CANDIDATA DA MÁQUINA
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (20) começa com um “anúncio” dos mais esperados. Em uma postagem nas redes sociais, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), praticamente, confirmou que a subsecretária de Educação, Lucimar Vidal, será a candidata da máquina à sucessão. Manoela compartilhou uma pesquisa que aponta que Lucimar alcança 60% das intenções de voto quando colocada como a candidata apoiada pela prefeita. Na legenda, a chefe do Executivo declarou que isso é o resultado de “um trabalho feito com muito amor, empatia e respeito”. Na mesma pesquisa, a avaliação que a população faz de Manoela atinge 48% de ótimo e 42% de bom. Mas a missão de Lucimar pode não ser tão simples, afinal, ela é apontada como quem irá representar o grupo na disputa das eleições do ano que vem contra Paulo Melo (MDB), que é uma das principais lideranças políticas da história de Saquarema. Vamos ver o que vai sair daí. Fato é que nos comentários da postagem de Manoela, lá estava o vereador de Araruama Oliveira da Guarda (MDB), marido da também parlamentar e pré-candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL). Pelo visto, a história da união dos grupos políticos da Região dos Lagos prometida pelas lideranças do PL é real, viu?
A PROPÓSITO DISSO…
Tanto é assim que, bem antes da campanha começar, Penha Bernardes já conseguiu até fazer com que a então pré-candidata a prefeita Herika Passos, a Herika da Virtuosa (PL), se juntasse a sua base. A empresária, que foi candidata a prefeita em 2020 e a deputada estadual no ano passado fez o movimento em direção a Penha e compareceu à reunião em Brasília que sacramentou o apoio de Valdemar Costa Neto e Altineu Côrtes à pré-candidatura da parlamentar. À coluna, Herika disse que estava conversando com Penha ainda como pré-candidata. “Eu percebi, na Penha, além de ser uma vereadora, uma humildade, capacidade de diálogo muito grande, que defende os mesmos valores que os meus e a gente foi amadurecendo”, contou a empresária. Herika pontuou que deixar de ser postulante à Prefeitura no momento não é abandonar suas pretensões políticas: “A gente tem propósitos e precisa dar continuidade nos nossos sonhos”, declarou Passos, se colocando como pré-candidata a vereadora. A união sinaliza que Penha tem força e está avançando na candidatura a passos firmes. Mesmo grávida, Bernardes tem feito diversas reuniões, duas, três por dia, abarrotadas de munícipes. A disputa na terras dos blindex promete bastante, viu?
QUEM SERÁ O PRÓXIMO?
Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PL) tirou o dia para visitar alguns equipamentos da Prefeitura, como o Lar da Cidinha (para idosos), por exemplo. E pela cidade continuam as especulações sobre quem será o próximo secretário de Governo, após a saída do coronel Ruy França. Já especularam os nomes de Emanoel Fernandes (ex-vereador) e do vereador Roberto Jesus (MDB). Agora surgiu novo nome, o da subsecretária de Fazenda em Tamoios, Luanna Cabral. Fato é que ninguém conseguiu descobrir ainda. A gente tem ligado para a prefeita Magdala Furtado (PL) desde esta terça (19), e nesta quarta (20) insistimos novamente, mas ela não atende as ligações. Aliás, a chefe do executivo não atender telefonema da gente não é um privilégio exclusivo da equipe do Portal RC24h, não. Os próprios secretários e adjuntos se queixam desse comportamento: a prefeita não atende telefone. Nem por decreto.
GASTO COM EXPO
Continuando em Cabo Frio, a cidade vai realizar a Expo 2023, em Tamoios, no segundo distrito, em outubro. Até aí, tudo bem, não fosse um gasto elevado num momento complicado por que o município passa. Recebemos a informação de que a Prefeitura vai despender R$ 800 mil para realizar o evento. Mas a cidade não está com dificuldades em caixa? Inclusive vimos o secretário de Fazenda, Bebeto Cardozo, dizendo o momento não é de gastar, pois está difícil até para fechar a folha de pagamento – mês passado recorreram ao escalonamento. E também disseram que não podem pagar evento caro. Cortaram até verba da parada LGBTI+, que só recebeu R$ 120 mil, e teve que recorrer a verba estadual para poder fazer parceria com a iniciativa privada. E aí vai ter essa exposição, coisa pra qual nem temos vocação? Sem contar que ainda teremos pela frente o aniversário da cidade (em novembro), Natal e Réveillon. Então, como fica?
AGENDA COM PICCIANI
O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO) se encontrou nesta terça-feira (19), com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani. Juntos, eles anunciaram a chegada à “capital da Região dos Lagos” da Lei de Incentivo a Produtores de Eventos Esportivos, conforme você vê no vídeo acima. Picciani ainda teceu elogios ao mandato de Miguel e sua participação em políticas públicas. Por trás desse vídeo, vale a pena apontar a representação de Miguel junto ao MDB, partido histórico da família do secretário. O vereador cabo-friense tem transitado muito bem entre os caciques da sigla. A janela partidária é só em abril de 2024. Até lá, Miguel tem que permanecer quietinho, mas já é cristalina a sinalização lá no horizonte, que Miguel será pré-candidato pelo MDB mesmo. E quem poderá impedir?
QUESTÃO FECHADA?
Antes mesmo da janela partidária abrir, Alencar se declarou pré-candidato a prefeito no ano que vem pelo MDB, que, até então, apoiaria o ex-prefeito Marquinho Mendes (PSD). Onde é que o veterano fica nisso tudo? O ex-deputado federal garante que está no PSD, porém tem o MDB com ele. Mas o que a gente está vendo é que quem parece estar realmente com o MDB é justamente o jovem líder Miguel Alencar. Fato é que aquela história de Marquinho ter se filiado ao PSD e, logo depois, ter gravado vídeo com a cúpula do MDB não pegou nada bem mesmo, nem para as famílias Reis/Picciani, muito menos com Eduardo Paes e cia. No fim, é aquilo, né? Quem tenta estar com todo mundo, a bem da verdade, assume o risco de não ficar com ninguém.
ALAIR TÁ ON
Continuando no município cabo-friense, o ex-prefeito Alair Corrêa é o pré-candidato à prefeitura pelo PRTB – partido que está sendo presidido pelo ex-presidente da Câmara, Marcelo Corrêa, filho de Alair -, cuja executiva foi homologada nesta terça (19). Em recente entrevista ao Portal, no RC Cast, ele disse que os outros pré-candidatos não o assustam, “são pangarés”, visto que tem 54 anos de vida pública que incluem oito mandatos, sendo dois de vereador, dois de deputado e quatro de prefeito. Então, tá.
ABERTURA DA FLIM
A gente aproveita que o assunto ainda é Cabo Frio para falar de Maricá. É que o pré-candidato a prefeito e ex-vereador cabo-friense Rafael Peçanha (PT) aproveitou o convite que recebeu para a abertura da Festa Literária maricaense (FLIM) nesta terça-feira (19) para se aproximar das lideranças petistas. O presidente estadual do PT e secretário de Governo de Maricá, Joãozinho Maurício, que chamou Peçanha para o evento. Rafael conversou com João, com o prefeito, Fabiano Horta (PT), e ainda com o deputado federal Washington Quaquá (PT), que causou frisson em Cabo Frio ao manifestar apoio a Magdala Furtado (PL), pré-candidata à reeleição. “Fiz uma ótima conversa com o prefeito Fabiano Horta e ainda estive no lançamento do livro de poesias do Washington Quaquá, de quem recebi um exemplar autografado. Aproveitando o tema, presenteei os três com meu primeiro livro, ‘Do Outro Lado da Ponte’, uma versão da minha dissertação de Mestrado em Antropologia pela UFF, cujo assunto é a história social da urbanização de Cabo Frio. Seguimos avançando”, escreveu Rafael Peçanha em uma rede social.
A MOCHILA DE PROJETOS
E a coluna segue acompanhando a “mochila cheia de projetos” que o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), e o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, levaram para Brasília. Nesta quarta-feira (20), a dupla dinâmica tinha agenda com os deputados federais Soraya Santos (PL), Lindberg Farias (PT), Max Lemos (PDT), Bebeto (PP) e Jones Moura (PSD). Ufa… Haja pique, hein? Pastel segue naquela forma de trabalho clássica, que imprime desde o começo do mandato, de botar o chapéu debaixo do braço e manter o pires na mão. Aliás, a foto acima mostra bem que de bobo, Pastel não tem nada. Vinha fazendo inúmeras agendas com a direita e agora esse encontro com Lindbergh, uma das principais lideranças do PT na Câmara. A meta do chefe do Executivo é “voltar com a mochila vazia de projetos e com o sistema de transferência do Governo cheio de emendas”.
BOAS-VINDAS AO CAPITÃO
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu, nesta quarta-feira (20), o novo comandante da Polícia Rodoviária (CPRv) da Região dos Lagos, Capitão Carlos Eduardo Souza. Foi uma reunião de apresentação e boas-vindas ao policial. O secretário de Postura de Arraial, Carlos Victor Simões; o presidente da Câmara cabista, Pedro Caju (UNIÃO); e o sargento Marins, que trabalha no posto da Polícia Rodoviária de Arraial, acompanharam o encontro que também tratou sobre apoio/parceria da Guarda Municipal ao CPRv nos acessos à RJ-140.
EVENTO DO SEBRAE
Falando agora de Iguaba Grande, nesta quarta-feira (20), foi realizado o 2º dia do curso “Liderança Empreendedora”, na Imersão de Gestores Públicos Municipais, oferecido pelo SEBRAE-RJ em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano do município. O encontro reuniu todo o secretariado da gestão de Vantoil Martins (CID). O módulo cursado foi o “Gestão Empreendedora”, com o consultor de políticas públicas do SEBRAE Marcus Macedo. A palestra teve como foco o ambiente organizacional, liderança de equipe, desafios enfrentados por uma gestão pública e resiliência econômica focando nos ciclos da economia de Iguaba. “É muito importante essa integração entre secretarias e que haja comunicação, com foco na capacitação e na busca de melhores práticas para tornar a gestão cada vez mais eficiente”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins.
VISITAS NO GABINETE E OBRAS ROLANDO
O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), recebeu, nesta quarta-feira (20), amigos em seu gabinete. Eneias, o músico cego que encantou a todos na inauguração da sede da secretaria da Pessoa com Deficiência apareceu por lá, com o reverendo Jorge Luiz de Sá e sua esposa, da Igreja Metodista da Baía Formosa. Além das visitas, Alexandre deve conduzir, na segunda (25), a inauguração da tão sonhada Creche Escola Municipal Nobelina Alves de Almeida, em homenagem a D. Beloca, no trevo da Ferradura, às 18h. A construção ficou pronta em junho de 2022, mas não teve inauguração oficial, porque o espaço foi cedido para os estudantes das escolas Nicomedes e José Bento, que passaram por readequação predial. Além da educação, a Prefeitura ainda anunciou que a secretaria de Saúde está avançando nas obras da nova maternidade do Hospital Municipal Rodolpho Perissé. O projeto promete revolucionar o atendimento a gestantes e parturientes no município com a construção de 12 enfermarias, 25 leitos e quatro banheiras para parto na água.
TEMPORADA DE CRUZEIROS
Aliás, Búzios está se preparando para a temporada de cruzeiros, que promete, viu? A partir de 17 de outubro, o município deve receber 107 escalas de navios. A temporada termina no dia 27 de abril. O número de escalas aumentou bastante do ano passado e é bem maior que o de Cabo Frio, por exemplo, que deve receber uma passagem de cruzeiro, segundo o documento da Marinha do Brasil.