REAJUSTE DOS SERVIDORES
A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (10) começa por Iguaba Grande, onde o prefeito, Vantoil Martins (CID), enviará à Câmara o Projeto de Lei que prevê reajuste salarial dos profissionais da educação. O Projeto de Lei Complementar foi anunciado pelo prefeito, acompanhado do secretário de Educação e Governo, Jales Lins, e concede a adequação de 20% para os professores efetivos docente I e II. O acréscimo no piso salarial dos professores, leva em consideração o reajuste anunciado pelo Governo Federal, no primeiro semestre do ano e, também, o ajuste dado aos profissionais da cidade, no início de 2022, de 14,58%, totalizando 34,58% de aumento. Além do ajuste, o Projeto de Lei propõe uma gratificação de regência para os professores efetivos e contratados, que estão em sala de aula e para a equipe de suporte pedagógico em exercício nas unidades de R$ 500. Será regulamentado ainda, uma redução de um terço da carga horária dos profissionais para o planejamento domiciliar, ou a livre escolha do docente, além de um vale-alimentação de R$ 150 para todos os profissionais de apoio e docência que atuam nas escolas do município. Com o envio do projeto para a Câmara, a expectativa é que seja analisado pelos vereadores no decorrer do mês. Caso seja aprovado, a previsão é que o aumento valha a partir do pagamento referente ao mês de agosto de 2022. Vontade antiga de Vantoil, enfim, ganhando forma. Mais um golaço de placa.
EMBATE COM A ENEL
De Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), publicou vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (10) pelos canais da Prefeitura falando sobre a interdição de uma obra que a concessionária de energia Enel estava fazendo para instalar mais dois postes na Avenida Assunção. O prefeito apontou que o trecho já conta com seis postes da concessionária. “Eu sei que os serviços de energia precisam ser melhorados, mas não dá para eles fazerem como se a cidade não tivesse ordem, não tivesse lei”, disse Bonifácio. O prefeito informou que, provisoriamente, os serviços estão suspensos e a Enel vai ter que se adaptar às normas municipais.
TRIBUNA LIVRE
Por falar em Cabo Frio, a sessão da Câmara desta quinta-feira (11) promete. É que vai ter Tribuna Livre com, ninguém mais, ninguém menos que, a professora Denize Alvarenga de Azevedo. A representante do Sepe Lagos também vai falar em nome do Sindicaf e Sindsaúde. É, minha gente, alguma dúvida que vai ter capítulo novo da novela do concurso público?
DISSE QUE FOI BARRADO…
A história de que o vereador de Cabo Frio Roberto Jesus (MDB) teve sua candidatura a deputado estadual barrada na convenção partidária do MDB-RJ segue em destaque no colunismo político. O assunto repercutiu nesta quarta-feira (10) tanto com a Berenice Seara no jornal Extra, quanto na Política Costa do Sol, de O Dia. O apoio de peso em prol de Jesus, do deputado federal Felício Laterça (PP) – que postou um vídeo colérico, compartilhado por Jesus (veja abaixo) -, chamou bastante atenção. O parlamentar, mesmo não sendo do partido, criticou duramente o presidente estadual do MDB, Leonardo Picciani. A união em prol do vereador agora parece milagre de Jesus, hein? Mas a história não é bem assim… (continue lendo abaixo).
… MAS A HISTÓRIA É OUTRA
A coluna conversou, nesta quarta-feira (10), com o presidente estadual do MDB, Leonardo Picciani, para entender esse auê todo envolvendo Jesus, Marquinho e Laterça. Picciani, com tranquilidade, fez questão de destacar que não faltou com a palavra e tampouco tem algo pessoal contra o vereador Roberto Jesus. Salientou que o MDB não é um partido que se presta a estratégias de candidatos de outras siglas. Ele lembrou que a legislação eleitoral de 2020 mudou. Eram 105 vagas, hoje são 71, e o partido tinha muita gente interessada. “Quando Roberto Jesus nos procurou foi pedir uma vaga para deputado federal. No meio do caminho ele mudou de ideia e nós não tínhamos vagas suficientes. Pra você ter uma noção, dez outros também ficaram sem legenda. O partido compactua que seus candidatos façam votos para estadual com outras legendas, querendo ajudar outra sigla”, disse. “Aliás, a atitude de Laterça e Jesus é confessa, que já mostra a falta de comprometimento com aquilo que foi acertado lá atrás, que era uma vaga de candidato a deputado federal”.
‘SE QUISESSE, TERIA VAGA PARA FEDERAL’
Sobre o que disse Marquinho Mendes, que tentou ligar pra ele e conversar, Picciani declarou o seguinte: “Sobre o Marquinho, eu repito, meu compromisso, minha palavra com ele era uma vaga para candidato a deputado federal. Se ele quisesse, teria vaga. Repito, não tenho nada pessoal contra eles”. Acerca da atitude de Laterça, Picciani disse que foi “uma postura esdrúxula”. “Querer impor sua vontade, sua estratégia a outro partido, ele então que se desfilie do PP e se filie ao MDB. Se ele encontrar alguém que abone a ficha dele. Não sei quem abonaria”, finalizou ele, em tom jocoso. A propósito, a oportunidade da entrevista com Picciani serviu para um convite e que foi aceito. No dia 18 de agosto ele virá a Cabo Frio, quando também vai visitar a redação do Portal RC24h/ O DIA (Região dos Lagos).
RC CAST COM FLÁVIO TIZIU
Nesta quinta-feira (11), o 22º episódio do RC Cast terá como convidado o candidato a deputado federal Flávio Rosa, o Flávio Tiziu (PSB). Ex-secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, é um apaixonado pelo esporte e pela política. É formado em Direito e pós-graduado em Direito do Mercosul e União Europeia. “Desde jovem gostava de falar de política, assim como estar envolvido em esportes. Por isso sei que essa nova caminhada é um sonho que está se realizando”. Vocês já sabem, estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, podendo enviar perguntas durante o podcast. Você pode acompanhar o programa pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio). É a partir das 17h30. Fiquem ligados!
ENTREGA DE OBRA
De Cabo Frio para São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) participou, nesta quarta-feira (10), da entrega da obra de extensão da rede de esgotamento sanitário do bairro São João. Os recursos para a intervenção, que significa menos despejo de efluentes in natura na Lagoa de Araruama, vieram do Comitê de Bacias, através do Inea. Estiveram presentes também o secretário de Meio Ambiente e Pesca do município, Mario Flávio Moreira, além de representantes do Inea e do Consórcio Lagos São João.
LABUTA DE PASTEL
A gente continua falando de Fábio, que teve um dia bem cheio na terça-feira (9). Além da estreia do novo sistema de transporte coletivo municipal e receber prefeitos de municípios vizinhos para troca de experiências, o chefe do Executivo foi até o bairro da Baleia, para ver como está avançando a obra na Escola Elisio Rangel. “Está ficando simplesmente linda”, escreveu o prefeito.
REUNIÃO DOS PREFEITOS
A propósito da reunião de prefeitos da Região dos Lagos em São Pedro da Aldeia na manhã de terça (9), o assunto continua repercutindo. A gente conversou, mais uma vez, com a turma do organizador do encontro, o prefeito cabista Marcelo Magno (PL), que confirmou que era esperada, sim, a presença da chefe do Executivo de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP). Marcelo pediu para que chamassem, pelo menos. Será que ela vai na próxima? Uma das pretensões do grupo de prefeitos é formar um calendário de eventos unificado para evitar choques de grandes atrações nos municípios na mesma época (como aconteceu diversas vezes esse ano). Providencial, né? Seria interessante, inclusive, que a região inteira aderisse à iniciativa.
FESTA CANCELADA
Vocês estão lembrados que a sessão solene de Arraial do Cabo, cerimônia das mais badaladas da Região dos Lagos, voltaria com força total neste mês? Pois é. Não vem mais. A coluna apurou que a presidência do Parlamento cabista apontou falta de verba para a realização do evento. Originalmente, a sessão seria realizada em maio, na época de aniversário da cidade, mas foi adiada para agosto por falta de data disponível para locação de espaço. Contudo, o evento foi definitivamente cancelado. Uma pena, já que era noite de gala das mais esperadas no Cabo.
JEJUM PARA EXAMES
Por falar nos vereadores de Arraial do Cabo, os parlamentares devem votar, nesta quinta-feira (11), um Projeto de Lei que determina obrigatoriedade de que exames que precisem de jejum para serem feitos sejam realizados na parte da manhã. Segundo o autor da proposta, Júnior Chuchu (PV), a justificativa é que muitos idosos e pessoas mais vulneráveis do ponto de vista médico tem passado mal por conta de longos períodos sem alimentação, ou mesmo um copo d’água, já que parte desses exames têm sido feitas no período da tarde. É de uma sensibilidade interessante por parte dos vereadores pautarem uma matéria desse gênero. Sem dúvidas, será bem-vinda caso aprovada.
VISITANDO OBRA
O dia chuvoso na Região dos Lagos nesta quarta-feira (10) não impediu que o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), de acompanhar obras na península. Ao lado do vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), Alexandre foi conferir de perto o calçamento da Rua dos Ipês, que fica no bairro da Rasa. A dupla tem uma rotina intensa de visita às obras do município. Vira e mexe estão conferindo algumas das intervenções realizadas por lá.
GOVERNO PARTICIPATIVO
Ainda em Búzios, Alexandre Martins voltou a realizar enquetes questionando a população sobre melhorias para a cidade. Na interação feita nesta terça-feira (9) pela ferramenta stories, Alexandre questionou sobre a reconstrução da ponte sobre a Marina. O chefe do Executivo perguntou qual era a opinião dos moradores da região sobre a obra. No ano passado, em uma iniciativa que chamou de Governo Participativo, Alexandre fez outras consultas públicas nas redes sociais para, por exemplo, a escolha da nova rodoviária municipal e também sobre uma eventual mudança do nome da praça Santos Dumont, no Centro.
REUNIÃO CHEIA EM ARARUAMA
O deputado estadual Pedro Ricardo (PROS) participou, no início da noite desta terça-feira (9), de um evento organizado pelo ex-vice-prefeito da cidade, Anderson Moura. A reunião, em um ginásio de uma escola no Centro da cidade, contou com a presença da prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), além do secretário de Educação saquaremense, Antônio Peres Alves, e de diversas lideranças da cidade. Lideranças de Araruama também estiveram presentes na reunião, que encheu o espaço, segundo a organização.