back to top
sábado, setembro 7, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (17)

Um ano da morte de Zé Bonifácio e do início do governo Magdala Furtado; Alexandre Martins corre pra desmentir fake News; Manobra em Araruama continua rendendo resenhas e memes; Fábio do Pastel ligado no 440; Convenção do PSDB/CID em Iguaba Grande tem data marcada; PF em Arraial do Cabo; Fabiano Horta retoma tradição religiosa na cidade; Pré-candidato de Saquarema alfineta governo Manoela Peres... E muito mais!

HOMENAGENS A ZÉ, FALTOU UMA

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (17) começa por Cabo Frio, que há um ano perdeu o então prefeito José Bonifácio (PDT). Políticos como Janio Mendes (PDT), Miguel Alencar (União), Davi Souza (PP) e o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) se manifestaram nas redes sociais sempre o lembrando como referência e o legado que ele deixou. Até o deputado Dr Serginho (PL), que é pré-candidato a prefeito e à época era adversário de Zé, fez uma homenagem lembrando que o Centro Tecnológico de Campos Novos, articulado pelo parlamentar, levará o nome do prefeito José Bonifácio. A única que não havia postada nada, nadinha, até as 18h20, foi a prefeita Magdala Furtado (PV), que completa um ano de governo nesta quinta-feira (18). O fato causou estranheza na classe política durante todo o dia. Tudo bem que o PDT fez ela passar o pão que o diabo amassou, mas hoje ela está de braço dado com Janio Mendes pra cima e pra baixo. No entanto, por volta das 18h20, ela fez uma postagem, coincidentemente meia-hora após uma nota divulgada no instagram do RC24h Política, que dizia dessa situação de silêncio. No texto, Magdala afirma que Zé era um mentor para muitos e que “sua ausência deixou um legado inspirador”. “Ao longo deste ano, pude compreender ainda mais a árdua e gratificante tarefa de administrar uma cidade. Então tá.

EM TAMOIOS

Falando em Magdala, nesta terça-feira (16) ela esteve no segundo distrito, no Samburá, ouvindo demandas de moradores. Estava acompanhada do vereador Oséias de Tamoios (PV), que este ano vai tentar uma recondução ao cargo. À tarde, a equipe de Magdala reuniu coordenadores dos bairros para saber das reivindicações.

PRÉ-PROGRAMA DE GOVERNO

O pré-candidato a prefeito pela REDE, Rafael Peçanha, anunciou um evento para apresentar o pré-programa de governo “Se Cabo Frio fosse nossa” à população. Será nesta quinta-feira (18). A apresentação oferecerá, segundo Peçanha, uma visão detalhada das propostas que visam transformar Cabo Frio em uma cidade mais justa, próspera e sustentável, através do projeto feito por 35 coordenadores e coordenadoras de 18 áreas de governança, ouvindo a população em caminhadas e reuniões técnicas pelos bairros do município. O encontro acontece a partir das 18h50, no Diretório Municipal da Federação PSOL e REDE, que fica na Rua Vera Lúcia Berginato, no Jardim Excelsior. “Pra frente é que se anda, e, com bom planejamento, podemos juntos fazer de Cabo Frio uma cidade realmente nossa!”, disse o pré-candidato.

CONVENÇÃO DO MDB

O ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, divulgou em sua rede social que o MDB fará sua convenção dia 2 de agosto, para a escolha dos candidatos a prefeito e vereadores. Será no Clube Progresso, no Jardim Olinda, às 19h. Marquinho está confiante e seguro de que a justiça o tornará apto a concorrer em outubro, mesmo com contas reprovadas e processo por abuso de poder econômico em seu último mandato.

CONVENÇÃO PP

Ainda sobre convenção, o Progressistas de Cabo Frio também já marcou data e local: será no próximo sábado (20), às 8h30, na Associação Atlética Cabofriense, no Centro. A informação foi dada pelo presidente da executiva, Alcimar Pontes, na foto com o vereador Davi Souza, que pela primeira vez vai concorrer a cargo político pelo PP após dez anos de PDT.

OLHA AS FAKE NEWS AÍ, GENTE

Em Búzios, a oposição tá buscando a qualquer custo elementos que possam desgastar o governo Alexandre Martins (REP). E o prefeito que se vire pra desmentir as fake news. Hoje em dia não tem condição de “deixar pra lá, porque as pessoas realmente acreditam. Então, há que vir a público e se posicionar urgentemente. Inclusive, nesta quarta (17), teve um vídeo do coordenador do almoxarifado da secretaria de Educação, Rafael Fernandes, mostrando que tem material nas escolas. O chefe do executivo também foi ao local conferir, e no fim não havia fundamento na denúncia do vereador Raphael Braga (PRD). E teve outra nesta mesma quarta-feira (17), sobre um descarte irregular de medicamentos em Baía Formosa. É provável que Alexandre vai ter que lidar com isso até o final. Complicado isso, muito ruim a política de Búzios ficar nesse nível, né? Isso só revela que as eleições na península vão ser bem barra pesada, jogo sujo, preparem o estômago.

TRÊS BICUDOS NÃO SE BEIJAM

E já que a gente está falando de eleição em Búzios, uma análise. Três vaidosos na disputa. Alexandre Martins (REP), Leandro de Búzios (SDD) e Rafael Aguiar (PL). Figuras extremamente vaidosas, cada qual encontra um sentido para manter a sua candidatura. Fato é que, se Alexandre e Leandro tivessem se unido quando o prefeito retomou o cargo, em abril, talvez sua reeleição estivesse mais assegurada. Por outro lado, Rafael disse que a conversa com a Leandro tem sido muito boa… E se os dois resolverem unir forças? Nesse caso, as chances de Alexandre ser derrotado crescem. O que se percebe é que Leandro – o fiel da balança – não está se sentindo valorizado nem por um grupo, nem por outro, e por isso mesmo, talvez, lance sua candidatura como terceira via. Se isso acontecer pode favorecer Alexandre. Mas do jeito que todos estão unidos para derrubar a aprovação de governo dele, tudo pode mudar a qualquer momento na península mais eletrizante da política brasileira.

VENDIDA ÀS CUSTAS DO DINHEIRO PÚBLICO?

Em Araruama, a população ainda comenta sobre a empresária Verônica Januário (Novo), que se aliou ao ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) como vice na pré-candidatura a prefeita de Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB). Essa manobra fez as resenhas políticas de multiplicarem. Vale relembrar que a empresária que tanto criticava Chiquinho, agora troca olhares de carinho daqueles de Hollywood. Pegou bem mal também para médico Dr. Marcelo Amaral, que passou pão que o diabo amassou com marido da prefeita, e por isso, a junção gerou tantas críticas. Nada é de graça nessa vida, dizia vovó. Ganha-se dois milhões de motivos para se sorrir e trocar olhares afetuosos, mas não sem sair com as mãos sujas. Muita conversa pelas ruas e redes sociais falando em “se venderam (ou compraram) às custas do dinheiro público. O que será que significa?” Talvez por isso, o pré-candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC) declarou que essa união é repugnante. Alguns setores da sociedade araruamense parecem incomodados. As redes sociais foram varridas por memes e vídeos criticando. A verdade é que Verônica e Marcelo cuspiram tanto para o alto e agora caiu na testa de ambos. Sem falar que a turma diz que Verônica, no passado, antes de entrar na política, também criticava Marcelo, e agora estão juntinhos nessa guinada de 360º. Algumas fotos geram constrangimento. Mas fica a dica, quando for casar “desinteressadamente” escolha alguém que te olhe nos olhos como Marcelo olhou para Chiquinho, e como Verônica olhou para Lívia de Chiquinho (REP). Ah, o amor…

________________

SOOU ARROGANTE

E por falar em Sérgio Ribeiro, ele anda meio indignado depois que viu um vídeo nas redes sociais da vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), sobre as eleições na cidade, que dá a entender que só existem duas opções: a turma do Chiquinho do Atacadão, ou o grupo dela, que inclui a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL). Sérgio pontuou que não era para desconsiderar a pré-candidatura dele e de Rejane Silva (PMB). Ele tocou na ferida e, pelo jeito, Sérgio não vai seguir o exemplo de Verônica Januário. Deve manter sua candidatura até o fim. Será? Só tempo dirá.

PASTEL EM 440v

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), anda mais ligado do que nunca, 440 volts, velocidade constante e sem tirar o pé do acelerador. Nesta terça (16), começou com uma visita ao vereador Chiquinho de Dona Chica (PP) e depois foi conferir um projeto para crianças e adolescentes que atraiu uma multidão de quase 200 alunos. O almoço, claro, foi no Balneário, onde a refeição se misturou com política e sobremesas de discursos. Logo depois, fez uma visita às obras de reforma da Escola Paineira. Finalizando o roteiro, se encontrou com pré-candidato no bairro Morro dos Milagres. Pastel anda caminhando, focando na sua pré-campanha, ouvindo a população, alinhando suas estratégias e analisando os projetos que poderão surgir depois das eleições de outubro. Tá mais “on” do que nunca!

FEDERAÇÃO PSDB/CIDADANIA

Em Iguaba Grande, já está marcada a convenção do Cidadania, partido do prefeito Vantoil Martins e de seu herdeiro político, Fabinho Costa, cujo nome será confirmado para a candidatura à chefia do executivo durante o evento. Será no dia 27 de julho, às 18h, no Espaço Arena Sport 7, centro da cidade. Na ocasião também serão anunciados os candidatos a vereador da coligação formada pela federação PSDB/Cidadania.

PF NO CABO

Em Arraial do Cabo, sabem como é. Viatura da Polícia Federal nas ruas já faz o cabista tremer na base, porque normalmente, trata-se de B.O. político. Desta feita não foi o caso. A operação Atcheza, para enfrentamento de crimes ambientais, foi iniciada nesta terça (16), em colaboração com o ICMBio. Durante a ação, foram encontrados e apreendidos 1200 metros de redes de pesca clandestina escondidas em uma embarcação abandonada na Praia dos Anjos. As redes eram utilizadas durante a noite para evitar possíveis fiscalizações, o que contraria a legislação ambiental que proíbe esse tipo de utensílio de pesca dentro da Resex. O nome “Atcheza” foi escolhido fazendo referência à prática dos pescadores locais de puxar a corda das redes. Confira aqui.

TRADIÇÃO RELIGIOSA DE VOLTA

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) se uniu ao secretário de Assuntos Religiosos, Jessé Miranda, e ao padre Wellington para anunciar uma novidade. Nesta quarta-feira (17), foi revelado o retorno da festa de Nossa Senhora do Amparo, celebrada em 15 de agosto. Com a proposta de resgatar uma tradição cultural e religiosa, a programação incluirá shows e uma missa campal, transformando a praça municipal em palco de fervor religioso e apresentações artísticas. Segundo Horta, essa iniciativa não só fortalecerá os laços comunitários em direção aos valores divinos, mas também funcionará como um reforço histórico do papel do catolicismo na identidade maricaense.

ALFINETOU DE VEZ

E quem está de olho é o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, Romulo Gomes (Novo), sobre a falta de segurança pública em Saquarema. Ele aproveita para alfinetar o governo atual da prefeita Manoela Peres (PL), falando que a cidade enfrenta um aumento nos índices de violência nos últimos meses, com registros de assassinatos, tiroteios, violência doméstica, furtos e assaltos, o que gera apreensão entre moradores. Gomes afirmou que a cidade precisa expandir o sistema de câmeras de monitoramento. Vale ressaltar que Rômulo tem estado afastado de Manoela ultimamente, desde que ele abriu uma ação judicial por improbidade administrativa relacionada às denúncias do programa “Conexão do Futuro”. No entanto, suas iniciativas não surtiram o efeito esperado. O feitiço virou contra o feiticeiro. Parece que ele não superou esses desafios e isolamentos. Como se diz no Arraial, é na volta do anzol que a gente sabe. Rômulo continua expressando todo seu descontentamento pessoal faltando menos de três meses para as eleições.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo