InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (10)

BURAQUEIRA VAI TER FIM?

Nove em cada dez cabo-frienses, se perguntarmos o que mais tem incomodado hoje na cidade, vão responder que são os buracos. E para tentar mitigar um pouco dessa crítica, a propósito muito justa, o prefeito José Bonifácio (PDT) bateu na porta do DER, nesta quarta-feira (10), e conseguiu fechar um convênio para garantir material. A reunião foi com o presidente do Departamento, Luiz Roberto Pereira de Souza, e acompanhada também pelo ex-deputado Janio Mendes (PDT). Ele conversou sobre esse encontro por telefone, por volta das 19h20, quando se preparava para voltar para Cabo Frio. "Primeira providência é fazer licitação com uma usina que forneça massa asfáltica, e garantir os trabalhos", disse, sendo que o Estado arca com o produto e a Prefeitura, com a mão de obra. "Esse plano de trabalho e a licitação devem ser encaminhados, o mais rápido possível, para a Câmara", completou. Ainda não há data prevista para o começo das obras, mas Zé destacou que o primeiro passo já foi dado para tentar acabar com essa buraqueira da cidade.

 

 

 

#FECHAACIDADEZÉ

Assunto polêmico e que viralizou nas últimas 24 horas pelas redes sociais de Cabo Frio é o fechamento da cidade, em função do aumento diário do número de casos na cidade. Já tem até uma hashtag para isso, #fechaacidadezé, inclusive compartilhada pelo próprio secretário municipal de Meio Ambiente, Juarez Lopes. O trade turístico, por outro lado, é radicalmente contra e está sempre pressionando para evitar que as medidas de restrições sejam adotadas. Mas o assunto está "na bússola do prefeito", conforme ele mesmo disse. Tanto é que Zé adiantou pelo telefone, enquanto se deslocava para a capital para a reunião com o DER, revelou ainda que sábado (13), a pauta será debatida na reunião do Gabinete de Soluções. Ainda mais diante dos últimos números, mostrados em matéria publicada até no jornal O Dia. Zé disse que, portanto, essa questão está sendo avaliada. "Além de ouvir os componentes, preciso de uma sinalização que é preciso restringir, até que ponto e em que tamanho será essa restrição", disse o prefeito de Cabo Frio.

 

 

 

CARTEL EM CABO FRIO?

O polêmico vereador cabo-friense, Vanderson Bento (PTB) anunciou que está marcada para o dia 24 de março, às 10h, audiência pública para discutir a possibilidade de existência de cartel dos postos de combustíveis da cidade. Depois do sexto aumento do ano, o litro já passou dos R$ 6. "A gente precisa entender porque Cabo Frio tem uma das gasolinas mais caras do Brasil. Temos que procurar os órgãos de fiscalização, acionar MP se for constatado abuso. O princípio da livre concorrência não pode prevalecer diante ao desrespeito ao consumidor". Está na hora das autoridades tomarem uma atitude real. 

 

 

 

SEMANA DA MULHER

O vereador cabo-friense, líder do governo, Davi Souza (PDT), é apaixonado por rádio. Caso não fosse político, talvez se enveredasse para o lado da radiofonia. Essa sintonia com o meio de comunicação é tamanha, que uma das escolhidas por ele para homenagear no Dia Internacional da Mulher com a entrega do Diploma Joelma Fidalgo, foi Maria Lúcia Menezes, que trabalha na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, na Rádio Ave Maria, com o Programa "A Hora do Ouvinte". Não poupou elogios a sua escolhida: “Uma guerreira, cheia de determinação, do Jardim Esperança, que enfrentou na pele as dificuldades de ser uma pessoa com poliomielite em nossa cidade”, destacou Davi. Apesar da máscara, é possível perceber o sorriso do três, inclusive de Joelma (esquerda).

 

 

 

MAIS RECURSOS

Semana agitada é com ele mesmo. O prefeito de Búzios (REP), Alexandre Martins não para. Mas sempre tem um tempinho para receber visitas, ainda mais as políticas, que normalmente resultam em mais recursos para o balneário. Nesta quarta (10), recebeu em seu gabinete o deputado estadual Felipe Peixoto (PSD). "Mais um grande amigo de Búzios e que vai colaborar com o crescimento do nosso município. Sem dúvidas de que faremos o que for necessário para que a cidade avance", disse o prefeito.  

 

 

 

A VEZ DA MULHER E DO IDOSO

Ainda de Armação dos Búzios, pouco tempo após a inauguração da secretaria da Mulher e do Idoso, ocorrida na segunda-feira (8), a titular da pasta, Daniele Martins, partiu para a capital. Foi pedir melhorias e programas para o setor junto ao secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire. Saiu de lá bastante animada.

 

 

 

 

 

LOGÍSTICA NA PRÁTICA

O secretário de Saúde de Búzios, Dr. Marcelo Amaral, foi o convidado do #15MinutosNoRC desta terça-feira (10). Entre diversos pontos, o médico explicou mais uma vez que o município não chegou a zerar o número de internados por conta do tratamento precoce, como foi dito por alguns políticos e cidadãos. Marcelo esclareceu que houve, na verdade, atendimento precoce e uma logística bem aplicada com leitos separados para cada tipo de caso – dos suspeitos aos confirmados, trabalhando diretamente no combate ao contágio e ao fluxo de infectados, não apenas aos casos já diagnosticados. A existência de três tendas em diferentes pontos e o apoio da secretária de Ordem Pública também foram citadas pelo secretário como decisões cruciais para o êxito registrado até aqui.

 

 

 

SOBRE RESTRIÇÃO NO TURISMO

O secretário buziano Marcelo Amaral ainda falou sobre o setor turístico e afirmou que “nós não temos que convidar ninguém. Temos que proteger nossa população de Búzios”. Segundo Amaral, futuramente, quando passar isso tudo, o município vai poder oferecer a segurança para os turistas por meio das ações desempenhadas pela Prefeitura como um diferencial para os visitantes. As declarações fazem eco a possibilidade levantada pelo secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, de restringir as atividades turísticas no estado, medida considerada bem plausível por Amaral. A entrevista é bem esclarecedora e versa profundamente sobre a atual situação da península no combate a Pandemia. Vale muito a pena conferir.

 

 

 

VISTORIA AMBIENTAL

Nesta quinta-feira (11), o Inea estará em Iguaba Grande para um trabalho que pode acelerar a implantação da Zona Especial de Negócios (ZEN). Vai realizar uma vistoria no município, a fim de dar velocidade aos processos vinculados ao Instituto. As tratativas da ZEN já acontecem desde o ano passado, assim como a aquisição de uma área de 250 mil m², onde serão instaladas as empresas que buscarem Iguaba para ampliarem seus negócios. A reunião que definiu a data da vistoria aconteceu na última semana, quando os secretários de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, de Planejamento, Eron Bezerra, e de Governo, Jales Lins receberam o Superintendente Regional do Inea, Luciano Galdino, e o coordenador técnico, Carlos Tibao. Lavalle destacou a importância disso, que é desenvolvimento da cidade e geração de empregos aos moradores.

 

 

 

PRESIDENTE DE CONSÓRCIO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), foi eleito como presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João nesta quarta-feira (10). A votação unânime foi realizada durante a reunião anual do Conselho de Associados, composto por representantes do poder público, empresas e ONGs dos municípios da área de abrangência. O prefeito de Silva Jardim, Fabrício Azevedo (PSD), será o vice-presidente do consórcio, como parte da nova diretoria, que ocupará os cargos durante o biênio 2021/2023. Segundo Pastel, a intenção dele é "ajudar a desenvolver ações concretas e contribuir para a execução de projetos". Boa sorte a Fabio e que bons resultados apareçam nessa gestão.

 

 

 

TÔ PEDALANDO COM… HORTA?

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) aproveitou o início da circulação das bicicletas ‘vermelhinhas’, disponibilizada gratuitamente aos moradores pela Prefeitura, para fazer um pequeno tour de exibição. Em postagem no Facebook nesta terça-feira (9), Fabiano afirmou que “as vermelhinhas chegaram e representam uma revolução no acesso à mobilidade pública” na cidade. O prefeito esclareceu que as bicicletas são para ser usadas nos deslocamentos a trabalho, mas, também, nas visitas aos pontos turísticos e áreas de lazer. O chefe do Executivo municipal disse que a malha cicloviária tem sido expandida em Maricá e, ainda mais ambicioso, comentou que, no futuro, também haverá bicicletas para crianças e pessoas com deficiência pois a meta “é uma cidade que proporciona e mobilidade para todos”. A julgar pelas fotos nas redes sociais, José Bonifácio (PDT), não é o único prefeito da Costa do Sol que tem intimidade com a ‘magrela’. Mandou bem, Horta.

 

 

 

AINDA SOBRE O DIA DA MULHER

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP) participou de uma live especial nesta quarta-feira (10), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Intitulada “Para além do 8 de março”, a roda de conversa recebeu "prefeitas, mandatos e políticas para a mulher". A iniciativa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Lívia falou, entre outras coisas, sobre o machismo que sofreu na corrida eleitoral. Segundo ela, os ataques foram mais acentuados na primeira eleição, em 2016, do que na reeleição, no ano passado, quando o trabalho dela já era conhecido.

 

 

 

'MAIS MÉDICOS' NO CABO

Quatro médicos do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, passarão a atender nas unidades do Estratégia de Saúde da Família, em Arraial do Cabo. O anúncio foi feito pelo governo municipal, nesta quarta-feira (10). O tempo de permanência dos profissionais de saúde no programa será inicialmente de três anos, prorrogáveis por mais três. A previsão é que os médicos comecem a atender nos municípios no início do segundo trimestre. O salário dos médicos é pago integralmente pelo Governo Federal, e gira em torno de R$ 12 mil. O período de trabalho nas ESFs é de 40 horas semanais.

 

 

 

ARRAIAL TAMBÉM FOI A 'DIÁLOGOS SUSTENTÁVEIS'

A exemplo de Cabo Frio e Iguaba, Arraial do Cabo também participou do Encontro Diálogos Sustentáveis, que reuniu prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e o secretário estadual da pasta, Thiago Pampolha. O titular do setor em Arraial, Jorge Oliveira acompanhou tudo. No evento, foram iniciadas as tratativas para apoio e parceria nas ações ambientais visando o desenvolvimento sustentável do município. Entre as ações previstas estão o desassoreamento do Canal da Praia dos Anjos e a revitalização da Lagoa da Prainha. 

 

 

 

VOLTOU COM TUDO

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) fez um posicionamento bem incisivo nesta terça-feira (9), versando sobre diversos assuntos, com um enfoque notável na importância e necessidade da vacinação em massa. O líder, que é um dos mais expressivos da história recente do Brasil, teve direitos políticos reestabelecidos após uma decisão do ministro do STF Edson Fachin derrubar as condenações contra ele feitas pelo então juiz Sérgio Moro. Lula afirmou não ter mágoas porque "o sofrimento do povo brasileiro é maior do que qualquer crime que tenham cometido contra mim". Apesar do discurso equilibrado, porém, o ex-presidente criticou a postura da Rede Globo durante os últimos anos, rebateu declarações de Ciro Gomes (PDT), e não deixou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sair impune. Porém, tudo sem partir muito para o ataque. Disse que o Brasil está sem governo e apontou que o país “não cuida da economia, do emprego, do salário, da Saúde, do meio ambiente, da Educação, do jovem, da menina da periferia” e questionou: “Ou seja, do que que eles cuidam?”. Nas redes sociais, não se falou de outra coisa…

 

 

 

BAGUNÇOU A DIVISÃO

Porém, se o retorno de Lula foi em um discurso mais equilibrado, a reação às palavras do ex-presidente, como diria a música de Karol Conká, bagunçaram a divisão no Palácio do Planalto. Nas últimas 24 horas, parece que um novo grupo político assumiu o poder da República Federativa do Brasil. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não só apareceu com máscara em público – o que não costuma acontecer com frequência – como todos os membros do primeiro escalão apareceram também com o equipamento de proteção. A ocasião que isso aconteceu? Um pronunciamento para informar sobre a aquisição de vacinas. Algo que parecia inimaginável para o brasileiro até pouquíssimo tempo atrás, uma vez que Bolsonaro sempre boicotou publicamente os esforços para vacinação da população. O presidente chegou a falar nesta quarta-feira (10), que o imunizante é “nossa arma”. A opinião também foi abraçada pelo filho do presidente, outro antes anti-vacina, o senador Flávio Bolsonaro (REP/RJ), que foi às redes sociais informar que, nos próximos dois meses, serão vacinadas dezenas de milhões de pessoas. Até o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, virou a chavinha e disse que a imprensa desempenha um papel fundamental na questão da Pandemia. Se continuar nesse ritmo, já vai dar para poder dizer daqui a pouco tempo, que ex-presidente Lula já fez mais pelo governo Bolsonaro do que o próprio Bolsonaro. Se os ministros do STF soubessem que era só devolver os direitos políticos do Lula e este se posicionar para o Planalto se movimentar, o Brasil já estava vacinado há muito tempo.

 
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content