19/12/2024 — 03:22
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (18)

Serginho descerra placa de pedra fundamental da nova sede da Câmara, já que Magdala Furtado não apareceu; Miguel Alencar fala dos 4 anos como presidente do legislativo e de seu compromisso como vice-prefeito; Região dos Lagos às escuras; Alexandre Martins se reúne com ministros em Brasília; Fábio do Pastel vistoria obras do Rei Pelé; Iguaba é agraciada com o Selo Ouro na Educação; Casa do Autista de Arraial promove evento natalino com as crianças; Lívia de Chiquinho deve continuar no governo; Fabiano Horta testa 1ª viagem com passageiros do protótipo do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio; Franciane Motta fecha ano com "chave de ouro"... E muito mais!

Compartilhe

SERGINHO DESCERRA PLACA DE NOVA SEDE

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (18) começa por Cabo Frio, onde o prefeito eleito, Serginho (PL), apesar de só tomar posse dia 1º de janeiro, foi quem descerrou a placa do lançamento da pedra fundamental da construção da nova sede da Câmara Municipal, ao lado do presidente do legislativo, Miguel Alencar (União), e seu vice-prefeito eleito. Isso porque a atual prefeita, Magdala Furtado (PV), não compareceu ao evento. Além de se acovardar, ela perdeu a oportunidade de constar na história da cidade, com foto oficial e tudo. Por outro lado, Serginho foi recebido calorosamente e participou da cerimônia como se já prefeito fosse, fazendo um discurso que deixou claro o entendimento da importância do novo espaço, mais amplo e garantindo acessibilidade. Compareceram diversas autoridades, além dos vereadores eleitos e os de mandato. Confira outros registros e os discursos das autoridades:

_______________________________

2026 É LOGO ALI

Em entrevista ao Portal RC24h, Serginho praticamente lançou Miguel pré-candidato a deputado federal de seu grupo nas eleições de 2026. E quem achar que isso é “palhaçada”, importante considerar que Serginho foi reeleito deputado estadual com mais de 120 mil votos em 2022 e foi eleito prefeito com 84.314 votos (69,19%). É um dos políticos do Estado do Rio de Janeiro com maior engajamento orgânico nas suas redes sociais. Está vivendo uma verdadeira lua de mel como o público cabo-friense, e a gente sente isso pelos comentários nas redes sociais. Se ele tiver uma gestão assertiva nesse primeiro ano, dando o que o povo quer – melhoria na infraestrutura, saúde e educação -, ele é o cabo eleitoral dos sonhos de qualquer político. Sem deixar de considerar que Miguel tem um grupo muito bom. Tanto é que conseguiu fazer transferência de votos para o pai dele, vereador eleito Milton Alencar (PODE), um verdadeiro milagre. Não dá para subestimar esse projeto de candidatura. E essa notícia em primeira mão deixa claro que o grupo do Serginho já tem candidato a deputado federal, o nome é Miguel Alencar. Só depende do próprio Miguel. E a gente já está sabendo pelos bastidores que Miguel, dado o bom trânsito que ele tem em Brasília, com o governo Lula, com as lideranças do PT (Miguel sempre foi um militante do campo progressista), da boa relação que ele tem com a STF, é bem possível que tome esse desafio com o apoio do Serginho. Então, para aquelas aves de mau agouro, para os adversários que acham que os dois serão picados pela mosca azul da vaidade, podem quebrar a cara e ver a consolidação de um outro grupo político como não se via há muitos anos.

BALANÇO DOS 4 ANOS COMO PRESIDENTE

Miguel Alencar também conversou com a gente após a cerimônia da pedra fundamental. Fez um balanço dos quatro anos como presidente da Câmara, falou de tudo um pouco. Ainda na entrevista, ele reforçou o compromisso com Serginho e garantiu que a tal da mosca azul não tem vez com ele. Confira.

MAGDALA NA MIRA DO MP E DA JUSTIÇA

O MP deu 48h para Magdala normalizar os serviços essenciais em Saúde. A decisão saiu após uma reuniões virtuais com secretários e a prefeita, que também se comprometeu a pagar o 13º salário e a folha de dezembro. Já a justiça, através da 1ª Vara Cível de Cabo Frio, atendeu pedido de ação popular, distribuída após as eleições, por uma moradora que verificou a ausência de informações atualizadas no portal de transparência. Houve a comprovação de que o Portal, logo após as eleições, ficou inoperante, não sendo possível acessar os gastos públicos, tais como as receitas e despesas pagas.

CONCURSADOS EMPOSSADOS

Se por um lado temos um imbróglio enorme com relação aos 80 concursados que ainda não tomaram posse na prefeitura de Cabo Frio, por outro, na Câmara Municipal tudo corre dentro da normalidade. O presidente da Casa, Miguel Alencar empossou, nesta terça-feira (17), os aprovados no Concurso Público do Legislativo. Os novos servidores vão atuar nos cargos de assistente jurídico, contador, técnico legislativo, intérprete de Libras, segurança parlamentar, técnico administrativo, técnico em informática e recepcionista. “Certamente, essa é umas das grandes conquistas da nossa gestão à frente da Câmara Municipal, pois foram 19 anos sem a realização de Concurso Público. Tenho a convicção que estes novos servidores irão contribuir muito para o crescimento do Legislativo”, afirmou Miguel.

TITULARES DA EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E IBASCAF

Voltando a Serginho, ele continua apresentando os nomes que farão parte de seu secretariado a partir de janeiro. Nesta quarta-feira (18), foram anunciados os responsáveis pelas áreas de Educação, Administração e o IBASCAF: Alfredo Gonçalves, Vinícius Corrêa e Sérgio Aureliano, respectivamente. “Cada um deles está preparado para encarar os desafios que temos pela frente. Vamos trabalhar com muita dedicação e esforço para entregar uma cidade muito melhor para todos os cabo-frienses”, disse.

REGIÃO DOS LAGOS ÀS ESCURAS

Bairros das cidades da Região dos Lagos chegaram ao terceiro dia parcialmente “às escuras” após o temporal de segunda-feira (16), gerando caos e revolta. Enquanto moradores do Peró da Bandeira Azul, em Cabo Frio, de Tucuns, em Búzios, protestavam com bloqueios e fogo em vias, a Enel afirmava que “mais de 99% dos clientes já tinham a luz restabelecida” — declaração desacreditada pelos manifestantes. Só no município cabo-friense, além do Peró, sofrem com o transtorno moradores do Centro, Vila do Peró, Caminho do Peró, Reserva do Peró, Jardim Esperança, entre outros, além dos comerciantes da Rua dos Biquínis e do Boulevard Canal. Em Arraial do Cabo, a falta de energia causou a perda de vacinas estocadas, suspendeu atividades no CAPS e paralisou processos administrativos, incluindo pagamentos do 13º salário e concursos públicos. Outras cidades, como São Pedro da Aldeia, também apresentavam áreas parcialmente sem energia, evidenciando a fragilidade do sistema elétrico da região, já alvo de cobranças da Alerj por melhorias nos serviços prestados pela concessionária.

EM BRASÍLIA

O prefeito reeleito de Búzios, Alexandre Martins (REP), esteve em Brasília, tratando de temas como turismo, economia e investimento em esporte. Nesta terça (17), se reuniu com os ministros do Turismo, Celso Sabino, e do Esporte, André Fufuca. Quem acompanhou Alexandre foi a deputada Dani Cunha (União), que tem estreita relação com a península. O objetivo principal foi buscar recursos a serem investidos em projetos que gerem renda e oportunidades de trabalho durante a baixa temporada. “Agradeço aos ministros Celso Sabino e André Fufuca por toda receptividade e diálogo, além da minha amiga deputada Dani Cunha pela parceria de sempre”, disse o prefeito, nas redes sociais. A propósito, Alexandre já está de volta ao batente e nesta quinta-feira (19) tem cerimônia de diplomação dele e de seu vice-prefeito eleito, Leandro da Rasa (REP).

OBRAS NO REI PELÉ

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), após sua diplomação, está mais atento do que nunca, acompanhando diversas obras nos quatro cantos da cidade. É, Pastel, o trabalho não pode parar! Uma das obras que ele visitou nesta terça-feira (17) foi a reforma do Centro Esportivo Rei Pelé, em Campo Redondo, no antigo espaço conhecido como Praça da Juventude. O local está sendo revitalizado pela Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, por meio de uma emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Gutemberg Reis (MDB). Com uma área de aproximadamente 10 mil m², o espaço terá uma estrutura moderna e multifuncional. O projeto inclui pista de atletismo, vestiários, academia popular, salas para administração, dança e lutas, quadra poliesportiva, campo de beach soccer, duas quadras de vôlei de praia e um depósito. Para garantir acessibilidade, o espaço contará com piso tátil e estacionamento adaptado. Pastel já havia iniciado esse projeto duas vezes no passado, mas ele acabou não sendo concluído por questões externas à atual gestão. Agora, finalmente, esse Centro Esportivo tende a ser concluído, beneficiando diversos moradores. Se o prefeito já está assim nesse “modo turbo”, imagine quando estiver no início do seu segundo mandato! É trabalho que não acaba mais!

TÁ NA CONTA

Falando em Fábio do Pastel, ele deu um importante passo nesta terça-feira (17) ao efetuar o depósito integral do décimo terceiro salário dos servidores municipais. Os valores já estão disponíveis nas contas dos servidores nesta quarta (18). O pagamento foi realizado dentro do prazo estipulado.

SELO OURO

A Educação de Iguaba Grande foi agraciada com o Selo Ouro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), nesta terça-feira (17), em reconhecimento aos resultados obtidos na área da alfabetização. O secretário da pasta, Cácio Rodrigues, recebeu a honraria. O evento aconteceu na Fundação Cesgranrio, no Rio de Janeiro, e contou, ainda, com a presença da diretora de Ensino, Flávia Machado, e da Coordenadora de Orientação Pedagógica do Ensino Fundamental I, Aline Braga. Iguaba cumpriu os 20 critérios exigidos, apresentando evidências que comprovam os avanços na área de alfabetização. A conquista do Selo Ouro reflete o trabalho contínuo realizado em todas as escolas municipais.

SOLENIDADE DE FORMATURA

Ainda em Iguaba, a ex-secretária de Assistência Social, Cláudia Souza, participou da solenidade de formatura dos cursos profissionalizantes do Centro de Capacitação Profissional Lahylton Cezar Santana Neves, ao lado da atual chefe da pasta, Ilana Feitosa e do prefeito Vantoil Martins (CID). “É uma honra e uma alegria muito grande poder presenciar os frutos que esse trabalho tão bonito vem dando. O Centro de Capacitação foi uma conquista muito importante não só para a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, mas principalmente para a população em situação de vulnerabilidade, que hoje tem a possibilidade de transformar a sua realidade por meio da capacitação profissional”, afirmou. Vale ressaltar que Cláudia, durante as eleições, foi candidata a vereadora pela cidade, não levou mas conseguiu entrar como suplente pelo partido União Brasil. Além disso, Cláudia fez parte, junto com Vantoil, da criação da Moeda Social Caboclinho, que hoje beneficia diversas famílias.

ORDENAMENTO PARA O RÉVEILLON

Ainda em Iguaba Grande, os secretários de Ordem Pública, Pablo Veras; de Turismo, José Ricardo; de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Pedro Dacenakis; de Defesa Civil, Nilson Bastos; e os coordenadores da Guarda Ambiental, Arruda e Wagner Lourenço, participaram nesta quarta-feira (18) de uma importante reunião estratégica na Capitania dos Portos, em Cabo Frio, para tratar de assuntos relacionados ao ordenamento da orla e à queima de fogos no Réveillon. A Marinha do Brasil, em parceria com os municípios da Região dos Lagos, pretende aprimorar e intensificar a fiscalização náutica, visando garantir maior segurança à coletividade. Também participaram da reunião o capitão Queiroz e os sargentos Mendonça, Santos e Coimbra.

LANCHE NATALINO DA INCLUSÃO

A Casa do Autista de Arraial do Cabo promoveu, nesta terça-feira (17), o primeiro Lanche Natalino para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento contou com a presença do Papai Noel, distribuição de brinquedos e uma sessão de cinoterapia com apoio da Guarda Municipal. A iniciativa celebrou a inclusão e destacou os serviços especializados oferecidos pela Casa, que foi inaugurada em abril atende crianças e adolescentes de 2 a 17 anos.

SERÁ QUE VAI ACEITAR A BOQUINHA?

Já em Araruama, quem deve continuar com uma posição privilegiada na prefeitura é a atual prefeita, Lívia de Chiquinho (PODE). Apesar disso, a família do ex-prefeito Chiquinho da Educação (PODE) frequentemente busca se beneficiar quando o assunto é governar. Não é à toa que eles emplacaram a sucessora, Daniela de Lívia (MDB). Segundo fontes, Daniela teria convidado Lívia para assumir o cargo de secretária de Governo. Será que ela aceitaria? Nesse meio, tudo é possível. Ainda não se sabe ao certo se Lívia aceitou o convite, mas tudo indica que a atual prefeita fará parte do primeiro escalão na gestão de Daniela. Pois é, sai governo, entra governo, e a história parece sempre se repetir. Quem acaba pagando a conta é o povo, diante dos descasos que têm ocorrido ultimamente na cidade. Mas a bem da verdade, é que tudo sinaliza para mais um “governo de Chiquinho e as mulheres de sua família”.

ÔNIBUS HÍBRIDO

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) andou de ônibus pela cidade, mas não foi apenas para passear. Nesta quarta-feira (18), ele testou a primeira viagem com passageiros do protótipo do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio. A encomenda foi realizada pela prefeitura, por meio da secretaria de Tecnologia, ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ. A linha escolhida para as viagens experimentais foi a que liga os hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro. Este é o primeiro modelo a ser colocado em teste. Estiveram presentes durante o teste o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha; o presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez; o presidente da EPT, Celso Haddad; e o professor titular da UFRJ e presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio, Paulo Emílio Valadão Miranda. O deputado federal e prefeito eleito, Washington Quaquá (PT), dará continuidade a esse projeto no próximo ano, começando com o pé direito.

ENCERROU COM “CHAVE DE OURO”

A deputada estadual Franciane Motta (União) participou, nesta quarta-feira (18), da última sessão do Legislativo do ano na Alerj. Durante o biênio 2023-2024, ela foi autora e coautora de mais de 400 projetos de lei, com 39 leis sancionadas em prol da população. Essas leis abrangem áreas como o desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado, com ênfase na implementação de políticas públicas que beneficiam diretamente a vida dos cidadãos. “Chegamos ao final de mais um ano legislativo! Gostaria de agradecer a cada um de meus colegas pela dedicação e pelo trabalho árduo ao longo deste ano. Agradeço também a todos os funcionários da Alerj e do meu gabinete. Sem o empenho e a colaboração de todos, não seria possível realizar o trabalho que aqui desenvolvemos. Que o próximo ano seja de mais conquistas, mais diálogo e mais avanços para o nosso estado”, destacou a deputada. Além de seu trabalho na Casa Legislativa ao longo do ano, ela também esteve envolvida na campanha de seu esposo, o ex-candidato a prefeito Paulo Melo (MDB). Foi um ano de muita correria, mas que se encerra com “chave de ouro”.

DÉFICIT DE R$ 14,6 BI

A Alerj aprovou, em redação final, nesta quarta-feira (18), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 – Projeto de Lei 4.199/24 e a proposta de revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024/2027 – Projeto de Lei 4.198/24, ambos de autoria do Poder Executivo. A previsão é de déficit de R$ 14,6 bilhões, com receita líquida estimada de R$ 107,52 bilhões e despesas previstas em R$ 122,18 bilhões. Os textos seguem para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-los ou vetá-los.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo