Duas baleias-fin (Balaenoptera physalus) foram avistadas neste domingo (18) em águas de Arraial do Cabo. Uma delas apresentava sinais de emalhamento, com um cabo preso à cabeça e à boca, dificultando seus movimentos.
O alerta foi emitido pelo sistema de monitoramento do Mar de Baleias, iniciativa da Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Fundação de Meio Ambiente (FUNTEC), que atua na observação de cetáceos na região.
O material, que continha incrustações, ficou enroscado no animal e, segundo os técnicos, pode ter origem em embarcações de pesca. A gravidade da situação levou à formação de uma força-tarefa com participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo e da equipe técnica do projeto de monitoramento.
Uma embarcação do ICMBio foi mobilizada para acompanhamento no mar. Em terra, observadores usaram binóculos e drones para monitorar a movimentação da baleia, que se deslocou em direção ao norte, deixando a área de Arraial do Cabo.
De acordo com os especialistas, o cabo preso ao animal não corresponde aos materiais empregados na pesca artesanal local.
Imagens: Felipe Peixoto e Marcelo Gah


