A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (11) começa por Arraial do Cabo, com a enorme repercussão da pesquisa eleitoral de feita pelo Instituto Paraná, que aponta o prefeito Marcelo Magno (PL) como líder isolado com 70,4%, contra 12,5% de Andinho (União) e Arlete do Mercado (NOVO) com 4,1% nas intenções de votos estimulada. Na espontânea, Marcelo também lidera com 49,8%, contra 5,7% de Andinho e Arlete 0,9%. Andinho só vence quando o assunto é rejeição, onde crava 47,7%, seguido de Arlete com 32,5%, e Marcelo com 13,8%. Pela análise, Andinho tem um desafio tremendo, quase impossível. Se considerarmos a matemática pura e aplicada nos votos estimulados, a diferença entre Marcelo e Andinho é de quase 58 pontos. Faltando 26 dias para eleição, isso significa, que Andinho precisaria ter um crescimento exponencial de 2,23% ao dia, até 6 de outubro. Nos votos espontâneos, a diferença é de 44%. Andinho precisaria disparar numa velocidade de 1,7% ao dia, até a eleição. Dizem que milagres existe. Porém, dizem também que “a voz do povo é a voz de Deus”. Nesse caso está parecendo um “berro trovador”.
JUCA ENGANA PAPANGA ATÉ QUANDO?
Temos novidades sobre o processo de Andinho Brito (UNIÃO) que ainda espera o deferimento (ou não) da justiça eleitoral do registro de sua candidatura. Nesta quarta-feira (11) pela manhã, a Coligação do Prefeito Marcelo Magno apresentou suas manifestações finais em que pede para ser reconhecida a inelegibilidade por rejeição de contas do ex-prefeito Andinho, referente aos exercícios de 2013, 2015 e 2016, julgadas pela Câmara de vereadores. Já o Ministério Público Eleitoral, no final da tarde, também apresentou suas manifestações finais, requerendo a procedência da Ação de Impugnação do pedido do registro de candidatura do Andinho por contas reprovadas pela Câmara Municipal, justificando que a suposta “nulidade e suspensão do parecer do TCE-RJ”, não altera o julgamento do parlamento que é soberano nessa questão. Diante disso, a expectativa é que até sexta-feira (13) – que dia – deve sair o julgamento. Conversamos com vários advogados especializados em eleitoral, e a aposta é que ele tome um indeferimento. Se isso acontecer de fato, certamente Andinho sofrerá um derretimento natural. No Cabo já tem quem aposte que Arlete do Mercado (NOVO), fique empatada com Andinho na reta final da eleição. Será?
QUE PADRINHO E MADRINHA, HEIN?!
Tem um ditado que diz “quem tem padrinho, não morre pagão”. E se além de padrinho, ainda tiver uma avó baluarte da esquerda, aí, esquece! É o caso do Diego da Silva, neto de Benedita da Silva, uma das maiores referências da política brasileira e um símbolo do Partido dos Trabalhadores. Diego é morador de Cabo Frio e com DNA de Bené, não fugiu da raia e se lança na política entrando na disputa por uma das 17 cadeiras da câmara cabofiense. Se Bené já é um cabo eleitoral e tanto, imagina ainda contar com apoio de outros dois nomes de destaque do PT, como Marcelo Freixo e Elika Takimoto? Diego teve essa sorte. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a deputada estadual mais votada do PT nas últimas eleições para a Alerj, Elika Takimoto, entraram de corpo e alma na campanha de Diego. Tanto é assim que vieram em Cabo Frio fazer panfletagem nos comércios. Diego e Elika caminharam pelo entorno da Praça de São Cristóvão. Já Marcelo Freixo fez um corpo a corpo com Diego pelas ruas do Centro, partindo do Largo Santo Antônio. Diego não escondeu o contentamento de contar com esse auxílio luxuoso: “É uma alegria e uma honra poder contar com agentes políticos como a Elika e o Freixo na nossa caminhada”.
SERGINHO E MIGUEL EM TAMOIOS
Candidato a prefeito de Cabo Frio, o deputado estadual Serginho (PL) e seu vice, Miguel Alencar (União), fizeram uma caminhada na Avenida Independência, em Tamoios, na tarde desta quarta-feira (11). Com muitas pessoas participando, o percurso começou no Atacadão e seguiu até o shopping. “É muito importante estar perto das pessoas, ouvir o que elas têm a dizer e entender de perto as necessidades de cada bairro”, afirmou o deputado. “Estou aqui para construir um governo que atenda a todos os cabo-frienses, principalmente aqueles que mais precisam de atenção.” Até o momento, Serginho está na frente na pesquisa de intenção de votos, com 59,6%. Novas pesquisas deverão sair nessa reta final.
JOGOU AQUELA INDIRETA
O candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (Rede), soltou o verbo nesta quarta-feira (11) durante o programa eleitoral para denunciar a corrupção na saúde do atual governo. Como sempre, a saúde do município não vai bem; a situação é péssima. O povo é quem sofre. Rafael fez críticas contundentes e lançou indiretas sobre acordos “por baixo dos panos”, esquemas envolvendo vereadores e acordos recorrentes de políticos com a saúde da cidade: “Já parou para se perguntar por que você vai ao posto de saúde e não é atendido, por que você vai ao hospital e não tem remédios e nem médicos? É por causa da corrupção; são milhões de reais que a gente não sabe para onde foram…”. Eita! A chapa está quente para a prefeita Magdala Furtado (PV). E todo mundo quer saber: para onde foram os R$ 55 milhões enviados pelo governo? Isso é algo que ela precisa responder. Falando em caminhadas, nesta terça (10), Rafael fez corpo a corpo no Jardim Peró e, hoje, concedeu uma entrevista em uma rádio local. Já nesta quinta (12), a agenda do candidato começa com uma reunião com servidores ativos e inativos, pensionistas e aposentados do IBASCAF, e às 14h tem corpo a corpo em Unamar. Haja fôlego para essa agenda movimentada.
RUA DOS BIQUINIS
A prefeita Magdala Furtado (PV) e seu vice “serelepe”, Leo Mendes (MDB) estiveram percorrendo loja por loja da Rua dos Biquinis, na Gamboa, nesta manhã de quarta-feira (11). Além de xavecar o voto, Léo, que já virou o vice TikTok não perdeu a oportunidade de fazer aquela coreografia tradicional enquanto convencia a mulherada que trabalha no balcão que deveria apoiar a prefeita. Será que entre um pedido de voto e outro ainda deu tempo da prefeita se arriscar em renovar o look moda praia. A verdade seja dita, não há mulher que passe pelo shopping que resista comprar uma peça. Tem que ser forte!
MUDANÇA DE TITULARIDADE
Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (11) oficializou a troca de titulares da 127ª Delegacia de Polícia (DP) de Búzios, que passa a ser comandada pelo delegado Geraldo Assed Estefan. O evento, que aconteceu na sede da DP, contou com a presença de importantes autoridades, como o prefeito Alexandre Martins (REP) e o tenente Sandro, comandante da 5ª Companhia do 25º Batalhão da Polícia Militar. Durante a solenidade, Alexandre destacou que a chegada de Estefan representa uma oportunidade para potencializar as ações de segurança no município. Já o tenente Sandro mencionou a importância da integração das polícias Civil e Militar.
APOIO DE DAMARES
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) conquistou o apoio de mais uma bolsonarista de carteirinha, a senadora Damares Alves. Em vídeo compartilhado nas redes de Alexandre, Damares disse que o “trabalho dele não pode ser interrompido”, e vai além, destaca que Alexandre precisa ser reconduzido por suas entregas e salientou ainda a ligação partidária: “É do meu partido. Búzios é 10”, salientou a senadora. Martins comemorou o depoimento comentando que “ela acompanha de perto o nosso trabalho e reconhece que Búzios avançou muito nesses quase quatro anos da nossa gestão. Obrigado, senadora!”, declarou o prefeito.
UM OLHO NAS OBRAS E OUTRO NA CAMPANHA
E por falar em Fábio do Pastel (PL), o candidato à reeleição para prefeito de São Pedro da Aldeia anda com um olho nas obras e outro na campanha. Nesta terça-feira (10), Pastel e o candidato à reeleição para vereador, Denilson Guimarães (MDB), estiveram acompanhando as obras de pavimentação da estrada do Boa Vista até a estrada da Rua da Caveira, no bairro Retiro. Outra indicação atendida pelo vereador foi a pavimentação da Rua Comandante Ituriel, no bairro Fluminense. O pedido foi atendido pelo prefeito em parceria com o governador Cláudio Castro (PL). Pastel está no modo turbo, com velocidade máxima. O homem não para. E, nesta quinta (12), estará em um corpo a corpo junto com seu vice, Júlio Queiroz (União), no Recanto do Sol, às 15h30, para conversar com os moradores. A concentração será na Igreja Semeando Família. Ao que parece, Fábio segue muito bem nas pesquisas, e a opinião pública acredita que será difícil vencê-lo nas urnas. Quem o conhece de perto sabe que o prefeito é muito simples; o povo gosta disso.
CORPO A CORPO E ENCONTRO COM DEPUTADO
Falando em Recanto do Sol, quem estava lá nesta terça-feira (10), fazendo um corpo a corpo junto com seu vice, Paulo Martins (REP), foi o candidato a prefeito Cláudio Chumbinho (REP). Ele conversou com os moradores do bairro e falou sobre suas propostas. Como sempre, Chumbinho destacou as obras que realizou no município quando era prefeito, claro, alfinetando seu concorrente: “Eu sei que aqui nós deixamos um legado com a construção de um posto de saúde. Deixamos também um legado com a reforma e construção da quadra. Precisamos preparar esta área em frente ao bairro para desenvolver projetos que gerem empregos para o povo”. E não parou por aí! Já nesta quarta (11), Chumbinho se encontrou com Sérgio Meneguelli (REP), ex-prefeito de Colatina, no Espírito Santo, e atual deputado estadual, para receber mais um apoio. É, Chumbinho, está precisando acordar mesmo, porque seu adversário está forte na campanha. Na semana passada, ele já havia questionado o resultado da pesquisa em suas redes sociais, onde Fábio do Pastel aparecia à frente. Todo candidato precisa aprender que confrontar os dados não resolve o problema. O jeito é seguir em frente e fazer uma boa campanha.
MUDOU DE IDEIA NO MEIO DO CAMINHO
Já em relação a Meneguelli, a turma de São Pedro da Aldeia estranhou o ex-prefeito de Colatina, que há quatro anos era Fábio do Pastel Esporte Clube, e agora está criticando o prefeito e apoiando o Chumbinho. O que será que aconteceu com o deputado de Colatina para mudar de ideia assim no meio do caminho? Não vem dizer que é questão de gestão, pois fica difícil de acreditar.
CAMINHADA NA FLEXEIRA
Por outro lado, a candidata a prefeita Bia (PSDB) também está focada na campanha. Ela e seu vice, Flávio Calixto (Avante), estiveram presentes no bairro Flexeira nesta quarta-feira (11). O objetivo foi realizar uma caminhada, conversar com a população sobre as propostas e compartilhar diversas ideias. Debaixo de um sol quente, entregaram adesivos e panfletos, além de cantarem o jingle da campanha. E nesta sexta (13), tem mais: Bia estará no Campo Redondo, às 9h. Já no domingo (15), a agenda dela será no Balneário e em Praia Linda, no mesmo horário. A tucana está com todo o gás e, sempre que pode, dá aquela alfinetada no atual prefeito.
CAMINHADA DA FAMÍLIA
O candidato a prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (PL), junto com seu vice, Marciley Lessa (PL), realizará mais uma caminhada no próximo sábado (14). Desta vez, será a “Caminhada da Família”, assim como aconteceu no último sábado (7) em comemoração ao Dia da Independência. O evento ocorrerá às 9h no bairro Cidade Nova. Fabinho tem atraído uma grande multidão em sua campanha e tem se mostrado bastante concentrado no processo eleitoral. Por outro lado, seu opositor, Marco Antônio (PSB), parece não estar tão focado e continua com promessas que muitos consideram mirabolantes.
MAIS UM APOIO
Já em Araruama, a vereadora e candidata a prefeita Penha Bernardes (PL) recebeu mais um apoio para sua campanha eleitoral. Após a presença do senador Romário (PL) no final do mês de agosto e do encontro com o pastor Silas Malafaia, ela esteve com o deputado estadual Renan Jordy (PL) nesta terça-feira (10). Ele ressaltou que a cidade de Araruama precisa de novos rumos: “Eu estou aqui ao lado de Penha, apoiando a sua candidatura. Penha, eu tenho certeza da vitória. Eu sinto o cheiro da vitória. A partir de 2025, a cidade terá uma nova prefeita, também de direita”. Penha agradeceu e reforçou seu compromisso em trabalhar por melhorias no município, destacando a importância da união para alcançar seus objetivos. E os encontros não param! A candidata esteve em mais uma reunião no bairro Mutirão junto com o seu vice, André Mônica (União). Já nesta quarta (11), logo pela manhã, Penha caminhou pela XV de Novembro para conversar com os moradores. Ao passar pela Policlínica do bairro, ela lançou uma indireta para a prefeita Lívia de Chiquinho (REP), afirmando que a nova unidade no seu plano de governo vai voltar a funcionar. Eita! Como sempre, têm ocorrido diversos descasos com a saúde pública no município. Ainda, a candidata de Lívia, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), afirma que sua proposta é aumentar o número de leitos de UTI. Como? Já que, no governo atual, nunca houve esse aumento e diversas pessoas precisam se deslocar para outras cidades. Isso até já foi mencionado uma vez aqui. Só que as eleições estão chegando, e o povo terá a oportunidade de escolher seu candidato nas urnas.
“VENHO POR CONTA PRÓPRIA E NÃO ME VENDEREI”
Outro candidato a prefeito que segue firme durante as caminhadas é o Sérgio Ribeiro (DC). Nesta terça-feira (10), junto com seu vice, Gal Bragança (DC), realizou uma caminhada no bairro Itatiquara. Aproveitando o embalo da política na cidade, muitos moradores perguntaram a Sérgio se ele tem algum parentesco com o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB), já que ele também tem o sobrenome Ribeiro. Sérgio respondeu: “Não, gente! Não tenho parentesco nenhum com ele. Somos de famílias distintas, de origens distintas. Principalmente, não compartilho de nenhuma ideia semelhante à dele. Eu trabalho com caráter, seriedade e com verdade, acima de tudo.” Que coisa, hein. Dá pra perceber que Sérgio não está nem aí para Chiquinho. No que tiver para cutucar e mexer na ferida dele, Sérgio vai fazer. Em relação ao que ele tem escutado das pessoas, de que ele só veio para atrapalhar e favorecer alguém, é um equívoco: “Não venho para me alinhar a nenhum grupo político antigo, seja para dar continuidade ou ajudar a prejudicar alguém. Venho por conta própria e não me venderei. Venho para acabar com essas amarras políticas e fazer nossa cidade progredir verdadeiramente.” Nisso aí que Sérgio falou, ele jogou um balde de água fria no grupo político de Chiquinho. Eita! Essa política na cidade está dando o que falar. Até às eleições, mais tretas vão aparecendo. Época de campanha é assim, é um se confrontando com outro.
GERAÇÃO DE INCERTEZAS
Mais um comício virtual e presencial foi realizado por Daniela de Lívia de Chiquinho. Ela esteve na noite desta terça-feira (10) no lançamento das candidaturas a vereador do partido Agir. O evento contou com a presença de sua vice, Verônica Januário (Novo), além de Chiquinho da Educação, Lívia do Chiquinho e o presidente do Agir, Adelton Araújo. Já nesta quarta (11), a agenda de Daniela continuou intensa. Ela participou de uma caminhada na Praça da Bandeira e no Parque Mataruna para falar de suas propostas. E a pesquisa sai ou não sai? Essa demora está causando uma geração de incertezas entre os candidatos. As outras cidades já divulgaram as pesquisas, mas até agora não houve registro na de Araruama pelo TSE. Quem será que está na frente? Essa dúvida vai persistir até a divulgação dos dados. Vamos aguardar.
SEMPRE UNIDAS
Em Saquarema, a candidata a prefeita Lucimar Vidal (PL) continua a todo vapor com suas reuniões e caminhadas. Nesta terça-feira (10), ela, junto com a sua parceira, Dra. Raquel (União), esteve em um encontro com o candidato à reeleição para vereador, Vanildo (PP). Também estavam presentes a prefeita Manoela Peres (PL) e o presidente municipal do PL e ex-secretário de Educação, Antonio Peres. E a correria continua! Desta vez, Lucimar e Raquel realizaram uma caminhada no bairro Guarani nesta quarta (11). A concentração aconteceu em frente ao condomínio Borda da Praia. Lucimar está confortável, ainda mais por estar à frente nas pesquisas. Se continuar assim, pode ser difícil para seus adversários provocarem alguma reviravolta. Quem ainda não se manifestou sobre as pesquisas foi o candidato a prefeito, Paulo Melo (MDB). Será que ele se pronunciará? Todos estão curiosos para saber.
DESEJOU PARABÉNS
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), desejou parabéns em suas redes sociais nesta quarta-feira (11) para uma figura especial na cidade: o vice-candidato a prefeito, Joãozinho Maurício (PT). Horta destacou o que ele representa: “Ele carrega o senso de justiça e bondade por onde passa”. Joãozinho governou junto com Fabiano durante os últimos seis anos no município, sempre demonstrando um compromisso de liderança nata com a população. Aproveitamos para desejar parabéns a Joãozinho!