InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (11)

Vantoil fecha parceria com Horta, aproximando Iguaba de Maricá; Servidores revoltados com vereador em Búzios; Pastel não fugiu mas bateu boca com internautas; Internautas no limite com Zé; Ronnie só pensa 'naquilo' em Arraial; Enquete por deputado acirrada em Araruama... E muito mais!

CONEXÃO IGUABA GRANDE-MARICÁ

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) ficou bastante entusiasmado com o encontro que teve nesta quarta-feira (10), em Maricá, com o prefeito Fabiano Horta (PT). Disse que dois dos vários projetos que conheceu atraíram sua atenção. Primeiro, a Mumbuca, moeda social, cujo funcionamento Vantoil foi conhecer de perto e contou que está voltando com essa experiência na bagagem, e que agora vai estudar com sua equipe a possibilidade de implementar programa semelhante em Iguaba: “É um programa de distribuição de renda excelente porque fomenta a economia local, fortalece o comércio, gerando emprego e renda na cidade”, disse o prefeito iguabense. Outro projeto que também seduziu Vantoil foram as Vermelhinhas (bicicletas) – modal de transporte público gratuito. Ele se interessou bastante em entender o sistema para, quem sabe, implantá-lo também na Princesinha dos Lagos. Vantoil adiantou que já ficou acertado que, na próxima semana, uma equipe da prefeitura de Iguaba fará um intercâmbio com a prefeitura de Maricá para entender esses projetos. E mais, destacou que esse foi o primeiro de muitos encontros que deverão acontecer.

E AS ELEIÇÕES DE 2022?

E para quem pensa que esse encontro entre Vantoil Martins (CID) e Fabiano Horta (PT) teve assunto de eleições 2022 para temperar o cafezinho, ledo engano. O encontro foi a oportunidade de se conhecerem, estreitarem relações entre os municípios e parceria na troca de conhecimentos, mas por incrível que pareça, não falaram da disputa eleitoral para presidente, governadores e deputados. Quem também participou desse encontro foi o vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan (PT), os secretários de Governo, Joãozinho Maurício, de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, o secretário de Planejamento de Iguaba, Eron Bezerra, e os vereadores iguabenses Marcelo Durão (PL) e Marciley Lessa (PL).

RENDA BÁSICA DA CIDADANIA

A Prefeitura de Maricá dá continuidade nesta quinta-feira (12) ao ciclo de debates “A Revolução Social de Maricá”. Desta vez, o vice-prefeito Diego Zeidan (PT) recebe o ex-senador e vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy, e o ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá, para falar sobre a Renda Básica de Cidadania. O evento será transmitido pelas mídias oficiais da Prefeitura a partir das 20h. É importante destacar que a lei de Renda Básica existe desde 2004, quando foi criada pelo próprio Eduardo Suplicy, que na ocasião atuava no Senado, e foi sancionada pelo então presidente Lula. Maricá é o único município do país que aplica a lei de renda básica de forma integral.

CADÊ O PL DO 13º, VEREADOR?

Em Armação dos Búzios, o servidor está revoltado porque ainda não recebeu a metade do 13º salário, como sempre acontece no segundo semestre do ano. E sabem por que isso ainda não aconteceu? O PL do executivo, que fala do remanejamento de verba para pagamentos dessa ordem – previsto na lei orgânica municipal, ou seja, nem precisaria passar pela Câmara, está engavetado. O prefeito Alexandre Martins (REP) poderia remanejar sem consultar, mas optou passar pela Câmara. Ocorre que o vereador Aurélio Barros (PATRI), presidente da CCJ, está “sentado” em cima do documento faz nove dias. O mais absurdo disso tudo é que o próprio vereador, bem como todos os outros vereadores e servidores da Casa já receberam o 13º. Os funcionários da Prefeitura (especialmente os concursados) estão p*tos da vida com o parlamentar, querendo saber o porquê dele ter criado essa situação. Inclusive recebemos informação de que estão até querendo organizar uma manifestação na porta da Câmara. A propósito, tentamos falar com Aurélio ao longo do dia, mas foi em vão.

UNIDOS PELA VACINA

Continuando em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) e o secretário de Saúde Leônidas Heringer, receberam na manhã desta quarta (11), no Espaço Cultural Zanine, a doação de cinco geladeiras e cinco caixas térmicas para o armazenamento das vacinas contra Covid-19. A doação foi do Movimento Unidos Pela Vacina e Enel. “Estamos vivendo um momento difícil, esperamos em breve sair dessa pandemia. Búzios recebe com todo carinho essa ajuda”, disse Alexandre. Além dele e do secretário, estiveram presentes o responsável pela Sustentabilidade Rio, Leonardo Soares; o executivo da ENEL, Leandro Barbosa; o secretário de Governo, Leandro Pereira; o Comandante da Guarda Civil Municipal, Octavio Azevedo; o Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Romano Lorenzi; o Subsecretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Rogério Amaral; o Subsecretário de Comunicação, Douglas Sant’Anna e a Subsecretária de Saúde, Josiane Meira.

VIAGEM VERÍDICA

A turma da Praça do Canhão estava confabulando a hipótese do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), ter dado aquele truque mágico de desaparecer para não receber os servidores que manifestavam na porta da Prefeitura nesta terça-feira (10), contra a adoção do cartão de passagem como forma de pagamento do auxílio transporte. Porém, a história de que o chefe do Executivo tinha ido ao Rio para uma agenda pré-marcada era verídica. A turma pode ficar tranquila. A própria assessoria do Governo do Estado enviou um release para a imprensa informando que planeja intervenções no município após uma reunião entre o prefeito e o secretário de Infraestrutura e Obras do Estado, Max Lemos. No encontro, Fábio apresentou uma lista de pedidos para melhorias em várias frentes do município. Entre elas, a construção do 1º Módulo do Polo de Saúde e Qualidade de Vida de São Pedro da Aldeia, que é composto por quatro módulos: o Espaço do Autista – com abordagem clínica e escolar -, um Centro Especializado de Reabilitação III, uma Oficina Ortopédica e uma piscina adaptada, aquecida e salinizada para os usuários. O encontro, na sede da Seinfra também contou com a presença do presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), Marcos Muffareg, e da diretora técnica do IEEA, Fernanda Zucolotto, além do vice-prefeito de São Pedro da Aldeia, Júlio Queiroz (PSDB), do secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Fernando Frauches, da secretaria municipal de Saúde, Maria Márcia Sampaio, da coordenadora de reabilitação, Fernanda Suzarte, do chefe de gabinete, Moisés Batista, e do assessor Felipe Macedo.

PASSOU PELA ALERJ

Além do encontro com o secretário, Fábio do Pastel (PL) aproveitou a ida ao Rio para comparecer à abertura dos trabalhos do Alerjão, a nova sede do Legislativo fluminense, que fica na Praça Mário Lago, próximo ao Largo da Carioca. Inclusive, o prefeito aldeense posou para foto com André Ceciliano, presidente da Alerj. O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), também esteve no local, segundo nota divulgada pela própria Alerj.

É DE BOM TOM?

Fato é que a ida de Fábio do Pastel (PL) ao Rio apenas acentuou e acirrou as críticas que o prefeito aldeense tem recebido nas redes sociais por parte dos servidores. Aparentando ter perdido a paciência com os comentários, Pastel rebateu com certo escárnio alguns dos internautas: “Por que não foi ao Rio de ônibus?”, questionaram um comentário, que recebeu a resposta “porque eu tenho o meu carro próprio e conquista com meu esforço” por parte do prefeito. Outro comentário nesse sentido disse: “Andar de Mercedes-Benz é muito difícil. Cheio, lotado, sem rádio, sem ar, sem conforto. Salineira só para os baixa renda”. O prefeito, então, respondeu: “verdade. No carro é bem melhor”. As respostas atravessadas de um chefe do Executivo não repercutiram nada bem entre os internautas, que acusaram Fábio de debochar de pessoas mais humildes e usar o discurso da meritocracia. É aquilo, né? Tu quer postar? Posta. É de bom tom? Não, Fábio, não é de bom tom.

ESTREITANDO LAÇOS

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) recebeu em seu gabinete, nesta terça (10), representantes do Corpo de Bombeiros e da Saúde, no intuito de estreitar laços com a corporação e reforçar a parceria. Durante a reunião, Magno tomou conhecimento dos projetos e ações conjuntas em salvamentos, treinamentos, além de capacitações para maqueiros, motoristas, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Geral de Arraial do Cabo. Semana passada, o secretário de Saúde, Jorge Diniz já havia adiantado a conversa com os Bombeiros, mas a pauta não podia ficar sem o aval do chefe do executivo que fez questão de discutir o assunto pessoalmente. Neste segundo encontro também foram abordadas a construção, reforma e manutenção do Posto Avançado dos Bombeiros. Além de Marcelo Magno, também estiveram presentes no encontro o diretor técnico do HGAC, Willian Policiano; o segundo tenente e o segundo sargento do Posto Avançado do Bombeiro Militar (PABM), Gabriel Monteiro e Carlos Mello; além do vereador Pedro Caju (PSL).

CRUZADA PELO CASTRAMÓVEL

O assessor da Prefeitura de Arraial do Cabo Ronnie Plácido continua na jornada pelo castramóvel municipal atrás de quem tem experiencia na área da proteção animal. Nesta terça-feira (10), conforme antecipado pela coluna, ele esteve com a coordenadora de Proteção Animal de Arraial, Angelica Luz, em Niterói para se encontrar com Marcelo Pereira, que coordena a castração no município. O CCPAD niteroiense é referência em castração e estrutura física no Estado, chegando a atender mais de 300 cães e gatos por dia. O CCPAD também já aplicou vacinas em 37 mil animais, quase que a população de Arraial, né? Ronnie contou para o Portal RC24h que conseguiu o projeto todo impresso do local e vai levar para o prefeito, Marcelo Magno (PL), que conferiu a Ronnie a missão de pôr o castramóvel para funcionar.

ENQUANTO O CABO SE ARTICULA…

… no município vizinho, a população, sobretudo os protetores, cobram o prefeito, José Bonifácio (PDT), para colocar o castramóvel para funcionar. Internautas têm feito postagens recorrentes chamando a atenção do prefeito para a situação, destacando que os protetores já não aguentam mais e pedindo por mutirões de castração. O Portal RC24h procurou a Prefeitura para saber por onde o castramóvel entregue ao município por Dr. Adriano (DEM) no ano passado. O que será que falta para colocar o projeto em prática? Perguntas que ainda não tivemos resposta. Enquanto isso, a população de animais nas ruas não para de crescer.

REFORMA DE GINÁSIO E CAFÉ COM VEREADOR

Ainda de Cabo Frio, o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Rodolpho Campbell esteve em duas missões, nesta quarta-feira (11), que terminou com boas previsões. Na primeira, acompanhado do prefeito José Bonifácio (PDT), foi até o ginásio poliesportivo Vivaldo Barreto, largado às traças faz tempo, para Zé ver de perto a situação deplorável do local e sugerir algumas reformas e mudanças. E não é que ele conseguiu? O prefeito já autorizou o processo para reforma geral do espaço. O momento pós-olimpíadas chegou de forma oportuna na questão. Até porque é evidente que crianças e jovens que têm acesso a projetos sociais conseguem, sim, obter sucesso e até medalha de ouro nas Olimpíadas. Além de ser uma das verbas mais bem gastas de uma prefeitura. Nessa esteira, Rodolpho, mais tarde, se encontrou com o vereador Vanderson Bento (PTB) para um café e tratativas da reforma de algumas praças e quadras esportivas com recursos do governo estadual.

PROTESTO SUSPENSO

Ainda de Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) sancionou a lei 3.285/2021, de autoria do vereador Vinícius Corrêa (PP), sobre a suspensão de protestos de devedores do município. Com a sanção, ficam suspensos temporariamente os atos destinados ao envio de certidões para protesto de débitos inscritos em dívida ativa, tributária ou não. A suspensão ocorrerá pelo período que durar o estado de calamidade pública decretado pelo Estado do Rio de Janeiro (Decreto n° 47.428 de 29 de dezembro de 2020).

ENQUETE ROLANDO

Tem página do Facebook em Araruama questionando aos internautas que pré-candidato a Alerj no ano que vem deve receber o apoio da prefeita, Lívia Bello (PP), e do primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação. As opções oferecidas são o atual presidente da Câmara, Júlio César Coutinho (PSC), que lidera a pesquisa, o vice-presidente do Legislativo araruamense, Nelsinho do Som (PSC), o filho de Chiquinho Thiago Ribeiro (sem partido) e o ex-vice-prefeito Anderson Moura. Embora seja o menos conhecido dos quatro, Thiago Ribeiro é terceiro lugar na enquete, com uma curta distância de Nelsinho do Som. O enteado da prefeita comentou na publicação e afirmou que se surpreendeu com as palavras de carinho e de apoio porque “nunca pleiteei nenhum cargo público”. Contudo, ele já aproveitou para fazer aquela propaganda e convidou os internautas a conhecerem-no: “Sei que confiança é algo que leva tempo, dedicação, trabalho, respeito, humildade e, principalmente, caráter. Espero um dia poder contar com a confiança de vocês e, assim, poder representar, com o coração e alma, seus anseios seja onde eu estiver”, disse. Tendo virado figurinha fácil ao lado do pai em compromissos políticos com lideranças partidárias estaria o caminho de Thiago já traçado? A conferir.

TÁ EM TODAS

Ainda em Araruama, não dá para deixar de destacar quem faz política: diálogo, articulação e, principalmente, contato com o povo. Em comemoração ao Dia do Sacerdote, comemorado em 4 de agosto, o vereador Elói Ramalho (PSD) propôs moção de aplauso para três líderes religiosos. Foram homenageados os pastores Janderson e César Lopes, além do babalorixá Arilsom Lisboa. Pluralidade cultural é assim mesmo.

E A REGIÃO DOS LAGOS?

O Governo do Estado anunciou investimento de R$ 45,6 milhões em hospitais regionais para qualificar o atendimento de média e alta complexidade na Região Metropolitana do Rio. Até aí tudo bem, mas, enquanto isso, a Região dos Lagos está a algumas semanas de completar cinco meses da promessa feita pelo governador Cláudio Go… digo Castro (PL) sobre o Hospital Unilagos. Com todo respeito a Duque de Caxias, onde será empregada parte do investimento do estado, mas a família Reis tem ótimas articulações junto ao Governo Federal. O deputado Gutemberg Reis (MDB/RJ), inclusive, é da base de Bolsonaro (sem partido), ou seja, jorra dinheiro no município. O orçamento de Caxias é da ordem de R$2,3 bilhões anuais, mais do que de todas as cidades da Região dos Lagos somadas. Então, assim, falta um cuidado claro do governador com as mais de 600 mil pessoas que moram de Saquarema a Armação dos Búzios.

SINAL AMARELO

Ainda sobre anúncios do Governo do Estado, chamou a atenção que, no ranking de resultados positivos da retomada do turismo pós-pandemia no Rio, a partir das férias de julho, apenas Macaé e Rio das Ostras foram citadas na área da Costa do Sol. A Região dos Lagos e suas águas cristalinas e areias brancas de cidades como Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio ficaram de fora da lista. Tá na hora dos gestores dessas cidades se movimentarem porque a alta temporada já bate à porta, aí não dá para ficar nessa, né? Tudo indica que até lá, a população vai estar praticamente 100% vacinada. E aí? Tem que se organizar e se mobilizar.

PEC REJEITADA

Concretizando o que se esperava a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso foi derrubada e arquivada pelo plenário da Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (10). Para ser aprovada, a medida precisava da anuência de 308 deputados, mas recebeu apenas 229 votos a favor e 218 contra. A PEC era uma aposta do presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), que chegou a ameaçar a não realização das eleições caso a PEC não fosse aceita. O presidente continuou atacando o sistema eleitoral nesta quarta (11) e disse que não será possível confiar nas apurações do ano que vem. Lamentável a postura do Jair. Depois da derrota daquele desfile de tanque vexatório de dia e no plenário da Câmara de noite, só lhe cabe chorar mesmo. Até como estratégia de tumultuar as eleições, que parece ser seu verdadeiro objetivo, diante de uma possível derrota.

RACHADURA OU PEQUENA AVARIA?

Embora fosse orientação do partido votar contra a PEC do voto impresso, seis deputados do PDT, de Ciro Gomes e José Bonifácio, foram a favor da proposta. O número representa 24% da bancada da sigla. Foram dois congressistas do Rio Grande do Sul, um do Acre, um da Bahia, um de Rondônia e outro de Minas Gerais. O líder pedetista Leonel Brizola era entusiasta do voto impresso e defendeu o modelo anterior ao eletrônico até a morte, em 2004. No campo progressista, o PSB foi o que teve mais deputados a favor da PEC rejeitada ontem. Desobedecendo a orientação da cúpula do partido de Marcelo Freixo e Flávio Dino, 35% dos deputados da sigla, ou seja, 11 parlamentares votaram alinhados com a proposta de Jair Bolsonaro (sem partido). Os 51 deputados do PT, os oito congressistas do PSOL e os oito parlamentares do PCdoB votaram contra a PEC. O digital influencer Felipe Neto compartilhou os números, afirmou que o PDT fez vergonha e disse que o PSB foi a maior decepção do ano.

FLORDELIS CASSADA

Por 437 votos a sete, a pastora Flordelis foi cassada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (11). A ministra do STF Carmen Lúcia negou mandado de segurança na tentativa de impedir a votação, que era último recurso para que a política se salvasse. O relatório do Conselho de Ética, que pedia o afastamento da parlamentar por quebra de decoro, precisava ter a maioria absoluta entre os 513 deputados. A congressista perdeu o mandato, os direitos políticos e, também, a imunidade parlamentar. Ela é ré apontada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como a mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, em 16 de junho de 2019 na casa de ambos em Niterói, região metropolitana da capital fluminense. Com a cassação de Flordelis, quem assume é o suplente, o vereador da Câmara do Rio, Jones Moura (PSD).

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content