CONCURSO NO CABO
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (17) começa por Arraial do Cabo. O prefeito, Marcelo Magno (PL), anunciou nas redes sociais, ao lado da secretária de Administração, Carol Fraser, a publicação de mais um edital do concurso público municipal. As vagas contemplam as áreas de Meio Ambiente, Obras, Desenvolvimento Social, Posturas, Fazenda/Tributos, Saúde, Turismo e Defesa Civil. As inscrições estarão abertas de 7 de janeiro a 9 de fevereiro, por meio do site oficial do município. As provas estão previstas para o dia 15 de março, para cargos de nível superior, e 22 de março, para o ensino médio. O novo edital integra o processo de fortalecimento do quadro efetivo da administração municipal.
OBRAS NA EDUCAÇÃO
Falando em Marcelo, esteve em campo para vistoriar três importantes obras voltadas à área da Educação no município acompanhado do seu vice, Diego Silveira (MDB), e do secretário da pasta, Bernardo Alcântara. Entre os trabalhos visitados estão a reforma da Praça e da Escola Adolfo Beranger Júnior, com foco na valorização dos espaços públicos e na melhoria das condições para a comunidade escolar; a construção da Escola de Apoio, localizada no estádio, que vai abrigar temporariamente alunos durante reformas em outras unidades, assegurando a continuidade das aulas; e a obra do novo prédio do Jardim de Infância Emília Correia de Macedo, que contará com estrutura moderna, acessibilidade e previsão de berçário, ampliando o atendimento à educação infantil. Segundo o prefeito, as intervenções fazem parte de um conjunto de ações estruturantes para garantir mais conforto, acessibilidade e qualidade no ensino. Marcelo adiantou ainda que, em breve, o município deve anunciar o início de novas obras em diferentes áreas da cidade.

RETOMADA DO PORTO DO FORNO
O deputado federal Gutemberg Reis (MDB) avançou nas tratativas para a reabertura do Porto do Forno, em Arraial do Cabo. Em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o parlamentar discutiu os ajustes finais para viabilizar a retomada das atividades no terminal, considerado estratégico para a Região dos Lagos. Acompanhado do assessor Mazinho Neto, Gutemberg destacou que a reativação do porto pode impulsionar a geração de empregos, renda e o turismo, além de ampliar as oportunidades logísticas para o município e cidades vizinhas. Segundo ele, o diálogo com o governo federal tem sido decisivo para assegurar segurança jurídica e avanço do projeto com foco no desenvolvimento regional.
CABELINHO NA RÉGUA, 13º E PONTO FACULTATIVO
Após dar um “trato no visual”, com o cabelinho na régua, o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL) apareceu todo descontraído em vídeo nesta quarta-feira (17) para comentar o clima do dia. Bem-humorado, falou sobre os jogos do Flamengo e do Vasco, desejou bom jogo aos torcedores e pediu comportamento depois da partida. Aproveitou para reforçar uma notícia aguardada pelos servidores municipais: o salário e o 13º já estão na conta. No mesmo tom leve, o prefeito, Tricolor de coração, ainda confirmou o ponto facultativo a partir das 12h, em razão da final da Copa Intercontinental, dizendo que o dia estava “aprovado” para todo mundo. E disse que não iria secar o rubro-negro… Será?
PÉ FRIO INTERNACIONAL?
O ex-vereador Léo Mendes (ou será sósia?) marcou presença no Catar para acompanhar de perto a final da Copa Intercontinental, entre Flamengo e PSG. A viagem, digna de agenda internacional, terminou com gosto amargo para os rubro-negros: o Flamengo acabou derrotado na decisão. Nos bastidores, não faltaram brincadeiras sobre a presença do ex-parlamentar no estádio. Entre risos e provocações, a pergunta que circulou foi inevitável: Léo Mendes levou azar ao Mengão ou foi apenas coincidência? Em seu Instagram, Leo confirmou que estava naquele país, junto da irmã, que é comissária de bordo e mora em Abu Dabi. “Mas não sou pé frio”, disse. Cabe lembrar que ele se envolveu num escândalo recente envolvendo suposta orgia com travesti, ocasião em que veio a público esclarecer que não era ele. Já nesse episódio no Catar, disse que era ele, sim.

AGRADECIMENTO DOS TAXISTAS
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Cabo Frio, Josemário Moreira, o Baiano, agradeceu à Prefeitura pelo pagamento das corridas realizadas no Terminal de Ônibus de Turismo (TOT). Segundo ele, os valores já começaram a ser creditados, conforme o cronograma por lotes. Baiano destacou que a medida, inédita no município, valoriza a categoria e garante a remuneração do transporte de turistas.


GIRO PELO LITORAL
O último fim de semana foi de agenda descontraída, mas politicamente observada, em Cabo Frio, segundo circulou nas redes sociais. O casal de ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho estiveram na cidade e circularam por alguns dos principais cartões-postais do município. Rosinha registrou o momento nas redes sociais, ao publicar fotos do casal na Praia do Forte e nas Dunas, acompanhadas da legenda: “por aí com o amor da minha vida”. A presença do casal não passou despercebida e alimentou comentários nos bastidores políticos da Região dos Lagos.

TURISMO EM FOCO
O programa “Renata Cristiane Online”, da rádio RCFM 88,7, recebeu nesta quarta-feira (17) os secretários de Turismo de Cabo Frio, Davi Barcelos, e de Búzios, Thomas Weber, para tratar da alta temporada, Réveillon e temas estratégicos do turismo regional. Davi confirmou a programação da virada em Cabo Frio, com show do Sorriso Maroto, atração local de abertura e 15 minutos de queima de fogos na Praia do Forte, “seguindo todos os protocolos de segurança”. Já Weber demonstrou otimismo com o verão em Búzios e voltou a defender o debate sobre a Taxa de Turismo Sustentável, explicando que a proposta foi baseada em estudos técnicos, mas acabou recuada após repercussão negativa. Segundo ele, a discussão sobre turismo sustentável segue necessária.


SEGURANÇA PÚBLICA INTEGRADA
Em Iguaba Grande, o prefeito Fabinho Costa (CID) inaugurou, nesta quarta (17), o Posto Integrado de Segurança Pública no bairro Vila Nova. A nova unidade, moderna e estrategicamente localizada, amplia a presença das forças de segurança e reforça as ações de prevenção e combate à criminalidade no município. O equipamento integra o pacote de investimentos da gestão municipal na área de segurança pública, com foco em infraestrutura, tecnologia e valorização dos profissionais. “A proposta é aproximar ainda mais o poder público da população, oferecendo um atendimento mais eficiente, integrado e preventivo. Investir em segurança é proteger vidas, cuidar das famílias e garantir mais tranquilidade para quem vive e trabalha aqui”, destacou Fabinho. O secretário de Ordem Pública, Alexandre Ramos, também ressaltou os benefícios da iniciativa. “A nova unidade permitirá ações mais rápidas e integradas, fortalecendo o patrulhamento e a prevenção. É um avanço importante para melhorar a resposta às ocorrências e ampliar a presença das forças de segurança nos bairros”, declarou.

RESIDÊNCIA INCLUSIVA
Ainda sobre Iguaba, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, inaugura no município a primeira Residência Inclusiva que irá atender aos assistidos do Abrigo Centro de Atendimento Integrado Protógenes Guimarães, nesta quinta-feira (18). Esta é a primeira das duas unidades do programa que serão abertas no município. Cada casa abrigará oito homens, totalizando 16, e garantirá um espaço mais humanizado e alinhado às diretrizes de cuidado em ambiente familiar do Sistema Único de Assistência Social.

133 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
São Pedro da Aldeia celebrou, nesta quarta (17), 133 anos de emancipação político-administrativa, relembrando uma trajetória marcada por mudanças históricas e pela resistência de sua população. O município, que teve origem como Aldêa de Sam Pedro do Cabo Frio e passou pelo período imperial como freguesia, conquistou status de cidade em 1890, com o nome de Sapiatiba, extinto dois anos depois. A perda da autonomia, no entanto, não foi aceita pela população. A mobilização popular garantiu a restauração do município em 17 de dezembro de 1892, por meio da Lei nº 35, que devolveu a emancipação e oficializou o nome São Pedro da Aldeia, preservado até os dias atuais. O prefeito Fábio do Pastel (PL) destacou a importância da data como símbolo de identidade, luta e pertencimento.


FORMAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
A cerimônia de formatura da Formação dos CRAS de Araruama reuniu, nesta quarta (17), 498 formandos no Centro de Convenções e contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Política Social, Verônica Januário (Novo). A iniciativa contemplou 12 oficinas realizadas nos seis CRAS do município, incluindo a unidade de Morro Grande, inaugurada neste ano. O programa tem como foco a qualificação e o fortalecimento da autonomia das famílias, promovendo geração de renda, segurança e dignidade. Durante o evento, Verônica destacou a importância do momento e o esforço dos alunos ao longo do processo de formação. “Estou muito feliz por esses quase 500 formandos que passaram meses se dedicando. Cada certificado entregue hoje representa uma oportunidade concreta de mudança, com mais independência, dignidade e realização”, afirmou.

INVESTIMENTO DE R$ 21 MILHÕES
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá assinou nesta terça (16) um protocolo de intenções para viabilizar a implantação de um sistema de teleféricos na região do Farol de Ponta Negra. O projeto, com investimento estimado em R$ 21 milhões, será realizado com recursos privados e tem como objetivo fortalecer o turismo e impulsionar a economia local. A expectativa é a geração de cerca de 40 empregos diretos e mais de 100 indiretos, além de ampliar a movimentação econômica e a arrecadação de tributos associada à atividade turística. As obras devem ter início entre 60 e 90 dias, após a obtenção das licenças necessárias, com prazo estimado de 18 a 24 meses para execução e previsão de funcionamento até 2027.

MOBILIZAÇÃO CONTINUA
Petroleiros do Norte Fluminense mantiveram a greve iniciada no começo da semana e voltaram a se mobilizar na manhã desta quarta-feira (17), em Macaé, com ato em frente ao Portão de Cabiúnas, área estratégica da Petrobrás. A paralisação segue com forte adesão da categoria. O movimento cobra avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho e critica a falta de uma proposta considerada satisfatória pela atual gestão da empresa. Segundo o Sindipetro Norte Fluminense, a greve tem como eixos a defesa de um ACT robusto, o fim dos equacionamentos da Petros e o reconhecimento da pauta Brasil Soberano. A categoria afirma que seguirá mobilizada até a apresentação de uma contraproposta concreta.

IMPULSO NO MERCADO OFFSHORE
O mercado offshore ganhou um novo impulso em Rio das Ostras com o lançamento de um projeto piloto voltado à qualificação profissional e à inserção direta de trabalhadores em vagas do setor de petróleo e gás. A iniciativa nasce com foco na formação de pilotos de ROV (sigla em inglês para veículos operados remotamente), função estratégica e hoje carente de mão de obra especializada nas operações em alto-mar. O projeto é resultado de uma parceria entre o município e a empresa Oceânica e foi apresentado no Centro de Qualificação da Zona Especial de Negócios, a ZEN. A proposta é aproximar empresas instaladas no polo industrial de profissionais locais, criando um fluxo contínuo de capacitação alinhada às demandas reais do mercado offshore. Pelo menos 15 empresas já sinalizaram interesse em integrar a iniciativa.





