back to top
02/12/2024 — 13:51
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA ESPECIAL DE CARNAVAL: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (14)

Fabiano Horta é pé quente no Carnaval de Maricá, juntamente com Joãozinho do PT e Quaquá, que também esteve na Sapucaí com Altineu Côrtes e Antonio Peres; Rafael Aguiar e Leandro de Búzios juntos na folia; Magdala Furtado curte folia nos dois distritos antes de encarar CPI dos Eventos semana que vem; O Carnaval histórico de Arraial e as fake news que irritaram comerciantes; Fábio do Pastel curte festa de blocos e é sucesso entre foliões; Vantoil Martins veste o abadá e fala da segurança; Penha Bernardes curte os 80 anos do pai no Carnaval... E muito mais!

Compartilhe

O MAIS ANIMADO DOS PREFEITOS

A coluna Boca Miúda, edição especial de Carnaval desta Quarta-Feira de Cinzas (14) começa por Maricá, onde o prefeito Fabiano Horta (PT), acompanhou de perto a folia na cidade. Entre os blocos tradicionais, ele não perdeu o ritmo, marcando presença no fervoroso Tromba Nervosa, que agitou a Orla da praia de Itaipuaçu no último domingo (11). Antes disso, Horta mostrou que é pé quente também na Marquês de Sapucaí, desfilando pela Escola União de Maricá na última sexta-feira (9); a escola conquistou o troféu Band Folia – Série Ouro 2024. O chefe do executivo maricaense não estava sozinho em solo sagrado do samba carioca, uniu forças com seu secretário de Governo, Joãozinho Maurício, que também é presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, e com o deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, sob o som contagiante da bateria. Fabiano Horta ainda teve fôlego para continuar sambando nesta terça (13), quando acompanhou os desfiles na Avenida do Samba Adélia Breve, no Centro.

CARNAVAL DEMOCRÁTICO

O secretário de Educação de Saquarema, Antônio Peres, marcou presença no ‘Camarote Favela’, na Marquês de Sapucaí, na última segunda-feira (11), ao lado dos deputados federais Altineu Côrtes (PL) e Washington Quaquá (PT). Juntos, eles assistiram os desfiles das escolas de samba do grupo especial do carnaval carioca.

QUARTA CINZENTA

Mas a alegria de Momo deu lugar à tristeza para o presidente estadual do PT, Joãozinho Maurício, que perdeu o pai, Carlos Alberto, o Beto. O velório acontece nesta Quarta-Feira de Cinzas (14), no cemitério Parque da Colina, em Niterói. A coluna deseja os mais profundos sentimentos a Joãozinho e sua família, nesse momento de dor.

CONSPIRAÇÃO DE CARNAVAL?

Em Armação dos Búzios, o prefeito interino, Rafael Aguiar (REP), e o pré-candidato a prefeito da cidade, Leandro de Búzios (SDD) – como já dissemos aqui, ele abandonou o ‘Leandro do Bope’ -, se encontraram num bloco em Cem Braças. De pronto, Rafael já foi cumprimentá-lo e garantiu o registro, que logo em seguida já estava nas redes sociais. Foi o que bastou pra dar o que falar no balneário. Até porque é uma situação que cria ainda mais um ambiente de muita especulação e conspiração política no município. E olha que isso tudo no meio da folia. Dizem que amor de Carnaval não prospera. Mas será que o mesmo se aplica à política? O jeito é aguardar os próximos capítulos.

DEPOIS DA FOLIA, A CPI

De Maricá a gente passa por Cabo Frio, onde a prefeita Magdala Furtado (sem partido) esteve nos palcos dos shows na Praia do Forte e em Tamoios – como no da cantora Perlla (foto). A programação foi aprovada pelos turistas e moradores – apesar de que estes tiveram alguns transtornos com lixo e xixi na porta. No geral, foi um Carnaval alegre, apesar de até agora ninguém ter entendido porque a prefeita permitiu a montagem de estrutura para show pago em pleno Bolsão da Juju, no coração da Praia do Forte. Inclusive os comerciantes reclamaram de baixo faturamento, seria importante Magdala repensar isso para o ano que vem, se ela continuar comandando a cidade. Para além disso, após a folia, a chefe do executivo vai enfrentar a CPI dos Eventos, cuja primeira reunião deve acontecer logo após o recesso do legislativo, que retorna na terça-feira (20). A Comissão vai investigar se houve irregularidades nos contratos de shows da cidade.

JESUS NA FOLIA

Esta terça-feira (13) foi o último dia de CarnaKids, que aconteceu na Orla das Palmeiras, em Cabo Frio, desde o primeiro dia de festejo. Para encerrar o evento, quem compareceu no local foi secretário de Governo da cidade, Roberto Jesus, que curtiu o fim de tarde com a família. Ele, que levou o filho para curtir os brinquedos e o show de palhaçaria, ficou até o final. Nas redes sociais, Jesus publicou um vídeo mostrando alguns momentos do evento e agradeceu a prefeita Magdala Furtado (sem partido) por “resgatar o Carnaval raiz”. Bom, apesar dos problemas que a cidade vem enfrentando, quem compareceu ao evento infantil deve admitir que a folia agradou geral. Como diria a saudosa Hebe Camargo, a festa das crianças foi uma “gracinha”.

BLOQUINHO DO SERGINHO

Ainda em Cabo Frio, o principal adversário de Magdala, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Dr Serginho (PL), passou o Carnaval curtindo a folia na roça mas, mais ainda, a família. Fez o bloquinho do Serginho, agarrado à esposa, Aline, e às crias, Maria Antônia (Tonha), a mais velha, e a pequena Maria Alice (Lilice). Deputado preferiu malhar (não a vida alheia, mas o corpitcho para se preparar para disputa desse ano) e recarregar as energias para voltar à função dupla, atuando no legislativo estadual e nas andanças de pré-campanha, afinal, essa eleição promete muitas emoções.

NAS RUAS

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) também foi prestigiar o Carnaval da cidade. Circulou pelas ruas, conversou com moradores e fez foto com lideranças. Alguns secretários e vereadores também o acompanharam nesse rolê. Claro, Marcelo também esteve na Arena dos Blocos montado na Praia dos Anjos, juntamente com a esposa, Gabi, e o filho, João Marcelo. O último dia, nesta terça (13), foi coroado com a energia da bateria da escola de samba do Rio, União da Ilha. Depois de um final de janeiro e início de fevereiro intensos de agendas e entregas, nada mais natural que curtir um pouco, né? Ninguém é de ferro.

VERÃO HISTÓRICO

Quem confirmou essa movimentação durante a folia foi o secretário de Turismo, Júnior Chuchu. Não só do período de Carnaval, como desde o início da alta temporada, “foi um verão histórico para Arraial do Cabo”, disse ele, completando que apesar da grande circulação de turistas na cidade, não houve confusão ou briga. Por isso mesmo que ele ficou indignado com um portal da cidade que divulgou notícia falsa sobre uma briga generalizada na Prainha. Os próprios comerciantes e barraqueiros denunciaram que se tratava de um vídeo antigo, mas que prejudicou o movimento por lá. “A oposição está perdida, espalhando fake news com desespero. Nos últimos anos, uma média de cinco brigas com vídeos vêm sendo exibidos na internet por dia. Mas isso não aconteceu nesse verão e a gente está muito satisfeito com o resultado”, acrescentou Chuchu.

POPULARIDADE EM ALTA

Em São Pedro da Aldeia, o Carnaval animou a cidade com uma energia contagiante, e o prefeito Fábio do Pastel (PL) não ficou de fora, mergulhando de cabeça na folia. Ele acompanhou a programação ao lado do secretário de Cultura, Thiago Marques, e do presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos, Ramon Gago, marcando presença em todos os dias de festa, como no Bloco dos Bonecões ou junto a outras agremiações, no Centro. Aliás, a presença de Pastel entre os foliões fez sucesso e teve muita gente que fez selfie com o prefeito (que popularidade, hein?). O evento transcorreu sem incidentes graves, sendo considerado um sucesso pela população. O secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, fez post agradecendo as equipes que fizeram um Carnaval de sucesso. Além da segurança, destaque especial para o bloco dos Serviços Públicos, que não mediu esforços para garantir o sucesso da festa.

MAIS DE 20 MIL NO DOMINGO DE MOMO

Quem também curtiu o Carnaval na rua foi o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), que circulou todos os dias para conferir de perto a movimentação pela cidade. O secretário de Cultura, Miqueias Gomes também acompanhou o rolê. Bastante animado, Vantoil disse que o festejo seria mesmo um sucesso. Só para ter ideia, somente no domingo (11) cerca de 20 mil pessoas foram à nova Praça da Estação curtir os shows que aconteceriam naquele dia. “Segurança em primeiro lugar. É muito bom ver as famílias se divertindo”, disse o prefeito, que fez questão de se unir ao bloco da Academia Popular, um dos mais animados da região.

ANIVERSÁRIO DO PAI

Em Araruama, a vereadora e pré-candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL), celebrou o aniversário de seu pai, Sr. Waldemar, na segunda-feira de Carnaval (12), com comemoração temática. Entre sorrisos e abraços, ela destacou a importância de sua família, ressaltando que seu pai é o alicerce de sua vida. “Hoje estamos aqui para celebrar os 80 anos desse homem incrível, meu pai, meu herói. Obrigada por ser esse exemplo de vida e por nos inspirar todos os dias”, disse Penha.

COMERCIANTES QUERIAM MAIS

O tradicional Bloco das Piranhas, um dos maiores da Região dos Lagos, lotou a orla de Araruama, na segunda-feira de Carnaval (12). Mas, por trás da folia, os comerciantes locais não ficaram lá tão satisfeitos. Enquanto a cidade se entregava à alegria carnavalesca, eles demostraram preocupação com a falta de retorno financeiro, apontando o dedo para a prefeita Lívia de Chiquinho (REP). Dias de festa, mas pouco lucro – uma mistura amarga para quem espera o boom econômico na folia de Momo.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo