22/12/2024 — 23:53
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (21)

Evento de Castro reúne Marcelo Magno, Vantoil Martins, Alexandre Martins e Fábio do Pastel no Rio; relatório do TCE pede reprovação das contas de 2021 de Lívia de Chiquinho; Zé Bonifácio com agenda cheia; cafeteria nova em São Pedro é inaugurada com presença de prefeito; secretário de Saúde de Búzios explica demora da distribuição de medicamentos a base da cannabis; a boa repercussão de obras recentes em Iguaba; e muito mais...

Compartilhe

PREFEITOS COM CASTRO

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (21), começa com uma reunião de prefeitos apoiadores do governador e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL) e do vice na chapa, Thiago Pampolha (UNIÃO). A Região dos Lagos compareceu em peso ao encontro e chefes de executivo municipal, como Marcelo Magno (PL), de Arraial do Cabo; Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande; Alexandre Martins (REP), de Búzios; e Fábio do Pastel (PL), de São Pedro da Aldeia, estiveram presentes. O evento ocorreu na parte da manhã em um espaço na Barra da Tijuca, na capital do Estado. O prefeito cabista disse à coluna que foi um bate papo, uma reunião para fazer um trabalho na reta final, pra tentar ver se dá uma “sprintada” na candidatura de Castro com foco numa vitória ainda no primeiro turno. Marcelo disse que a reunião foi muito boa e foram apresentadas de quatro a cinco pesquisas e a que tinha o menor índice era a pesquisa do IPEC, em que aparece com uma diferença de 10 pontos percentuais entre Castro e Freixo (PSB). O Marcelo adiantou que vai ter uma nova reunião na sexta-feira (23) lá na capital, também com esforços máximos para garantir que Claudio seja reeleito no dia 2 de outubro. Outra questão que o prefeito cabista adiantou é sobre as obras de pavimentação e saneamento de Monte Alto: “Estamos só aguardando novidades. Os moradores do distrito já estão nos cobrando e a gente aproveitou a oportunidade para verificar como está o andamento dessa questão junto ao Estado”, explicou Marcelo Magno.

RC CAST COM GUSTAVO TUTUCA
Nesta quarta-feira (21) o 34º episódio do RC Cast, o podcast do Portal RC24h entrevistou o candidato à reeleição como deputado estadual Gustavo Tutuca (PP). Gustavo Reis Ferreira, de 43 anos, iniciou a carreira política como secretário municipal de Governo e Esporte na prefeitura de Piraí, cidade onde nasceu, e atualmente deixou o cargo de secretário estadual de Turismo para concorrer às eleições. Ele falou sobre a realidade da Costa do Sol, e de como a região precisa buscar outras formas de turismo, “A gente precisa de medidas efetivas para o turismo”. Nesse tópico, deu exemplos de alternativas para fugir do turismo sazonal, que lota as cidades somente durante a alta temporada. Entre as possibilidades, citou o investimento no turismo corporativo e de negócios e no histórico, onde ressaltou a importância de valorizar o patrimônio, que “não é bem cuidado”. Vale dar uma conferida nas ideias de Tutuca.

RELATÓRIO PRÓ-REPROVAÇÃO

Um relatório do Tribunal de Contas do Estado opinou pela reprovação das contas de 2021 da prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP). O documento, que ainda não é a decisão final do tribunal que será submetida a apreciação dos vereadores araruamenses aponta diversas irregularidades e impropriedades nos documentos apresentados pela Prefeitura. Entre os pontos levantados estão a abertura de créditos adicionais, que ultrapassou o limite estabelecido na LOA, a conta do Fundeb não ter apresentado saldo suficiente para cobrir o montante dos recursos do Fundo não aplicados no exercício e o repasse do Poder Executivo ao Legislativo ter desrespeitado o limite máximo previsto na Constituição Federal. Além disso, o documento afirma que não foi encaminhado documento informando se ocorreram ou não transferências financeiras dos royalties para capitalização do regime próprio de previdência social e que o Poder Executivo não aplicou o percentual mínimo dos recursos dos royalties previstos na Lei Federal n.º 12.858/13, recebidos no exercício, na
educação, não atendendo ao disposto no § 3º, artigo 2º da Lei Federal n.º 2.858/13. Independente do documento final do TCE, a turma da Praça do Blindex sabe muito bem que, com a Câmara na mão da prefeita, vai ser muito difícil qualquer decisão contra ela vingar, pelo menos, a nível do legislativo municipal.

AGENDA CHEIA

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) está na correria com a participação em eventos. Nas redes sociais, Zé publicou, nesta quarta-feira (21), registros da inauguração de um mercado atacadista no distrito de Tamoios. De acordo com o prefeito, o empreendimento está gerando cerca de 200 empregos diretos, além de fomento ao comércio local. “Sabemos que o distrito precisa de muito mais, porém, aos poucos, vamos avançando para trazer mais dignidade para os moradores de Tamoios”, escreveu. Já no primeiro distrito, Zé participou, no começo desta tarde, do início da segunda etapa do projeto Orla, na subsede do Iate Clube de Cabo Frio. A secretária de Turismo, Katyuscia Brito, também marcou presença, conforme a coluna Boca Miúda adiantou na terça (20).

O NÃO QUE ECOA

O “não” do prefeito José Bonifácio (PDT) para a criação do Parque Ambiental e Arqueológico Lina Kneip, que ficaria em uma área pública ao lado do Shopping Park Lagos, segue repercutindo. Desta vez, registros feitos por um morador, nesta quarta-feira (21), mostram o local totalmente abandonado e repleto de lixo. Conforme o denunciante, que preferiu não se identificar, o lugar, que se tornaria um sítio com materiais de sambaquis, se tornou um “antro de poluição e esconderijo de bandidos”. Diante da denúncia, o RC24h entrou em contato com a prefeitura, que afirmou que a área citada passa por constante limpeza e ações de fiscalização, de forma a evitar invasões e a degradação ambiental. Disse, ainda, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento solicitou à Comsercaf, autarquia responsável pelos serviços de limpeza e iluminação, que envie uma equipe para o local.

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

Ainda em Cabo Frio, o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Coronel Ruy França, recebeu o comandante do 25° BPM, tenente-coronel Oliveira, na tarde desta terça-feira (20) para discutir temas pertinentes à segurança no período eleitoral e a importância de oferecer paz e tranquilidade a todos durante o pleito. Também participaram da reunião, agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Na próxima semana está previsto um novo encontro e representantes da Justiça Eleitoral serão convidados. Em uma região altamente bolsonarista, devido a polarização política, traz tranquilidade aos eleitores, sobretudo, do campo progressista saber que o setor de segurança se prepara para planejar ações integradas visando o bem-estar e assegurar a tranquilidade dos eleitores e trabalhadores que cumprem expediente no dia do pleito. Boa!

CAFETERIA NOVA NA ALDEIA

Se nesta quarta-feira (21), o encontro do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), foi com o governador, na noite de terça (20) o compromisso foi a inauguração de um novo empreendimento na cidade: a cafeteria dos donos de um grande comércio de pizzas que atua por lá. Nas redes sociais Fábio parabenizou “a cada colega comerciante” e escreveu: “nossa cidade é um lugar muito especial e merece tudo o que estamos vivendo”.

CHUMBINHO COM CANELLA

O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia Cláudio Chumbinho (UNIÃO) apresentou, na noite de segunda-feira (19), no SPEC, o novo nome de candidato a deputado estadual que compõe a dobradinha de sua campanha. Trata-se do ex-vice-prefeito de Belford Roxo e segundo mais votado entre os candidatos à Alerj nas eleições de 2018, Marcio Canella (UNIÃO). Márcio entra na campanha de Chumbinho após Thiago Pampolha, então companheiro de chapa, assumir a vaga de vice-governador da campanha do candidato à reeleição Cláudio Castro (PL). Com uma intenção de voto interessante nas pesquisas, sobretudo na Baixada Fluminense, a crença é de que o nome de Canella na dobradinha de Chumbinho fortaleça o ex-prefeito que, por si só, também já tem aparecido em pesquisas eleitorais, principalmente, na Região dos Lagos. Se uniu com um gigante (com o perdão do trocadilho).

CADÊ O CANABIDIOL?

Em Búzios, uma reunião na OAB na manhã desta quarta-feira (21) tratou da falta de distribuição dos medicamentos à base do óleo de canabidiol pela rede pública municipal. Com o questionamento “cade o óleo das crianças?”, a pauta foi discutida por responsáveis de pacientes com quadros de doenças tratáveis com tais medicamentos. A coluna entrou em contato com o secretário de Saúde buziano, Leonidas Heringer, para falar sobre essa situação. O médico esclareceu que a cidade é pioneira no em tratamento da medicina canábica e, portanto, tudo ainda é muito embrionário no sentido da burocracia, como as licitações necessárias para a distribuição dos medicamentos. “Vim aqui no departamento de Licitações e, provavelmente, até amanhã (quinta, 22) a gente já tem a data da licitação. O processo já está pronto para ser marcado. A gente espera que, nas próximas semanas, já esteja com isso completamente resolvido”, disse. “O pioneirismo tem disso, né? O processo que não foi fácil para nenhum de nós, porque a gente não tinha onde se espelhar, teve que, efetivamente, formular um processo do zero e isso é um pouco complexo”, concluiu.

RODA DE CONVERSA

Ainda em Búzios, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi, participou de uma roda de conversa com o tema “Empreendedorismo da Mulher Afro”. O evento fez parte da abertura da exposição RESISTINDO, que está acontecendo no Espaço de Cultura Zanine em comemoração aos 4 anos do Projeto cultural Revelando a Beleza Negra. A secretaria de Desenvolvimento Social de Búzios, Joice Costa, também marcou presença na roda de conversa.

REPERCUTIU BEM

As reformas, à primeira vista simples, de pavimentação e revitalização feitas pelo governo de Vantoil Martins (CID) em Iguaba Grande têm feito a diferença na cidade. Elas não se limitam às redes sociais, varrendo a web, como a montagem que ilustra esta nota e geram, até mesmo, valorização no mercado imobiliário de Iguaba. Logo, não é exagero afirmar que reformas como a da praça de Cidade Nova inaugurada nesta terça-feira (20) trazem benefício não só à aprovação do prefeito junto à população, como valorizam terrenos e trazer um impacto positivo no bolso do municípe. No fim, todo mundo ganha.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo