BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (15)

Alexandre Martins anuncia Festival de Inverno em julho; Agenda cheia de Marcelo Magno nesta véspera de feriadão; José Bonifácio na Expo do segundo distrito; Aquiles Barreto no RC Cast; PL de Dr Serginho passa na Alerj; Fábio do Pastel recepciona professores em escola reformada; Cisbali tem primeira reunião; Iguaba entra na justiça para Enel retirar postes desalinhados; Corpus Christi em Araruama; Julio Lopes encontra Marcelino Borba; Atentado à equipe do governador em Macaé... E muito mais!

923

FESTIVAL DE INVERNO EM BÚZIOS

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (15), véspera de feriado, começa por Armação dos Búzios falando sobre baixa temporada. O prefeito do município, Alexandre Martins (REP), comentou com a coluna em certo tom de preocupação no que diz respeito a baixa movimentação turística neste mês. É daí que partiu a ideia de aquecer a estação mais fria do ano com muita música e um evento daqueles: Festival de inverno com direito a Paulinho Moska e Diogo Nogueira. Tá bom para você? O evento será nos dias 22 e 23 de julho, sexta e sábado, e deve seguir o mesmo formato do Festival de Jazz, na Praça Santos Dumont.

AGENDA CHEIA

Em Arraial do Cabo, a manhã desta quarta-feira (15) foi pra lá de movimentada para o prefeito Marcelo Magno (PL). Começou com uma vistoria nas obras do Posto de Saúde Hermes Barcellos, que foram retomadas no bairro Sítio. A unidade deve entrar em funcionamento até o fim do ano e vai atender não só à localidade como também a Praia dos Anjos e comunidade da Cabocla. De lá, Marcelo foi conferir o recebimentos de novos insumos e equipamentos para o Hospital Geral da cidade. Em seguida, o prefeito cabista partiu para os distritos, onde estão sendo realizadas obras de saneamento para levar água até Pernambuca. Aí sim, foi para a prefeitura continuar o expediente. Ufa!

ZÉ E KATYUSCIA

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) foi cedinho para a Fazenda Campos Novos, no segundo distrito, acompanhar o primeiro dia da Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador, que aliás é uma boa dica para este feriadão de Corpus Christi. Zé estava acompanhado da secretária de Turismo, Katyuscia Brito. O evento segue até o fim de semana e além das provas dos cavalos terá feira do produtor rural, fogueira de festa junina e atrações infantis.

AQUILES NO RC CAST

Ainda sobre o município cabo-friense, hoje teve o quinto episódio do RC Cast, num excelente bate-papo com o pré-candidato a deputado federal pelo PSD, Aquiles Barreto. De olho numa das 513 cadeiras, ele destacou que mesmo se for eleito para trabalhar em Brasília, não vai deixar o mandato para a disputa de 2024, quando for concorrer à prefeitura de Cabo Frio. “O propósito é ajudar o coletivo, eleger prioridades”. Falando em prioridades, Aquiles disse que também está no seu radar a revitalização total da laguna de Araruama, cujo custo está na casa dos R$ 800 milhões. “O custo é alto, isso nenhuma prefeitura vai conseguir resolver”, acrescentou.

PROPOSTA DE DR SERGINHO SEGUE PARA SANÇÃO

A instalação de radares eletrônicos fixos em rodovias estaduais para controle de velocidade e aplicação de multas pode ser proibida no Estado do Rio de Janeiro. A decisão é da Alerj que aprovou, em sessão extraordinária nesta quarta (15), o Projeto de Lei do deputado Dr. Serginho (PL). A proposta segue para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias para sancionar ou vetar a lei. A principal justificativa do deputado Dr. Serginho é combater a “indústria das multas”, e atender ao clamor da população que circula nas estradas. “Os radares eletrônicos, nos moldes como se vê, tornaram-se uma verdadeira indústria de multas, e em nada contribuem para a segurança e educação no trânsito. Essa casa hoje está fazendo uma grande justiça com os motoristas, agradeço aos meus colegas pela aprovação, agora esperamos a sanção do governador para acabar de vez com essa indústria das multas”, afirmou o deputado.

ENCONTRO EM CABO FRIO

Ainda em Cabo Frio, acontece agora à noite, numa pousada da Avenida Julia Kubitschek, um encontro do Avante, promovido pelo empresário Átila da Ótica, com presença do vice-presidente da sigla, Valdir Aguiar, o deputado estadual Dr Serginho (PL) e o deputado federal Chiquinho Brazão (UNIÃO). “Vai ser um encontro super agradável e muito importante para nossa cidade e toda região. Essa aproximação dos deputados com a população faz toda diferença, o famoso ‘olho no olho’ traz mais confiança nesse momento que estamos passando politicamente”, disse Átila.

RECEPÇÃO À ALTURA

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) fez questão de receber professores e funcionários da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, no bairro Recanto do Sol, com um belo café da manhã desta quarta-feira (15), antes da chegada dos alunos. Na noite anterior, Fábio esteve lá também, ajudando na limpeza final, junto com funcionários da prefeitura e moradores da localidade. A unidade passou por uma baita reforma que, segundo o prefeito, vai garantir mais conforto, segurança e qualidade de vida aos alunos e profissionais.

CISBALI SE REÚNE

Continuando em São Pedro da Aldeia, a cidade recebeu a primeira reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (CISBALI), criado no fim do mês passado, com o objetivo de dividir entre as cidades os custos dos serviços de alta complexidade no setor. O encontro contou com secretários municipais de Saúde de quase todas as cidades integrantes, à exceção de Iguaba Grande e Rio das Ostras. O secretário estadual da pasta, Alexandre Chieppe, também participou. Segundo o titular de Búzios, Leônidas Heringer, a reunião foi bem proveitosa, onde os municípios puderam expor suas dificuldades, como Araruama, que em função da renda per capita não ser tão expressiva achou elevada a quota de participação. “Então deixamos uma quota menor para a cidade”, disse ele, que foi eleito presidente do conselho de secretários. A CISBALI manterá sua sede, pelo menos por enquanto, no município aldeense, onde funciona a Comissão Intergestores Regional.

ENTROU NA JUSTIÇA

Em Iguaba Grande, a Prefeitura entrou na justiça para pedir que a Enel remova os postes de distribuição de energia elétrica e iluminação pública que estão desalinhados nas vias do município. A Enel deve retirar os postes que estão no meio das ruas das Pedras, Olavo Bilac e Vital Marins, além da estrada do Arrastão. A concessionária tem o prazo de cinco dias para a remoção do material. A juíza determinou, ainda, multa diária de R$ 5 mil por cada dia de descumprimento da decisão. “Estamos com obras por toda a cidade e não podemos ficar com uma obra sem finalização. A concessionária de energia elétrica precisa retirar esse posteamento para concluirmos as obras, ainda mais por estar trazendo riscos para a população”, disse o prefeito Vantoil Martins (CID).

CORPUS CHRISTI EM ARAUAMA

A solenidade de Corpus Christi em Araruama vai contar com missa e os tradicionais tapetes de sal. Nesta quinta-feira (16), a Santa Missa na Igreja Matriz São Sebastião abre a programação às 8h30. Às 15h, tem o terço da Misericórdia na mesma igreja. Lodos depois, às 17h, será rezada uma Santa Missa em celebração a Corpus Christi no palco principal, montado na escadaria da Praça Menino João Hélio. Após a missa, haverá uma promissão sobre os tapetes de sal em direção à Igreja Matriz de São Sebastião. E em seguida os fiéis retornarão para a Praça Menino João Hélio, onde vai acontecer a benção do Santíssimo Sacramento. A programação continua com a apresentação de músicos. Neste ano, os melhores tapetes de sal serão premiados em dinheiro.

FECHAMENTO EM RIO DAS OSTRAS

O prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV), recebeu o deputado federal Júlio Lopes (PP) nesta semana e mostrou o fechamento entre os dois. O parlamentar elogiou o prefeito e afirmou que Marcelino está fazendo um “show de administração”. Marcelino agradeceu ao deputado e destacou a importância das parcerias, declarando que “ninguém consegue viver em lugar nenhum no mundo sem parceria”. Junto e misturado.

PT REAFIRMA CECILIANO

O Partido dos Trabalhadores divulgou documento para reafirmar o apoio ao deputado André Ceciliano como postulante ao Senado. A manifestação ressalta ações do pré-candidato, como a Lei da Escola Sem Mordaça (em oposição ao movimento Escola Sem Partido) e a criação do auxílio estadual Supera RJ — criado na Alerj e implementado pelo governador Cláudio Castro (PL). “Reafirmamos a pré-candidatura única ao Senado Federal na chapa com o PSB, que deve ser do companheiro André Ceciliano, respeitando os acordos que foram feitos entre as Direções Nacionais do PT e PSB”, diz trecho do texto.

ATAQUE À EQUIPE DO GOVERNADOR

Uma van com equipes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsáveis pela segurança do governador Cláudio Castro, foi alvo de tiros na manhã desta quarta-feira (15) na comunidade da Nova Holanda, em Macaé. O governador não estava no automóvel. Segundo informações, a equipe era a percursora, ou seja, designada para avaliar o local antes da chegada do governador. O veículo foi interceptado pelos criminosos depois que o GPS indicou uma rua errada no caminho. Um segurança chegou a ser baleado na mão durante uma intensa troca de tiros e foi levado para o Hospital Municipal de Macaé (HPM), onde passou por uma cirurgia. Isso porque a violência tinha diminuído no estado, segundo o governador. Vai vendo… A coluna estima melhoras e pronta recuperação ao ferido.

*** Por causa do feriado de Corpus Christi, a próxima edição da coluna Boca Miúda volta na sexta-feira (17). É vapt-vupt. Bom feriado a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui