A PAUTA É EMPREGO E DESENVOLVIMENTO
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (10) começa por Armação dos Búzios, que agora à noite sedia um encontro com o trade turístico voltado para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Quem participa também é o prefeito Alexandre Martins (REP), acompanhado da primeira-dama e secretária da Mulher, Daniele Guimarães. Aliás, ao contrário do que a oposição previa, o espaço da reunião, no hotel Atlântico Búzios, ficou lotado. Em entrevista exclusiva, Alexandre disse que é preciso sempre aperfeiçoar atendimento e atrair mais emprego. “A ideia é ouvir cada segmento e melhorar, trazer turismo de qualidade”. Ainda comentou do “golaço” que foi incluir três praias certificadas na Bandeira Azul. Veja o vídeo abaixo:
_______________
DIÁLOGO É ESSENCIAL
A gente também conversou com a secretária de Turismo, Patrícia Chaves, sobre a importância do encontro para a cidade. Ela afirmou que o objetivo é juntar todos os agentes envolvidos com atividade turística do município para o diálogo sobre o assunto. O guia de turismo, Mardônio Gomes considerou a iniciativa positiva e achou legal o diálogo por parte do governo com os envolvidos com o tema, pois mostra transparência e previsibilidade ao empresário e ao prestador de serviço, para que saiba o que esperar da próxima temporada. Veja o que eles disseram, no vídeo acima.
FOI BUSCAR DINHEIRO
A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), está em Brasília, afinal de contas está tudo às mil maravilhas na cidade, né? Num vídeo feito agora à noite, na porta da Câmara dos Deputados e enviado à coluna pelo marido dela, Diogo Barreto, a chefe do executivo afirma que está na capital federal para buscar recursos para a cidade. Disse também que a folha complementar de pagamento já está no banco e que o dinheiro estará na conta do servidor nesta quarta (11).
QUE CONFUSÃO
Falando em Magdala, está dando o que falar a decisão da justiça determinando que Magdala tem 30 dias para demitir os contratados que ocupam funções pertinentes aos concursados. O clima, claro, é de tensão dentro da Prefeitura e o governo municipal, pelo que soubemos, está tentando correr desse prejuízo por meio de recurso. No entanto, segundo um advogado especialista no assunto, apesar de caber recurso este seria frágil, visto que se trata de uma decisão judicial bem estruturada, fora o histórico do exagero de contratações, em detrimento de concurso público, que se arrasta há anos, que inclusive é objeto de TAC firmado em 2018 e ainda assim a situação não mudou. Vale ressaltar que o recurso (se houver) não tem efeito suspensivo da decisão, ou seja, ela vai ter que demitir e vai ter que pagar multa. E aí, mesmo com todo esse imbróglio, a quarta-feira (10) amanhece com fila gigantesca de trabalhadores que tentam uma oportunidade num processo seletivo “duvidoso” (leia nota abaixo) da Saúde, setor, inclusive, que está preocupado porque, pelo menos até ontem, seus contratados não haviam recebido o salário. E em meio a esse turbilhão dentro da administração municipal cabo-friense, teve a convocação de mais 106 concursados de 2020 para tomarem posse nesta quinta-feira (11). Que situação!
PROCESSO SELETIVO DOS JÁ SELECIONADOS
Nesta manhã, a subsecretaria de Vigilância em Saúde e Atenção Primária ficou lotada após a prefeitura divulgar inscrições do processo seletivo público para preenchimento de funções de Agente comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias na rede municipal de saúde de Cabo Frio. Apesar do preenchimento das fichas ter começado na segunda-feira (8), a informação só correu na terça (9), no mesmo dia em que foi divulgado que, devido a uma decisão judicial, a prefeitura está proibida de realizar novas contratações temporárias e tem que demitir servidores contratados temporariamente em funções que deveriam ser ocupadas por concursados. Isso deixou o povo um tanto confuso… e com razão, mas o que mais chamou atenção foi a vantagem que o edital dá para os “contratos apadrinhados da área”. Acontece que um dos títulos classificatórios, que dispõe da comprovação de experiência no cargo por meio de apresentação de contracheque, favorece em 2 pontos por mês apresentado, dando pontuação máxima de 12 pontos, quem está ocupando – de maneira irregular – cargo que para ser ocupado, deveria ser precedido de provas e atender aos princípios da lei, ou seja, claramente deram um jeito de facilitar a vida dos contratados da atual gestão, visando, provavelmente, a campanha eleitoral. É a famosa “brechinha”.
EXONERADA A PEDIDO?
Outra bomba que caiu em Cabo Frio na tarde desta quarta (10) foi a exoneração da secretária de Educação de Cabo Frio, Rejane Jorge. A gente tinha falado aqui na coluna desta terça (9) que a professora havia pedido afastamento da função por motivos de saúde, mas que nos bastidores, como demos em primeira mão, circulava a informação de que Rejane havia entrado com atestado médico por não aceitar o “problemão” no qual a prefeita estaria querendo envolvê-la com objetivo de remanejar R$ 9 milhões da pasta para a Saúde e conseguir pagar fornecedor. Rejane não teria aceitado e foi exonerada. Inclusive a própria sobrinha dela confirmou a informação, num grupo de whatsapp, do porquê da demissão de Rejane, e vazou pra coluna (abaixo). Que ‘bafão’ minha gente! Será que o próximo titular vai “ajudar” Magdala nessa missão? É aguardar pra ver.
_______________
PEGOU MAL
Pegou muito mal o reajuste recente da Salineira, fazendo a passagem intermunicipal ultrapassar a barra dos R$ 7,00. E o pior de tudo não foi só esse aumento, a empresa soltou uma nota dizendo que oferece qualidade, eficiência e conforto ao passageiro. Mas quem pega ônibus todo dia dificilmente concorda com essas três autoafirmativas da empresa em nota. O que surpreende é que a Salineira, além de anunciar o aumento, teve coragem de afirmar que a solução é que os governos se organizem para darem um jeito de baratear o custo da passagem. É uma conta que não fecha. O orçamento público é para atender os interesses públicos – que, a bem da verdade, não está acontecendo. Temos déficit na saúde, na educação, na infraestrutura e a empresa privada quer que o governo municipal ainda mande um pedaço dessa grana para a concessionária de transporte? Faça o favor, né? Isso é subestimar a inteligência alheia. Enquanto tiver cabeça pensante aqui na Região dos Lagos, vai ter reação. E não só reação daqueles que sofrem no dia a dia dentro dos ônibus, mas de pessoas que andam de carro e que têm o entendimento que o orçamento público não é para entregar a empresa privada.
FALTOU CADEIRA
Noite chuvosa de uma terça-feira (9), aquele friozinho e o cabo-friense tá como? Em casa. Mas não as cerca de 300 mulheres que compareceram ao encontro do vereador Davi Souza (PP) no centro da cidade. Quem esteve por lá também foi o deputado e pré-candidato a prefeito, Dr Serginho (PL). Isso mostra, claramente, que Davi está no game pra conquistar uma das 17 cadeiras e renovar o mandato. O jovem político se reinventou, saiu dos tentáculos do PDT e de Janio Mendes e companhia, criou uma personalidade própria que tem conseguido fazer um mandato progressista, mantendo coerência, postura, defendendo as causas humanitárias, a educação e os interesses da coletividade. Mudou do PDT para o PP com muita habilidade e elegância e mostrou que ele tem um potencial político que talvez não seria perceptível se ele permanecesse na legenda anterior. Até porque, no PDT, tinha aquela sombra formada por caciques os quais diziam que eles é que “fizeram o Davi” e conseguiram atrair eleitores pra ele. Contudo, quando o David decola e faz sua independência política, ainda mais num partido mais ao centro-direita, se descolando do campo à esquerda, ele mostra que isso é dele, é a capacidade dele de se movimentar e fazer aglutinar gente. E mais do que gente, é aglutinar mulheres. A propósito, o vereador deixou escapar que quem colaborou muito para que ele conseguisse fazer essa reunião com as mulheres foi a esposa dele, Camila Saraiva, a mãe dele, Andréia dos Santos, e a avó, dona Rosa dos Santos. O trio atuou com muita intensidade pra organizar o evento, que inclusive, após o término, Davi levou um puxão de orelha do proprietário do restaurante Cabo Grill, o Paulinho, que não contava que fosse ter tanta gente. Faltou foi cadeira.
DIOGO OU DIEGO?
O nome do secretário de Obras de Cabo Frio é Diogo Dantas. Oficialmente. Já oficiosamente, o nome dele é Diego da Silva (PT), pré-candidato a vereador e neto da deputada Benedita da Silva. Aliás, corre nos bastidores que o titular oficial não dá as caras e quem age mesmo é o neto de Bené. Quem o acompanha diz que o ‘PT de Magdala’ o considera como “o” pré-candidato da máquina.
DÁ SURRA DE REDE SOCIAL
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), não brinca em serviço. Além dos corres diários da administração municipal, tem frequentado as inúmeras reuniões de pré-candidatos, ocasião em que ele também aproveita para bater um papo com moradores, ouvir suas reclamações, enfim. Como nesta terça (9), por ocasião do lançamento da pré-candidatura a vereador de Alberto Habib (PL), no Balneário. Após o evento, Pastel encontrou-se com o pré-candidato a vereador Jean Pierre (PP) no bairro Porto do Carro. O cara ainda consegue tempo para, no fim da maratona e antes de ir pra casa, fazer live altas horas da noite e ainda ter uma galera acompanhando, tipo 200, 300 pessoas. Dá uma surra de rede social, como tem que ser na atualidade. O cara é bom, não dá pra negar, e além disso está na frente das pesquisas. Tem muito pré-candidato que precisa aprender com ele.
EM BRASÍLIA
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia, Cláudio Viviani, marcou presença, nesta quarta-feira (10), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Participou do evento ‘Transformar Juntos’, que reuniu autoridades municipais e estaduais, gestores públicos e líderes locais, incluindo o Sebrae. O objetivo do encontro foi promover o debate e a troca de experiências sobre políticas públicas voltadas para territórios e municípios. Entre os temas discutidos, compras públicas de micro e pequenas empresas, simplificação do ambiente de negócios e estímulo a economias sustentáveis e inovadoras, como turismo, economia criativa e energia. Foi reforçada a importância da educação empreendedora para o desenvolvimento do país. O evento continua até esta quinta (11), com uma programação que inclui palestras, oficinas e a construção de redes em prol do desenvolvimento sustentável.
RENOVANDO A FROTA
Ainda na Aldeia, chegou por lá uma nova viatura para a coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do município – o que levou o secretário de Segurança Pública, Diego Alves, a comemorar nas redes sociais nesta quarta-feira (10). “Essa aquisição representa um avanço significativo na renovação da frota, proporcionando recursos e equipamentos essenciais para que nossos profissionais possam atuar de forma ainda mais eficiente em emergências e proteção civil”, declarou ele. Nesta terça (9), aliás, também chegaram mais dois veículos Sedan novinhos em folha para a Guarda Civil. Já “equipados com acessórios de última geração, giroflex e sirene”, acrescentou o secretário. É, minha gente, mais entregas do governo Fábio do Pastel (PL).
LEI DAS LICITAÇÕES
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), participou nesta quarta-feira (10) do curso de capacitação e aperfeiçoamento da equipe contábil e jurídica da administração municipal, para se adaptar à nova Lei 14.133, conhecida como a Lei das Licitações. O curso ocorreu no auditório da prefeitura, onde ele esteve presente para incentivar os servidores que estão se capacitando. Vantoil é muito atento a essa questão das licitações, sendo advogado legalista e burocrata de carreira, o que o leva a ter uma preocupação redobrada com os critérios que envolvem licitações e contratações. Além disso, o prefeito acompanhou os preparativos finais para a Feira Literária da cidade, a FLIG, que acontecerá na próxima sexta (12) e sábado (13) na Praça da Estação. Vantoil destacou que será a maior edição de todos os tempos. Então vale a pena ir lá conferir.
ARRAIAL MARCA PRESENÇA
O secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Junior Chuchu, marcou presença, nesta quarta-feira (10), no Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol, realizado em Saquarema. Além de Chuchu, representantes do setor nas iniciativas pública e privada estavam lá, como Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo, e Marco Navega, presidente do Condetur. A programação incluiu palestras e mesas redondas com especialistas, focando em temas relevantes para o setor turístico. A participação no evento demonstra que Arraial quer fortalecer seu potencial turístico.
NUM EMBALO SÓ
Em Araruama, a vereadora e pré-candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL), realiza na noite desta quarta (10) um “encontrão” de seu “mandato em movimento”, no Areal, ao lado de Manoela Peres (PL), prefeita de Saquarema. Aliás, a dupla dinâmica tá embalada e Penha aproveita para trocar experiência com a chefe do executivo da cidade vizinha, de olho nos projetos que dão certo por lá, principalmente saúde e educação. Apoio de peso para Penha.
EXPERIÊNCIA PRÓPRIA LEVADA AO FÓRUM
Ainda em Araruama, o pré-candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC) participou de uma das mesas de debate que acontecem dentro do Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol, realizado em Saquarema, nesta quarta-feira (10). Dentro do tema “A Força dos Eventos para o Turismo”, Sérgio compartilhou sua experiência no setor, como empresário e CEO da Excess Produções, além de realizador do Cabo Folia.
ALERTA DE GOLPE
Em Maricá, enquanto se preparava para o almoço nesta quarta-feira (10), o prefeito Fabiano Horta (PT) foi surpreendido por uma notícia urgente: autoridades locais alertaram sobre indivíduos se passando por funcionários do Banco Mumbuca (moeda social), coletando ilegalmente dados e biometria dos moradores da cidade. A delegacia já registrou diversas ocorrências relacionadas a esses golpes, e o prefeito foi incisivo: qualquer abordagem suspeita deve ser imediatamente reportada à polícia. Todo cuidado é pouco. Para além disso, Horta recebeu em seu gabinete o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Radamés Lattari, para discutir parcerias visando fortalecer o voleibol em Maricá. Horta ganhou até uma camisa da amarelinha de presente. Será que Horta já está nos embalos das Olimpíadas?
AGENDA CHEIA
Em Saquarema, a pré-candidata a prefeita Lucimar Vidal (PL) esteve no bairro Porto da Roça, na terça-feira (9), para o lançamento da pré-candidatura de Marco Vignoli (PSD) a vereador. O evento contou com a presença da prefeita Manoela Peres (PL), da vice-presidente da Câmara e pré-candidata a vice-prefeita Dr. Raquel (SDD) e do ex-secretário de Educação, Antonio Peres. O objetivo do encontro foi reunir lideranças políticas para discutir os desafios da cidade e ouvir as sugestões dos moradores. Já na última quinta (4), Lucimar visitou a Escola de Surf de Saquarema a convite do pré-candidato a vereador Roberto Ramalho (PSL). Durante a visita, ela conheceu mais sobre a Escola de Surf e as atividades oferecidas às crianças, além de participar de uma aula introdutória de surf. Lucimar tem mostrado uma agenda bastante ativa em Saquarema, não é mesmo? Apesar que Manoela está apoiando ela na disputa das eleições. Fato é que a oposição tenta te todas as maneiras desestabilizar a gestão atual em relação as inúmeras reportagens feitas pela TV Globo contra o governo de Manoela. O resultado é um impacto negativo para a oposição, que é associado à desmoralização da prefeita, enquanto esta mantém uma imagem positiva diante da população.