back to top
sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (12)

O susto em Arraial do Cabo em meio a sensação de insegurança nas escolas; As medidas para combater o bullying nas unidades educacionais em Búzios; Vantoil Martins visita igreja clássica que vai passar por reformas; Fábio do Pastel inaugura obra em posto de saúde; Vereador de Cabo Frio volta a cobrar respostas de presidente da Associação de Blocos Carnavalescos; A repercussão do protesto dos servidores de Araruama; E muito mais...

SUSTO NO CABO

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (12) começa por Arraial do Cabo, onde um grande susto ocorreu na parte da manhã. Segundo a secretaria de Educação, uma funcionária da Escola Municipal Adolpho Beranger Junior percebeu que um aluno, que estava do lado de fora da escola, portava uma faca. À coluna, o secretário da pasta, Bernardo Alcântara, disse que recebeu essa ligação do pessoal do PROEIS e logo enviou uma equipe da secretaria para acompanhar tudo. Para surpresa de todos, o desfecho da história é que a mãe da criança orientou o garoto a levar uma faca, com medo de ataques. Logo, a situação reforça o perigo dessa onda de boataria que tem tomado conta da Região dos Lagos. Bernardo pediu para que a população pare de espalhar notícias infundadas que estão causando pânico na população. O receio é que essa situação fique incontrolável. Em Arraial, para garantir a proteção das escolas, agentes da Guarda Municipal passaram a ficar constantemente em todas as unidades da rede municipal, que também recebem vistorias da Polícia Militar. Aliás, nesta terça (11), Bernardo teve uma reunião com o prefeito, Marcelo Magno (PL), a secretária de Segurança Pública, Magda Fraga, o secretário de Governo, Thiago Fantinha, além do chefe de Gabinete do prefeito, Ramon Plácido.

AÇÕES DE SEGURANÇA

Além de vistorias nas escolas, Bernardo informou à coluna que está no radar dele a aquisição do sistema de monitoramento para todas as escolas. O objetivo é que as unidades tenham câmeras para aumentar a sensação de segurança na rede municipal. No entanto, apesar das medidas, o secretário fez questão de reforçar que não houve ameaça dentro da escola por parte do aluno na situação desta quarta.

SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA

É importante ressaltar que só nesta quarta-feira (12) um aluno tentou atacar uma professora em uma escola de Tamoios, teve esse episódio na porta da escola de Arraial do Cabo e uma situação parecida lá em Casimiro de Abreu, de um garoto levar uma faca para a escola para se proteger. É um absurdo o que está acontecendo, esse efeito cascata, que tem dominado as pessoas. As situações requerem que as autoridades, especialmente, os técnicos da educação de todas as cidades se unam e se debrucem sobre o problema, pensando em uma atitude preventiva mais enérgica, eficiente para tentar encontrar quem são essas pessoas que estão instrumentalizando essa juventude, alienando-os para cometer esse tipo de ato, e, consequentemente, tranquilizar a população e reter esse cenário caótico de insegurança constante.

MÃO NA MASSA

Mas apesar do susto pela manhã, o prefeito Marcelo Magno (PL) seguiu a rotina e foi vistoriar as obras que estão acontecendo no município. Magno esteve no Centro Educacional Cultural para ver de perto como anda a reforma. Contudo, o detalhe interessante que chamou atenção é que MM estava acompanhado do amigo José Freitas, pedetista que participou da emancipação de Arraial do Cabo. Marcelo aproveitou a oportunidade para conversar com o encarregado da obra, Ricardo Félix, para atualizar todos os detalhes sobre o andamento do projeto. A dúvida que ficou com a presença do Freitas é: essa massa vai dar liga para 2024? Não nos referimos ao material do emboço das paredes, evidentemente. Se é que me entendes…

PRECAUÇÃO EM BÚZIOS

A gente volta a falar sobre a questão da segurança nas escolas, porque, em Armação dos Búzios, nesta quarta-feira (12), aconteceu uma reunião no auditório da Guarda Civil Municipal para tratar de protocolos de segurança nas unidades escolares da cidade. Com a presença do prefeito, Alexandre Martins (REP), esta é mais uma iniciativa que integra a campanha contra o bullying e a violência nas escolas, que foi iniciada dia 7 de abril e contará com a atuação de todas as secretarias municipais. O secretário de Educação, Rodrigo Ramalho, pontuou que pais, responsáveis e estudantes podem se tranquilizar pois as escolas da cidade permanecerão seguras. Também participaram da reunião, o Comandante da 5ª CIA da Polícia Militar, Tenente Madureira, o coordenador do PROEIS, Sargento Wedson Cedro, o Comandante Geral da Guarda Civil Municipal, Otavio Azevedo e o Subcomandante, Daniel Bach. Aliás, para tratar da campanha antibullying em Búzios, ações de segurança nas escolas e das futuras inaugurações na cidade na área da educação, o Portal RC24h recebe o secretário da pasta, Rodrigo Ramalho, para o RC Cast desta quinta-feira (13), às 18h. Acompanhem e participem através das redes sociais e páginas do Portal no YouTube, Facebook e Instagram.

ALEXANDRE COM A POPULAÇÃO

Antes da reunião sobre segurança nas escolas, o prefeito Alexandre Martins (REP) voltou a receber os moradores no Posto Avançado da Prefeitura (PAP) do bairro de Cem Braças na manhã desta quarta-feira (12). Os atendimentos nos bairros foram suspensos devido ao período da alta temporada, mas agora foram retomados. O prefeito ressaltou a importância desse contato como uma forma de aproximação entre o poder público e a população, permitindo que as prioridades e necessidades locais sejam conhecidas e atendidas pela gestão. Nesta quinta (13), o gestor fará atendimento na subprefeitura da Rasa, também das 8h às 12h. Assim como anteriormente, as atividades nos bairros serão feitas quinzenalmente.

ASSISTÊNCIA RELIGIOSA NO HOSPITAL

Os vereadores de Búzios aprovaram, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei que regulamenta a assistência religiosa no Hospital Municipal e demais estabelecimentos de saúde. O projeto, que segue para sanção do prefeito, autoriza o ingresso de religiosos de qualquer credo para assistência aos enfermos nos hospitais e estabelecimentos de saúde público e particular, desde que autorizado pelo paciente internado ou por sua família. Os religiosos que prestarem assistência aos enfermos deverão acatar as determinações legais e normas internas de cada instituição de saúde, a fim de não pôr em risco as condições do paciente ou a segurança do ambiente hospitalar. Além disso, não poderão prejudicar o sossego dos outros pacientes. Por fim, o texto prevê que a assistência religiosa só poderá ser temporariamente suspensa por fundamentada restrição médica de isolamento do paciente, mediante o alto risco de contaminação.

LANÇAMENTO DE PROJETO

Ainda em Búzios, nesta quinta-feira (13), o Sebrae Rio lança o programa LIDER – Território Empreendedor na Região dos Lagos. O evento será em um hotel da península, entre 10h e 13h. A Programa LIDER tem como principal objetivo formar líderes, a partir do desenvolvimento do território brasileiro de forma sustentável, com ênfase nas potencialidades e oportunidades de negócios na Região dos Lagos. Na ocasião, será apresentada a palestra “Cidades Inteligentes” e o case do LIDER Médio Paraíba, que virou uma Agência de Desenvolvimento. Por se tratar de uma iniciativa a nível regional, a expectativa é de muitos prefeitos e representantes do Executivo das cidades da Região dos Lagos presentes na ocasião.

É PRA LOUVAR DE JOELHOS…

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), deu uma boa notícia nesta tarde de quarta-feira (12), para comunidade católica e aos defensores do patrimônio histórico e cultural da região. Direto da porta da igreja N. Sra. da Conceição, com um processo debaixo do braço, o chefe do executivo anunciou que o projeto de reforma da capela, finalmente está avançando. Inclusive, ele já adiantou que o município pagou R$ 85 mil antecipadamente para empresa vencedora da licitação, que pela lei, deve ser especializada em restauração prédios históricos. Vantoil explicou ainda, que o projeto não pode ser executado pela Secretaria de Obras do município, com risco de sofrer penalidades, embora não seja de obrigatoriedade da prefeitura, entretanto, atendendo aos reclames da população, o governo se organizou para cumprir as normas. Agora, resta apenas a autorização do INEPAC para que os trabalhos iniciem efetivamente. Confira no vídeo o informe do prefeito. Ah… Fica a dica para outras cidades como Cabo Frio, onde capelas e museus estão caindo aos pedaços, com a desculpas de que “nada podemos fazer”.

UNIDADE DE SAÚDE ENTREGUE

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) inaugurou, nesta quarta-feira (12), a unidade de saúde do bairro Balneário totalmente reformada à população. O evento reuniu autoridades municipais, entre secretários e vereadores, o vice-prefeito, Julio Queiroz (PSDB), toda a equipe do posto de saúde e cidadãos atendidos no local. Aliás, na sexta (14), o chefe do Executivo também deve entregar os ranchos de pesca da Praia da Baleia, garantindo mais dignidade aos pescadores da localidade, que terão um lugar seguro para guardar seus materiais.

VEREADOR COM A MÃO NA MASSA

Ainda em São Pedro da Aldeia, quem também ficou de olho naquela situação do vazamento de água, causando alagamento e lama no bairro Baixo Grande, foi o vereador Vitinho de Zé Maia (PL). O edil esteve no local na manhã de terça-feira (11) após receber denúncias da ocorrência de moradores e esteve com o secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, para levar a demanda. O parlamentar não tinha ciência da visita que o titular de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, estava a par da situação, então preferiu seguir pelo caminho dos Serviços Públicos mesmo. Nesta quarta (12), máquinas já trabalhavam para resolver a situação.

NOVA TRILHA NA ALDEIA

A cidade São Pedro da Aldeia inaugurou, em parceria com a Rede Brasileira de Trilhas, a visita guiada à trilha dos Cardeiros, localizada ao fim da Praia do Sudoeste. O projeto tem como objetivo explorar o ecoturismo e fortalecer o segmento turístico no município. O local tem atrativos como praias lagunares, árvores casuarinas, um pôr-do-sol marcante e os cardeiros, espécie de cacto que dá nome ao local. A trilha tem início no píer da Praia do Sudoeste e conta com 5 km de percurso predominantemente costeiro, híbrido com areia, água, conchas e formações rochosas, chegando até as praias do bairro Baleia. Na inauguração, estiveram presentes a secretária de Turismo, Claudia Tinoco, os turismólogos Katia Santos, Alexandre Martins de Azevedo, Isabella Nogueira e Raquel Sampaio, o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, Messias Valadares, a diretora-presidente do Grupo Escoteiro, Simone Giampaoli, a jovem escoteira Marina Giampaoli e a superintendente de Turismo da cidade de Cabo Frio, Luane Ferreira, além de cidadãos aldeenses.

TRANSPARÊNCIA DO CARNAVAL

Sobre o Parlamento cabo-friense, o presidente da Associação de Blocos Carnavalescos da cidade, Joir Reis, pediu para fazer uso da Tribuna Livre. No entanto, quem não gostou muito da história foi o vereador Roberto Jesus (MDB). À coluna, ele comentou, nesta terça-feira (11), que Joir ainda não respondeu aos ofícios e sequer apresentou algum comprovante documental, notas fiscais que comprovem o uso do dinheiro público investido neste ano. Jesus afirmou que está se articulando com a presidência da Câmara para que o presidente da Associação apresente, primeiramente, os documentos e, só depois, faça o uso da Tribuna Livre. Será que a resposta, passados mais de 50 dias do fim da folia, vem dessa vez? A turma tá na espera.

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS EM DEBATE

Ainda nessa seara de ameaças de ataques nas escolas, o vereador Roberto Jesus (MDB) teve mais uma iniciativa pertinente. O parlamentar oposicionista protocolou na Câmara um pedido de Audiência Pública para tratar da violência nas escolas “tendo em vista os últimos acontecimentos que vem ocorrendo por todo país e as Fake News espalhadas pelo celular”. Será dia 17 de abril (próxima segunda-feira), às 10 horas, no Plenário da Câmara Municipal, que fica na Av. Assunção. Toda população está convidada.

PÓS-MANIFESTAÇÃO

Em Araruama, a manifestação dos servidores municipais nesta terça-feira (11) continua repercutindo. O presidente do sindicato do funcionalismo público da cidade, o SSMA, Luís da Saúde informou à coluna nesta quarta (12) que o Poder Executivo não abriu diálogo e, por isso, eles enviaram um ofício com algumas demandas das categorias insatisfeitas, além de pedir essa troca direta com a Prefeitura. “Por enquanto, não houve o retorno. Até montamos uma comissão, aguardando o executivo abrir diálogo. Nós protocolamos um ofício e estamos aguardando que tenha alguma resposta”, disse Luís. Na classe política, o ex-prefeito da cidade André Monica (PDT) repercutiu o ato de terça nas redes sociais, dizendo que viu “uma legítima manifestação dos nossos servidores” e que teve a atenção chamada pela “vibração, não só deles claro, mas especialmente das pessoas que passavam”. “Parabéns a vocês que foram às ruas defender o interesse de outros tantos milhares, que, por ‘algum motivo’, não se fizeram presentes”, disparou André.

PRIORIDADES CONTROVERSAS?

Ainda em Araruama, os vereadores da oposição, Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB), questionaram as prioridades da prefeita, Lívia de Chiquinho (PP). Isso porque o município está investindo mais de R$360 mil na construção de um deck de madeira ao lado da Orla Oscar Niemeyer, na altura do bairro Pontinha. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (12), os parlamentares disseram que, com certeza, a obra ficará bonita, mas pergutaram: “o que é prioridade para nós?”. Nesse sentido, Penha lembrou das cenas de chuva dentro da UPA do município e o caso de uma cidadã que está arcando com a medicação da mãe para ser aplicada na unidade de saúde. Que coisa, hein?

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo