InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (2)

Fabiano Horta entrega reformas de casas à população, enquanto Lívia de Chiquinho é chamada de "ladra" de moradia; Magdala Furtado tem dia agitado com direito a reunião com vice-governador e visita de ícone do MMA; Câmara vai votar contas de Andinho e Marcelo Magno anuncia pagamento do piso da enfermagem; Iguaba na busca por convênio com a UFF; Exposição em São Pedro relembra história da aviação naval; Búzios quer parceria para administrar trilhas; E muito mais...

PROGRAMA HABITAR TÁ ON!

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (2) começa por Maricá, onde mais 12 moradias foram entregues à população pelo programa Habitar em Itaipuaçu. O prefeito, Fabiano Horta (PT), e o secretário de Governo do município e presidente estadual do PT, Joãozinho Maurício, participaram da cerimônia. No programa social, a Prefeitura auxilia os beneficiários na construção de casa, do embolsamento a toda parte elétrica. Segundo Horta, só em Itaipuaçu são 45 residências contempladas. Como lembrou o prefeito, “moradia digna é um direito constitucional”. “A gente trabalha transformando vidas e todos os dias um motivo diferente pro coração bater mais forte. Um lar, um aconchego, um lugar digno pra chamar de seu! Essas pessoas agora têm essa possibilidade”, declarou o chefe do Executivo.

‘O MURO COMEÇOU A PICHAR…’

De um extremo ao outro, enquanto a Prefeitura de Maricá entrega moradias, a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), foi parar em um muro no Centro da cidade como “ladra”. Duas pichações apareceram, na manhã desta quarta-feira (2), no Centro da cidade, contra a chefe do Executivo. Em uma delas, Lívia foi acusada de roubar a casa da pessoa que cometeu o crime de pichação. O que se comenta na Praça do Blindex é que o protesto irregular se deve ao episódio da “farra do Minha Casa, Minha Vida”. Em nota, a Prefeitura de Araruama declarou que “infelizmente, pessoas ligadas à oposição estão inconformadas com o grande progresso” da cidade. Para o município, a oposição “usa esse tipo de artifício para tentar aparecer”. Mas quem anda na cidade sabe que o povo está engasgado. Que situação…

QUE DIA, HEIN?

Falando agora de Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PL) teve um dia daqueles nesta quarta-feira (2). A agenda, que ficou abarrotada de compromissos, começou com a desobstrução do estacionamento do Boulevard Canal. Diferente de José Bonifácio (PDT), que não parecia se atentar aos clamores da população, Magdala se mostra sensível aos pedidos de municípes e atenta a realizá-los. Ao longo do dia, a chefe do Executivo ainda recebeu representantes do grupo de empresárias do projeto “Mulheres de Negócios de Cabo Frio”, o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, e ainda o lutador de MMA Rogério Minotouro para conhecer o projeto educacional e esportivo dele “Esporte para Além das Fronteiras”. Por fim, na parte da tarde, ela ainda encontrou tempo para ir ao Palácio Guanabara, no Rio, para se reunir com o governador em exercício, Thiago Pampolha (UNIÃO), para apresentar as demandas do município e solicitar investimentos em diversas áreas. É tanto material que fica até dificil acompanhar o ritmo da prefeita.

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES

Por falar em Magdala, a prefeita deve receber uma moção de aplausos na Câmara após requerimento do vereador Átila da Ótica (Avante). O parlamentar protocolou o pedido na casa nesta terça-feira (1º). Aliás, Átila também deu entrada em um projeto de resolução para criar o programa “Mulher no Parlamento”, que é similar ao Parlamento Juvenil e fez algumas indicações de limpeza de ruas e de rede de esgoto no Centro, no Jardim Caiçara, Guarani e Manoel Corrêa. À coluna, Átila disse que chegou com equipe técnica e “força total para fazer as coisas acontecerem”.

PRODUTOS VENCIDOS

Ainda em Cabo Frio, o vereador Roberto Jesus (MDB) esteve no almoxarifado central da Saúde e se deparou com “uma descoberta surpreendente”. De acordo com publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (2), o parlamentar encontrou remédios vencidos e até papel higiênico suspeito. Jesus afirmou que o responsável pelo local, indicado pela gestão anterior, não mostrou a nota fiscal que o vereador pediu. O parlamentar acionou a Procuradoria da Saúde, que se comprometeu a abrir um processo administrativo para verificar a situação. Que coisa, não? Essa era a gestão “fantástica” do PDT?

EXPLICOU SAÍDA

Gerou muito disse-me-disse na cidade a saída de Rafael Peçanha (PT) da secretaria-adjunta de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio. Em post nas redes sociais, na madrugada desta quarta-feira (2), o ex-vereador quebrou o silêncio sobre o assunto. Rafael contou que, na sexta (28), foi convidado por Magdala Furtado para uma reunião e recebeu o convite para assumir a secretaria de Educação. Acontece que, para aceitar o cargo, Rafael pediu respeito à manutenção da pré-candidatura dele a prefeito, que foi lançada antes da posse de Magdala. “A prefeita me respondeu que precisaria de dois dias para pensar e me retornaria. Mas não foi assim. Na segunda-feira agora, ao final da tarde, soube da notícia do meu desligamento da secretaria-adjunta de Ciência e Tecnologia, através da leitura do Diário Oficial – sem telefonema ou contato prévio. Sem explicação plausível ou mudança de postura desde então. E foi isso”, declarou. Em solidariedade ao colega, o presidente do PT Cabo Frio, Ricardo Cardoso, pediu exoneração da secretaria-adjunta da Melhor Idade, cargo que ocupava desde janeiro de 2021.

O OUTRO LADO

À coluna, interlocutores ligados à Magdala Furtado entraram em contato para explicar a posição do governo com relação à exoneração de Rafael Peçanha e a manifestação do presidente do PT, o Ricardo Cardoso. De fato, foi feito o convite para Rafael assumir a Educação. Só que, diante da condição que Peçanha impôs, como a Educação de Cabo Frio está muito largada, não teria como ele assumir agora para deixar em abril. Seria menos de um ano de trabalho, ou seja, uma descontinuidade. Então, o grupo de Magdala entendeu que o governo seria uma barriga de aluguel e, diante disso, se tornou inviável manter a posição. Aí, ele decidiu entregar a pasta. Já com relação à decisão do Ricardo, para o grupo político da prefeita, ficou ainda mais claro que eles estavam “querendo usar o espaço político para promover a candidatura”. Magdala viu que isso não seria oportuno e o grupo dela entendeu que isso não seria bom, porque fragilizaria a educação de Cabo Frio, que precisa de continuidade e responsabilidade. Foi essa a decisão, apesar de Magdala acreditar muito no potencial do Rafael.

MIGUEL ALENCAR NO RC CAST

O 97º episódio do RC Cast, nesta quinta-feira (3), vai entrevistar o presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO). Em pauta, a retomada dos trabalhos do legislativo. No bate-papo, Miguel também vai falar sobre posse de novo suplente de vereador e, ainda, sobre a relação da Câmara com a prefeita Magdala Furtado, além de outros projetos. Vocês estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, a partir das 17h, podendo enviar perguntas durante o podcast. O programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

JULGAMENTO DE ANDINHO

A Câmara Municipal de Arraial do Cabo notificou o ex-prefeito, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, para comparecer ao Plenário nesta quinta-feira (3), às 10h, para a sessão de julgamento de suas contas. Na ocasião, serão avaliadas as despesas relativas ao ano de 2013, que receberam parecer prévio contrário do TCE por irregularidades e impropriedades. “Notifico ainda que o interessado poderá juntar documentos, comparecer à sessão de julgamento e apresentar defesa ou qualquer documentação para apreciação do plenário, assegurando assim a amola defesa e o contraditório garantidos constitucionalmente”, disse o documento emitido pelo presidente da casa, Pedro Caju. Será que Andinho vai ganhar mais uma inelegibilidade nas costas? A turma do beco da fofoca está atenta.

ADEQUAÇÃO SALARIAL

Enquanto isso, o prefeito cabista, Marcelo Magno (PL), acompanhado do secretário de Saúde, Jorge Diniz, anunciou, nesta terça-feira (2), que a adequação do piso da enfermagem será realizada já, neste mês, para os profissionais vinculados a Organização Social. Com relação aos servidores efetivados, o município informou que já está concluindo os estudos para o piso da enfermagem e, muito em breve, eles receberão o salário com a adequação.

CONVÊNIO COM A UFF

Os secretários de Planejamento, Eron Bezerra, e Meio Ambiente, Vínicius Lavalle, de Iguaba Grande, estiveram reunidos, nesta quarta-feira (2), com o professor Mário Ronconi, superintendente da UFF, no espaço que a universidade tem no município, no bairro Ubás. O objetivo foi fechar os detalhes do convênio entre a instituição e a Prefeitura para que o local possa utilizá-lo. Segundo Ronconi, é uma das maiores APA’s do estado. A Prefeitura quer revitalizar os prédios que tem lá e construir a sede da Guarda Ambiental. Lá, serão realizados eventos de escolas, visitações guiadas e tudo mais. “Essa parceria só vai dar certo, se a população entender que tem que vir visitar, mas, prioritariamente, preservar. Essa natureza tem que ser aproveitada, mas nós devemos cuidar para que nossos netos, bisnetos e tataranetos possam, um dia, desfrutar dessa beleza. Nós não podemos ser os únicos a ver isso”, declarou Eron.

HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NAVAL

O chefe de Gabinete de Fábio do Pastel (PL), Moisés Batista, representou o prefeito de São Pedro da Aldeia na abertura da exposição “São Pedro da Aldeia Morada da Aviação Naval”, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. A mostra celebra o aniversário de 107 anos da Aviação Naval e reúne painéis ilustrados, fotografias, vídeos, equipamentos e maquetes que retratam a história da Força Aeronaval e a chegada da Base ao município. No espaço, os visitantes também podem se divertir em um simulador de voo e fazer um tour virtual em 360 graus pelo Museu da Aviação Naval. A visitação gratuita funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até 31 de agosto. O evento é resultado de uma parceria entre o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil e a Prefeitura aldeense, por meio da secretaria de Cultura. O evento, na noite desta terça-feira (1º) contou também com o futuro comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto; o secretário de Cultura, Thiago Marques; o Chefe do Estado Maior do Comando da Força Aeronaval, Capitão de Mar e Guerra fuzileiro naval Jonathan Sidnei da Silva; o comandante da BAeNSPA, o Capitão de Mar e Guerra Diogo Melo; os secretários municipais de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza; de Administração, Roberta Pereira; o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, José Renato Pinheiro; o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Almeida Fonseca; o secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoedo; o Procurador-geral do Município, Peter Samerson; além dos vereadores Márcio Soares (PDT) e Chimbiu (REP); o pesquisador aldeense Geraldo Ferreira, o pároco monsenhor João Alves Guedes e conselheira de Cultura e artesã, Guimar Pereira.

51 DO MÁRCIO

Por falar no vereador aldeense Márcio Soares, ele ganhou da assessoria dele uma festinha surpresa nesta quarta-feira (2), quando completou 51 anos. Na parte da tarde, invadiram o gabinete do parlamentar com bolo, Coca-Cola e cantaram aquele parabéns. No final, a turma virou e entoou: “A há, uhul, oh, Márcio, eu vou comer seu… Bolo”, é claro, calma, galera. A coluna deseja um feliz aniversário com muita saúde para o nobre edil.

EM BUSCA DE PARCERIA

A secretaria do Ambiente e Urbanismo de Armação dos Búzios realizou, na terça-feira (1º), uma visita técnica com integrantes da iniciativa privada na localidade do Pai Vitório e Mangue de Pedra. A ideia é definir o escopo e abrangência da proposta de concessão à iniciativa privada de fragmentos de Unidades de Conservação, além do circuito municipal de trilhas ecológicas, o Búzios EcoTrail. A Prefeitura busca formalizar um Chamamento Público para criar essa parceria “em prol do ordenamento turístico-ambiental sustentável na cidade”. De acordo com o secretário da pasta, Evanildo Nascimento, a ação reflete a nova abordagem do poder executivo nesta área. A cidade de Búzios possui seis Unidades de Conservação, que englobam grande parte dos 35 km do circuito municipal de trilhas ecológicas, o Búzios EcoTrail.

CASAMENTO COMUNITÁRIO

Ainda em Búzios, noivos e noivas poderão concretizar o sonho do matrimônio gratuitamente. A Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda está com inscrições abertas desde terça-feira (1º) para o 1º Casamento Comunitário da cidade. Os interessados devem procurar a sede da secretaria até o dia 10 de agosto, das 8h às 16h, para garantir a inscrição. O evento, que ainda não tem data confirmada, atenderá a um público estimado de até 30 casais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo