InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (12)

José Bonifácio despacha do Parque e anuncia novidades; Marcelo Magno solto nas ruas do Cabo e os preparativos para o 36º aniversário da cidade; Alexandre Martins reativa obras paradas e Câmara aprova imunização na Educação; Vantoil Martins e o Círculo das Artes; As futuras 'Cidadãs Iguabenses'; Lívia de Chiquinho anuncia obras e solta os cachorros; Alto índice de contaminação faz Fábio do Pastel cancelar audiência e ir para as ruas vistoriar obras... E muito mais!

PREFEITURA NO PARQUE

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) despachou da sede do Parque Municipal do Mico Leão Dourado, no Segundo Distrito. Aliás, o tem feito às terças e quartas. E nesta quarta-feira (12) acertou alguns detalhes da transferência de parte da equipe das pastas de Educação e Meio Ambiente que ficarão lá de forma permanente. O efetivo do Meio Ambiente já desocupou o imóvel onde trabalhavam, que era cedido, na Fazenda da Pedra. “E nesta semana, até sexta-feira (14), a Educação vem para cá, menos a que faz parte do atendimento ao público, esta vai ficar no shopping de Unamar”, disse Zé. Ele também despachou com a diretora da Comsercaf de Tamoios, Luciene Lima que vai designar funcionários da autarquia que vão ficar permanentemente no segundo distrito.

MEIO AMBIENTE EM LOCAL APROPRIADO

A propósito dessa mudança do prédio da secretaria de Meio Ambiente – que vai ocupar parte dos 63 hectares (63 mil m²) do Parque, como Zé mostra na imagem – já não era sem tempo. Afinal de contas, totalmente incompatível a pasta funcionar – durante cinco anos – dentro da propriedade de um fazendeiro que responde por crimes ambientais, como extração de areia lavada. Ou seja, a galinha dos ovos de ouro morava na toca da raposa. O prefeito encaminhou ofício agradecendo pelos anos de funcionamento da secretaria. Tomara que essa mudança ressignifique os trabalhos desenvolvidos pela pasta, garantindo a autonomia que faltava.

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Ainda de Cabo Frio, a Prefeitura não deixou passar em branco o Dia Internacional da Enfermagem e homenageou esses profissionais tão essenciais, principalmente nesses tempos de pandemia. Teve até violinista tocando no HCE, entre outras homenagens, como o vídeo divulgado nesta quarta-feira (12). “Neste Dia do Enfermeiro, nossa homenagem vai para esses heróis de jaleco, em especial aos profissionais cabo-frienses, que lutam bravamente na busca pela saúde da população e fazem toda a diferença nessa batalha contra a Covid-19”.

GABINETE NA RUA

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Vereadores de Cabo Frio, Leo Mendes (DC), coloca seu gabinete na rua nesta quinta-feira (13) em frente ao ginásio poliesportivo do bairro Santo Antônio. De acordo com o vereador, ele vai receber a população para “ouvir reivindicações, críticas, sugestões, receber demandas e lutar para atendê-las”, das 9h às 17h. O parlamentar ressaltou para que as pessoas que forem até o local usem máscara como medida de proteção contra a pandemia da COVID-19.

NEM MELHOR, NEM PIOR, APENAS DIFERENTE

O jeito de Marcelo Magno (SDD), prefeito de Arraial do Cabo, de andar pelas ruas do município tem chamado bastante atenção dos cabistas. É que diferente dos antecessores, sempre acompanhados de segurança onde quer que fossem, MM anda sem ninguém na retaguarda, “leve e solto”. Chega até a ficar a dúvida entre os moradores: “cadê os seguranças e os assessores puxa-sacos?” Sobre esses comentários, o prefeito aproveita para dar uma alfinetada, dizendo que não deve nada a ninguém, por isso que ele anda tranquilo. Em linhas gerais, o povo até estranha, mas tá gostando.

ARRAIAL 36 ANOS

Por falar em Arraial do Cabo, que completa 36 anos nesta quinta-feira (13), a véspera do aniversário teve evento em homenagem ao esporte e a reabertura do museu do município. No Estádio Municipal Hermenegildo Barcellos, a Prefeitura apresentou as 12 cadeiras adaptadas doados ao município para serem utilizadas no projeto de basquete em cadeira de rodas. O prefeito, Marcelo Magno (SDD), disse que eles encontraram uma situação difícil quando assumiram o governo, mas ela está sendo superada com trabalho e “o esporte é um exemplo dessa superação”. Além disso, a solenidade no espaço apresentou a inauguração da quadra de areia para futevôlei e vôlei. O superintendente de Esporte e Lazer de Arraial do Cabo, Izaías Teixeira Júnior acompanhou a cerimônia. Já no museu de Arraial do Cabo, que foi reativado nesta quarta (12), o prefeito estava acompanhado do superintendente de Cultura, Max Magalhães. Nesta quinta, a programação do aniversário começa com a Alvorada, que terá a banda furiosa pelas ruas do município, porém sem o tradicional cortejo, por conta da pandemia de COVID-19. A Alvorada começa acordando o prefeito às 6h30. Na próxima edição da coluna Boca Miúda, você confere os detalhes da festa virtual de aniversário de Arraial do Cabo.

‘OBRA PARADA É DESPERDÍCIO DE DINHEIRO’

De Búzios, prefeito Alexandre Martins (REP) e o vice, que também é secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), estiveram nesta quarta-feira (12), fazendo uma visita técnica na obra da Creche de São José, que estava paralisada desde o governo passado. Após avaliar com a engenheira responsável da empresa cada cômodo inacabado e abandonado, Alexandre decidiu retomar a construção da creche. “Vamos retomar as obras, não podemos deixar inacabada a construção de uma creche que vai beneficiar centenas de pessoas. Valorizamos o dinheiro público, obra parada é desperdício de dinheiro e desrespeito com a população”.

VACINA PARA EDUCAÇÃO DE BÚZIOS

A Câmara de Búzios aprovou por unanimidade, nesta terça (11), projeto de lei que estabelece prioridade de vacinação contra a Covid para os profissionais e funcionários da educação pública e privada, sem prejuízo dos demais grupos prioritários. A proposta, do vereador Gugu de Nair (DEM), segue para sanção do prefeito.

CÍRCULO DAS ARTES DE IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) participou da live de lançamento do “Círculo das Artes” nesta terça (11), evento da Casa de Cultura com exposição do fotógrafo Josiel Freitas de Lima. O material pode ser apreciado online ou presencial, mediante os cuidados necessários por conta da pandemia. A live também teve participação da secretária municipal de Cultura, Miryam Inêz. Segundo ela, novos projetos serão apresentados, entre eles o ‘Cultura Kids’, voltado para as crianças em parceria com as escolas municipais.

CIDADÃS IGUABENSES

O vereador de Iguaba Grande, Paulo Rito (CID) indicou duas mulheres ‘de peso’ da Região dos Lagos para receberem o Título de Cidadã Iguabense: a coordenadora do galpão da secretaria de Obras da cidade, Suely Batista Silva, conhecida como a “Dama de Ferro”, e a jornalista e CEO do Portal RC24h, Renata Cristiane, pela relevância dos serviços prestados à sociedade. Ainda não foi divulgada data para entrega da honraria, mas assim que for a coluna publica aqui. Queremos aqui agradecer o carinho do reconhecimento por parte do parlamentar que é um guerreiro incansável na luta por Iguaba. Um homem que venceu o câncer e uma eleição disputadíssima no ano passado, para fazer a diferença no parlamento iguabense. Nosso respeito e gratidão ao Paulinho, como é conhecido na cidade.

ANUNCIOU OBRAS E SOLTOU OS CACHORROS

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), aproveitou a inauguração do asfalto da rua Jussara no bairro Parati na manhã desta quarta-feira (12) para anunciar que algumas outras obras de asfalto e drenagem já foram iniciadas no município, em bairros como Praça da Bandeira. A prefeita também comentou que a ampliação da Orla Oscar Niemeyer até a praia do Gavião, em Bananeiras, já foi licitada e deve começar em breve. Será a segunda maior orla urbanizada do estado do Rio de Janeiro, com mais de 11 mil metros de extensão de calçada e ciclovia. Uma rua paralela será criada por trás do Centro Educacional Darcy Ribeiro para ligar o ponto atual, na Praia do Hospício até a orla do Centro. Além do anúncio de obras, a prefeita não deixou barato o atraso de uma empresa vencedora da licitação para conduzir as obras de asfaltamento em Iguabinha e no Coqueiral e soltou os cachorros. Nas palavras da prefeita, a empresa que venceu é uma “vagabunda”, que já foi notificada pelo município que, em breve, realizará uma nova licitação para que outra empresa assuma o comando da revitalização e a obra possa ser entregue aos moradores da região.

CONTESTAÇÃO DO SINDICATO

Por falar em Araruama, o município respondeu ao questionamento feito pelo Sindicato dos Servidores Municipais (SSMA) sobre a falta de equipamentos de higiene para os coveiros que atuam em sepultamentos no cemitério de Morro Grande de vítimas da COVID-19. Segundo assessores, todos os profissionais que trabalham lá já foram vacinados. Apesar disso, a gente ressalta que que não é porque eles já foram vacinados que eles devem trabalhar sem os equipamentos de proteção individual, sem produtos de desinfecção e sem as condições básicas de higiene, não é mesmo?

AUDIÊNCIA CANCELADA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia cancelou a audiência pública que seria realizada nesta quarta-feira (12) no bairro Campo Redondo. Entre outros assuntos, a reunião deveria falar sobre a pedreira da localidade, que levanta bastante poeira e faz muito barulho na casa dos moradores da região. O cancelamento, segundo a Prefeitura, se deve ao atual bandeiramento do município, que indica risco alto de contágio da Covid-19. Além disso, foram contabilizados 10 casos de Covid-19 no Campo Redondo nesta terça (11). Com os novos dados, o local foi o segundo bairro com mais casos da doença registrados na cidade. O primeiro bairro com maior número de casos foi o São João, vizinho à localidade. A administração pública decidiu remarcar para uma nova data, a ser informada.

PASTEL NA RUA

Porém isso não significa que o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), teve um dia de folga. Durante parte desta quarta-feira (12), o chefe do Executivo aldeense foi, em pessoa, acompanhar o andamento de uma obra de saneamento básico no bairro Morro dos Milagres. De acordo com a Prefeitura, ao longo desta semana, a Rua Duque de Caxias está recebendo a substituição de 60 m de manilha. A operação é tocada pela secretaria de Serviços Públicos que, assim que terminar a atual intervenção, deve trabalhar em obras congêneres no bairro Campo Redondo, seguindo o cronograma de ações da pasta.

DIA DO ENFERMEIRO

Nesta quarta-feira (12), Dia Mundial da Enfermagem e Dia do Enfermeiro, a Prefeitura de Maricá preparou um vídeo especial para homenagear os profissionais que trabalham na área. Compartilhando a publicação da rede social oficial da Prefeitura, o chefe do Executivo maricaense, Fabiano Horta (PT), declarou: “eles são guerreiros que estão na linha de frente desta batalha contra COVID-19 e todas as outras doenças que não deixaram de existir. São humanos e vivem enfrentando o limite da exaustão para salvar vidas. Toda a nossa gratidão e reconhecimento aos profissionais de enfermagem”. Diversos outros prefeitos da região também lembraram desses profissionais, como a prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), que mencionou os enfermeiros durante inauguração nesta quarta, e o chefe do Executivo de Macaé, Welberth Rezende (CID), que publicou foto ao lado de enfermeiros nas redes sociais.

DIAS CORRIDOS

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) tem tido dias agitados nesta semana. Na terça-feira (11), o chefe do Executivo macaense conheceu o projeto do novo terminal aeroportuário da cidade. Executadas pela Zurich Aiport, as obras terão investimento de R$ 160 milhões e, na visão de Rezende, gerarão muitos empregos para nossa cidade. Já na manhã desta quarta (12), Welberth acompanhou uma vistoria no Hospital Irmãs do Horto, anexo do HPM. O promotor Bruno de Sá Barcelos Cavaco, da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público Estadual (MPRJ), esteve presente. De acordo com a Prefeitura, desde o início do ano, o governo ampliou de 53 para 67 o número de leitos de CTI destinados à assistência ao paciente da Covid-19. Já em vagas de enfermaria, a gestão municipal aumentou de 67 para 105 em 2021. Além disso, a prefeitura adquiriu também 15 novos aparelhos respiradores.

ALERJ PRORROGA CALAMIDADE PÚBLICA EM ARRAIAL

A Alerj aprovou em discussão única, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Decreto Legislativo 59/21, do deputado André Ceciliano (PT), presidente da Casa, para reconhecer a prorrogação do estado de calamidade pública em virtude da pandemia de Covid-19 em seis novos municípios: Arraial do Cabo, Belford Roxo, Cordeiro, Miguel Pereira, Tanguá e Paty do Alferes. A prorrogação valerá até 31 de dezembro deste ano. O projeto será promulgado pela Alerj e publicado no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias. “Com a implementação do isolamento social, o inevitável aumento dos gastos com saúde e equipamentos de proteção e tratamento ao covid-19, assim como a previsão de uma crise financeira de efeitos ainda incertos, a decretação da calamidade pública tornou-se a única saída”, justificou Ceciliano.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content