borba (PV), autoridades estaduais e municipais estarão presentes na solenidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui