InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (21)

Vantoil vai ao Palácio Guanabara e volta cheio de novidades; Depois do governador, dessa vez Lívia de Chiquinho alfinetou o presidente; Em Búzios teve reunião geral do 1º escalão e presidente da Câmara anuncia eleição para a semana que vem; TJ adia reunião com Zé Bonifácio, que vai encarar uma trilha nesta quinta-feira (será?); Marcelo Magno obcecado com obras da Prainha; Fábio do Pastel coloca secretários em treinamento... E muito mais!

NO PALÁCIO GUANABARA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), teve agenda intensa na capital, nesta quarta-feira (21). Apesar de ser feriado no município iguabense – que não folgou no superferiadão, Vantoil trabalhou a mil por hora. Acompanhado dos secretários Jales Lins (Governo), Marcelo Costa (Agência de Desenvolvimento) e Eron Bezerra (Planejamento), se reuniu com o secretário estadual de Esportes, Leandro Alves, a quem apresentou dois importantes projetos. Um deles visa potencializar a lagoa de Araruama para a prática de kite surf, por meio de parceria público-privada. O outro, implementar a trilha ecológica no Parque Natural Municipal, com apoio da pasta estadual. Disse que saiu bastante esperançoso desse encontro.

‘NO PÉ’ DO DER

Ainda sobre a agenda de Vantoil Martins no Rio de Janeiro, nesta quarta (21), o prefeito de Iguaba também esteve com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais, Leonardo Soares e passou também no Departamento de Estradas e Rodagem, a fim de dar celeridade ao programa de pavimentação de ruas (com prioridade para a Estrada do Arrastão e Rua Alfeu Ferreira). O convênio foi fechado recentemente, mas sabem como é, quem não é visto, não é lembrado. O prefeito e secretários foram atendidos pelo subsecretário estadual de Infraestrutura e Obras, Alexandre Bickel. Vantoil disse que pelo andar da carruagem, a prefeitura de Iguaba deve começar a receber o material nas próximas semanas, e ele acredita que dentro de 15 a 20 dias os trabalhos podem ser iniciados.

LÍNGUA FERINA

Depois de descer o sarrafo no governador interino, Cláudio Castro (PSC), em live no começo do mês, a prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), não poupou nem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de críticas. Em entrevista ao RJ1, da Inter TV, no começo da tarde desta quarta-feira (21), Lívia responsabilizou o negacionismo pelas 378 mil mortes de COVID-19 no país e relembrou: “tudo isso só está acontecendo por conta desse negacionismo. Você vê que os dois países que mais tiveram óbitos foram os Estados Unidos e o Brasil. Nos EUA, iniciou com um presidente negacionista e a mesma coisa nós estamos vivendo no nosso Brasil”. Essa aí não tem papas na língua mesmo e, sem filtro, na espontaneidade, ela segue metendo o pau pela frente e pelas costas, com o perdão do trocadilho. Regionalmente, Lívia foi a primeira chefe de Executivo a falar dessa forma do presidente em público, dizendo o que muitos líderes na região têm receio de expressar. Pelo visto, os tempos da prefeita e primeiro-cavalheiro de Araruama com camisa verde-e-amarela “Meu partido é o Brasil” ficaram para trás.

MESMO SEM VACINA

E por falar em Araruama, não tem conversa. As aulas da rede pública continuam previstas para retornar in loco nesta segunda-feira (26), após nova testagem em massa dos profissionais de educação. Quem está por conta com isso é o Sindicato dos Servidores da cidade (SSMA), que havia suspendido a “Greve Pela Vida”, enquanto as aulas voltaram para o sistema online em respeito ao decreto baixado pela Prefeitura no fim do mês passado. O que a categoria requer da Prefeitura é que as aulas presenciais só retornem quando eles forem vacinados, o que ainda não aconteceu e não existe uma previsão concreta de que aconteça nos próximos dias. Por ora, em Araruama, seguem sendo vacinados os idosos. Nesta quarta (21), por exemplo, duas pessoas ligadas a prefeita Lívia Bello (PP) foram vacinadas. Primeiro a própria chefe do Executivo levou a mãe, Geovania, de 61 anos, para tomar vacina. Na sequência, foi a vez do primeiro cavalheiro e ex-prefeito da cidade, Francisco Ribeiro, o Chiquinho da Educação, tomar a primeira dose do imunizante no Teatro Municipal. Agora, vacina para a área da educação, só Deus sabe, até porque, as doses que chegam são na base da merreca e lambam os beiços.

ALERJ DISPUTADA

Uma outra questão que também envolve o casal do mais alto escalão do executivo ararunense é quem será o escolhido deles para a campanha de deputado estadual no ano que vem. O vereador Thiago Moura (CID), que é sobrinho do assessor de Relações Institucionais da Prefeitura, Anderson Moura (PP), tem feito uma articulação dentro da Câmara e apresentou o tio como pré-candidato a uma vaga na Alerj, tentando conseguir o apoio dos colegas edis e sonha com a atenção de Chiquinho e, é claro, da prefeita Lívia Bello (PP). Por outro lado, Júlio César Coutinho (PSC), presidente da Câmara, tem as mesmas ambições e deseja ser candidato a deputado estadual com apoio e bênção do casal. A Guerra Fria já começou e a confusão está formada no parlamento araruamense. Cada um buscando os seus caminhos. Nos bastidores, Thiago chama os vereadores para conversar, um a um, assim como Júlio César. O clima geral é de dúvida entre os parlamentares, está todo mundo sem saber para que lado vai. A questão é na medida em que os vereadores, a prefeita e o marido da prefeita escolherem um, o outro, que foi preterido, vai apoiar a candidatura rival? A turma está duvidando que haja esse apoio.

ELEIÇÃO SEMANA QUE VEM

O legislativo de Búzios está com processo acelerado para antecipar a eleição da mesa diretora da Câmara para o próximo biênio (2022-2024). Segundo projeto de emenda à lei orgânica, aprovada na sessão de terça (20), essa eleição poderia acontecer até 1º de maio, mas segundo disse o presidente da Casa, vereador Rafael Aguiar (REP), a escolha já acontece na próxima terça-feira (27). Pelo menos quatro nomes estão no páreo: o do atual presidente; Lorram (PRTB), Gugu de Nair (DEM) e Josué Pereira (PRTB). Mas até lá, existe possibilidade dessas quatro chapas virarem três. É que Lorram e Rafael, que têm uma relação muito próxima, podem chegar a um entendimento e escolher um deles apenas para concorrer. Inclusive marcaram um café para a tarde desta quarta (21), a fim de discutir melhor o assunto. “Coloquei meu nome lá atrás, em dezembro, quando fechamos essa parceria aí. Não é momento de vaidade nem de ego, e sim de união. A gente vai se acertar, não tenho dúvida nenhuma disso, colocando o interesse do município acima de qualquer coisa, para que a gente avance e acelere os investimentos e o trabalho, suprindo as demandas da sociedade e, o mais rápido possível, dentro do momento que a gente vive, aquecer a economia, gerando emprego e renda na cidade, que é que mais precisa”, disse Lorram, por telefone.

REUNIÃO COM SECRETARIADO

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) reuniu em seu gabinete, nesta terça (20), os secretários diretamente ligados ao monitoramento da Covid-19 no balneário. Aliás, eles têm se reunido quinzenalmente para avaliar a evolução dos casos e traçar ações para combater e reduzir a propagação do coronavírus. Segundo Alexandre, mesmo estando em um momento de estabilidade, com 12 dos 38 leitos ocupados, e apenas um paciente entubado, “os procedimentos de segurança devem ser mantidos”. A propósito, quinta (22), tem ponto facultativo e sexta (23), feriado de São Jorge (a prefeitura trabalhou normalmente no superferiadão de março, quando foram antecipados os feriados), e com isso apenas os serviços essencias vão funcionar. As barreiras continuarão operando 24h, exigindo o QRcode aos turistas e comprovante de residência aos moradores. “Com previsão de aumento no fluxo de turistas cariocas, é de extrema importância mantermos os procedimentos de segurança e o distanciamento físico, para que nossa economia possa continuar funcionando e a situação de saúde pública permaneça sob controle”, destacou o prefeito de Búzios.

REUNIÃO CANCELADA

A reunião que o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) teria com o presidente do TJ, desembargador Henrique de Andrade Figueira nesta terça (20), foi cancelada em cima da hora. Já estava tudo combinado, inclusive Zé iria acompanhado do procurador-geral de Cabo Frio, Victor Martim, e do ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT). O encontro seria uma “visita preparatória” por conta da nova regulamentação federal que estende o prazo para pagamento de precatórios, o que beneficia Cabo Frio. Acontece que, justamente por se tratar de uma nova norma, o presidente do TJ pode ter achado por bem buscar um entendimento melhor da questão. Isso pode ter sido a causa do adiamento, na aposta do Dr Victor. Zé disse, ainda, que já protocolou o pedido de portaria e agora é só aguardar a nova data da reunião.

VAI ENCARAR?

Falando em Zé Bonifácio, ele havia dito pelo telefone ontem, que nesta quinta-feira (22), iria “experimentar” a primeira trilha ecológica de longo percurso na região, a Trans Cabo Frio, cujo primeiro trecho foi inaugurado no último domingo (18). Para tal, estava (convocando) convidando para acompanhá-lo na caminhada todo primeiro e segunda escalão do governo, ou seja, os secretários e os adjuntos. O encontro está programado para 7h, isso se o clima instável permitir, é claro. Mas a dúvida que nos ocorre, os secretários que fazem o estilo “barrigudinho charmoso”, tipo Adjunto de Governo, Rodolpho Campbell, será que vão atender ao convite? Duvideodó…

QUEM QUER BISCOITO?

Continua repercutindo nos corredores da Câmara e da prefeitura de Cabo Frio o pedido de CPI da Covid que o vereador Roberto Jesus (MDB) disse vai protocolar. Quer montar uma Comissão e questionar o executivo sobre contratos, serviços, aquisições durante a pandemia. Ok, fiscalizar o executivo é dever do legislativo, acontece ao que parece, Jesus quer artilharia para atacar o Zé, sendo que os contratos que ele quer, são referentes à gestão Adriano, afinal, temos pouco mais de um ano de coronavírus e apenas três meses do atual governo. Aliás, Zé Bonifácio (PDT) tem falado frequentemente que não negou pedido nenhum aos vereadores, mas acontece que o foco total do governo, nesse momento, é a aquisição de vacinas. O pedido do nobre edil é até louvável, mas soa deveras demagógico nesse momento. Muitos comentam que o vereador está querendo apenas uma vitrine para aparecer. Na gíria da internet costuma-se dizer “tá querendo biscoito”. Será?

EUFORIA PRÉ-OBRA

Em Arraial do Cabo, a obra na Prainha, que tem a paternidade disputada pelo atual prefeito, Marcelo Magno (SDD), e o ex-chefe do executivo, Renatinho Vianna (REP), aos poucos, vai ganhando novos contornos. Todo empolgado com a construção, Marcelo Magno tem alimentado com frequência a página dele no Facebook do acompanhamento dos preparativos para o término da iluminação da Estrada da Rebeche, que vai ser o acesso exclusivo ao município enquanto for feita a obra da contenção na Prainha. Um registro publicado nesta quarta-feira (21), mostra o prefeito em visita ao Instituto de Desenvolvimento de Arraial do Cabo (IDAC), junto com o vice, Deivinho Brito (SDD), e o presidente do Idac, Rafael Grego. Apenas sobre essa obra, Marcelo fez três publicações nos últimos dois dias. Na Rua dos Feios – local que o pessoal gosta muito de fazer uma resenha política -, a turma disse que essas postagens são só para irritar Renatinho. Será? Povo fala demais… aff.

DIA ATÍPICO NA ALDEIA

A quarta-feira (21), foi um dia atípico na rotina do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), por conta de uma reunião com todo o secretariado dele durante a tarde. O encontro foi um treinamento com a equipe e começou pouco depois do almoço, por volta das 14h, terminando depois de 17h. Os secretários foram treinados a montar os processos das pastas dentro de uma metodologia desenvolvida pelo novo secretário de Administração, Marcelo Ribeiro. O objetivo é dar celeridade a tramitação interna e garantir um atendimento à população com mais agilidade. Em relação a Fábio do Pastel, a atipicidade se deve ao prefeito dificilmente passar um dia inteiro em questões internas na Prefeitura. A rotina de Fábio é mais de chegar de manhã, sair para vistoriar obras ou atender algum secretário. Ele é muito de se comunicar com o secretariado, receber um “eu tô com problema aqui” e ir à secretaria ou no local onde consta tal problema e depois tomar as iniciativas cabíveis. Geralmente, ele vai de manhã para o lugar verificar as situações in loco e fica na Prefeitura de tarde ou fica na Prefeitura de manhã e vai para rua de tarde. Dificilmente, acontecem situações como a desta quarta de uma reunião de aproximadamente três horas no gabinete reterem o prefeito com todo o secretariado.

OPORTUNIDADE PRO SERVIDOR DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia anunciou nesta quarta-feira (21), que os funcionários públicos do município estão com acesso gratuito a cursos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Os treinamentos são frutos de uma parceria realizada com o órgão pela secretaria de Fazenda. As qualificações são online e servem apenas para servidores de cidades vinculadas à entidade. Nos workshops, estão seminários nas áreas de saúde, temas jurídicos, educação, capacitação de recursos, cultura, entre outros. Todos os cursos possuem certificado de conclusão. Oportunidade bacana, né, galera? Conhecimento é uma daquelas coisas que nada tira de quem tem.

ANVISA NA JUSTIÇA

A Prefeitura de Maricá entrou com uma ação contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O motivo é a possibilidade de suspensão da vacinação na cidade por falta de doses em um momento em que a Anvisa, na visão do município, tem atrasado a importação da Sputnik-V, que teve doses adquiridas pela Prefeitura maricaense. Em publicação no Facebook nesta terça-feira (20), o prefeito Fabiano Horta (PT) afirmou que quer garantir que a vacina “que já está sendo utilizado em mais de 50 países, com eficácia de 97,6% de eficácia chegue logo em nossa cidade e que nossa população possa ser vacinada”. A expectativa de Maricá é repetida em outras cidades e é das maiores. A gente só torce para que a situação se resolva o mais rápido possível para ganhar logo a picada e tudo voltar ao normal. Vem, vacina.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content