InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosBandeira Azul é hasteada na Praia do Forno, em Búzios

Bandeira Azul é hasteada na Praia do Forno, em Búzios

Município conquistou pela primeira vez em sua história o selo de qualidade ambiental

A Bandeira Azul foi erguida na Praia do Forno, em Búzios, nesta quarta-feira (14). O município conquistou o selo de qualidade ambiental pela primeira vez em sua história. Para que isso acontecesse, ao todo, a cidade cumpriu 34 critérios específicos exigidos pelo programa.

De acordo com a prefeitura, em parceria com a Secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem, a Praia do Forno recebeu uma Intervenção Ambiental-Urbanística para realização de drenagem, pavimentação e acessibilidade do local. Também foram realizadas ações para recuperação vegetal da área, plano de gestão e ordenamento da praia, colocação de placa oficial e mapa de orientação.

Segundo o prefeito Alexandre Martins, o hasteamento é um marco histórico para o município: “nunca tínhamos ouvido falar que Búzios teria uma Bandeira Azul algum dia. Eu fico muito alegre quando vejo pessoas nativas de Búzios tendo um destaque na gestão pública, a oportunidade está aqui mesmo, não precisa vir ninguém de fora para fazer acontecer. A oportunidade está aqui pra mim, pra vocês que moram aqui, que são funcionários públicos, e que só precisam de uma oportunidade. Hoje estamos começando a revisão do calçamento, minha prioridade é a via de acesso para chegar aqui na praia do Forno, que nesses últimos anos, nunca recebeu manutenção. Já inauguramos semana passada uma trilha daqui até a Gruta da Baleia. A Secretaria do Ambiente já está com as trilhas oficiais prontas. Estamos avançando muito em preservação ambiental”.

O secretário da Pasta Evanildo Nascimento também comentou sobre a conquista e o hasteamento da Bandeira Azul. “Estou muito feliz por estar dando um passo muito importante na história da cidade. O processo Bandeira Azul tem grande relevância tanto no ponto de vista turístico, quanto ambiental, porque fala de critérios ambientais e de adaptações de acessibilidade. Essa praia será modelo para as demais, o pontapé inicial para alcançarmos em outras praias do município. Inclusive a Azeda e Azedinha, também pleiteiam a Bandeira Azul para temporada 2023/2024. Os trabalhos de coleta das primeiras amostras da água já seguiram para análise. Quero agradecer todas as secretarias que nos ajudaram nesta conquista, em especial a parceria com a Secretaria de Obras, e aos colaboradores da nossa equipe que trabalharam incansavelmente. É um momento especial para nossa gestão, para a cidade de Búzios, para o trate turístico. Estamos avançando dentro dessa ótica da política pública ambiental para a cidade”.

O selo de qualidade ambiental Bandeira Azul precisa ser comprovado anualmente para que a bandeira permaneça hasteada.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo