InícioSaúdeBOAS MANEIRAS/ Cartilha instrutiva será distribuída na Praia do Peró, em Cabo...

BOAS MANEIRAS/ Cartilha instrutiva será distribuída na Praia do Peró, em Cabo Frio

Como frequentar a praia com segurança em tempos de pandemia? Uma cartilha, ilustrada do começo ao fim, será distribuída no próximo sábado (27) aos frequentadores da Praia do Peró, a única do interior fluminense que desfralda a Bandeira Azul, com instruções sobre cuidados com a saúde e com o meio ambiente. A cartilha “Vovós estão no Pedaço” é uma iniciativa do programa Bandeira Azul, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio. O trabalho mostra que o coronavírus pode ser transmitido na praia se não forem tomados os cuidados necessários para evitar o vírus.

O nome da cartilha é uma homenagem a duas vovós, Matilde e Graça, que se tornaram referência no cuidado com as praias de Cabo Frio. Voluntariamente, elas recolhem o lixo deixado na areia, assim como fazem há anos dezenas de moradores e veranistas do Peró, numa ação de cidadania, como Marcelo Valente, do Ondas do Peró. Por causa da pandemia, as duas vovós, que têm mais de 60 anos, tiveram que interromper a ida diária à praia porque estão em isolamento social. Com 7,2 quilômetros de extensão, das Conchas ao Pontal, o Peró é uma das poucas praias que permitem o banho de mar sem aglomeração.

— É uma ótima iniciativa. Infelizmente, ainda existem pessoas que deixam lixo na praia por falta de educação. E outras alimentam as gaivotas, pelo mesmo motivo. A cartilha tem uma linguagem fácil e o código QR Code para que possa ser acessada facilmente pelo celular. Uma ótima ferramenta para ajudar os pais e avós a passarem cidadania e educação ambiental para as crianças e os jovens – elogiou Jorge Murilo de Oliveira, fundador do movimento Amigos do Peró, que apoia a campanha.

As vovós ensinam que é possível ficar na areia da praia sem máscara, mas é preciso usá-la se o banhista, por exemplo, for conversar com um atendente do quiosque ou com estranhos. É preciso um distanciamento de no mínimo dois metros se o interlocutor não for uma pessoa da sua família. A cartilha explica ainda que as praias com Bandeira Azul seguem alguns critérios baseados em quatro temas: qualidade da água, educação ambiental, segurança e gestão ambiental.

A cartilha mostra a importância de preservar a praia e explica que não há risco, segundo estudos científicos, de se contrariar coronavírus na água salgada. Fora do mar, contudo, o risco existe. Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde, o vírus “nem passa perto de praias de águas salgadas e sem poluição”. Isso não exclui, contudo, a necessidade de se higienizar as mãos constantemente, com sabão ou álcool gel, manter limpos espaços comuns e o distanciamento social, cuidar do lixo e jamais abandonar a máscara no caminho ou na volta da praia.

Além das recomendações a respeito dos cuidados para não contrair o vírus, a cartilha também divulga outras normas de comportamento na Praia do Peró, em especial no trecho que possui a certificação internacional da Bandeira Azul. Lembra que é proibido levar animais domésticos para a praia; não se deve de forma alguma alimentar gaivotas; somente moradores e veículos de segurança e de carga e descarga para os quiosques podem circular na orla; música alta é proibida; e, há horários para prática de esportes.

As infrações às regras de conduta podem ser denunciadas através do telefone 153 (Guarda Municipal) ou aos agentes verdes ou da Guarda Marítima (camisa amarela). As pessoas que trabalham na praia precisam usar máscara, assim como os funcionários de quiosques. É recomendável que todos levem saquinhos plásticos para recolher o lixo, onde dever ser descartados principalmente os lenços e outros resíduos sujeitos a contaminação. O texto da cartilha é de Paloma Arias e de Luane Ferreira, com design de Rogério Laurentino. A distribuição começa neste sábado, às 9h30m, próximo ao mastro da Bandeira Azul, no Peró.

*Matéria de Paulo Araújo

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content