OLHO NO LANCE
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (14) começa por Cabo Frio, onde o candidato a governador do Estado, Marcelo Freixo (PSB) fez ato de campanha. Cercado por apoiadores e simpatizantes, Freixo fez uma caminhada pelo centro da cidade, começando pelo Itajuru, onde a turma ficou concentrada no Largo Santo Antônio. Circulou pelo comércio, conversou com vendedores e foi ovacionado em vários momentos, depois fez um breve discurso na praça Porto Rocha. A reação de muitos que passavam por ali não parecia orquestrada, estava mais para uma coisa orgânica. Até a mãe do ex-prefeito Dr Adriano, dona Marília, parou para abraçar o candidato, disse que sempre foi “apaixonada” por ele. Tantos outros pediram para fazer selfie com ele e abraçar, a recepção foi boa e Freixo disse que se sentiu acolhido. O cenário mostrou que pode, sim, haver uma surpresa, mesmo que as pesquisas ainda apontem o contrário. É ficar de olho no lance.
_______________
PREOCUPAÇÕES COM A SEGURANÇA E TURISMO
Entre as lideranças que o acompanhavam, estava o ex-senador e vereador do Rio de Janeiro Lindbergh Farias (PT) e o cabo-friense candidato a deputado estadual Leandro Cunha (PSB). A agenda do candidato para o dia tinha compromissos ainda em Macaé e Campos. Em entrevista à coluna, Freixo afirmou que “o interior tem que ser a solução para o Rio de Janeiro”. Destacou ainda que o turismo daqui – incluindo a lagoa de Araruama – é um ativo de desenvolvimento e geração de emprego e renda, deve ser melhor explorado. Marcelo Freixo também lembrou outros problemas, como a falta de segurança e aumento da violência no interior do Estado, sobretudo, do avanço das milícias. “O período que as milícias mais avançaram foi exatamente os anos do governo Witzel e Cláudio Castro”, afirmou. O parlamentar disse que a milícia chegou a recuar durante o período da CPI presidida por ele. “Eu fiz, como deputado, muito mais do que todos os governadores fizeram na coragem do enfrentamento à mílicia”, afirmou. Ao longo da entrevista, Freixo também comentou sobre o ataque que recebeu do adversário Rodrigo Neves (PDT), que o chamou Freixo de ‘candidato fake’: “campanha eleitoral tem sempre que definir um limite do que fazem pelo seu desespero eleitoral. Eu conheço Rodrigo desde que ele tem 15 anos. Sei que o que ele está dizendo não corresponde ao seu coração e à história dele. Tenho que certeza que estaremos juntos no 2º turno”. No vídeo acima dá para conferir a entrevista na íntegra.
EVENTO LOTADO
Por falar nas movimentações políticas em Cabo Frio, o vereador e candidato a deputado federal Thiago Vasconcelos (Avante) promoveu um ato lotado no Clube Progresso, no Jardim Olinda, nesta terça-feira (13). A reunião teve cerca de mil pessoas presentes, incluindo o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), que foi um dos oradores da noite. Além de promover a própria candidatura, Vasconcelos estava ao lado de seu candidato a deputado estadual, Rafael Nobre (UNIÃO), que é vereador de Nilópolis, na Baixada Fluminense.
DAVI SOUZA NO RC CAST
O RC Cast desta quinta-feira (15) vai ser, excepcionalmente, às 16h e terá como convidado o vereador cabo-friense e candidato a deputado federal Davi Souza (PDT). Nesta quarta (14), o entrevistado seria o deputado estadual candidato à reeleição, Gustavo Tutuca (PP), mas como caiu a agenda que ele teria na Região dos Lagos, acabou cancelando. Davi tem 29 anos, é solteiro e está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal, onde é líder do governo. Também já foi secretário de Governo do atual prefeito, José Bonifácio (PDT) e vai falar um pouco de sua vida, projetos e o quais as pautas prioritários caso seja eleito. O 32º episódio do programa pode ser acompanhado ao vivo pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).
ASSALTO ACENDE ALERTA
Continuando em Cabo Frio, um caso de assalto – que terminou em perseguição, baleados e prisão – ocorrido na tarde desta quarta-feira (14), causou pânico aos servidores da secretaria de Assistência Social (alguns tiveram arma apontada na cabeça), que tiveram que entregar celulares e centenas de cartões do programa Supera RJ. Mas a Polícia Militar agiu rápido, perseguiu e prendeu os bandidos, além de recuperar tudo que foi roubado. No entanto, o fato também acende um alerta no quesito segurança pública: não se trata de um caso isolado. Até a metade deste ano, mais de 20 mil cartões do benefício já haviam sido roubados em inúmeros assaltos pelo estado. A pergunta que não quer calar é por que a Prefeitura não coloca um segurança fixo no local? Com a palavra, o município.
OBRAS À VISTA
De São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) foi para o Rio de Janeiro, acompanhado do assessor especial Edmilson Bittencourt e do secretário de Obras, Fernando Frauches. O chefe do executivo aldeense está correndo atrás de acelerar as obras que estão previstas para serem começadas em parceria com o governo do Estado. Além das que estão em andamento, Pastel destacou, em live feita na manhã desta quarta-feira (14), quando estava a caminho da capital, que iria “brigar pela Praia Linda”. “Vai sair obra grande lá”, disse ele, completando que o bairro Balneário também estava na pauta desta viagem. Ontem, ele foi conferir como andavam os serviços no Alecrim (imagem), também em parceria com o Estado.
NA EXPECTATIVA DO MPBÚZIOS
Em Armação dos Búzios, o prefeito, Alexandre Martins (REP), abriu a agenda de trabalhos desta quarta-feira (14) com o cronograma de atendimentos ao público no Posto Avançado de Cem Braças (PAP). Na ocasião, o prefeito recebeu os munícipes que puderam colocar seus apontamentos e necessidades relacionadas ao bairro. Na quinta-feira (15), o gabinete itinerante será na subprefeitura na Rasa. Sem dúvida, a expectativa do prefeito para o próximo dia, no entanto, é com o compromisso na Praça da Ferradura: primeiro dia do MPBúzios, com o show de Jorge Vercillo. O evento é dos mais aguardados na península e foi uma sacada da Prefeitura para movimentar a economia e o turismo na cidade no mês de setembro. Conforme você já leu aqui nesta coluna, serão quatro dias de festa, com shows ainda de Ivan Lins, Fernanda Abreu e Maria Gadú.
FESTA LITERÁRIA
Outro evento na península, que, inclusive contou com a presença de Alexandre, é a festa literária, na Praça do INEFI, na Rasa. O prefeito acompanhou os alunos da rede pública. A festa começou nesta terça-feira (13) e vai até sábado (17), com muitas atividades para a criançada. “Sou um grande aliado dos livros, então é muito importante que ativos culturais como esse sejam ofertados no município. Nossas crianças e jovens merecem essa imersão literária”, escreveu Martins em uma rede social.
ROMANO ANIMADO
Ainda em Búzios, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi, está bastante animado com o encontro de numismática e multicolecionadores que será realizado entre esta quinta-feira (15) e sábado (17) no Espaço Zanine. Trata-se de um grande evento para reunir colecionadores de moedas, selos e antiguidades. A proposta, segundo Romano, é gerar, na cidade, essa cultura do colecionismo. “Nós teremos palestras, distribuições de moedas para as crianças da rede municipal”, contou Romano. Haverá, inclusive, palestrantes do exterior. “É um evento com muito conteúdo, porque, através das moedas, a gente consegue contar a história”, afirmou ele, que na imagem aparece ao lado do assessor do prefeito, Alessandro Lacerda. O evento vai contar com expositores de todo o Estado, com espaço aberto para colecionadores fazerem vendas, compras, trocas e avaliações.
GRAVAÇÃO EM IGUABA
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu, nesta quarta-feira (14), o candidato a deputado federal Aquiles Barreto (PSD). A visita serviu uma gravação da campanha do ex-vereador de Cabo Frio, que deu um giro por Iguaba mostrando os avanços do governo de Martins e falando sobre o que o um deputado federal poderia ajudar para a continuação das melhorias. Interlocutores também afirmam que Barreto ainda foi surpreendido com um comitê eleitoral feito para ele no município.
INTEGRAÇÃO NA BIBLIOTECA
O secretário de Cultura de Iguaba Grande, Miquéias Gomes, esteve, na manhã desta quarta-feira (14), na sede da Biblioteca Municipal para uma reunião de aproximação e alinhamento com os servidores que atuam no setor. “Estamos indo nos setores conhecer todo o trabalho realizado pelos servidores. Também queremos ouvir as propostas que cada um pode sugerir para a atualização dos serviços prestados a população”, pontuou Miquéias. A biblioteca fica localizada na Praça da Estação e tem mais de 17 mil livros em seu acervo, entre eles livros inclusivos, gibis, mangás, literaturas estrangeiras e muito mais.
DIVULGAÇÃO DO 15 ANOS COMUNITÁRIO
Ainda sobre Iguaba, na manhã desta quarta-feira (14), a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza, esteve em uma rádio para divulgar o projeto “15 anos comunitário”, que está com as inscrições abertas até a próxima sexta-feira (16). O evento é voltado para meninas que completem 15 anos até o dia 31 de dezembro deste ano. Além do projeto, os ouvintes foram informados sobre outros assuntos referentes a secretaria como: moeda social, benefício de contribuição alimentar, cadastro único e outros.
RESPOSTA À PREFEITA
O casal de vereadores de Araruama Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB) voltou a falar sobre a polêmica envolvendo uma frase atribuída à prefeita da cidade, Lívia de Chiquinho (PP), sobre a parlamentar estar com vergonha da filha recém-nascida com síndrome de Down. Em um vídeo nas redes sociais, publicado nesta quarta-feira (14), Penha mostra a menina Isabela, que está em uma UTI neonatal por ter nascido prematura. Na legenda do vídeo, os vereadores fazem um novo desabafo na linha do discurso de Penha na Câmara na sessão de terça (13) e afirma: “Livia de Chiquinho e Ângela Barreira, quero dizer a vocês que nossa filha não está escondida pelo fato de ter síndrome de Down não, nossa filha está na UTI se recuperando. Que nunca, nunca nessa vida teremos vergonha da nossa filha, teremos sim, muito orgulho”. A coluna reforça que, apesar de não haver uma confirmação de que Lívia de Chiquinho, de fato, tenha dito tais palavras, a postura da prefeita em diversas situações induz a população a acreditar na veracidade da acusação. É triste ver que um chefe de Executivo, que tem como atribuição administrar, inclusive, políticas públicas para pessoas com deficiência, síndromes, etc. tenha um perfil como este.
‘APOIEI UM VAGABUNDO’
Ainda em Araruama, novamente o ex-prefeito inelegível e primeiro-cavalheiro Chiquinho da Educação, com a delicadeza que o é peculiar, aproveitou momento de campanha de sua discípula, a vice-prefeita da cidade e candidata a deputada estadual Raiana de Chiquinho (PSD), para destilar o velho discurso odiento. Foi nesta terça (13). Chiquinho aproveitou o momento que seria de Raiana para “alertar” os eleitores a não deixarem de votar para tentar colocar alguém de Araruama no parlamento. Disse que está buscando corrigir os erros do passado. “Estou buscando corrigir meus erros antes de 2018, quando apoiei o vagabundo do Marcelo Amaral para (deputado) estadual. Não tem conversa fiada comigo. Vagabundo é vagabundo, bandido eu trato como bandido, ordinário como ordinário”, disparou. Marcelo foi vice-prefeito de Araruama, já foi secretário de saúde de Búzios e é um médico bastante renomado. Certamente vai ter réplica, aguardem.
CELEBRARE NO CABO
A Prefeitura de Arraial do Cabo publicou em diário oficial nesta segunda-feira (12) um termo de ratificação da inexigibilidade de licitação para contratar a banda Celebrare para fazer um show na cidade no dia 21 de outubro. O evento, marcado para 21h, faz parte da programação musical da comemoração dos profissionais da secretaria de Educação. De acordo com o documento, o teto da contratação é de R$ 48.900. Com quase 30 anos de carreira, a banda Celebrare é uma das principais bandas covers do país e tem um repertório voltado, principalmente, para os anos 70, sem deixar de fora os sucessos atuais. Ao todo, são mais de 2 mil shows feitos para um público que já ultrapassou 2,5 milhões de pessoas, sem contar os 12 CDs e três DVDs lançados. É trajetória para ninguém botar defeito, não é não?
PROJETO NA CÂMARA
A Câmara de Arraial do Cabo deve votar nesta quinta-feira (15) o Projeto de Lei do vereador Ayron Freixo (REP) que fala sobre a nulidade da nomeação ou contratação, para determinados cargos e empregos públicos, de pessoa condenada por crime sexual contra criança ou adolescente. A matéria é similar a outras aprovadas em municípios, como Cabo Frio e Armação dos Búzios. O PL deu entrada na casa no dia 29 de agosto e passou pelos expedientes das sessões do dia 30 daquele e também de 1º de setembro, quando foi enviada para as comissões permanentes da Casa.
RACHA ENTRE FAMÍLIAS
Em Saquarema, o programa no. 1 do político tem sido o Casos de Família. O vice-prefeito, Rômulo Gomes (UNIÃO), fez um vídeo em resposta a uma frase atribuída ao secretário de Educação, Antônio Peres, contra seu pai, o deputado federal Lourival Gomes (PP). Segundo Rômulo, o secretário teria afirmado em um evento que Lourival não havia destinado emenda nem para comprar um carrinho de mão para a Prefeitura enquanto parlamentar em Brasília, o que foi refutado por Rômulo, que disse o que poderia ter sido feito com os recursos enviados pelo pai. O que se comenta aos pés da escadaria da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth é que Rômulo, que entrou na política quase que com um outsider na chapa de Manoela, tinha um acordo político com o grupo, que foi descumprido desde o começo do segundo mandato da prefeita, para o qual ele foi eleito. Mesmo assim, ainda havia uma certa cordialidade. Só que, aparentemente, a relação que já não estava das mais sólidas, sofreu uma fragmentação com os ataques ao pai de Rômulo. De qualquer forma, esse filme de vice romper com grupo político do prefeito é muito conhecido e manjado na Região dos Lagos. Resta saber se Saquarema, cidade com maior orçamento da Baixada Litorânea, vai seguir a cartilha de instabilidade e batalhas internas de municípios vizinhos. Veja o vídeo de Gomes: