InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (15)

Pastel quer transformar pronto-socorro em Hospital Municipal; As novas polêmicas do vereador pedetista da Aldeia; Live "bombástica" de Lívia fica parecendo estalinho de salão; Zé Bonifácio na Alerj; Quem deve ser o novo líder do Governo de Cabo Frio na Câmara? G.A.S. comunica bloqueio de contas; Iguaba discute LOA 2022; Marcelo Magno recebe os uniformes dos estudantes do Cabo; Dom se reúne com Tutuca; Câmara de Búzios aprova PL dos animais agredidos... E muito mais!

PRONTO-SOCORRO VAI VIRAR HOSPITAL?

O secretário Estadual de Saúde, Dr. Alexandre Chieppe, esteve em São Pedro da Aldeia nesta terça-feira (14) também (não foi somente em Iguaba conforme noticiamos ontem) e recebeu um pedido interessante e até mesmo ambicioso do prefeito, Fábio do Pastel (PL). O desejo do município é ampliar a atual estrutura do Pronto Socorro Dr. José Seve Neto e transformá-la no Hospital Municipal de São Pedro da Aldeia. Chieppe visitou a unidade. A secretária municipal de Saúde, Maria Márcia Fontes, também acompanhou a visita. Logo após receber o secretário, o prefeito foi direto para o Rio de Janeiro se encontrar com o secretário de Obras e Infraestrutura do Estado, Max Lemos. O objetivo foi verificar o andamento de projetos apresentados pelo município. O chefe de Gabinete, Moisés Batista, e o vereador Márcio Soares (PDT) também estiveram presentes.

JUNTOS E SHALLOW NOW

Por falar nessa relação entre o prefeito, Fábio do Pastel (PL), e o vereador Soares, parece ser de um companheirismo muito maior que essas visitas formais a secretários. Segundo denúncia entregue ao Ministério Público nesta quarta-feira (15), Fábio nomeou a filha de Márcio Soares, Taiane Pereira, como assessora, o que configura, segundo o documento, caso de nepotismo cruzado. O Portal RC24h procurou a Prefeitura de São Pedro da Aldeia para se posicionar, mas não obteve resposta. Já o vereador disse que se posicionaria após a nota ser publicada para que pudesse pedir “direito de resposta”. Direito dele, né? Vamos ver o que vem por aí, então. Mas é importante destacar que direito de resposta via juiz demora muito mais, sabia vereador?

SOBRE A MANIFESTAÇÃO

Ainda na Aldeia e falando do mesmo “santo”, o processo interno do PDT para apurar a conduta do vereador Márcio Soares (PDT), de ter apoiado publicamente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nos atos de 7 de setembro está em andamento. O presidente do PDT de São Pedro, Fillipe Mau Mau é mau mesmo (perdoem o trocadilho) e parece não estar disposto a deixar a história morrer. Nesta semana, o secretário geral do partido no Estado, Ismael Lisboa, enviou uma carta para Filipe comunicando oficialmente que o parlamentar será investigado pela comissão de ética por ato de “indisciplina partidária”. Agora é esperar o resultado. Sobre esse caso, Soares também não disse muito: “Não fui notificado oficialmente. Portanto, me reservo o direito de aguardar o processo. O meu jurídico já está ciente do caso, por enquanto sigo exercendo minhas atividades como um representante eleito pelo povo como vereador”, afirmou, em nota.

AQUELA DIVULGAÇÃO TODA PRA ISSO?

Quem esperava revoluções na alardeada aos quatro ventos live da prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), nesta terça-feira (14) saiu um tanto quanto decepcionado. Teve, sim, o anúncio da passagem de ônibus a R$2,50, que já está valendo, mas nada que vá muito além disso. O tão aguardado evento-teste, por exemplo, é uma exposição do cavalo Mangalarga Marchador, que Cabo Frio, por exemplo, realizou em junho. Ou seja, inovação mesmo, nada. Algumas obras, como revitalização da praça do Mataruna foram anunciadas, mas, em relação a eleições 2022, Lívia não deu lá muitas respostas. Ela manifestou apoio às pré-candidaturas a deputado federal de Christino Áureo (SDD), Gutemberg Reis (MDB), Dr. Luizinho (PP) e Max Lemos (PSDB), porém ainda não falou sobre para quem vai seu concorrido apoio para uma vaga na Alerj. Sobre concorrer a governadora, Lívia disse que até dezembro decide. Então tá, né? E quem quiser que conte outra.

ZÉ BONIFÁCIO NA ALERJ

José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio, fez “um corre” até a Assembleia Legislativa do Rio de janeiro (Alerj) e se reuniu com o deputado estadual Chico Machado. O objetivo do encontro foi discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento regional, principalmente sobre as obras na RJ-124, o abastecimento de água e ampliação do esgoto e melhorias para a educação municipal. Em suas redes sociais Chico Machado comentou sobre a reunião, que também incluiu o prefeito de Carmo: “Discutimos sobre demandas e projetos futuros. Uma parceria que tem prioridade em trazer melhorias para toda a população! Estamos juntos!”. Essas parcerias entre a prefeitura e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro é de extrema importância e uma grande ideia de Zé Bonifácio.

ENTRE PODERES CABO-FRIENSES

O secretário de Governo de Cabo Frio, Davi Souza, entrou em contato com a coluna nesta quarta-feira (15), para se posicionar sobre a aparente crise entre Legislativo e Executivo cabo-friense. Ele nega que esteja ausente das sessões da Câmara e argumenta que esteve lá nesta terça (14) mesmo. “Tenho mantido diálogo constante, uma frequência de visitas na Câmara e atendido vereadores com frequência na Prefeitura. Da base à oposição”, afirma Davi. Fica o registro então, secretário, mas, há controvérsias. A história da última sessão mesmo, o comentário é que o senhor apenas deu uma passadinha e logo foi embora. Aí é aquilo, né? Fica o dito pelo não dito.

ENTRE PODERES CABO-FRIENSES II

Por falar nessa relação entre poderes em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) tem prazo curto para convidar – e esperar aceite – de algum vereador para assumir a disputada (para não dizer o contrário) vaga de Líder de Governo. Com a saída de Alexandre da Colônia (DEM) da função em 1º de outubro, o bolão de apostas nos corredores do parlamento, miram na figura do jovem Felipe Monteiro (PDT). Vamos ver se o ex-vice prefeito da cidade será mesmo escolhido para função e se ele será capaz de apagar esse verdadeiro incêndio antes que ele consuma o que ainda sobra da fragmentada relação Executivo-Legislativo.

A PIRÂMIDE RUINDO

A fonte está secando em Cabo Frio. Uma informação que vai deixar muita gente preocupada chegou até o RC24h nesta quarta-feira (15). As contas das OTCs e Exchanger da G.A.S. Consultoria teriam sido bloqueadas, o que impossibilita o pagamento a partir desta quarta-feira (15). De acordo com denúncia de investidores, os responsáveis estariam tentando outra maneira de efetuar os pagamentos, mas comentaram que “as pessoas devem aguardar, mas se preparando para caso isso não aconteça”. A empresa afirmou que vai lançar uma nota aos ‘clientes’ e que os advogados “estão em Brasília para tentar a reabertura das contas e a liberação dos acessos às exchanger para os pagamentos e devolução do capital de todos”. A “ficha já está caindo” para muita gente que estão procurando a Justiça e a delegacia para tomar as devidas providências. Em uma reportagem do RJ2 agora à noite, o delegado da 126ª DP, Dr Carlos Eduardo Almeida afirmou que já são mais de 100 registros de ocorrência contra as empresas ligadas a supostos esquemas de pirâmide financeira. O delegado também revelou que cerca de 30 empresas estão sendo investigadas. Um cliente da G.A.S entrou em contato conosco nesta noite afirmando que recebeu semana passada, mas que viu a nota da empresa na internet e ficou preocupado, por isso, já está procurando a Justiça. Inclusive recebemos um áudio, agora à noite, de um operador, que também foi encaminhado aos clientes, comunicando que “os pagamentos desta quarta-feira (15) não estão sendo efetuados porque as contas estão bloqueadas. Mas que Glaidson tem muitos amigos políticos influentes em Brasília tentando resolver a questão”. Amigos políticos influentes em Brasília???? Que coisa hein?

DOM E TUTUCA

O secretário de Turismo de Búzios, Dom de Búzios, começou a quarta-feira (15) na capital. Teve uma reunião com o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca e o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, ocasião em que conversaram sobre o segundo Fórum Regional de Turismo, que acontecerá em Macaé no final deste mês, além das ações que o governo vai promover no segundo semestre de atrações turísticas para o estado do Rio. A coordenadora da Ouvidoria do Gabinete da prefeitura de Búzios, Aimée Barbosa, também participou da reunião. Segundo Dom, a parceria entre governo estadual e município é fundamental neste momento de retomada. “Agenda muito positiva que trará investimentos e desenvolvimento para Búzios”, disse Dom. Ainda no encontro, Tutuca destacou o fato de Búzios ser o 3º destino mais procurado do mundo em 2021. “Devemos aproveitar a procura dos turistas pela cidade e expandir o turismo no interior do nosso estado”.

EM PROL DOS ANIMAIS AGREDIDOS

A Câmara Municipal de Armação dos Búzios aprovou o Projeto de Lei 57/2021, de Gugu de Nair (DEM), que determina que, em crimes de maus-tratos cometidos contra animais, as despesas de assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão sejam de responsabilidade do agressor. A aprovação se deu por unanimidade na sessão legislativa desta terça-feira (14). Conforme a justificativa, o PL visa “cumprir com o dever do Estado de zelar pelo bem-estar dos animais, bem como responsabilizar criminalmente o agressor pelos danos decorrentes do seu ilícito”. Agora, a matéria segue para sanção do prefeito interino, Miguel Pereira (PL).

LOA 2022

Na sexta-feira (17), a partir das 15h, a secretaria de Fazenda de Iguaba Grande realizará uma Audiência Pública online, através das redes sociais da Prefeitura, para falar sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para o ano de 2022. Segundo Jorgino Fabiano, titular da pasta, é essencial que a população participe, fazendo indicações de demandas, até porque com base nisso que o governo municipal vai atualizar o projeto de lei. “Para alcançar o objetivo de atender efetivamente a população, precisamos da participação desta, tanto na fase de planejamento como de execução, de todas as ações previstas na Lei Orçamentária Anual”, afirmou o secretário. Após a Audiência Pública, o Projeto de Lei será atualizado e encaminhado à Câmara de Vereadores para votação

CABO COM A CORDA TODA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), juntamente com a secretária de Educação, Isalira Gomes, receberam, nesta quarta-feira (15), os uniformes dos alunos da rede municipal tanto de verão, quanto de inverno. O look veio completo, viu? Calça, casaco, tênis, mochila, além do material escolar. O povo do Cabo não está tendo do que reclamar, não, hein? Uniforme para os estudantes, 13º antecipado no bolso, até quem não contava mais de receber o benefício atrasado lá de 2017 teve agrado na conta. Nada mal na situação que está esse país, nessa crise toda, receber aquele dinheirinho de quatro anos atrás que tinha gente que nem lembrava mais. Ventos bons no Arraial. Quando está ventando assim é aquele nordestinho fraco, esquenta, mas não esquenta muito, só deixa o tempo agradável. Com esse a mais na conta, quem sabe não rola aquele churras no fim de semana, hein?!

POLO DA UERJ EM MARICÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) recebeu o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lodi Ribeiro, para tratar da instalação da universidade no município. A ideia inicial é que sejam oferecidos cursos de extensão para professores da rede municipal. No encontro, realizado nesta terça-feira (14) no gabinete do prefeito, também participaram o vice-reitor, Mário Sérgio Carneiro, e todo corpo de pró-reitores. O prefeito destacou que a presença de uma universidade pública era um desejo antigo da cidade. “Estamos aprofundando o diálogo e avançando na busca da construção de cursos de graduação em Maricá. Isso é muito importante porque acreditamos que essa interação de território é um saber acadêmico que constrói o futuro da cidade”, frisou Horta. Após a conversa, a comitiva da Uerj visitou o Cine Henfil, no Centro, e as orlas Zé Garoto, no Boqueirão, e da Barra de Maricá. A visita foi finalizada na Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), onde o presidente Olavo Noleto mostrou projetos em desenvolvimento pela prefeitura nas áreas de desenvolvimento urbano, tecnologia, indústria, turismo, saúde e sustentabilidade.

INVESTIGAR OU NÃO A CEDAE?

Parece que o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba está tentando a todo custo impedir que a Câmara de Vereadores de Rio das Ostras instale uma Comissão Especial de Investigação (CEI) sobre o serviço na CEDAE no município. A situação é que Marcelino teria assinado um aditivo de contrato em 2018 que efetuou um pagamento vultoso na casa dos milhões para a empresa, mas que não proporcionou nenhuma melhoria para a cidade. Resumindo, os vereadores querem auditar esse contrato, analisar toda a documentação referente a empresa entre os anos de 2018 e 2021, mas a Administração Municipal está tentando brecar. Aquela velha “briga” entre o Legislativo e Executivo que já se arrasta há algum tempo. O Portal RC24h está investigando essa situação.

HOMENAGENS PARA THALES COUTINHO

A Câmara Municipal de Macaé deu início à tramitação de 2 projetos de lei, ambos de autoria do vereador Paulo Paes (DEM), que homenageiam o vereador Thales Coutinho (PODE), vítima do coronavírus em julho desse ano. Os projetos, que começaram a tramitar na Casa ao passarem em 1ª discussão pela Ordem do Dia da sessão ordinária desta quarta-feira (15) visam nomear o Teatro Municipal de Macaé e o Centro Macaé de Cultura em homenagem ao vereador. Thales é filho do ex-presidente da Casa, Dr. Eduardo Cardoso (PODE), que também foi uma vítima fatal do coronavírus em junho de 2020. É uma justa homenagem a uma personalidade tão marcante para os macaenses.

DANDO O QUE FALAR

A Fundação Cecierj, ligada à secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, continua sendo motivo de burburinho no meio político da região. Primeiro, foi a notícia de funcionários fantasmas (que demos aqui na coluna, mês passado) e agora o pedido de demissão do vice-presidente da instituição, Bernardo Ariston, por “incompatibilidade com a gestão”. O ti-ti-ti da vez é porque descobriu-se que o presidente, Rogério Pires viria a ser cunhado de Allan Santos (e teria sido indicado à presidência por ele), o famoso blogueiro da Terça Livre, um dos maiores canais de disseminação de fake News, que está no olho do furacão da CPI da fake News, aliás, Alan é apontado como um dos cabeças do esquema de difusão de notícias falsas. O blogueiro dono do site que se auto intitula maior portal conservador da AL, seria irmão da esposa de Rogério. Seria porque ainda não recebemos uma resposta oficial da Cecierj a esse questionamento. Se isso se confirmar, agora dá pra entender o porquê de Ariston ter entregado a carta de demissão. Ariston que é progressista de berço, que já foi deputado, e é filho de Augusto Ariston – que, para quem não sabe, foi um dos fundadores do PDT junto com Leonel Brizola – certamente não iria compactuar com os ideais de um bolsonarista. Por sinal, Bernardo até que aguentou bastante, sejamos sinceros. Imagina o ambiente toxico?

MUDANÇA NA APOSENTADORIA DO SERVIDOR

A Alerj realiza, nesta quinta-feira (16), a última audiência pública sobre as contrapartidas exigidas pelo novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) antes da discussão dos textos no plenário da Casa. A partir das 10h, as comissões de Constituição e Justiça, de Tributação e de Servidores irão debater as mudanças previdenciárias apresentadas pelo Governo do Estado. A reforma apresentada aumenta a idade mínima para aposentadoria, passando de 55 anos para 62, no caso das mulheres; e de 60 anos para 65, no caso dos homens. Essa proposta abrange os novos servidores, enquanto os atuais podem ter a idade mínima fixada em 56 anos, para as mulheres; e 61 anos, para os homens. Professores do Ensino Básico, policiais civis, agentes socioeducativos e penitenciários continuam tendo regras específicas para aposentadoria, que também são objeto da reforma proposta pelo governo. As mensagens do RRF já começaram a receber emendas dos deputados. Até a tarde desta quarta (15), quase 100 propostas de modificações foram protocoladas para aperfeiçoar os cinco projetos apresentados pelo Governo do Estado. Os textos receberão emendas até a próxima terça (21).

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content