CAMINHADA DE PREFEITO ACENDE ALERTA
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (15) começa por São Pedro da Aldeia, onde uma caminhada do prefeito Fábio do Pastel (PL), pela manhã, virou uma força-tarefa para avaliar a grande quantidade de resíduos de odor fétido que se formou na lagoa de Araruama e chegou a algumas praias da cidade, como de Camerum e Mossoró. De imediato, Pastel acionou o secretário de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, que com sua equipe e apoio do Inea, fez a coleta do material, o qual será submetido à análise. Segundo o secretário, caso seja comprovada a contaminação e identificados responsáveis serão tomadas as medidas cabíveis. Inclusive, nesta quinta-feira (16), equipes do Projeto Limpa Rio Social realizarão uma visita técnica aos locais para mapeamento e, em seguida, dar início à retirada dos materiais encontrados. Por outro lado, Mário Flávio explicou que outros fatores ajudam nesse cenário: o boom de algas (que também aconteceu em região oceânica, como Arraial do Cabo) “que não se via há muitos anos” nesse volume, apesar de ser um fenômeno natural, aliado ao sistema em tempo seco e as chuvas, pioram a situação. Todos esses fatores compõem um ambiente perfeito para a proliferação das algas. “Se reproduzem de maneira muito rápida”, acrescentou.
PASTA DO TURISMO EM ABERTO
Ainda em São Pedro da Aldeia, além do assunto dos resíduos na lagoa, Fábio do Pastel contou, por telefone, que ainda não definiu o novo secretário ou secretária que irá assumir a pasta do Turismo, antes comandada por Cláudia Tinoco. Por enquanto, quem está na função é o coordenador de Eventos, Rodolfo Jotha, acumulando as duas missões. “Não tenho pressa”, disse Pastel. Ele explicou que quer alguém que “entenda do riscado” e, de preferência, que seja de São Pedro da Aldeia. Então, pessoal, fica a dica, você que é técnico da área, manda o currículo pro prefeito. Quem sabe?
DOIDO PRA ESTREAR
Em São Pedro da Aldeia, o vereador Pedro Abreu (REP) está doidinho pra estrear no plenário da Câmara. O legislativo está em recesso e, por enquanto, somente trabalhos internos. Há previsão de uma sessão extra para nomear os membros das comissões, mas ainda sem data definida. Então, o jeito é esperar. Pedro é um cara que está sendo muito bem falado não só em São Pedro da Aldeia, seu nome já atravessou limites entre as cidades da Região dos Lagos, os comentários são os melhores possíveis, principalmente no que diz respeito a ele ser um homem de palavra e muito sério com o trabalho. “Tem coisas que o dinheiro não paga”, disse o parlamentar de 33 anos, que é da base do prefeito Fábio do Pastel (PL) e quer logo colocar suas ideias em pauta para melhorar a qualidade de vida da população aldeense.
ROTINA PESADA
Em Cabo Frio, o prefeito Serginho (PL) tem mantido a rotina de ir pra rua nas primeiras horas da manhã, afinal o que não falta é trabalho. Nesta quarta (15) começou o dia antes das 6 da manhã, como tem sido a praxe. Foi cedo pro bairro Colinas do Peró, onde teve mutirão de limpeza e depois passou no Café do Trabalhador do bairro Boca do Mato pra fazer o desjejum ao lado de outros trabalhadores. Aproveitou e foi até a cozinha cumprimentar os servidores. Falando em servidor, a prefeitura começou hoje a fazer o pagamento da folha de pagamento de dezembro, deixada sem quitar pela ex-prefeita Magdala. Os servidores da Educação que ganham até R$ 2 mil vão receber o valor integral; quem recebe acima disso o valor será parcelado em três vezes. Os demais servidores do município terão o pagamento parcelado em 10 vezes.
PROTESTO E GREVE
Falando nisso, a polêmica que envolve o não pagamento da folha de dezembro – uma das heranças do governo Magdala – teve mais um capítulo nesta quarta-feira (15). Servidores da Educação, liderados pelo sindicato da categoria, o Sepe Lagos, fizeram um protesto. A manifestação começou na porta da Prefeitura e seguiu pelas ruas até o prédio onde fica o Ministério Público. No cartaz principal da manifestação, uma foto da ex-prefeita com os dizeres “Prisão e confisco dos bens de Magdala e todos os envolvidos nos desvios”. Foi decretada greve por tempo indeterminado. Mas antes mesmo da marcha da Educação, Serginho, ao chegar na Prefeitura, foi logo abordado por um grupo do Sepe. Lá dentro, Serginho e o chefe de Gabinete, Kiko Jorge, conversaram com a coordenadora do Sepe Lagos, Denize Alvarenga, que cobrou sobre a agenda de audiência com o prefeito, que inclui não só os atrasados como outras questões (confira aqui). Serginho disse que a reivindicação é legítima e que os manifestantes teriam toda liberdade em fazer o protesto e que se tivesse dinheiro em caixa já teria quitado.
PARAESPORTE EM DESTAQUE
Ainda em Cabo Frio, o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Bernardo, recebeu representantes da Secretaria Adjunta de Políticas Públicas das Pessoas com Deficiência e Autismo (SPADPA), acompanhados do secretário adjunto, André Luiz Gugu. O objetivo da reunião foi estreitar a relação entre as duas pastas para viabilizar futuras parcerias em projetos que incentivem o desenvolvimento e a descoberta de talentos no paraesporte. Também participou do encontro o atleta de basquete paralímpico Bruno, que compete por Rio das Ostras. O Brasil é uma das grandes potências mundiais no paratletismo e o município pretende se tornar referência na área.
SERIA PROVOCAÇÃO?
Em Búzios, como divulgamos aqui, na edição anterior, tá repercutindo a mudança de direção da executiva municipal do MDB, que agora tem a frente Marcelo Júnior, secretário de Serviços Públicos. A entender, o partido era, até recentemente, oposição ao governo de Alexandre Martins (REP), mas o jogo virou. No entanto, nesse ínterim, foi criada na Câmara a Comissão Especial de Acompanhamento de Obras de Drenagem e Prevenção de Alagamentos, tendo como um dos autores o vereador Victor Santos (MDB). A lembrar, o vereador tem prerrogativa de fiscalizar qualquer setor da cidade, sem precisar de uma comissão pra isso. E até onde soubemos, nenhum vereador foi acompanhar o trabalho da secretaria na última chuvarada que caiu em Búzios, semana passada. Quem está a frente da secretaria de Drenagem é Marcus Vallerius, o Marcão, um dos braços direitos de Alexandre. Seria uma provocação a Marcão? Porém, o MDB indo para a base do governo, fica dúvida de como Victor Santos vai agir, porque ele é do MDB, é presidente da Câmara e continua oposição. Mas, é bom frisar que quando há impasse numa votação, não há decisão isolada, mas sim de todo o partido. É aguardar pra ver.
REUNIU AS MERENDEIRAS
O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, promoveu, nesta terça-feira (14), um encontro com as merendeiras que atuam nas escolas municipais por meio de uma empresa terceirizada. Bernardo ouviu as demandas dessas profissionais e esclareceu as ações que estão sendo implementadas pelo poder público. A empresa responsável pelos pagamentos das merendeiras vem sendo regularmente notificada, desde 2024, devido a falhas na execução de suas obrigações contratuais. Em um gesto de apoio, a administração municipal manifestou total solidariedade às merendeiras e reafirmou seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores e a qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar. Segundo a prefeitura, os repasses estão rigorosamente em dia, conforme pode ser verificado no Portal da Transparência.
FISCALIZAÇÃO NOTURNA
O secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Diniz, realizou, nesta terça-feira (14), uma ação de fiscalização em conjunto com a equipe da Secretaria de Postura em bares e restaurantes do município, com o objetivo de conscientizar sobre o uso adequado do som. Foram notificados sete estabelecimentos para manter o som em níveis aceitáveis, bem como apresentar um projeto para inibir o desconforto da população, garantindo o respeito à legislação e o bem-estar da comunidade e dos visitantes.
NA CAPITAL
O vice-prefeito de Iguaba Grande, Marciley Lessa (PL), esteve na capital nesta terça-feira (14) para se reunir com o deputado federal e presidente estadual do PL, Altineu Côrtes. Ele representou o prefeito Fabinho Costa (CID) durante o encontro. Na reunião, foram tratados assuntos de grande relevância para o desenvolvimento de Iguaba. Enquanto Marciley busca soluções, Fabinho continua mostrando serviço com a realização de diversas vistorias, fiscalizações, mutirões de limpeza e foco nas obras. Em breve, será inaugurada a famosa Ilha dos Dinossauros, que pretende atrair diversos turistas e movimentar a economia da cidade.
CADÊ AS NOVIDADES?
Já em Araruama, a prefeita Daniela de Lívia (MDB) continua reunindo os secretários para alinhar diversos projetos. Ela anda tirando fotos com eles e colocando stories em suas redes sociais. Mas não passa disso. De concreto mesmo, nenhuma ação. Nesta quarta-feira (15), ela se reuniu com o secretário de Obras, Paulo Cerca. Pra vocês verem, ela colocou poucas secretarias em sua gestão. E ainda nada sobre quem vai ser o secretário de Esportes, se é que vai colocar alguém. A gestão ainda não é o forte da menina.
QUAQUÁ COM EIKE BATISTA
Já em Maricá, o prefeito Washington Quaquá (PT) reuniu-se com o empresário Eike Batista nesta terça-feira (14). O objetivo do encontro foi discutir parcerias e investimentos na cidade. Eles participaram de uma reunião na sede da Codemar. Quaquá aproveitou a ocasião para falar sobre o desenvolvimento econômico: “A alta tecnologia, a distribuição de renda, a economia criativa e o turismo. Aproveitamos para tratar dessas questões. Incorporar toda a população ao processo de desenvolvimento, com a economia das pessoas e das famílias! Essa é a Maricá que estamos construindo. Eike é um visionário, e associar nossas visões de desenvolvimento com a dele é um jogo de ganha-ganha para Maricá! Vocês verão!”. É, Quaquá sempre alinhando as conversas durante as reuniões. Ele sabe conduzir um bom diálogo!
SERÁ QUE VAI?
Ainda em Maricá, o ex-prefeito Fabiano Horta, que é pré-candidato ao governo do estado em 2026, pode ser o novo presidente do PT estadual. A eleição acontece em junho e o nome dele já vem sendo cogitado. Horta sucederia Joãozinho Maurício (PT), atual presidente estadual e vice-prefeito maricaense. No entanto, essa disputa já está bem acirrada, com três grupos competindo pela presidência municipal. As articulações envolvem o grupo ligado a Washington Quaquá e a deputada federal Benedita da Silva (PT), em um núcleo de petistas alinhados à esquerda do partido. Quem abriu mão da candidatura à presidência do diretório da capital foi o deputado federal Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara dos Deputados. Ele vai apoiar a deputada estadual Elika Takimoto (PT), que recebe o apoio de Benedita, Tiago Santana (PT), atual presidente municipal, e André Ceciliano, secretário nacional de Assuntos Federativos. Façam suas apostas, senhoras e senhores! A eleição estadual promete ser bem disputada. Quem será que vai ganhar essa?
LUCIMAR COM A COMUNICAÇÃO
A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), reuniu-se com a equipe de Comunicação nesta quarta-feira (15), em seu gabinete. Ela esteve junto com o secretário de Comunicação, Nilson Júnior, para conhecer mais sobre o trabalho da comunicação da Prefeitura e trocar ideias com a equipe: “A comunicação é cheia de desafios, mas também é uma das ferramentas mais poderosas para conectar as pessoas e transformar a nossa cidade. Quero parabenizar a equipe pelo trabalho incrível que vem fazendo. Vocês são fundamentais para que a informação chegue com clareza e carinho a todos!”. E as reuniões não param! Lucimar continua visitando as secretarias e convocando os secretários para conversar e alinhar as propostas. Foi o caso de hoje: ela se reuniu com a secretária da Mulher, Márcia Azeredo, para tratar de melhorias na secretaria. É uma reunião atrás da outra. Lucimar tá “on”!
ENCONTRO COM MARLENE MATTOS
O consultor e ex-secretário de Planejamento de Iguaba Grande, Eron Bezerra, esteve nesta quarta-feira (15) com o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), e a empresária Marlene Mattos. Eron havia solicitado a Carlos que o apresentasse a Marlene. Ele é admirador do trabalho dela, conhece seu estilo e acredita que Marlene pode ajudar a potencializar o turismo de Rio das Ostras com as ideias que possui. A cidade conta com um dos festivais de jazz mais importantes do Brasil, e agora o objetivo é pensar no que Marlene pode trazer para contribuir no desenvolvimento ainda maior do município. “Foi realizada uma primeira reunião e, a partir disso, vamos fazer um levantamento para que, quem sabe, um projeto com a assinatura de Marlene também aconteça em Rio das Ostras”, disse Eron.
LOA E PPA APROVADOS
Foram sancionadas e publicadas no Diário Oficial do Governo do Estado, nesta quarta-feira (15), a Lei Orçamentária Anual de 2025 (Lei 10.665/25), que estima a receita e fixa as despesas do ano corrente – a previsão de déficit é da ordem de R$ 14,6 bilhões, com receita líquida de R$ 107,52 bilhões e despesas em R$ 122,18 bilhões – e a Lei 10.664/25, que faz uma revisão do Plano Plurianual 2024/2027. Entre as receitas estaduais previstas para 2025 destacam-se a arrecadação do ICMS, em R$ 49,47 bilhões, bem como os royalties e participações especiais de petróleo, que são estimadas em R$ 27,25 bilhões para o ano de 2025. De acordo com o projeto orçamentário, a previsão de renúncia fiscal para 2025 está na casa dos R$ 22,82 bilhões. As despesas serão divididas majoritariamente entre as funções de Segurança Pública (R$ 19,45 bilhões), Saúde (R$ 12,27 bilhões) e Educação (R$ 10,58 bilhões). A área de Transportes tem despesa fixada em R$ 2,65 bilhões e a Assistência Social, R$ 1,18 bilhão. As despesas com Previdência Social para 2025 estão previstas em R$ 31,80 bilhões.