Um vídeo registrado neste domingo (23) mostra um banhista segurando uma tartaruga pela mão, aparentemente para tirar uma foto, no canto esquerdo da praia de Geribá, em Armação dos Búzios. Nas imagens, o animal tenta se soltar enquanto o homem insiste em segurá-lo.
A cena foi registrada por outras pessoas que estavam no local e repercutiu nas redes sociais, sendo identificada como um crime ambiental. Manusear animais silvestres, como as tartarugas marinhas, é proibido por lei, pois pode causar estresse e danos aos animais, além de comprometer sua preservação.
Especialistas alertam que qualquer interação inadequada com a fauna pode afetar o equilíbrio ambiental e resultar em penalidades para os responsáveis. De acordo com a legislação brasileira, a prática de molestar ou capturar animais silvestres sem autorização pode acarretar multas e outras sanções.
Órgãos ambientais recomendam que, ao avistar uma tartaruga ou qualquer outro animal marinho na praia, os banhistas mantenham distância e evitem qualquer tipo de contato, permitindo que os animais sigam seu curso natural sem interferências.
*Imagens: Folha de Búzios / Manchete Lagos.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.