Pescadores encontraram uma baleia jubarte morta na manhã deste sábado (24) em Arraial do Cabo, especificamente na região conhecida como “Saco do Cardeiro”, próximo à Ilha dos Porcos. Segundo afirmam em imagens divulgadas nas redes sociais, trata-se de um filhote.
Após a triste descoberta, a Prefeitura de Arraial do Cabo foi informada e iniciou o monitoramento da carcaça. Conforme nota emitida pelo município, se a carcaça do animal encalhar, o Instituto BW, especializado neste tipo de remoção, será acionado.
Caso necessário, a equipe do instituto trabalhará juntamente com as autoridades competentes para remover o animal de maneira adequada, visando minimizar qualquer impacto ambiental.
Ainda na nota, foi informado que, caso a carcaça continue boiando próximo à Ilha dos Porcos e não encalhe, a prefeitura planeja rebocá-la para alto mar.
Além disso, foi pontuado que uma operação está sendo preparada para prevenir que a carcaça se aproxime da costa, o que poderia causar problemas sanitários e representar um risco para a navegação local.
Por fim, a prefeitura alertou que se aproximar da carcaça pode trazer riscos à saúde pública e, por isso, recomenda-se que as pessoas mantenham distância e evitem qualquer contato com o animal. As causas da morte da jubarte são desconhecidas.
Confira a nota da prefeitura na íntegra:
“Arraial do Cabo informa que está monitorando a carcaça de uma baleia encontrada nas proximidades da Ilha dos Porcos e avalia o melhor procedimento em caso de encalhe.
Caso a carcaça encalhe, a cidade vai acionar imediatamente o Instituto BW, especializado na remoção de animais encalhados. A equipe da BW trabalhará em conjunto com as autoridades competentes para realizar a remoção do animal de maneira adequada, minimizando qualquer impacto ambiental.
No entanto, se a carcaça não encalhar e continuar boiando em águas próximas à Ilha dos Porcos, será tomada a decisão de rebocá-la para alto mar. A Prefeitura já está montando uma operação visando evitar que, neste caso, a carcaça se aproxime da costa e cause problemas sanitários ou represente um risco à navegação local.
Ressaltamos que a aproximação com a carcaça pode representar riscos à saúde pública, portanto, é recomendado que as pessoas mantenham distância e evitem qualquer contato com o animal. Arraial do Cabo está comprometida em lidar de forma adequada com essa situação, priorizando a preservação do meio ambiente e a segurança da população.
Informamos que as causas da morte ainda são desconhecidas. Atualizações serão fornecidas regularmente à imprensa e à comunidade, conforme a evolução do monitoramento”.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.