BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (19)

Marcelo Magno surpreendido com ranking de turismo e a dança das cadeiras no legislativo; O não convite a Zé Bonifácio repercute; Fábio do Pastel vivendo de quentinha no carro; Vantoil Martins comemora sucesso da redes de Iguaba; Coral de Búzios agora é da Cultura; Elói diz que não abandonou Araruama; Minc denuncia Marcelino Borba... E muito mais!

1287

ARRAIAL: DESTINO PREFERIDO DOS CARIOCAS NESTE FERIADO

A coluna Boca Miúda desta quarta (19) começa por Arraial do Cabo. É que nesta quinta-feira (20) é feriado na cidade do Rio de Janeiro, que celebra o seu padroeiro, São Sebastião. Segundo pesquisa de ocupação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro e Hotéis RIO (portal de notícias da hotelaria), Arraial do Cabo lidera entre os municípios mais procurados para este período, com 87%, seguido por Paraty (85%) e Búzios (81%). Cabo Frio aparece na 7ª posição, com 75% da preferência dos visitantes. Ligamos para o prefeito cabista, Marcelo Magno (PL), para saber o que ele achou desse resultado e quais as expectativas para o fim de semana prolongado. Marcelo se disse surpreso, não sabia desse levantamento, divulgado nesta quarta-feira. “Pra mim foi novidade mas a gente está preparado. Trabalhar, a gente sempre trabalhou. Além do mais, Arraial é lindo, né?”, disse o prefeito cabista. Bairrista como ele só, ai de quem diga que Arraial não é linda pra ver se MM logo não manda um ‘usca’ direto.

MPF DE OLHO NO PONTAL

O Ministério Público Federal (MPF) requereu que o prefeito e o secretário municipal de Obras de Arraial do Cabo sejam intimados, no prazo de 15 dias, a comprovarem o cumprimento integral de sentença transitada em julgado obrigando a suspensão de todas as licenças de obras na região do Pontal do Atalaia. A sentença, proferida em dezembro de 2012, foi confirmada pela 7ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que negou provimento à apelação do município. A coluna procurou a Prefeitura para se posicionar. Em resposta, a Comunicação cabista esclareceu que o MPF apresentou uma petição ao juízo e não ao município e que a petição ainda será analisada pelo magistrado.

DANÇA DAS CADEIRAS NO CABO

Com a volta de Pedro Cajú para a secretaria de Obras de Arraial do Cabo, o caminho natural era que o primeiro suplente, Wellington Lacerda, voltasse, por sua vez, a ocupar uma cadeira na Câmara cabista. Contudo, Lacerda foi nomeado para assumir a recém-criada secretaria de Habitação. Com isso, a vaga na Câmara fica com Rogério Simas (PSL – imagem). Considerado um aliado do prefeito Marcelo Magno (PL), Rogério comandava a secretaria de Administração do município. Com a posse dele na Câmara, o funcionário de carreira Alex Coutinho Canela foi nomeado para ser secretário da pasta. Ufa! Por enquanto, é isso.

REPERCUSSÃO

Em Cabo Frio, foi grande a repercussão do fato do prefeito, José Bonifácio (PDT), não ter sido (até o momento) convidado para a inauguração da Faetec de Tamoios, no segundo distrito, com a presença do governador Cláudio Castro (PL). Se por um lado, há os que acharam uma tremenda gafe do governo do Estado, por outro, muitos acham que Zé não tem nada o que fazer lá, principalmente porque Tamoios está em mau estado, é buraqueira que não acaba mais, falta segurança, iluminação, quando chove é enchente na certa, enfim. E mais, essa inauguração tem grandes chances de virar palanque político e Zé, muito habilmente, já sacou isso, e de repente vai preferir não participar. Outra coisa, o prefeito cabo-friense já está calejado desses eventos, haja vista os últimos, como a inauguração do IML, quando ele foi vaiado e ainda sequer colocaram o nome dele na placa inaugurativa. Esse foi o primeiro constrangimento. O segundo, foi na inauguração do hospital universitário (imagem), onde Zé só não foi vaiado porque o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho, tal como um maestro, levantou o dedo no bico da boca para aquietar os mais “afoitos”. Então, é muito provável haja a turminha da vaia na inauguração. Dito isso, o momento é de secretário de Governo se mexer, chefe de Gabinete idem, e levarem uma boa claque e blindarem o chefe do executivo de passar por situação vexatória. Não só pra ele como também pra quem estiver no evento, porque é constrangedor ver um senhor de 76 anos ser vaiado. Zé pode ter um milhão e meio de defeitos, mas é um homem honrado e vaiar por discordância de ideologia política é um comportamento que não cabe.

ALMOÇO DO PASTEL

Após testar positivo para a COVID-19, a vida movimentada, viciada em trabalho e cheia de ocupações do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), teve que dar uma parada. Nesta quarta-feira (19), na hora do almoço, Fábio mandou uma foto à coluna do que estava comendo e disparou: “quentinha no carro. É assim que estou vivendo”. Uma embalagem bem simples com arroz, frango e purê de batata, vale ressaltar, um nível bem mais popular do que o que é servido nos estabelecimentos de Fábio, convenhamos. Só chamou atenção que o prefeito não colocou nem uma saladinha, nem nada. Poxa, Fábio, olha a imunidade, hein? Nem só de carboidrato pode viver o homem. Melhoras ao prefeito, que deve voltar ao batente nesta quinta (19), caso o teste que ele fará hoje à noite dê negativo.

SAÚDE LGBTQI+

Continuando em São Pedro da Aldeia, a ong Aldeia Diversidade, liderada pela engajada Laisa Jotha, se reuniu com a equipe da secretaria de Saúde para falar sobre o Projeto Saúde LGBTQI+. Participaram da reunião o subsecretário da pasta, Marcelo Almeida Fonseca, a chefe de Gabinete, Sandra Peres, além de diretores e coordenadores de equipamentos da secretaria. Laisa está nessa luta há muito tempo, de conseguir atenção em saúde para esse público específico. Mas parece que agora vai. “Nosso objetivo é levar qualidade de vida para nossa população”, comentou.

REDE SOBRE O MAR

Imagine o carioca, sob um sol escaldante e sensação térmica beirando os 51°C, encarando uma selva de pedra calorenta? Horrível, né? Agora, olhando essas imagens não dá vontade de correr pra esse lugar aí da imagem? Fica na Praia dos Ubás, em Iguaba Grande. Num oferecimento da secretaria de Turismo, a ideia, simples, ainda está em fase experimental, mas o objetivo é colocar em toda orla, onde os quiosqueiros ficarão responsáveis por colocar e retirar as redes. A Praia do Popeye foi a segunda a ganhar os equipamentos, montados nesta quarta-feira (19). O modelo é usado há vários anos em praias do Norte e do Nordeste, deu muito certo e caiu como luva em Iguaba. Segundo o prefeito Vantoil Martins (CID), as redes estão fazendo o maior sucesso e ele se disse surpreso com o tamanho da repercussão. “Estamos fazendo da nossa orla um ponto de encontro das pessoas que querem contemplar a natureza, praticar esportes”, comentou Vantoil, completando que, por conta disso, sites e empresas de turismo já estão fazendo contato, interessados em colocar Iguaba entre os destinos de férias, lazer e descanso. E verdade seja dita: não tem quem não olhe para essa foto e sinta vontade de estar numa redinha dessa, com uma latinha de cerveja estupidamente gelada, olhando para o céu e imaginando como a vida é boa. O vídeo abaixo é um plus de contemplação. Vejam que água clarinha e convidativa:

____________

CORAL É CULTURA

Continuando em Búzios, o Coral Municipal passou a fazer parte da secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico do município. O retorno do coral aconteceu no prédio da Igreja Metodista Central, através de uma reunião entre os responsáveis e o secretário de Cultura, Luiz Romano Lorenzi. Em seguida, teve início o ensaio para a próxima apresentação, que será a Celebração da Páscoa. De acordo com o secretário da Pasta, Luiz Romano, o Coral Municipal terá um repertório variado para a nova temporada. “O coral é cheio de pessoas brilhantes e fazedores de histórias, e já faz parte da cultura do município. Muito feliz com essa decisão. Para essa bela temporada, haverá uma nova surpresa: o coral infanto-juvenil para abrilhantar a cidade”, disse Romano. Também participaram da reunião o maestro Alberto Midon, a maestrina Gleris, o diretor administrativo do coral, Artur e o pastor da Igreja Metodista Central, Marcus Fraga.

PONTO DE VISTA DE ELÓI

O vereador licenciado de Araruama Elói Ramalho (PSD), tão logo leu a coluna Boca Miúda desta terça-feira (18), entrou em contato conosco para dizer não abandonou o Araruama. Ramalho chegou a dizer que, pelo contrário, está, na verdade, “ampliando a capacidade de realização” pela cidade. “Eu, hoje, consigo ajudar o cidadão no Detran, consigo ajudar em uma cirurgia fora daqui. Com apoio do governador, isso tudo vai melhorar”, apontou Elói. Ramalho acrescentou que vai continuar de olho na Câmara, porque confia muito na suplente Valéria Amaral (PSD), e, portanto, discorda dessa teoria, mas fez questão de salientar: “ainda falta muito para a eleição de prefeito. Não estou pensando nisso. Pela nota, dá a entender que estou abandonando a cidade. Nada disso. Estou melhorando minha capacidade de poder atuar em favor da população”. Bom, vamos ver, né? Mas o que corre por aí é que a turma da praça do Blindex está se sentindo meio órfão, em especial, os professores que confiaram no Elói para defender a causa deles.

ESPERANDO PELA ONDA

De qualquer forma, quem torce muito para que ele se distraia com os afazeres do Estado são Chiquinho da Educação (PATRI) e a esposa e prefeita, Lívia Bello (PP). Afinal de contas, Elói estava irritando muito o casal com as denúncias, se posicionando ao lado dos professores. Era o único vereador com coragem de tomar partido da causa. Agora, com a ida dele para uma função estadual, seguramente, o alto clero do governo araruamense respira aliviado. Não é para menos. O que Elói era uma pedra no sapato deles e dos demais vereadores… A coluna ficou sabendo que os edis se sentiam, de certa forma, constrangidos com a liberdade com que Elói estava conduzindo seu mandato. Em muitos ali, dava para perceber que estavam doidinhos para embalar junto com ele, mas não o fizeram por motivos múltiplos, que ficam ao cargo do livre pensamento de cada leitor.

CRIME AMBIENTAL COM ANUÊNCIA DO PREFEITO

O deputado estadual Carlos Minc (PSB) foi às redes sociais para denunciar um crime ambiental cometido pelo prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV). Toda a vegetação de restinga que havia na Praia de Costazul e das Tartarugas foi retirada pelo município, com a justificativa de contenção da criminalidade no local. Borba havia solicitado licença ambiental ao Inea para podar o local, com a condição de manter as características da restinga. E o que ele fez? Entre o Natal e o Ano Novo, o prefeito riostrense decidiu não acatar as determinações do Inea e devastou parte considerável da área de proteção, sendo retirado até mesmo pela raiz, com uso de maquinário pesado, ao invés de manejá-las, conforme a autorização prévia. Segundo Minc, o caso é grave e compromete toda a fauna local, que depende do bioma. O deputado disse já ter enviado um ofício ao Inea e à Prefeitura, cobrando explicações sobre o desmatamento. “Oficiamos o Inea e Prefeitura para que se pronunciem sobre esse crime ambiental. O prefeito está profundamente errado e colocando esse ecossistema em perigo”, disse.

CENTENÁRIO DE BRIZOLA

“Grande influenciador político, defensor da educação e das causas dos mais pobres”, foram algumas das citações usadas para definir o ex-governador Leonel Brizola, durante evento em celebração ao seu centenário. O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), esteve entre as autoridades que participaram do evento promovido pela Prefeitura do Rio, em parceria com a Associação Leonel Brizola e a Produtora Caliban, nesta quarta-feira (19), no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio. “Este é um momento histórico. Brizola é o único político no Brasil que foi governador de dois estados, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. É uma honra rever a história e lembrar da opção de Brizola pela educação, pelas mulheres, pelos negros, pelo provo brasileiro em geral. Brizola é inspirador. Viva Brizola!”, afirmou Ceciliano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui