A embarcação “San Matheus”, que naufragou no domingo (19) após uma colisão com outro barco, na Boca da Barra, do Canal do Itajuru, já foi retirada no começo da tarde dessa segunda (20). A operação começou logo cedo, com mergulhadores e dois barcos de apoio.
Os técnicos fecharam o buraco aberto pelo impacto e usaram bombas de sucção para retirar a água do barco. Depois que a “San Matheus” boiou, foi rebocada por uma outra embarcação pesqueira e levada para um estaleiro, onde será restaurada.
A ação foi acompanhada de perto pela Guarda Marítima Ambiental e por mergulhadores da Prefeitura, garantindo a segurança da área e a prevenção de impactos ambientais.
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento realizaram vistoria preventiva em praias lagunars e marítimas, incluindo Palmeiras, Praia do Siqueira, São Bento, Portinho, Passagem, Canto do Lido, Praia do Forte e Praia do Foguete, sem registros de alterações significativas devido à rápida dispersão do óleo nas condições de mar agitado.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a segurança marítima e a proteção ambiental do município.