JUNTOS PELA BANDEIRA AZUL
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (21) começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito, Marcelo Magno (PL), tem se destacado na construção de políticas públicas para promover o turismo de forma sustentável. Nesta manhã, o município deu um importante passo na busca pela fixação da Bandeira Azul em uma de suas praias lagunares, a Ponta da Alcaíra. Prefeitura e Prolagos assinaram um Termo de Cooperação Técnica, que insere a concessionária como um dos parceiros do Poder Público nesta empreitada. Além do chefe do Executivo, o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, os secretários de Turismo, Junior Chuchu, e o de Ambiente, Jorge Oliveira, estiveram presentes. A empresa vai iniciar a coleta de amostras e a análise da qualidade da água, para certificar que o local segue os critérios necessários para ser enquadrado no Selo Ambiental. O programa premia praias e marinas pela sua gestão ambiental, gestão e segurança. Ter uma praia com a Bandeira Azul é um selo de excelência, que agrega valor ao destino e atrai turistas em busca de um lugar preservado e paradisíaco.
DESCENTRALIZAR O TURISMO
À coluna, nesta quarta-feira (22), o secretário de Turismo cabista, Junior Chuchu, disse acreditar que vai dar tudo certo. “Estamos na luta nesse construção. Fizemos um planejamento para descentralizar nosso turismo e conseguir a certificação para uma praia lagunar, nos distritos”, disse o secretário. Chuchu lembrou que o Executivo já fechou com a empresa de consultoria e o grupo segue engajado, colhendo amostras e tudo mais para garantir o selo de balneabilidade para a próxima alta temporada.
TEMIDO TENERA
O empresário Marcelo Tenera, terror dos últimos prefeitos de Cabo Frio, procurou o Portal RC24h para levantar graves acusações relacionadas a licitações e adesões de atas realizadas pelo governo do prefeito José Bonifácio (PDT). Segundo Tenera, a cidade de Cabo Frio é conhecida por ser a que mais realiza adesões de atas no estado, mas essas práticas estariam ocorrendo sem os critérios adequados. O empresário lembra que a adesão de atas é legal, desde que respeite algumas determinações. No entanto, ele questiona como os empresários conseguem trazer essas atas de registro, já que não há publicação oficial sobre o assunto. Para o empresário, a adesão de atas é a maior fraude de licitação existente, pois apenas chamam quem desejam. O denunciante menciona a participação de Gustavo Beranger, presidente da Comissão de Licitação da prefeitura de Cabo Frio, nesse contexto. O assessor especial do prefeito é o responsável pelas licitações e adesões de atas no município. Tenera também traz à tona exemplos de possíveis irregularidades, mencionando casos em que empresas ofereceram descontos significativos em produtos licitados, chegando a valores de até 98% abaixo do preço médio. Ele ressalta que essas empresas estariam vendendo os produtos abaixo do custo de fabricação, o que configura uma prática questionável.
FALTA DE TRANSPARÊNCIA
Além disso, o empresário destaca a falta de transparência e critérios na chegada das atas a cidade. Segundo ele, as empresas convidadas a participar das licitações e adesões de atas são selecionadas de forma direcionada, sem critérios claros de pesquisa de preço ou comparação. Tenera denuncia a falta de publicação oficial e afirma que a situação é uma “bagunça pura”. Vale ressaltar que o Portal RC24h já havia recebido denúncias sobre licitações por parte de produtores de eventos e distribuidores de materiais para as escolas. As acusações de Marcelo Tenera corroboram essas denúncias, revelando um quadro preocupante de irregularidades no processo licitatório em Cabo Frio. Inclusive, Tenera chegou a cobrar explicações do prefeito pessoalmente durante um almoço em um badalado restaurante da Passagem. No entanto, o empresário foi retirado do local por Janio Mendes, na ocasião, e o episódio foi completamente abafado.
DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO
O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), nesta quarta-feira (21), visitou a sede da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj), onde se encontrou com o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, José Muiños Piñeiro, e o presidente da entidade, Dr. Claudio Henrique da Cruz Vianna. Durante o encontro, foi destacada a participação dos convidados em edições anteriores do Programa Direito e Cidadania nas Escolas. O presidente Alencar entregou um Diploma de Participação a cada um deles como forma de reconhecimento. “A parceria da Câmara de Cabo Frio com a Prefeitura e o Judiciário tem trazido muito conhecimento para os alunos da nossa cidade e de toda a Região dos Lagos”, escreveu o vereador.
BOOM, EXPLODIU!
O episódio do RC Cast desta terça-feira (20), com a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), foi um dos mais comentados, viu? A transmissão teve uma repercussão tremenda nas redes sociais. Durante cerca de 1h40, a empresária de Tamoios falou sobre diversas questões envolvendo sua falta de espaço no governo de José Bonifácio e suas pretensões políticas para o próximo ano. À coluna, nesta quarta (21), Magdala disse que o telefone dela está bombando, a população participou e eles estão interagindo bastante. Ela afirmou que tem consciência de que a turma do governo reagiu, contratando blogs da cidade para tentar atacá-la, mas que isso não a está desmotivando, pois ela tem convicção de seus direitos. Nesse sentido, a vice-prefeita afirmou que vai se manter firme em seu posicionamento, apesar de o governo tentar inverter as questões, colocando-a como a pessoa errada ou a pessoa que está perseguindo o Zé, quando, na verdade, é o governo que a está isolando, perseguindo e tentando apagá-la enquanto vice-prefeita. Confira um trecho da entrevista acima.
PEÇANHA NO RC CAST
Por falar em RC Cast e eleições 2024, o 86º episódio do podcast do Portal RC24h recebe, como convidado nesta quinta-feira (22), o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (PT). O ex-vereador é uma força política das mais importantes do espectro progressista da cidade e era colocado como o principal candidato da esquerda nas eleições de 2020, mas desistiu da candidatura própria por problemas de saúde. Nesse sentido, o bate-papo será sobre as pretensões políticas de Rafael e os próximos passos dele. Vocês estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, a partir das 17h, podendo enviar perguntas durante o podcast. O programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).
AGENDA COM PARLAMENTARES
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), continua em Brasília cumprindo agenda administrativa. Nesta quarta-feira (21), ele se reuniu com parlamentares da bancada federal do Rio de Janeiro. O objetivo é captar recursos e investimentos para a cidade, além de apresentar as demandas do município. Fábio foi recebido pelos deputados federais Gutemberg Reis (MDB), Max Lemos (PDT), Aureo Ribeiro (SDD) e Altineu Côrtes (PL). Também participaram das reuniões o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano aldeense, Fernando Frauches, e os assessores Felipe Macedo e Ney Prevatto. O prefeito e a comitiva devem voltar a São Pedro da Aldeia nesta quinta (22). Fábio e sua equipe ouviram o presidente Lula (PT) falar que vai lançar o PAC 3 no próximo semestre e já correram na frente. A comitiva teria agenda também com o ministro das Cidades, Jader Filho, mas houve um contratempo e o prefeito não pode ser recebido. Assim sendo, Fábio volta a Brasília no dia 4 de julho para apresentar alguns projetos ao ministro.
CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Armação dos Búzios contou com a presença do prefeito, Alexandre Martins (REP), nesta quarta-feira (21), no Espaço Cultural Zanine. A secretária da pasta responsável pelo evento, Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, e o titular da secretaria da Pessoa com Deficiência, Aurélio Barros, também prestigiaram a ocasião. O evento teve como tema a reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos. A realização é do Conselho Municipal de Assistência Social de Búzios, com apoio da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. Na Conferência, foi discutida a Política Pública da Assistência Social Municipal, Estadual e Nacional, seus princípios e suas diretrizes. Durante o evento foram deliberadas propostas para os três entes.
CAFÉ DA MANHÃ DA VEREANÇA
O clima de harmonia e colaboração entre os membros do Legislativo de Iguaba Grande tem sido destacado pelo presidente da Câmara, Marciley Lessa (PL). Segundo ele, os corredores e gabinetes da Câmara Municipal têm sido palco de tranquilidade e interação entre os vereadores, resultando em sessões produtivas e debates construtivos para o benefício da cidade. Para ilustrar esse momento positivo, Lessa compartilhou uma experiência especial ocorrida na manhã desta quarta-feira (21). O secretário de Agricultura, Vagnei Lessa, ofereceu um café da manhã na sede da pasta dele. Na ocasião, ele apresentou os projetos em andamento e futuros da pasta, bem como os equipamentos disponíveis. A iniciativa teve uma adesão significativa, com a presença de 10 dos 11 vereadores.
VALE-TUDO ATÉ NA ESCOLA
A cidade de Araruama se vê envolvida em uma polêmica relacionada à suposta interferência política na Feira de Ciências e Robótica de uma escola particular local. Responsáveis pelos alunos entraram em contato com a instituição para expressar seu descontentamento em relação ao ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB), à vice-prefeita, Raiana de Chiquinho (PSD) e a secretários municipais. Acontece que eles têm gravado vídeos e solicitado a presença de pessoas na feira, além de pedir votos para o 7º ano, no qual a filha de Chiquinho e da prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), está matriculada. Rumores sugerem que, do jeito que está, até os servidores públicos municipais poderão ser obrigados a comparecer e votar para assegurar a vitória da equipe da estudante, no evento que acontecerá no próximo sábado (24). A comunidade está perplexa diante dessa situação inusitada, em que até mesmo uma competição escolar no ensino fundamental é alvo de interferência política. Pais e responsáveis demonstram desconforto com a situação. Que fase, hein?
WSL TÁ CHEGANDO
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), está animada com a chegada da etapa brasileira do Mundial de Surfe ao município. Com o início do evento marcado para esta sexta-feira (23), a expectativa é alta e a cidade já se prepara para receber os competidores e os amantes do esporte. Manoela visitou pessoalmente, na semana passada, o local onde estava sendo montada a estrutura do campeonato, conferindo de perto os preparativos e a organização do evento. A prefeita expressou sua satisfação com o progresso e convidou a população a participar, marcando a data em suas agendas e destacando a importância de prestigiar o campeonato de surf que acontecerá em Saquarema. A cidade vai receber uma grande quantidade de visitantes. Segundo apuração extraoficial da coluna, a ocupação hoteleira atingiu 100% no fim do mês passado. A presença do Mundial de Surfe é um impulso significativo para o turismo local, fortalecendo a economia e promovendo a imagem de Saquarema como um destino privilegiado para a prática do esporte. Para a abertura do evento, prefeita e o secretariado em peso são esperados.