InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (1º)

Vantoil fala sobre avanços do PIM em Iguaba; Renatinho segue foragido, mas relatório das contas é favorável aprovação; Alexandre cancela agenda às pressas em Búzios; LGBTQI+ voltam a reclamar do governo Pastel em São Pedro; Remadores fazem petição eletrônica e avaliam protestar contra Bonifácio; líder rendido e de saída na Câmara de Cabo Frio; Analistas avaliam que esperteza demais em Araruama pode atrapalhar; Dr. Aluízio pelejando para tentar aprovar as contas na Câmara de Macaé; e muito mais....

AVANÇOS DO PIM
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), conversou com o Portal RC24h nesta quarta-feira (1º) pelo telefone sobre o andamento dos trabalhos do Programa Iguaba Melhor (PIM), programa criado no município a partir da nova partilha dos royalties de petróleo que fez engordar o orçamento municipal. Segundo o prefeito, foi montada uma equipe de engenharia e arquitetura com profissionais da Prefeitura para elaborar os projetos visando atender o PIM. O prefeito ressaltou que as ações do PIM compreendem parcerias com governo do Estado e Federal através de convênios e recursos próprios da Prefeitura. De acordo com Martins, na reunião que tiveram nesta quarta, a equipe debateu o que era prioridade. “Eu tive que escolher a prioridade das prioridades, que são aquelas cujos recursos precisam ser executados até 31 de dezembro desse ano”, explicou Martins. Participaram do encontro o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, e o subsecretário da pasta, Felipe Nogueira, que está coordenando a equipe de engenheiros e arquitetos.

A SANHA DE RENATINHO
O vereador de Arraial do Cabo e relator das contas do ex-prefeito Renatinho Vianna (REP) na Câmara, Ayron Freixo (REP) fez o relatório e deu parecer favorável à aprovação das contas, acompanhando a indicação do Tribunal de Contas. Mas, nos bastidores do Legislativo, o que se comenta é que, na semana passada, após Renatinho ser considerado foragido da Justiça, o presidente da Câmara, Shogum (PSL), chegou a fazer um movimento interno em prol da reprovação das contas. Acabou que o movimento foi esvaziado, os vereadores não compareceram à sessão e o comentário é que Shogum já teria mudado de ideia e que vai se posicionar a favor do relatório. De qualquer maneira, a expectativa é que entre em pauta nesta quinta-feira (2). Vamos ver se vai ter quórum. Enquanto isso, Renatinho segue foragido da Justiça. Os seus advogados tentam um Habeas Corpus, embora seja bem difícil a justiça acatar o pedido com ele na condição de foragido.

ASFALTAMENTO EM JOSÉ GONÇALVES
O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), foi ao bairro José Gonçalves nesta terça-feira (31), ao lado do vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), para anunciar o início do asfaltamento da Rua das Emerências. A via é a segunda entrada para o bairro e, nas palavras do prefeito, a obra é “muito importante por ser de difícil acesso para os moradores da localidade”. Ainda falando sobre Alexandre, o prefeito havia antecipado que nesta quarta-feira (1º), ele teria uma reunião com a equipe da secretaria de Assistência Social para tratar de um projeto substituto do vale card (benefício de R$ 200,00) pagos aos estudantes no período de aulas on-line). Com a volta das aulas presenciais, esse dinheirinho está fazendo falta no orçamento das famílias mais carentes de Búzios, por isso, a ideia do prefeito e criar um outro programa de distribuição de renda para compensar a perda. Mas Alexandre teve um compromisso pessoal às pressas no Rio, segundo sua assessoria, e por isso, teve que adiar a reunião.

RENDIDO E DE SAÍDA
Nos corredores da Câmara de Cabo Frio, o comentário é que o novo líder do governo, Alexandre da Colônia (DEM), anda mais rendido que pobre sendo assaltado em ônibus lotado. Isso porque o governo Bonifácio tem deixado o vereador “a ver navios”, conforme disse uma fonte. Os comentários são de que Alexandre, que é vereador de primeiro mandato, não tem orientação nenhuma da secretaria de Governo (Davi Souza), que deveria fazer a interlocução com legislativo. Com isso, os colegas percebem que ele anda mais perdido que cego em tiroteio. E o que se comenta é que ele até já pediu para deixar a função no próximo mês, ou seja, em outubro. Arrumou uma missão junto a sua classe (pescadores), para meter aquele atestado, pegar o banquinho dele e sair de fininho. Mais uma troca à vista? Tudo indica que sim. Tentamos falar com vereador para ver se essa informação se confirmava, mas o parlamentar não atendeu aos chamados telefônicos.

CANOA HAVAIANA NA LUTA
Parece que a disputa entre o hotel do empresário “manda-chuva” e a escolinha de Canoa Havaiana da Passagem, no Terminal Transatlântico continua. Agora, os atletas criaram uma petição pública online para tentar “bater de frente” com a pressão sofrida por um rico empresário que tem um hotel com quartos de frente para o canal. È que os hospedes reclamam do barulho que os atletas fazem pela manhã, daí, a solução apresentada pelo Zé foi despejar todo mundo do local. Mas a galera promete não ir embora com “rabinho entre as pernas não.” Recebemos a informação de que além da petição, os remadores estão organizando uma manifestação na porta do hotel, especialmente cedinho, com objetivo de acordar aos hóspedes com bastante barulho. Cabo Frio hoje é uma referência nacional e internacional em Canoas Havaianas, e ao invés do atual governo apoiar, vai virar as costas e fazer a vontade única e exclusiva do empresário milionário? Parece ser mais um grupo de eleitores de Zé que estão se decepcionando com estilo dele de governar.

CUIDADORES EMPOSSADOS
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) participou nesta quarta-feira (1º), da cerimônia de posse dos cuidadores de alunos especiais da rede municipal de ensino. O evento foi durante a manhã na Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Pinheiro, no bairro Estação. O secretário de Educação, Elias Valadão, o de Administração, Marcelo Ribeiro, e o vereador Jean Pierre (PODE) participaram da cerimônia. “Essa profissão que vocês escolheram marca a vida de um cidadão. Sempre digo que quem coloca o coração naquilo que faz, consegue excelentes resultados”, disse o prefeito.

LGBTs NA BRONCA
Por outro lado, a turma do movimento LGBTQIA+ de São Pedro continua muito insatisfeita com a gestão atual. Depois de tanta luta para a instalação de um equipamento para desenvolver políticas públicas em prol da comunidade durante o governo de Cláudio Chumbinho (PDT), a coordenadoria parece não estar engajada na Era Fábio do Pastel (PL). O Dia da Visibilidade Lésbica, 29 de agosto, por exemplo, foi praticamente ignorado pelo município, tendo o registro apenas de rodas de conversa com técnicos do CRAS e CREAs para discutir políticas públicas de combate ao preconceito. Nós questionamos a Prefeitura sobre essa possível negligência para com os representantes da comunidade LGBTQIA+ e a falta de diálogo com grupos, como a ONG Aldeia Diversidade. Contudo, ainda não tivemos resposta.

O ENGANA BOBO
Tem um ditado que diz que o esperto demais sempre se atrapalha. Tem político em Araruama que acha que só ele é o esperto e ninguém percebe a malandragem dele. Mas o povo se fala e cruza os dados. Tem uma liderança da cidade que promete apoio a Deus e o mundo. Mas ele acha que as pessoas não comentam entre si e não percebem esse namoro no estilo “amor livre”, ou seja, pega geral. Pega geral não, né?! Pega os bobos. Falando nisso… Araruama tem pelo menos três candidatos a deputado estadual que brigam pelo apoio das lideranças. São eles Júlio César (PSC), Nelsinho do Som (PSC) e Thiago Ribeiro (filho de Chiquinho, marido da prefeita Lívia). O que todos comentam é que vai chegar na hora H, Chiquinho, logicamente vai apoiar o filho e o resto que se dane. E quem duvida?

JOVENS DE RIO DAS OSTRAS
Um projeto que beneficia as crianças e jovens de Rio das Ostras foi aprovado nesta quarta-feira, 1º de setembro, na Câmara de Vereadores. O Projeto de Lei Municipal n°2279/2019, de autoria de Rodrigo da Aposentadoria (CIDADANIA), institui a realização de testes de Acuidade Visual em crianças da rede pública de ensino municipal e creches. Agora, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito. Vamos aguardar que esse projeto possa ser aplicado para o benefício da população.

BOLSA ATLETA
Os atletas podem comemorar. Na noite desta terça-feira (31), o prefeito de Macaé, Welberth Rezende divulgou em suas redes sociais que se reuniu com o secretário de Esporte Marvel Maillet e esportistas da cidade para retomar o instituiu o programa Bolsa Atleta em Macaé. Na prática, o decreto retoma esse importante projeto socio esportivo que estava paralisado desde a última gestão municipal e dá oportunidade para que nossos esportistas possam se profissionalizar. As bolsas serão oferecidas a atletas com idade a partir de 12 anos com o valor mínimo de R$ 500 reais. Todos os critérios para a obtenção do benefício e as regras serão divulgadas pela Prefeitura.

Prefeito de Macaé Aluízio Santos Júnior. Macaé/RJ. Data: 22/03/2016. Foto: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé

DR. ALUÍZIO NA BERLINDA?
A votação das contas referentes ao exercício de 2020 da gestão do ex-prefeito Dr. Aluízio (sem partido) que estavam marcadas para acontecer nesta quarta-feira (1º de setembro) saiu da pauta. A Câmara de vereadores adiou a votação alegando a falta de três vereadores. Essas contas já foram reprovadas pelo TCE. A articulação dá mais tempo para as movimentações acontecerem e, principalmente, uma chance maior de Dr. Aluízio conseguir ‘mobilizar’ alguns vereadores a dar uma decisão favorável. O ex-prefeito trabalhou muito até o início da sessão para impedir a votação ou reverter a derrota iminente em plenário, que poderá torná-lo ‘ficha suja’ e deixá-lo inelegível nas próximas eleições. Nos bastidores, há conversas que ameaças contra alguns vereadores estariam acontecendo por meio de ‘dossiês’ que viriam a público e destruiriam a carreira política deles. De acordo com informações apuradas pelo RC24H, as chances da aprovação de contas acontecer são poucas já que muitos vereadores estão “fechados” com Welberth Rezende (CIDADANIA) e estão deixando de lado o antigo prefeito que, segundo os bastidores, está “respirando por aparelhos”. A próxima data marcada para a votação é quarta-feira, dia 8.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content