Neste sábado (10), a Lagoa das Palmeiras, em Cabo Frio, recebe o Bloco Alternativo Resistência. O bloco se concentrou ao lado do Quiosque New Russo, e saiu pelo calçadão da orla, em direção ao shopping, às 9h.
Este ano, a cidade terá uma programação variada para o Carnaval. Serão 30 blocos de arrastão, onde os foliões poderão aproveitar shows musicais descentralizados que acontecerão em três locais com palcos instalados na Praia do Forte, no Peró e em Tamoios.
SOBRE O BLOCO
O Bloco Alternativo Resistência nasceu a partir das oficinas gratuitas de percussão oferecidas por Rafael Carvalho para pessoas a partir de 14 anos e reuniu mais de 50 pessoas com interesse em aprender a tocar um instrumento durante o Verão.
A proposta agregou interessados que nunca tinham tido contato com instrumentos percussivos e que coletivamente se auto-organizam de modo criativo para a formação do nome, marca e tudo mais.
O conjunto não tem um dirigente e se organiza a partir das iniciativas coletivas que se estabelecem nas relações internas. Quem conduz as oficinas é Rafael Carvalho, que é professor, músico multi-instrumentista e produtor cultural. Toca no Carnaval do Rio de Janeiro desde 2012, tendo feito parte da bateria de blocos e Escolas de Samba da cidade.
Desde 2015 é o oficineiro regente da Bateria do Bloco D’águas e também do Bloco Flor de Lis. Morador em Cabo Frio desde 2022, já participou de diversos blocos da cidade durante o Carnaval.
Apesar do bloco não constar na programação oficial da cidade, o grupo convida quem quiser brincar junto para abrir o carnaval da cidade nas Palmeiras, neste sábado (10), com fantasias alegres.