InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (19)

Prefeito Vantoil vistoria tapa-buraco e é saudado até por ex-vereador; Sinalização turístico-ambiental de Iguaba em ampliação; Prefeito Zé e vereadora Midori têm agenda pet; Prefeitura de Cabo Frio e Alerj em sintonia; Prefeito Alexandre Martins prorroga anistia e prepara festival gastronômico; Presidente do DER acompanha obras da Prainha, em Arraial, Chuchu é novo líder de governo na Câmara? Fábio do Pastel foca no saneamento e agradece mensagens; Lívia de Chiquinho nas ruas... E muito mais!

DE OLHO NO TAPA-BURACO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), foi conferir pessoalmente uma operação tapa-buraco no bairro Cidade Nova, o mais populoso do município, nesta quarta-feira (19). O local, assim como várias ruas da cidade, foi afetado pela chuva no começo da semana. A visita de Martins foi acompanhada por Fábio Costa, chefe de Gabinete e secretário de Ordem Pública, e agentes administrativos. Esse trecho vistoriado pelo prefeito aí nas imagens é a Rua Engenheiro Neves da Rocha, a rua do Fórum. Além do tapa-buraco também teve colocação de redutor de velocidade na via. Tudo observado nos mínimos detalhes por Vantoil e seus assessores. A propósito, essa ida do chefe do executivo iguabense para acompanhar a operação de perto foi praticamente um evento, muita gente saiu de casa para conferir o que estava ocorrendo.

TESTE DE POPULARIDADE OK

Aliás, a operação tapa-buraco desta quarta (19), em Iguaba foi um termômetro e tanto para o prefeito Vantoil Martins (CID). Não só muitos moradores ali da Engenheiro Neves da Rocha, como também quem passava pelo local naquele momento, foram até o prefeito falar com ele e cumprimentá-lo (com ‘soquinho’, por causa da pandemia). Deu pra perceber que está com a popularidade em alta. Um dos que fez questão de cumprimentar foi o ex-vereador Edézio Viana, que foi colega de parlamento de Vantoil entre 2005 e 2008. Apesar de estar safenado e recluso em casa, saiu por uns minutos para saudar o prefeito e fazer um registro do momento. E não foi só o senhor Edézio não, outros também. “Quando a gente chega num bairro e pedem para tirar foto com você, isso é um bom sinal”, disse Vantoil. E tem razão o prefeito, afinal, em tempos de satanização da classe política, o carinho do povo é a melhor pesquisa que existe.

AMPLIANDO A SINALIZAÇÃO TURÍSTICO-AMBIENTAL

Ainda de Iguaba Grande, o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle contou que a pasta está fazendo um levantamento para incrementar e ampliar a visitação ao Parque Ecológico da cidade. A secretaria está providenciando mais sinalizações pela cidade a fim de que não só o munícipe, como também o turista tenham mais informação de como chegar até o local. O Parque, que possui três alternativas de acesso, conta, por enquanto, com uma placa de sinalização que fica na Rua Engenheiro Neves da Rocha (rua do Fórum). “Vamos colocar outras duas, uma na Rua Vizeu e outra no bairro União”, disse o secretário. Além da indicação de acesso, tais placas de sinalização também vão conter dados como tamanho da área, tempo de caminhada e até quais espécies da fauna e da flora podem ser encontrados ali. Quem frequenta o parque pode, a qualquer momento, se deparar com mico, tatu-bola, tucano (que maravilha!). E se deslumbrar com árvores como pau-brasil, ipês e paineiras. “Todo esse trabalho que estamos desenvolvendo vai fomentar o mapa turístico de Iguaba”, acrescentou Lavalle.

AGENDA PET OK

Chama atenção que na sessão dessa última terça-feira (18), o vereador líder do governo, Davi Souza (PDT) pediu vista do veto do prefeito Bonifácio, ao PL de Carol Midori (DC), que cria um programa municipal de castração animal. Midori anda fula da vida com Zé por causa disso. Aliás, há uns dias, Davi e Carol conversavam na porta da Câmara sobre o assunto, e na ocasião, o pedetista assumiu compromisso de buscar um caminho alternativo para viabilidade do PL da colega, já que a proposta dela “teria vícios”. A agenda de Carol, fatalmente é de Zé, que adora animais, em especial vira-latas, como a Pagu, sua “doguinha” (que é feinha, mas carismática). Fontes revelam que foi marcado na agenda do prefeito um encontro na sexta-feira (21), no gabinete, com a vereadora oposicionista para tratar da questão. Tomara que dê tudo certo, para o bem dos animais abandonados de nossa cidade. Ainda falando em Zé e vereadores, nesta quinta-feira (20), chegam as duas retroescavadeiras que o governo comprou e vai expor em frente à prefeitura. Ele fez questão de convidar os parlamentares para acompanharem. Previsão é chegar depois das 9h.

INTEGRAÇÃO CF X RIO

O subchefe de Gabinete da Prefeitura de Cabo Frio, Pedro José, foi ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (19) com o objetivo de conectar o município da Região dos Lagos com as iniciativas de inovação em políticas públicas da capital. O fiel escudeiro de José Bonifácio (PDT) levou o pessoal da superintendência de Juventude cabo-friense para uma reunião com o secretário de Juventude do Rio, Salvino Oliveira, e o gerente de Inovação Social da Assistência, Daniel Calarco. Ao Portal RC24h, Pedro afirmou que foi uma conversa muito produtiva e acabou com o direcionamento de iniciar uma parceria de transferência de políticas para juventude entre Rio e Cabo Frio. Pedro ainda visitou a nova sede da Alerj, ao lado do ex-deputado Jânio Mendes (PDT), e a sede estadual do PDT, onde se encontrou com o presidente do partido, Carlos Lupi. O subchefe de Gabinete de Cabo Frio também visitou a secretaria de Cultura do Rio e a secretaria de Educação do município, antes de ir para Niterói nesta quinta (20). Ao que parece, a palavra da vez é conexão.

PRESIDENTE DO DER VISTORIA OBRAS DA PRAINHA

O presidente do DER, Luiz Roberto Pereira esteve nesta quarta-feira (19) em Arraial do Cabo, vistoriando a obra emergencial de contenção de encosta da Prainha. Ele estava acompanhado do secretário de Estado das Cidades, Uruan de Andrade. Também participaram o vereador Pedro Caju (PSL), e o Chefe de Gabinete, Bernardo Alcântara, que representou o prefeito Marcelo Magno, que cumpriu agenda externa. O custo da obra, que teve início dia 3 de maio, é orçado em torno de R$ 4,7 milhões e tem previsão de ser concluída em janeiro de 2022. Outra boa notícia: durante a visita, o presidente do DER disse que o governo tem intenção de revitalizar a RJ-140 (ufa!), rodovia que passa por quase todos os municípios da Região dos Lagos cujo estado de conservação é sofrível.

DESCONFIANÇA NO CABO

O bicho tá pegando em Arraial do Cabo (pleonasmo?) com a volta de Pedro Caju (PSL) – que deixou a secretaria de Obras – para a Câmara de Vereadores. A verdade é que ele voltou pro parlamento para ficar de olho em Shogum (PSL), presidente da Casa e seu colega de partido, porque muita gente anda desconfiada dos movimentos do vereador, ainda mais agora perto da eleição para o próximo biênio. Alguns se baseiam na época em que Shogum foi vereador no governo Melman para desacreditá-lo, enfim, são muitas as especulações. Aliás, a desconfiança da postura e Shogum não é só na Câmara não, tem gente do executivo com pé atrás com ele, porque seria alguém com quem o prefeito Marcelo Magno (SDD) não ficaria, digamos, tranquilo. Bom, fato é que quem ficou no prejuízo mesmo com a volta de Caju foi seu suplente, Lacerda (PSL) – que era líder de governo, agora sem cargo, sem lenço e sem documento.

NOVO LÍDER

Continuando no legislativo cabista, a liderança do governo de Marcelo Magno (SDD) na Câmara já tem novo nome: é o vereador Júnior Chuchu (PV). Conversando com ele por telefone, no final da tarde desta quarta-feira (19), ele confirmou, mas disse que não sabia se iria aceitar, que estava pensando. Mas, logo no início da noite, pessoas muito próximas do prefeito disseram que ele aceitou a missão.

MENOR ÍNDICE DE MORTALIDADE POR COVID DA REGIÃO

De Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) é pura motivação. Conversando com ele por telefone, no início da noite desta quarta-feira (19), Alexandre disse que o município apresentou os menores índices de mortalidade por Covid da Região dos Lagos. Atribui isso ao trabalho assertivo que a secretaria de Saúde vem fazendo, principalmente no que diz respeito ao atendimento precoce àqueles que apresentam sintomas da doença, o que o deixou bastante animado para colocar em prática, a partir de setembro, o projeto Gastronomia Búzios. Diferente de outros festivais que acontecem na península, esse a Prefeitura vai bancar 100% da estrutura, sem cobrar dos restaurantes, e fazer girar a economia. Paralelo a isso, ainda conversando com Alexandre, quis saber como estava o clima com relação ao juiz Raphael Baddini – que semana passada mandou afastar o prefeito do cargo. Ele saiu pela tangente, preferiu não falar sobre o assunto, disse que está fazendo o trabalho dele e tem sentido grande apoio popular, sem se alongar nos comentários. Nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, lembrou que estará atendendo normalmente na Rasa, como sempre o faz às quintas e sextas. Para além disso, destacou que um dos focos no momento é a arrecadação municipal.

ANISTIA FISCAL PRORROGADA

Com a pandemia, como já se sabe, muita gente teve ou está tendo dificuldade em honrar compromissos tributários como IPTU, ISS, ITBI, Taxas de Licença, de Vigilância Sanitária e Contribuição de Iluminação Pública, além dos Débitos não Tributários, que são valores devidos por Concessão, Permissão e Multas. Por causa disso, o prefeito Alexandre Martins (REP), que é empresário e sabe bem as dificuldades por que estão passando seus colegas, autorizou a prorrogação, até 6 de julho, da anistia fiscal para quitação desses débitos. O contribuinte poderá parcelar a dívida ativa com descontos que vão de 50% a 100%. Para aderir, o interessado pode na secretaria de Finanças e Arrecadação, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, com cópias de documentos de Identidade, CPF e número da inscrição municipal.

LIVE DO PASTEL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE) encerrou a terça-feira (18), em que completou 43 anos, com uma transmissão no Facebook, agradecendo mensagens que recebeu de aniversário. Ele aproveitou para dizer que o governo está focado em saneamento e pavimentação, afirmando que “tem que tirar as pessoas da lama, porque é dolorido”. “Saneamento é dignidade”, disse Fábio. O prefeito afirmou que muitos chefes do Executivo não gostam de fazer obra debaixo da terra, mas que os governos anteriores “deixaram para uma pessoa que veio de baixo, da lama, [o próprio Fábio] fazer essas obras”. O empresário disse também que vai fazer o sorteio do salário dele essa semana, porque ainda não deu tempo de fazer.

É DESPEITO QUE FALA?

Desde que saiu da suplência e assumiu posto na Câmara de São Pedro da Aldeia, o vereador Isaías do Escolar (PROS) foi alvo de críticas dos “despeitados”. Disseram que ficou metido depois que assumiu o lugar de Mica (PROS), falecido um mês e meio atrás. Uma tremenda tolice. Quem conhece Isaías sabe que essa fake não cola. Tanto que na terça (18), teve seu PL aprovado por unanimidade – dando o nome de Mica a uma rua do Boqueirão -, que, cá entre nós, um gesto nobre e espirituoso da parte dele. E falando em Isaías, ele não só não nega de onde veio como continua no ofício que tinha antes da vida política. Para quem não sabe, ele tem uma van de transporte escolar e continua entregando as crianças como fazia antes. Mas sem deixar de focar no trabalho legislativo. Nesta quarta, visitou o posto de vacinação da Escola Municipal Professora Miriam Alves Guimarães, para verificar o andamento da vacinação contra a Covid. E teve mais, visitou também a UBS do Baixo Grande, que está sem médico desde outubro de 2020. De lá, foi para as unidades de Saúde da Família do Vinhateiro e Ponta do Ambrósio, onde foi marcada nova visita. Isaías anotou tudo que viu e ouviu de errado e disse que vai encaminhar o relatório para a secretária de Saúde Márcia, pedindo providências.

ERRO DE COMUNICAÇÃO

Continuando em São Pedro, uma correção. Sobre nota publicada na edição desta terça (18), da Boca Miúda, e por um erro da assessoria de Comunicação da Casa, dissemos que a Câmara aprovou por unanimidade projeto de lei que obriga as autoescolas em funcionamento no município a reservarem um veículo para aprendizado de pessoas com deficiência, o PL é do vereador Chiquinho de Dona Chica (PP) e não da vereadora Mislene de André (SDD). Correção feita!

OBRAS A TODO VAPOR

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP) tirou parte da manhã desta quarta-feira (19), para visitar a Praça-Escola 100% Ecológica, que está sendo construída no bairro Fazendinha. Quando pronta, a unidade, que conta com placas de energia solar e sistema de aproveitamento da água da chuva, vai atender os moradores do bairro e do Clube dos Engenheiros. A estrutura já está em pé e, segundo a prefeita, a obra será entregue em breve. Fica a expectativa.

ARTICULAÇÃO GARANTIU VACINA

Na coluna Boca Miúda desta terça-feira (18), publicamos que a Prefeitura de Maricá havia suspendido a vacinação nesta quarta (19), por conta da baixa remessa enviada da Coronavac para 2ª dose. Contudo, ainda durante a noite de terça, após o fechamento da coluna, a Prefeitura informou que conseguiu, junto à secretaria Estadual de Saúde, mais doses do imunizante produzido pelo instituto Butantã para dar conta de realizar a imunização daqueles que tomaram a primeira dose há mais de 28 dias. A vacinação foi realizada sem maiores ocorrências nesta quarta. Que bom, né, gente? O Portal torce para que o dinamismo continue e ressalta a importância da articulação entre município e estado.

PAE TÁ ON

A Câmara dos Vereadores de Maricá aprovou, em segundo turno, nesta quarta-feira (19), a reabertura das inscrições do Programa de Amparo ao Emprego (PAE), que havia sido enviado pela Prefeitura no começo desse mês. O projeto agora segue para sanção do prefeito, Fabiano Horta (PT). De acordo com o planejamento divulgado pela Prefeitura nesta semana, caso a matéria fosse aprovada pelos vereadores, as inscrições seriam iniciadas já na sexta (21). Através da iniciativa, a Prefeitura paga a micro e pequenas empresas e MEIs para manter empregos.

CONEXÃO MACAÉ-RIO

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), foi ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (19) para se encontrar com o secretário de Desenvolvimento Econômico da capital, Chicão Bulhões. De acordo com o chefe do Executivo macaense, a ideia foi ver a forma que a Prefeitura carioca realizou processos de desburocratização da máquina para atrair negócios e empresas. Os licenciamentos na capital, que demoravam 6 meses para serem julgados, hoje, são resolvidos em poucos dias. Rezende foi acompanhado no encontro pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Viana, e do de Políticas Energéticas, Juninho Luna. Além disso, a reunião teve o estudo da criação de um Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico, para fomentar a economia de Macaé e região.

QUIPROQUÓ SILVAJARDINENSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou na noite desta terça-feira (18), o recurso do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), e anulou o resultado das eleições municipais de Silva Jardim, no ano passado. O partido havia entrado com recurso após uma decisão contrária recebida pelo TRE, que indeferiu as candidaturas do prefeito eleito do município em 2020, Jaime Figueiredo (na imagem – PROS), e outros quatro candidatos a vereança pelo partido que também foram eleitos: Cléber do Mato Alto, Rostan da Academia, Bebeto e Dinha de Vivaldo. O PROS, de acordo com o TRE, não possuía um CNPJ válido na data da convenção partidária, por isso, segundo o tribunal, teria permanecido quase metade do período eleitoral de forma irregular. Com a decisão do TSE, novas eleições majoritárias serão convocadas em Silva Jardim após publicação de resolução do TRE. Em conversa com o Portal RC24h na tarde desta quarta (19), Jaime Figueiredo lembrou que não é culpado pelo processo e confirmou que vai concorrer às novas eleições, que ainda não tiveram data definida. O prefeito interino, Fabrício de Napinho (PSD) continua no cargo até nova definição e a Câmara dos Vereadores não terá alteração em relação aos parlamentares empossados no dia 1º de janeiro. Jaime Figueiredo foi eleito prefeito de Silva Jardim em uma eleição suplementar, após a cassação do mandato de Maria Dalva do Nascimento, a Cilene, em 2019. Ela por sua vez, era vice e assumiu a chefia do Executivo após o prefeito, Anderson Alexandre (SD), ter deixado o cargo para o qual havia sido eleito em 2016 para concorrer a uma vaga na Alerj, em 2018. Atualmente Anderson, que chegou a ser preso, é deputado estadual. O imbróglio silvajardinense parece não ter mais fim.

NÃO AGUENTOU A PRESSÃO?

Fazendo a linha Flávio Bolsonaro (REP/RJ) em debates, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello teria passado mal durante depoimento na CPI da COVID-19 no Senado Federal nesta quarta-feira (19). A informação foi dada pelo senador Otto Alencar (PSD/BA), que teria prestado socorro a Pazuello. O ex-ministro, no entanto, nega. A sessão em que Eduardo era ouvido como testemunha foi interrompida após o plenário do Senado ter iniciado uma sessão de votação de projetos. A CPI voltaria a se reunir na sequência, mas o general aproveitou a pausa e saiu do prédio do Senado, dizendo que volta nesta quinta (20). A informação foi confirmada pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD/AM). A previsão é que fosse ouvida nesta quinta Mayara Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde que defende com tanto afinco o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a COVID-19 que ganhou o apelido de Capitã Cloroquina. Até o fechamento desta edição ainda não havia a informação sobre adiamento da oitiva de Mayara ou se ela e Pazuello serão ouvidos no mesmo dia. Antes da interrupção da sessão, Eduardo teria mentido em diversas colocações que fez. Ele chegou a declarar, por exemplo, que nunca foi desautorizado por Jair Bolsonaro (sem partido) e que nunca o presidente da República mandou desfazer qualquer contrato. Versão bem diferente daquela ocasião em que o então ministro anunciou protocolo de intenção de compra de 46 milhões de doses da Coronavac e, um dia depois, Bolsonaro disse que não iria adquirir vacina da China. “Ele [Pazuello] tem um protocolo de intenções, já mandei cancelar se ele assinou. O presidente sou eu e eu não abro mão da minha autoridade”, disse Bolsonaro na época. O ex-ministro também fez declarações desconexas com a realidade sobre temas como isolamento social dizendo que nunca foi contra e que sempre defendeu a medida, quando, na verdade, orientava a reabertura das atividades econômicas e publicou inclusive uma portaria sobre o retorno delas, enfatizando seus benefícios. Alguém aí tem o número do Bial para trazer um polígrafo para a oitiva desse homem?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content