InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA DA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA DA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (18)

Bastidores do protesto que parou São Pedro da Aldeia e terminou com servidor preso; Alexandre Martins vistoria obra na principal praça buziana e península anuncia torneio internacional de futebol; Reunião de vereadores na Câmara de Cabo Frio, Zé homenageado no centenário do Sagrado; Câmara de Iguaba vota pedido de suplementação orçamentária; Marcelo Magno recebe Inea e Prolagos para falar de esgoto na lagoa; Lívia se prepara para entregar mais obras; e muito mais...

PÉ NA PORTA E TUDO
O protesto de servidores públicos municipais de São Pedro da Aldeia nesta quarta-feira (18), contra as novas regras de pagamento do vale-transporte teve até pé na porta com direito a portão de ferro da Prefeitura sendo arrastado. Foi o fato mais comentado do dia na região. Os servidores contestam a decisão unilateral de Fábio do Pastel (PL), sem consultas à categoria, para usar o benefício que era pago ao funcionalismo público em dinheiro para cobrir o rombo nas contas da Auto Viação Salineira, que ameaçou largar o transporte público municipal. A mudança não foi anunciada com antecipação, nem discutida na Câmara dos Vereadores e sindicatos. No dia 10, os servidores já haviam protestado na frente da prefeitura aldeense. No protesto desta semana, um homem chegou a ser preso por danos ao patrimônio público. Ele foi encaminhado para a delegacia de São Pedro da Aldeia e seguiu para a 132ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Mais um capítulo da saga do cartão magnético da Salineira.

PÉ NA PORTA II
Mas apesar da confusão, ao que parece, o governo de São Pedro da Aldeia tem uma visão bem específica sobre a manifestação de servidores contra as mudanças do pagamento do vale transporte. De acordo com os bastidores, o Prefeito Fábio do Pastel estava em uma reunião com o presidente da concessionária CCR (Via Lagos) e não recebeu os manifestantes. Ao mesmo tempo, a fonte interna do RC24H também comentou que a Administração considerou “que ele não podia se envolver” e que o prefeito “acredita no direito de manifestação pacífica, sem violência e não poderia concordar de jeito nenhum com o que foi feito”. A presença de ex-candidatos à vereadores também foi vista com maus olhos. Agora questionamos: Será isso uma estratégia para invalidar a reivindicação dos servidores? Ou Fábio do Pastel está mesmo preocupado com os trabalhadores municipais? Senhoras e senhores, façam suas análises (ou apostas).

PÉ NA PORTA III
Por outro lado, ouvindo uma das lideranças do protesto contra a decisão da Prefeitura de São Pedro em relação a mudança no pagamento do vale transporte, segundo os organizadores, o movimento teve mais adesão que o esperado. Cerca de 200 pessoas compareceram ao que Renato Reis, presidente do SEPE, (que ficou até 18h na delegacia para conseguir liberar o servidor que foi preso) considerou uma “manifestação forte”. Segundo Renato, muitos servidores presentes relataram que a truculência e falta de diálogo do Governo Municipal foi enorme. Reis comenta que a suposta “violência” da manifestação foi simplesmente um portão que descarrilhou quando os Guardas Municipais da porta da Prefeitura tentaram impedir os servidores manifestantes de entrar de forma violenta. Parece que isso foi mais um motivo para que Fábio do Pastel preferir falar à população por meio das redes sociais. Ou seja, através de uma tela a uma “distância” segura para ele. Na Praça do Canhão, a turma já chegou colocando a pilha afirmando que “não parece muito condizente com o slogan governamental: “Chega de desculpas”.

DIREITO DE RESPOSTA
O oposicionista de Fábio do Pastel (PL) citado na coluna Boca Miúda desta terça-feira (17), sobre uma confusão na audiência pública do bairro Campo Redondo, em São Pedro, Vynny Mello (PV) pediu para esclarecer alguns pontos. Defendeu que na convocação da audiência marcada para tratar sobre o zoneamento do Campo Redondo, “não havia nada que dissesse que pessoas que não vivem na região da pedreira não pudessem falar”. Tá, né? Além disso, Mello afirmou não saber se o prefeito é maluco ou coisa do gênero, pois, apesar de já ter processado o oposicionista em outro momento, Fábio foi até a casa de Vynny no aniversário dele no dia 28 de junho. Para quem não se lembra, o prefeito de São Pedro da Aldeia registrou uma ocorrência contra Vyny nesta terça após Mello tentar falar na audiência pública do Campo Redondo, não conseguir a palavra, e começar a insultar o prefeito.

CENTENÁRIO DO SAGRADO
O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) participou, nesta quarta-feira (18), das celebrações pelo centenário de fundação da Escola Sagrado Coração de Jesus. Assim como o chefe do Executivo municipal, boa parte da elite cabo-friense marcou presença no evento. Também pudera, né? Não é todo dia que uma escola completa 100 anos em pleno funcionamento. Ainda mais com um ex-aluno “experiente”, muito vivo e ilustre assim.

CADÊ A ITAJURU?
Com a entrega dos primeiros cartões do programa “Gira Renda Cabista”, da Prefeitura de Arraial do Cabo, o Portal RC24h foi atrás de saber a quantas anda a “Moeda Social Itajurú”, proposta do governo de Cabo Frio e já aprovada pela Câmara Municipal. Procuramos Adriano Brisola, coordenador da Moeda Itajurú e assessor da secretaria de Assistência Social, que disse que o processo já foi finalizado. Segundo Adriano, a Prefeitura está em fase da contratação do banco e a expectativa é que, em outubro, o benefício já comece a ser pago para as primeiras famílias. O projeto da moeda social, inspirado na Mumbuca, de Maricá, prevê o pagamento de R$200 mensais a famílias de baixa renda, a princípio, do bairro Manoel Corrêa. A ideia é que o benefício seja ampliado para outros bairros no futuro.


PAUTA QUENTE
Em Iguaba Grande, entra em pauta na sessão da Câmara desta quinta-feira (19), a votação do PL encaminhado pelo Executivo que faz a suplementação orçamentária por causa do incremento dos royalties de petróleo recebido pelo município. Para quem não sabe a lei orçamentária anual (LOA) tem uma previsão de entrada de recursos e de despesas para o ano corrente. Mesmo que entre dinheiro a mais, é importante que o governo faça todo esse procedimento burocrático. Ou seja, submeta a Câmara o pedido de suplementação para que esses recursos possam ser utilizados na gestão municipal. Do contrário, o prefeito ou governo incorre em improbidade administrativa que pode acarretar perda do mandato e a temida inelegibilidade. Portanto, olho na Câmara de Iguaba que vem votação importante por aí.

REFORÇO NA ASCOM
Ainda falando da princesinha da Região dos Lagos, o jornalista Luciano Motta, do portal Fonte Certa, foi chamado para engrossar o time da Comunicação da Prefeitura de Iguaba Grande. Luciano vai cuidar da redação sob os comandos de Luiz Fernando, secretário-adjunto de Comunicação. Motta, que teve breve experiência no começo do governo de Fábio do Pastel (PL) em São Pedro da Aldeia, começa a dar expediente na Prefeitura chefiada por Vantoil Martins (CID) já nesta quinta-feira (19). Sucesso para o Barbudinho (apelido carinhoso dessa redatora que vos escreve).


PREOCUPAÇÃO COM A LAGUNA
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu no gabinete representantes do Inea, da Prolagos e da ONG S.O.S. Salve a Lagoa para um café da manhã nesta quarta-feira (18). O objetivo era levantar questões e dúvidas sobre o tombamento da Lagoa de Araruama sobre o despejo de esgoto na região do canal da Álcalis, no trecho da laguna que passa pelo Cabo. Arraial é considerado, por especialistas, um dos municípios que mais prejudicam a laguna.

VISTORIA NA PRAÇA
O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) realizou uma visita técnica à praça Santos Dumont nesta quarta-feira (18), para verificar o andamento das obras no local. O espaço, que é a praça mais importante da península, está passando por uma revitalização com a substituição de pedras quebradas e a troca da iluminação do local. No pacotão de reformas, também foram incluídos o nivelamento das ruas César Augusto, São Luiz e Travessa dos Pescadores. “Um espaço público importante da nossa cidade que precisa ser conservado e devolvido à população nas melhores condições”, considerou Martins em uma rede social.

SEDE DE TORNEIO INTERNACIONAL
Por falar em Búzios, a Prefeitura anunciou que a cidade será a sede de um torneio internacional de futebol com expectativa de receber entre 50 e 100 delegações. A “Copa Paixão de Multidões” está prevista para ser realizada entre 1º e 8 de agosto de 2022 com a participação de atletas mirins, entre cinco e 15 anos de idade. A concretização da parceria entre município e a organização do evento, a empresa Babel Viajes, foi em reunião nesta terça-feira (17) na sede da secretaria de Turismo de Búzios com a participação de representantes da empresa e dos secretários de Turismo, Dom de Búzios, e do de Lazer e Esportes, Gugu Braga. O torneio tem a possibilidade de receber 35 países, o que significa, segundo o município, aproximadamente, 25 mil turistas em uma semana, gerando receita, movimentando a economia da cidade e repercutindo internacionalmente na divulgação de Búzios. Segundo o secretário de Turismo, a reunião foi muito produtiva. A empresa Babel Viajes já é parceira do município, trazendo turistas à península há mais de 15 anos.

RECAPEAMENTO NA AVENIDA PRINCIPAL
A Prefeitura de Búzios iniciou, nesta quarta-feira (18), a obra de recapeamento da Avenida José Ribeiro Dantas, no trecho que vai do pórtico ao Shopping 5000. O serviço está sendo feito nos dois sentidos da via. Nesse primeiro dia, o trânsito ficou em meia pista enquanto foi feita operação tapa buraco. Porém, nesta quinta (19), a pista deve ser completamente fechada para ser realizado o recapeamento em si. Enquanto isso, o trânsito será desviado pela subestação.

NA ROTA DAS INAUGURAÇÕES
A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), está no aquecimento para entregar obras em São Vicente de Paulo, terceiro distrito do município. Na manhã desta quarta-feira (18), a chefe do Executivo araruamense compartilhou fotos de uma creche no bairro Santo Antônio que será inaugurada no local “assim que asfaltar as ruas de acesso”. Segundo a Prefeitura, os técnicos da secretaria de Obras estão terminando os orçamentos para o município dar a ordem de serviço para que essa pavimentação seja feita. Em outro ponto do distrito, entre Ponta da Areia e Norival Carvalho, a Prefeitura já está tocando uma obra de drenagem e asfaltamento. A própria Lívia esteve no local na terça (17) e gravou um vídeo informando que vai marcar a data para a entrega do asfalto em breve.

REINVINDICAÇÕES PARA MACAÉ
A sessão plenária dessa quarta-feira (18) da Câmara de Vereadores de Macaé foi cheia de cobranças. As principais reivindicações ao governo municipal foram nas áreas de saúde, mobilidade urbana e abastecimento de água. O professor Michel (Patriota) a construção de um ‘Hospital do Olho’ para atendimento dos moradores da cidade. Já Tico Jardim (Pros) pediu a criação de um portal de entrada na Região Serrana e um terminal de ônibus para a integração em Córrego do Ouro. Rond Macaé (Patriota) solicitou a instalação de redutores de velocidade na Avenida Luiz Lírio, na Barra de Macaé, e a resolução do problema de abastecimento de água na localidade das Palmeiras. Iza Vicente (Rede) cobrou esclarecimentos sobre o orçamento destinado para as reformas dos banheiros públicos que permanecem inutilizados, por exemplo, nas praças Veríssimo de Mello e do bairro Visconde.

METRALHADORA GIRATÓRIA
O caso da prisão do secretário estadual de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, e outros dois subsecretários da Seap nesta terça-feira (17) em uma operação da Polícia Federal complica, cada vez mais, a reputação do governador, Cláudio Castro (PL). Por aí, entende-se a divulgação pelo MP de diálogos estarrecedores entre Montenegro e líderes do Comando Vermelho. “A ideia é a gente usar essa possibilidade de vocês voltarem exatamente para mostrar isso. Mostrar que o Comando não é mais aquele Comando da guerra. O Comando quer vender as paradas dele e tá tudo certo, ter o lucro dele”, disse o então secretário em uma das conversas liberadas, com o traficante Marreta. Em outro ponto dos diálogos que chama atenção, com Marcinho VP, Montenegro diz: “Você é um cara que fala bem, você é um cara inteligente. A bola tá contigo, vende teu peixe aí. Você, porra, talvez seja o cara mais importante que o secretário de Segurança Pública do Rio”. Vai ficar muito difícil para Castro convencer seu eleitorado e o fluminense, em geral, de que aquelas pessoas faziam aqueles acordos sem que o governador soubesse de absolutamente nada. Fica o desafio para ele. As eleições estão aí e, inclusive, um dos que tem falado exatamente sobre isso, da importância da gente ficar ligado que não tem como o governador não estar

PARLAMENTO ON, EXECUTIVO OFF
O vereador de Rio das Ostras Maurício BM (PV), fez a indicação bastante interessante. Sugeriu ao Executivo a criação da Delegacia Especial contra homofobia e intolerância religiosa. A galera da Ostras G Diversidade junto com a Cores da Vida (ONG) entregou ao parlamentar terça-feira (17), o prêmio Diversidade de Ouro. Em tempos que o conservadorismo, é importante que as Câmaras virem os olhos aos mais vulneráveis, principalmente Rio das Ostras que não promove nenhuma política pública relacionada. A criação da Superintendência de Políticas Públicas e Sociais e o dia Municipal de Combate a LGBTfobia foram aprovados na Câmara, seguiram para sanção do Executivo, mas devem estar perdidos nas gavetas do prefeito Marcelino Borba (PV) que finge que não é com ele. Que coisa, hein?! Será que Marcelino é preconceituoso ou teme a reação dos conservadores?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content