O Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Rio de Janeiro passará a contar com sua primeira base no interior do estado, em Macaé. A inauguração do espaço está marcada para sexta-feira (28).
Instalada numa área de 6,4 mil metros quadrados no Parque da Cidade, bairro Praia Campista, a nova base do BAC vai empregar com mais frequência equipes para atuar com cães numa vasta área do interior do estado: Região dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminese.
Além de ampliação da capacidade de patrulhamento, o BAC realizará operações sem necessidade de grandes deslocamentos. As viagens distantes provocam estresse nos cães, afetando diretamente o êxito da missão.
A Prefeitura de Macaé doou o terreno em local estratégico para a construção das edificações. Com 1,3 mil metros quadrados de área construída, a 2ª Cia Avançada contará com instalações administrativas, alojamento, rancho, clínica veterinária, canil e campo de treinamento e adestramento dos cães.
Subordinado ao Comando de Operações Especiais (COE), o BAC é a unidade da Corporação que mais apreende drogas em operações. Com ajuda fundamental dos cães farejadores, os policiais militares da unidade apreenderam no ano passado 12,7 toneladas de drogas, a grande maioria em comunidades da Região Metropolitana. Nesse primeiro semestre de 2023, a unidade já alcançou a marca de 7,3 toneladas de drogas apreendidas.
*Com informações do Extra.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.