back to top
24/11/2024 — 19:34
  (Horário de Brasília)

Baleia-jubarte morta é encontrada na praia do Peró, em Cabo Frio

Especialistas acreditam que pode se tratar do mesmo animal encontrado no mar de Arraial do Cabo, no último fim de semana

Compartilhe

Uma baleia jubarte morta foi encontrada na Praia do Peró, em Cabo Frio, na manhã desta segunda-feira (26). O animal, que aparenta ser um filhote por conta do tamanho, é o segundo da mesma espécie morto na região em menos de três dias, sendo a primeira identificada na manhã do último sábado (24) em Arraial do Cabo, próximo à Ilha dos Porcos.

De acordo com a Guarda Marítima e Ambiental, durante patrulhamento de rotina pela localidade, agentes avistaram o animal encalhado, na altura do Condomínio dos Pássaros.

Após identificarem que o cetáceo já estava em estado de decomposição, os agentes entraram em contato com as autoridades competentes para que, desta forma, a carcaça fosse examinada.

Além disso, também existem hipóteses de que possa se tratar da mesma baleia encontrada em Arraial do Cabo, tendo em vista que, para garantir a preservação do meio ambiente e segurança da população, a mesma foi conduzida para o alto-mar. Entretanto, o fato não foi confirmado e está sendo estudado pelas autoridades.

Assim como a baleia encontrada em Cabo Frio, a de Arraial também estava em decomposição. Segundo a prefeitura cabista, especialistas informaram que a maré levou a carcaça até o local e o estado em que se encontrava indicava que o animal já estava morto há bastante tempo.

Após a identificação do animal, no início da tarde, segundo a prefeitura, equipes do Instituto BW Ambipar e da Comsercaf retiraram a carcaça da zona de arrebentação, com uma retroescavadeira, para que fosse realizada a coleta de material para análise e identificação da causa da morte. Em seguida, a baleia foi enterrada na praia.

OPINIÃO DE ESPECIALISTA

Diante do caso, o Portal RC24h entrou em contato com a bióloga Jacqueline Barros, questionando sobre o que poderia ter levado a baleia à morte e se a hipótese de que os dois animais encontrados mortos nos últimos dias poderiam ser os mesmos faz sentido.

Em resposta, ela afirmou que sim, que acredita se tratar da mesma baleia e que trajeto percorrido pelas baleias-jubartes durante a migração da Antártida é muito longo, ocasionando, infelizmente, perdas como esta, principalmente para os animais mais jovens. Confira:

Imagem cedida pela Sec. de Direitos Humanos e Segurança e pela Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio

“O percurso das baleias jubartes é muito longo e árduo. Então, a vinda da Antártida para cá, para Abrolhos, acaba sendo um trajeto longo. Algumas baleias, principalmente as juvenis, se perdem do bando e acabam encalhando. A cada ano, aumenta-se o número de baleias nesse percurso. Estima-se que cerca de 5 mil baleias estejam migrando para a região de Abrolhos. Por isso, é comum encontrar algumas baleias encalhadas, perdidas e mortas. Em relação a essa baleia em especial, também acreditamos que seja a mesma baleia, já que eram duas baleias juvenis. Elas não são bebês-baleias, mas sim duas baleias jovens. Portanto, têm características bastante semelhantes.

Outra situação que ocorre, mas quero deixar bem claro que não foi o que aconteceu com esta, é bebês-baleias ficarem encalhados em redes de pesca. Sabemos que algumas pessoas estendem suas redes de pesca, principalmente aqui em Arraial do Cabo. E sim, a baleia pode ficar presa ali. Mesmo sendo um animal enorme, ela pode ficar presa na rede e, assim, não conseguir subir e descer da maneira adequada para manter o bom funcionamento do seu corpo, o que também pode resultar em encalhe e morte. Mas este não foi o caso da baleia encontrada recentemente. Esta já foi achada morta.

Nesse percurso, o animal foge de orcas, tubarões e adversidades marinhas … uma verdadeira luta pela sobrevivência. Toda migração tem perdas… Infelizmente”.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo