back to top
sábado, setembro 7, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (19)

Encontro do Cisbali em Saquarema reúne prefeitos e secretários da Região dos Lagos; Janio Mendes toma posse da secretaria de Saúde de Cabo Frio; TRE mantém decisão favorável a Alexandre Martins; Lívia de Chiquinho escolhe assessora envolvida em polêmica com vereadora para assumir chefia de Gabinete; TCE aprova contas de 2021 de Fábio do Pastel; A Semana do Empreendedor em Iguaba; A festa do professor de Arraial do Cabo... E muito mais!

REUNIÃO DO CISBALI

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (19) começa com a assembleia geral extraordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (CISBALI), realizada nesta tarde, em Saquarema. O encontro foi convocado pela prefeita saquaremense e presidente do consórcio, Manoela Peres (UNIÃO). Na pauta do encontro, estavam: indicação secretaria executiva; sede; CNPJ; aprovação do Conselho Técnico e Conselho Fiscal; aprovação Estatuto e Contrato de Rateio. Além de Manoela, participaram do encontro os prefeitos de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), e o secretário de Saúde, Janio Mendes; de Búzios, Alexandre Martins (REP), e o secretário de Saúde, Leônidas Heringer; de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), e de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (CID). Os demais municípios – Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Araruama e Rio das Ostras – foram representados por secretários de Saúde e procuradores. O recém-empossado titular da pasta da saúde cabo-friense, Janio Mendes, também participou. Após a reunião, Manoela levou prefeitos e secretários para conhecerem o hospital referência da cidade, Nossa Senhora de Nazareth.

_________________

JANIO EMPOSSADO

Por falar nessa reunião na área da saúde, o novo secretário da pasta em Cabo Frio, Janio Mendes, foi empossado nesta quarta-feira (19). O braço-direito do prefeito José Bonifácio (PDT) discursou no auditório da sede do Executivo, ao lado de Bonifácio, da ex-secretária de Saúde Erika Borges e do vereador Davi Souza (PDT). Outros representantes do Legislativo marcaram presença, como Alexandra Codeço (REP), Luís Geraldo (REP) e Alexandre da Colônia (SD).

MOEDA ITAJURU NO TANGARÁ

Ainda em Cabo Frio, José Bonifácio iniciou uma contagem regressiva para a expansão da Moeda Itajuru para o bairro Tangará. “Esse benefício é fruto de um trabalho tão importante para a população, e, a cada expansão, novas 500 famílias são beneficiadas e mais um bairro abraça esse programa tão especial”, escreveu o prefeito. O lançamento da Moeda Itajuru no Tangará será no CIEP 357 José de Dome, na próxima quarta-feira (26), a partir das 10h. “Já estamos contando os dias para essa festa lindíssima no Tangará, e o trabalho continua firme para que as políticas públicas cheguem a todos”, finalizou Bonifácio.

DECISÃO MANTIDA

O TRE manteve, nesta terça-feira (18), uma decisão favorável à chapa do prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), em um processo no qual o grupo é acusado de abuso de poder econômico por conta de uma quantia em dinheiro apreendida em um comitê de campanha nas eleições de 2020. A ação foi movida pela coligação do candidato derrotado naquele pleito Leandro do BOPE. Após o TRE julgar improcedente a ação, a equipe de Leandro protocolou recurso de embargos, que foi negado na última sessão. Ainda cabe recurso ao TSE. Existe um outro processo contra a coligação de Alexandre Martins, sobre dinheiro apreendido com material de campanha em um carro no dia da eleição. Neste processo, a chapa de Alexandre perdeu o julgamento por 5 votos x 2. A defesa do prefeito protocolou recurso no TRE, mas este ainda não entrou na pauta do tribunal.

VISITAS A OBRAS

Por falar no prefeito de Búzios, Alexandre Martins e o vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), visitaram, na manhã desta quarta-feira (19), a obra de saneamento básico da Travessa João Marques Pinta e da Rua Vale da Benção, em José Gonçalves. Vários caminhões de asfalto chegaram ao local para dar continuidade ao término da obra. As ruas também receberam drenagens e calçadas. Na ocasião, o vereador Uriel da Saúde (PROS) também participou da visita.

TROCA DE SECRETARIADO

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), anunciou, pelas redes sociais, nesta quarta-feira (19), mudanças no secretariado. A secretaria de Transportes, antes a cargo de Ricardo Guedes, passa a ser comandada pelo Pastor Cláudio Alves. Já a nova chefe de Gabinete de Lívia é Ângela Barreira, em substituição a Fernanda Pinto. Há algumas semanas, Ângela foi apontada como uma assessora que teria dito, junto com Lívia, que a vereadora Penha Bernardes (PL) estava escondendo a filha recém-nascida por ela ter síndrome de Down.

CONFUSÃO DOS CARTÕES

A Prefeitura de Araruama emitiu nota nesta terça-feira (18) informando que que a licitação do Auxilio Alimentação da Educação, que ocorreu no dia 13 de outubro, teve recurso e está na fase de contrarrazões. De acordo com a lei de licitação, assim que finalizar o certame, “o serviço será restabelecido e os servidores da educação receberão o valor do auxilio alimentação retroativo”. Segundo a Prefeitura, a empresa que estava prestando o serviço “não cumpriu com o estabelecido no contrato e foi desclassificada”.

CONTAS APROVADAS

O Tribunal de Contas do Estado, em sessão nesta quarta-feira (19), emitiu parecer prévio favorável, com oito ressalvas, às contas da Prefeitura de São Pedro da Aldeia referentes ao exercício de 2021, o primeiro ano do mandato de Fábio do Pastel (PL). A relatora foi a conselheira Andrea Siqueira Martins, que seguiu a análise do corpo técnico do Tribunal e do Ministério Público. A decisão do plenário do TCE foi unânime.

REVISÃO DO PLANO DE CULTURA

Em São Pedro da Aldeia, os cidadãos, artistas, arte-educadores, professores, agentes e produtores culturais que ainda não apresentaram suas sugestões e propostas para a revisão do Plano Municipal de Cultura têm até as 23h59 desta quinta-feira (20) para enviar suas colaborações. As contribuições à consulta pública podem ser feitas por e-mail pmspapoliticasculturais@gmail.com ou presencialmente na Casa da Cultura, das 10h às 16h. Válido até 2028, o Plano é um instrumento estratégico que organiza, regula e norteia a execução das políticas públicas na perspectiva do sistema municipal de Cultura, indicando prioridades para o setor cultural e definindo ações e metas a serem efetivadas pelo Poder Executivo. As propostas e sugestões de estratégias devem estar relacionadas com os eixos temáticos: “Cultura e Cidadania”, “Cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória”, “Cultura, Educação e Juventude”, “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, “Gestão da Cultura” e “Financiamento da Cultura”.

SEMANA DO EMPREENDEDOR

Em Iguaba Grande, a secretaria adjunta de Desenvolvimento Econômico e Urbano, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), está realizando a Semana do Empreendedor. Desde segunda-feira (17), são oferecidos atendimentos jurídicos e contábeis, previamente agendados, aos microempreendedores do município. Além desses atendimentos alusivos à Semana do Empreendedor, a secretaria segue com todos os serviços e atendimentos de rotina. Os atendimentos são gratuitos.

ITEJ EM IGUABA

A equipe de trabalho topográfico do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITEJ), está em Iguaba Grande, nesta semana, no Solar da Praia 1, no bairro São Miguel e no Gramado de Iguaba, entre as ruas Conselheira Lafaiete e Chico Basílio. O objetivo do órgão é fazer o cadastramento dos moradores para o Registro Geral de Imóveis, ou seja, a escritura definitiva.

CELEBRARE EM ARRAIAL

A festa dos professores do município de Arraial do Cabo vai ter show da banda Celebrare, conforme a coluna Boca Miúda havia antecipado no mês passado. O evento, fechado para os homenageados, está marcado para sexta-feira (21), no entanto, há possibilidade de ser adiado se houver mau tempo.

CASA AMIGA DO PET

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), sancionou a Lei nº 2.290, de 05 de outubro, aprovada pela Câmara Municipal, que cria o Programa de Valorização das Atividades de Cuidadores de Animais de Pequeno Porte. Denominado “Casa Amiga do Pet”, além de valorizar os cuidadores de animais soltos ou abandonados, o projeto tem por objetivo facilitar o atendimento e tratamento desses animais e conceder colaboração financeira para a manutenção das atividades desses cuidadores.

RECORDE DE AUDIÊNCIA

A participação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no podcast “Flow”, na noite desta terça (18), superou um milhão de espectadores simultâneos e bateu o recorde de audiência do programa, o mais popular do país dentro do segmento. A marca máxima anterior pertencia a Jair Bolsonaro (PL), que durou cerca de quatro horas, chegou a ter 535 mil pessoas assistindo ao mesmo tempo no pico. Já a conversa entre Lula e o apresentador Igor Rodrigues Coelho, conhecido como Igor 3K, atingiu 542 mil espectadores simultâneos menos de cinco minutos após começar, às 19h27, se desconsiderados os anúncios publicitários iniciais. Às 20h16, menos de uma hora após começar a entrevista, chegou-se à marca de um milhão na audiência simultânea. O petista, porém, ainda perdia, até aquele momento, no total de curtidas: o vídeo com Bolsonaro teve cerca de 600 mil likes ao fim do programa, enquanto o do ex-presidente somava, então, cerca de 410 mil.

PUBLICIDADE CONTESTA

A campanha do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) gastou de R$ 145 mil a R$ 166 mil em três anúncios para contestar a suposta relação do presidente com pedofilia, segundo o site Poder 360. Os valores foram contabilizados no último domingo (16) e divulgados no sistema de Transparência de Anúncios Políticos do Google. O tema ganhou repercussão nas redes sociais depois que o chefe do Executivo revelou ter encontrado meninas de 14 e 15 anos “se arrumando para ganhar a vida”, em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal. Foram duas peças gráficas idênticas com a foto do presidente e a bandeira do Brasil ao fundo, com o título “Bolsonaro NÃO é pedófilo”. As imagens tiveram um custo estimado de R$ 70 mil a R$ 80 mil cada e foram exibidas mais de 10 milhões de vezes. A campanha também impulsionou um anúncio de texto com o mesmo título da peça gráfica e a frase: “Mais uma fake news criada pela esquerda para enganar a população brasileira”. O gasto com a publicidade foi de R$ 5 mil a R$ 6 mil e o conteúdo foi exibido mais de 10.000 a 15.000 vezes.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo