LIDERA PESQUISA E NEGA INELEGIBILIDADE
A Boca Miúda desta quarta-feira (21) começa por Maricá, onde o atual deputado federal e candidato a prefeito, Washington Quaquá (PT), desponta como favorito na corrida eleitoral, liderando com 88% das intenções de voto, conforme pesquisa. O levantamento foi nos dias 15 e 16 de agosto e destaca sua ampla vantagem sobre os demais concorrentes em qualquer cenário. Também revela que quase 9 entre 10 maricaenses votarão no petista. O resultado positivo surgiu em meio a uma polêmica envolvendo de um pedido de impugnação da candidatura de Quaquá, feito pelo MP Eleitoral. A promotoria questiona a elegibilidade dele com base em supostas contas rejeitadas pelo TCE-RJ durante seu mandato como prefeito. Mas há que se levar em consideração que entre o MP pedir e a justiça acatar, tem uma larga distância, então tem muita coisa ainda pra acontecer. Em defesa, a equipe do candidato argumenta que, conforme a Constituição Federal e decisões do STF, apenas o legislativo municipal tem competência para julgar as contas de prefeitos, e as contas de Quaquá não foram rejeitadas pela Câmara de Maricá. Com isso, ele segue confiante na disputa, ainda mais depois de um resultado tão expressivo na sondagem. Aliás, o levantamento também avaliou o governo do atual prefeito, Fabiano Horta (PT), grande apoiador de Quaquá. O resultado indica que 26% dizem que o próximo prefeito deve continuar governando exatamente como a cidade está sendo administrada e 64% indicam continuar como está com apenas algumas mudanças. Apenas 9% esperam mudanças na forma de gestão. Vai ser difícil virar esse jogo. Tem que respeitar Quaquá.
8ª MAIOR ECONOMIA DO BRASIL
Ainda sobre Maricá, não é só Quaquá quem está rindo à toa. O prefeito da cidade, Fabiano Horta (PT), tá cheio de motivos pra escancarar os dentes, além do seu time do coração, o Botafogo. Matéria divulgada pela CNN nesta terça (20), mostra que, conforme dados do IBGE, o município entrou na lista como a oitava maior economia do país; um crescimento absurdo em pouco tempo, se pensarmos que em 2020 a cidade estava em 26º lugar. Lá em 2002 era a 354ª no setor. “O bom desempenho de Maricá se deve à extração de petróleo e gás. Em 2021, ano que o estudo usa como referência para o ranking, a cidade de Maricá recebeu R$ 1,33 bilhão em royalties, além de R$ 1,55 bilhão devido à participação especial devida pelas concessionárias pela exploração do petróleo e gás natural.
REUNIÃO DE CRISE?
Depois do primeiro comício, na noite de segunda (19), em Tamoios, com público beeem abaixo do esperado, soubemos que a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV) teria feito uma reunião de crise, na tarde desta terça (20), pra tratar da questão. A gente deu ontem aqui que o evento reuniu 5 mil pessoas (informação da organização), mas a verdade é que não teria dado nem mil pessoas. Logo que soltamos a nota teve uma enxurrada de internauta dizendo que tínhamos divulgado fake news. O clima de ressaca era grande no dia seguinte, ainda mais que o segundo distrito, além de ser o maior colégio eleitoral da cidade, é reduto de Magdala. Parece que teve secretário cuspindo marimbondo, estresse total.
ELEITORES REAGEM À UNIÃO DE MARQUINHO E MAGDALA
Falando em Magdala, depois que o Portal RC24h soltou a coluna Boca Miúda desta terça-feira (20), várias pessoas entraram em contato para dizer que os números dos presentes ao primeiro comício da prefeita Magdala Furtado (PV), candidata à reeleição, no reduto eleitoral dela em Tamoios, nem de longe chegou perto das 5 mil pessoas, como informaram os organizadores. Quem esteve por lá, na noite de segunda-feira (19), disse que o público deve ter chegado na faixa de mil eleitores. Para piorar, Marquinhos Mendes (MDB) foi vaiado, aos berros de “fora” e “Magdala sim, Marquinhos não”. Parecia até Arraial do Cabo, mas na verdade era o segundo distrito cabo-friense. Quem diria que a junção do ex-prefeito e Magdala fosse trazer essa repercussão? Pelo jeito, não agradou o eleitorado. Pelo menos lá em Tamoios, né? De qualquer maneira, é importante considerar que já tem pesquisa nas ruas para fazer o levantamento de dados sobre esse cenário, que mostra agora Magdala e Marquinhos juntos, Dr Serginho (PL) e Rafael Peçanha (REDE), além dos outros candidatos como Fernando Luiz Cardoso (NOVO) e Vinícius Seguraço (UP).
NO PERÓ
Na tarde desta quarta-feira, Dr Serginho (PL), candidato a prefeito de Cabo Frio, fez uma caminhada pelos bairros Centro, Cajueiro e Peró, acompanhado de seu vice, Miguel Alencar (União). Durante o trajeto, ele parou várias vezes para bater um papo com comerciantes e moradores, que não hesitaram em falar sobre suas preocupações e expectativas para a cidade. No Peró, em especial, Serginho ouviu muitos moradores falando sobre as condições das praias e dos quiosques. “Vim aqui para ouvir vocês e garantir que essas questões sejam prioridade”, disse Serginho. Os comerciantes também aproveitaram a oportunidade para discutir sobre melhorias na regulamentação dos quiosques e outros pontos críticos nos bairros visitados.
NO PERÓ II
Aliás, quem também escolheu o bairro da primeira Bandeira Azul de Cabo Frio para fazer corpo a corpo, nesta terça (20), foi o candidato a prefeito, Rafael Peçanha (REDE). Caminhou pelas ruas ao lado da sua vice, Leila Tomazinho (PSOL), candidatas e candidatos a vereadores. Durante a caminhada o candidato conversou com moradores e comerciantes e ouviu diversas reclamações. “As vias esburacadas e sem iluminação impactam os negócios e o cotidiano da localidade. A gente apertou muita mão, deu muito abraço e se comprometeu com uma reestruturação da região, pra gerar emprego, renda e qualidade de vida pra moradora e pro morador. O Peró é uma potência”, disse Rafael.
GLAUBER PRESTOU APOIO
O deputado federal Glauber Braga (PSOL) fez um vídeo de apoio à candidatura de Chantal Campello (UP) para vereadora de Cabo Frio. Glauber relembrou algumas lutas travadas pela jovem na cidade e disse não ter dúvida de que na Câmara de Vereadores, ela vai desempenhar um mandato com articulação permanente com os movimentos e com as organizações de luta. “Eu tenho certeza que você como vereadora vai fazer toda a diferença, porque em primeiro lugar, você é uma militante socialista”, declarou. Chantal e o candidato a prefeito pela UP, Vinícius Seguraço, tem feito panfletagem nos pontos de ônibus para mostrar seus projetos para Cabo Frio, o reforço de Glauber é um importante peso na campanha, mas será que os panfletos são o suficiente para dialogar com a população cabo-friense? Fica aí a questão.
REUNIÃO COM A JUVENTUDE
Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL), candidato à reeleição, e seu vice, Diego Silveira (MDB), seguem a todo vapor nesse período de campanha. Na próxima quarta-feira (28), ambos estarão em uma reunião do PL Jovem. O evento acontece no diretório municipal do Partido Liberal, na Praia Grande, com chegada prevista para 19h e início às 19h22. O tema central será “Do meu futuro não abro mão”, reforçando o compromisso da juventude em construir um futuro melhor para a cidade. Magno está focado na campanha eleitoral, mas sempre acompanha as obras pela cidade. Período de eleição é assim: agitação geral.
PARADA LGBTI+
O secretário de Turismo de Arraial, Júnior Chuchu, disse que está colaborando na organização da 13ª Parada do Orgulho Gay, que ocorrerá no dia 1º de setembro, às 14h, no Estádio Barcelão. A atração principal do evento, atualmente em fase de contratação, é a cantora Lexa. Ele destacou que no ano anterior já havia prestado apoio ao evento, mas que neste ano sua participação está mais próxima. Ele mencionou a importância do turismo LGBTI+ para a cidade, especialmente no período de baixa temporada, e reforçou a necessidade de consolidar o evento como um atrativo turístico.
QUALIFICATUR NO CABO
Falando em Chuchu, o secretário também destacou que nesta terça-feira (20) teve mais uma capacitação do Programa Municipal de Qualificação para o Turismo, o Qualificatur. O curso, realizado em parceria com o Batalhão de Polícia Turística do Rio de Janeiro, é destinado aos agentes ligados à segurança pública de Arraial do Cabo e tem como objetivo treinar os servidores para melhorar o atendimento a turistas e visitantes. A iniciativa visa desenvolver práticas que proporcionem um ambiente seguro e acolhedor para os turistas que frequentam a cidade. Desde sua criação, em 2023, o Qualificatur já ofereceu cerca de 1.800 vagas em cursos voltados para diferentes áreas da cadeia produtiva do turismo, como gastronomia, atendimento, guiamento de visitantes, hotelaria, taxistas e influenciadores digitais. O programa busca fortalecer a formação e qualificação de mão de obra para o setor turístico.
EVENTO, OBRAS E CAMPANHA
Se dividindo entre o trabalho da administração municipal e a campanha à reeleição, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), foi até a Fazenda Cunha Bueno, no bairro de José Gonçalves, na tarde desta quarta-feira (21), conferir a montagem da estrutura que vai receber o “Búzios Biker Fest”. O evento, já consolidado no calendário municipal, tem início nesta quinta-feira (23) e a expectativa é movimentar a cidade neste fim de semana de baixa temporada. A prefeitura é parceira do projeto, realizado pelo Búzios Motoclube. A agenda desta quarta incluiu ainda uma vistoria nas obras da Lagoa de Geribá, que nesta primeira fase ganhará uma passarela de caminhada com ciclovia, píer, mirante e iluminação. O projeto ambiental está centrado no cuidado e preservação da lagoa, com medidas de tratamento e intervenção que visam restaurar sua saúde e biodiversidade e que trará estruturação de trilhas, biorremediação da água e replantio em áreas degradadas, e a implementação de uma unidade de conservação, que é o Parque Lagoa de Geribá.
PASTEL EM MODO TURBO
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), candidato à reeleição, celebrou o aniversário de seu irmão nesta terça-feira (20), comendo churrasquinho e farofa. E não faltou o molho da campanha. Estava presente também o candidato a vereador Moisés Batista (SDD), amigo e ex-chefe de gabinete. Além dele, familiares e amigos de Pastel celebraram a ocasião. Após recarregar as energias, Fábio anunciou sua agenda de campanha para os próximos dias. Na sexta (23), ele e seu vice, Júlio Queiroz (União), estarão em um corpo a corpo com eleitores, às 15h, no diretório do PL, no Centro, onde receberão a visita do senador Romário (PL). No domingo (25), o prefeito participará de uma caminhada pelos bairros Campo Redondo e São João, com concentração às 8h no Campo do Cruzeiro. Já na terça (27), haverá mais uma atividade de corpo a corpo na Praia Linda, às 15h30, com saída de carreata no Largo do Tião. No dia 29, ele retorna ao bairro São João, com início às 15h30 na rotatória. Eita, Pastel, que correria danada, hein? E não esqueça, beba água.
CIDADES + PERMEÁVEIS
O secretário de Obras de São Pedro da Aldeia, Fernando Frauches, esteve presente na 2ª edição do Programa “Transformando Cidades + Permeáveis”, realizada na terça-feira (20), no bairro Botafogo. Servidores da secretaria também participaram do evento, que focou em alternativas para aumentar a permeabilidade urbana, com ênfase em pavimentos que facilitam a drenagem e previnem inundações. Durante o encontro, especialistas como Marina Marchioni, doutora em engenharia e atuante em Milão, Jorge Peron, gerente de sustentabilidade da Firjan Senai, e Eduardo D’Ávila, presidente da ABCP do Espírito Santo, compartilharam suas experiências e práticas relacionadas à permeabilidade do solo e prevenção de desastres.
ENCONTRO DE MULHERES
Já em Iguaba Grande, apesar de ter apenas dois candidatos a prefeito, a corrida eleitoral tem sido intensa. No caso de Fabinho Costa (CID) e seu vice, Marciley Lessa (PL), eles têm realizado várias reuniões e caminhadas diárias pelas ruas, o que tem gerado muitos comentários positivos entre os moradores. Nesta quarta-feira (21), eles participam de um ‘Encontro de Mulheres’ na Avenida Iguabela. O evento conta com a presença da candidata a vereadora Cláudia Souza (União) e está focado na discussão de propostas e políticas públicas voltadas para as mulheres, a serem incluídas no plano de governo. Fabinho está em ritmo acelerado, focado em sua campanha. Dá para perceber que ele está se esforçando muito. Para conseguir algo, é necessário conquistar. Como diz aquele ditado popular, quem não se arrisca, não petisca.
OLHA A INVERTIDA
Em Araruama, o candidato a vice-prefeito de Penha Bernardes (PL), André Mônica (União), deu uma “invertida” daquelas no Chiquinho da Educação (MDB), marido da prefeita Lívia Bello (REP), nesta quarta-feira (21), que deu o que falar. No vídeo, o candidato responde a uma publicação de Chiquinho onde ele afirma que André destruiu Araruama na época em que foi prefeito. Aí veio André e destrinchou como foram ambos os governos – o dele e o de Chiquinho -, ressaltando que no fim do mandato do emedebista sobraram dívidas e obras mal feitas. Finalmente, alguém pra botar as coisas nos seus devidos lugares, né?
FOI PRAS RUAS
O candidato a prefeito de Araruama, Sérgio Ribeiro (DC), esteve no bairro Fazendinha nesta terça-feira (20), acompanhado do vice, Gal Bragança (DC), para realizar caminhadas por diversas ruas. Eles conversaram com os moradores, entregaram adesivos e realizaram uma carreata. Nesta quarta (21), Sérgio e Gal visitaram as ruas de São Vicente, apresentando propostas e ouvindo as demandas da população. Sérgio está determinado a lutar de todas as maneiras para alavancar sua campanha.
QUEM DÁ MAIS?
E a campanha eleitoral entre os candidatos a prefeito de Saquarema está dando o que falar. A disputa está acirrada e promete ser intensa nestas eleições. Durante o lançamento da candidatura a vereador de Roberto Ramalho (PL), a candidata a prefeita Lucimar Vidal (PL), em uma reunião lotada com a vice na chapa, Dra. Raquel (União), a prefeita Manoela Peres (PL) e o deputado estadual Pedro Ricardo (PP), anunciou que o plano de governo inclui o aumento da Moeda Social de R$ 300 para R$ 700. Isso ocorreu logo depois que o candidato a prefeito Rômulo Gomes (Novo) havia anunciado a intenção de ampliar para R$ 600. Ele fez um vídeo ironizando a promessa da candidata dos Peres, dizendo que ela “vende até terreno na lua para enganar a população”. Na disputa sobre quem vai oferecer mais, há quem não esteja tão satisfeito com a notícia. O comércio da cidade tem se queixado de dificuldades em contratar pessoal, pois muitos não aceitam “qualquer salário”, devido aos benefícios que a Prefeitura paga, além da moeda social. Mas nessa “disputa”, quem está se dando bem é o povo de Saquarema.
JOGOU INDIRETA
E quem também comentou sobre a promessa de aumento da moeda Saquá foi o também candidato a prefeito, Paulo Melo (MDB). Ele alfinetou a concorrente, pedindo que ela explicasse por que o aumento no valor do benefício não está no plano de governo registrado no TRE. É chapa quente. Paulo mencionou que seu programa de governo tem 68 páginas, enquanto o da Lucimar tem apenas oito. Ele também afirmou que seu plano inclui a citação do aumento para R$ 600. Que coisa, hein?