“NÃO CONHEÇO E NÃO TENHO QUALQUER RELAÇÃO COM OS CITADOS”
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (16) começa por Cabo Frio, onde uma operação da PF, a “Teatro Invisível”, teve como um dos alvos o prefeito, Dr Serginho (PL), além de outras autoridades no Estado. A investigação aponta que empresas ligadas ao gestor público estariam entre as que firmaram contratos considerados irregulares com o poder público. Segundo a PF, parte dessas verbas teria sido utilizada para bancar encenações teatrais em locais públicos, com o objetivo de influenciar o eleitorado durante o pleito municipal de 2024. O fato repercutiu desde as primeiras horas da manhã e não se falava noutra coisa na Região dos Lagos. No momento da operação, Serginho não estava em casa, apenas a esposa e primeira-dama, Aline Rabelo, e uma das filhas. Levaram uma arma de fogo – com porte registrado desde 2008 -, celular, um conjunto de colar e brincos que Serginho havia presenteado à esposa quando ela terminou o tratamento do segundo câncer, e alguns papéis. Mas o prefeito foi pra jogo e afirmou, categoricamente, que não tem qualquer envolvimento no caso, cujas investigações tiveram início ano passado, quando a cidade era administrada pela prefeita Magdala Furtado. Serginho fez um primeiro pronunciamento em suas redes sociais: “Nada de irregular foi encontrado em minha casa. Reafirmo que não conheço e não tenho qualquer relação com as pessoas ou empresas mencionadas. Trata-se de um equívoco da Justiça, e irei demonstrar com total transparência minha inocência”, disse. Em seguida, ele realizou uma entrevista coletiva na Prefeitura (nota abaixo).
“NÃO ACREDITO EM CONSPIRAÇÃO POLÍTICA”
Na coletiva de imprensa, Serginho – que estava acompanhado do vice-prefeito, Miguel Alencar (União), do secretário de Comunicação, Paulo Becker, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Vaguinho (PL) – reafirmou que houve um equívoco. Ele contou que, em que pese a presunção de inocência antes de processo transitado em julgado, como é no direito brasileiro, vai fazer o caminho contrário e comprovar que o que ele falou é verdade, ou seja, teve erro na investigação e que ele não possui ligação alguma com os citados. Por outro lado, afirmou que não acredita em conspiração política. Após o pronunciamento, ele respondeu às perguntas da imprensa. Confira a coletiva na íntegra, no vídeo acima.
EX-PREFEITO DE IGUABA COMENTA OPERAÇÃO DA PF
Continuando a falar do “Teatro Invisível”, da PF, teve quem achou que houve excesso na operação. O ex-prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), comentou que ficou muito surpreso com a operação da PF, “Teatro Invisível”, em especial, na cidade de Cabo Frio. Disse que considerou um excesso e que não entendeu, até agora, os motivos da operação. “Dr Serginho vem fazendo um grande trabalho e eu tenho certeza que em nada vai abalar a confiança do morador cabo-friense. Eu sou solidário a este grande gestor porque eu o conheço, sei da sua índole, sei também da sua capacidade administrativa. Tenho a mais convicta certeza de que ele vai colocar Cabo Frio na posição que o município merece, que é de voltar a ser a capital da Região dos Lagos. Serginho tem muita credibilidade para continuar de cabeça erguida e fazer tudo que ele vem fazendo pela cidade”.
PROTESTO NA PREFEITURA
E para quem achava que o dia ia ficar mais manso depois do caos da operação da PF, ledo engano. Logo que Serginho terminou a coletiva de imprensa, representantes do Movimento de Mulheres Olga Benário em Cabo Frio, já faziam protesto na porta da Prefeitura, contra o despejo do imóvel onde hoje funciona a Casa de Referência e Ocupação de Mulheres da Região dos Lagos, Inês Etienne Romeu. A casa fica no centro da cidade, no Itajuru. O Portal RC24h conversou com uma das representantes do Movimento, a produtora cultural Pétala Cormann. Segundo ela, enquanto o prefeito não atender o grupo para dialogar, o protesto vai continuar. Uma parte do grupo está dentro do prédio, na recepção. O local, ocupado desde 2023, quando estava abandonado, serve como espaço de acolhimento e apoio, oferecendo atendimento psicológico, jurídico e social a mulheres em situação de vulnerabilidade. O Movimento reclama da falta de diálogo junto ao governo municipal e disse que não vai desistir, mesmo na iminência de despejo do imóvel. “A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer”, gritavam as manifestantes.

PLANO MUNICIPAL DA ECONOMIA AZUL
A Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul de Cabo Frio realizou, nesta terça (15), uma reunião pública para discutir a governança, a política e o plano municipal da economia azul. O encontro foi no auditório da UVA. Na ocasião, foram debatidos temas como resiliência socioeconômica e climática, atração de investimentos, parcerias estratégicas e as principais diretrizes da economia azul. A sociedade civil cabo-friense e representantes de diversas instituições estiveram presentes, contribuindo com sugestões e ideias sobre o tema. O secretário da pasta, Matheus Mônica, destacou a importância da iniciativa. “Essa reunião pública foi um sucesso e a participação popular foi muito boa. Mas precisamos de ainda mais envolvimento da sociedade civil para que essa política seja construída em benefício de toda a população. Falar de economia azul hoje em Cabo Frio é desenvolver, de forma sustentável, as vocações históricas do município”, afirmou. Cidadãos que desejarem enviar sugestões sobre o tema podem encaminhar contribuições para o e-mail: economiaazul@cabofrio.rj.gov.br .

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), confirmou a instalação de uma unidade do Supermarket na cidade, após reunião com a empresa em seu gabinete, nesta quarta-feira (16). A batida do martelo se deu um mês após um encontro de representantes da rede de supermercados com o vice-prefeito, Diego Silveira (MDB). Serão gerados mais de 250 empregos diretos, aquecendo a economia local. Além de entregar grandes obras, Marcelo também mira no desenvolvimento econômico fora da máquina municipal, gerando renda, através de grandes parceiros.

VISITA ESPECIAL
Ainda no Cabo, o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, recebeu o atleta mirim, Theo Almeida, um verdadeiro fenômeno do jiu-jitsu, juntamente com a Equipe ACJJ – Arraial do Cabo Jiu-Jitsu, em parceria com o Instituto Motivação. Essa galera esteve no último final de semana disputando o Warzone, em Saquarema, e a Etapa Hélio Gracie da FJJ Rio. “E o saldo foi super positivo! Ao todo foram 8 medalhas e 5 cinturões. Parabéns aos alunos e professores que levam o nome da nossa cidade onde passam e fazem do esporte um estilo de vida. As portas estão sempre abertas, vocês são verdadeiros campeões!” comentou Bernardo.

RODA DE CONVERSA SOBRE TEA
A Câmara Municipal de Arraial do Cabo foi palco de uma importante Roda de Conversa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi marcado por momentos de troca de experiências, escuta ativa e reflexões sobre os desafios e avanços na inclusão de pessoas autistas na sociedade. O presidente da Câmara, Dieguinho (PL), fez a abertura oficial e convidou a secretária adjunta de Educação, Ingrid Silveira, mãe atípica, para conduzir o encontro. Também participaram o secretário municipal de Educação, Bernardo Alcântara, os vereadores Professor Tayron (PL), Galego (PL), Rogério Simas (PL) e Arthur Miranda (MDB), além de servidores, terapeutas e educadores.

PÁSCOA SOLIDÁRIA
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), apareceu, nesta quarta-feira (16), para contar que o projeto “Anjos da Guarda”, que reúne moradores e voluntários para arrecadar caixas de bombom na época da Páscoa, está mais do que garantido. Ao lado do vice-prefeito, Marciley Lessa (PL), contou que conseguiram o suficiente para distribuir a todos os alunos da rede pública municipal. A ação superou todas as expectativas ao arrecadar mais de 4 mil caixas de bombom. E, para não deixar dúvidas sobre o comprometimento, Fabinho resolveu doar o salário do mês para comprar mais bombons: “Ver o sorriso de uma criança não tem preço. Essa é uma forma de agradecer à população por ter abraçado a campanha e de garantir que nenhuma criança da rede municipal fique sem esse gesto de carinho”.

CIDADE MAIS AMADA DO RIO
Búzios comemora mais uma conquista marcante ao ser eleita, pelo segundo ano consecutivo, a “Cidade Turística Mais Amada do Rio”, pela revista VEJA Rio. A cerimônia de estreia foi realizada nesta terça-feira (15), no Hotel Fairmont, em Copacabana, apresentada pela editora-chefe Fernanda Thedim e pelo colunista Bruno Chateaubriand, reunindo os nomes das maiores empresas e destinos do estado em 50 categorias — com mais de 10 mil votos populares. A subsecretária de Turismo, Patrícia Chaves, recebeu o prêmio em nome da cidade. Também estiveram presentes na cerimônia o Subsecretário de Comunicação, Ricardo Valdivia, o Coordenador Geferson Rodrigues e o Subcoordenador Jonathan Marques. Búzios conquistou o 1º lugar com 32,6% dos votos, à frente de Angra dos Reis, que ficou em 2º lugar com 13,2%, e Petrópolis, em 3º, com 11,3%. Além do reconhecimento da VEJA Rio, Búzios também foi destaque no Krooze Awards, ficando entre as três cidades brasileiras mais bem avaliadas na categoria “Melhores Escalas da Temporada Brasileira”, reforçando sua reputação no turismo de cruzeiros.

SOB NOVA DIREÇÃO
Continuando em Búzios, o advogado Márcio José assumiu, nesta terça (15), a coordenação do Procon municipal. O convite foi feito pelo prefeito Alexandre Martins (REP), que destacou a trajetória jurídica e o compromisso público do novo responsável pelo órgão de defesa do consumidor. Com mais de 30 anos de experiência na advocacia, Márcio já foi procurador do município entre 2009 e 2012. Durante esse período, foi o responsável por iniciar a estruturação do Procon em Búzios, quando o órgão ainda não existia oficialmente no município. “Na época, participei de um curso intensivo no Procon de Campos, considerado referência no Estado, e começamos a desenvolver esse trabalho aqui, ainda dentro da Procuradoria”, relembrou. O advogado também presidiu a 61ª Subseção da OAB em Búzios por dois mandatos consecutivos. Agora, retorna ao serviço público à frente de um dos órgãos mais procurados pela população. “O desafio é grande, mas gratificante. Já vínhamos atuando nesse campo há anos e vamos seguir com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores e também orientar os empresários, buscando sempre o diálogo e a conciliação”, afirmou.

REUNIÃO COM A CULTURA
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (15), a secretária municipal de Cultura, Paula Melo. O encontro teve como objetivo alinhar demandas relacionadas à área cultural do município. Quem também esteve presente foi o professor de teatro, Leonardo Gall. Durante a reunião, Daniela discutiu o andamento da Política Nacional Aldir Blanc, que se encontra em fase final de tramitação para posterior publicação. A pauta também incluiu medidas voltadas à organização das ações culturais desenvolvidas na cidade. A prefeita quer, definitivamente, colocar a Cultura da cidade de volta aos trilhos.

CONTRA AUMENTO SALARIAL
Uma Ação Popular foi protocolada no último domingo (13) na 2ª Vara da Comarca de Saquarema para contestar o aumento salarial da prefeita, Lucimar Vidal (PL), da vice-prefeita, Dr. Raquel (União) e dos secretários municipais, definido pela Lei Municipal nº 2.629/2024. O autor é Hélio Eduardo de Paiva Araújo, advogado residente em Minas Gerais. A ação alega que o reajuste, aprovado em setembro de 2024, no então governo de Manoela Peres (PL) contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal por ter sido concedido nos 180 dias anteriores ao fim do mandato, o que é proibido por lei. Também aponta a ausência de documentos obrigatórios, como estimativas de impacto financeiro e declaração de compatibilidade com o orçamento municipal. O processo menciona que o PL foi aprovado em quatro dias, sem tempo para análise técnica ou debate público. O autor solicita a suspensão da lei, a devolução dos valores pagos e inclui como réus todos os beneficiários diretos, além dos secretários e vereadores, ao lado do próprio município. A ação se baseia em jurisprudência do STF, STJ e tribunais estaduais. O processo está em fase inicial, e a Prefeitura e os demais citados ainda não apresentaram defesa. O MP foi incluído como fiscal da lei.

EXPANSÃO COMERCIAL
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia, Cláudio Viviani, recebeu nesta quarta-feira (16) o gerente regional de operações da rede varejista Ponto Frio, Gilberto Santos. A reunião, realizada na sede do executivo municipal, contou ainda com a presença do diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth, e do vereador Moisés Batista (SDD). O encontro teve como objetivo alinhar estudos de viabilidade para a possível instalação de uma unidade da empresa na cidade. A ação reforça o compromisso do Governo Municipal com o fortalecimento da economia local e a atração de novos investimentos. Cláudio destacou a localização estratégica do município e o crescimento da região como fatores que têm despertado o interesse de grandes redes. A empresa, que também administra as Casas Bahia, vê em São Pedro um grande potencial para expansão comercial.

REFORÇO NO DEFESO
O secretário de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Mário Flávio Moreira, recebeu o novo comandante da 8ª UPAM, Major Alcântara, e o comandante da 7ª UPAM, Tenente Pereira. A UPAM atua nos municípios que integram o Parque Estadual da Costa do Sol. Durante o período de defeso do camarão, a secretaria reforçou a parceria com a UPAM para ações de fiscalização. Mário Flávio explicou que há necessidade de atuação da Polícia Ambiental em casos como desmatamento, caça e áreas de risco, já que a Guarda Ambiental não tem poder de polícia. Foi firmado um acordo para atuação conjunta. Tenente Pereira, da 7ª UPAM, tem recursos como barco e jet ski para operações na Lagoa. A fiscalização do defeso do camarão é feita de forma integrada entre os municípios da Lagoa de Araruama, com base em normas da Instrução Normativa MPA/MMA nº 2/2013 e Portaria SAP/MAPA nº 1.217/2022.

REAJUSTE ANUAL DOS SERVIDORES
A Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta quarta-feira (16), o PL 06/2025, que trata do reajuste anual dos vencimentos dos servidores da prefeitura. O índice de 7% foi definido pelo prefeito Welberth Rezende (CID) e será aplicado a partir de maio. Também foi aprovado o Requerimento 154/2025, de autoria da vereadora Leandra Lopes (PT), que propõe a inclusão de servidores de arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e memória no grupo que pode receber adicional de insalubridade. A proposta se baseia na Lei Federal 14.846/2024. Leandra solicitou maior atenção ao funcionalismo público. Os vereadores Ricardo Salgado (MDB) e Cesinha (CID) apoiaram a pauta, e a vereadora Dra. Mayara Rezende (REP) informou ter feito uma indicação para a implantação da medicina do trabalho na administração municipal.

CIDADE DA SAÚDE E NOVO HOSPITAL
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), compareceu ao Hospital Che Guevara nesta quarta-feira (16) e levou consigo a novidade da vez: montar a Cidade da Saúde Dr. Ernesto Che Guevara, com serviços de hemodiálise e hemodinâmica. Mas não fica nisso. Quaquá tem mais uma carta na manga: o Hospital do Olho. Disse ele: “Esse hospital vai realizar todas as cirurgias oftalmológicas em Maricá. Aqui, na verdade, o Hospital Ernesto Che Guevara já é o melhor hospital do Rio de Janeiro — público ou privado, não há igual!”. Ele não para. Quando pensa, age. E, quando age, já tem nome pronto. Ao lado, o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, explicou a próxima etapa: “Nós já cadastramos uma ortopedia de alta complexidade para realizar procedimentos em joelho, quadril e ombro, e agora estamos empenhados em montar um serviço de oftalmologia de excelência — não apenas cirurgias, mas também o atendimento clínico. Esses pacientes terão vínculo com a equipe para acompanhamento e tratamento”. Em breve, o check-up será disponibilizado à população. Quaquá quer ver todo mundo de olho na saúde. E segue com a meta: levar Maricá ao topo.

RECEBEU O GABINETE DO DEPUTADO
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), recebeu nesta terça-feira (15) a equipe de gabinete do deputado federal Bandeira de Mello (PSB). Também marcou presença o vice-prefeito, Fábio Simões (MDB). Carlos falou sobre as emendas que podem transformar a cidade: “Essa parceria com a Câmara dos Deputados fortalece nossos projetos e reforça que, quando o trabalho é feito com união e compromisso, quem ganha é a população. Em breve estarei de volta a Brasília para apresentar nossos projetos e consolidar as emendas que vão nos ajudar a reconstruir Rio das Ostras com dignidade e respeito”. Carlos segue em busca de apoios. Afinal, receber visitas de gabinetes e discursar sobre união virou parte da rotina. Ainda mais quando o deputado é bem conhecido na Região dos Lagos.