O município de Búzios atendeu um chamado, nesta quarta-feira (17), para a retirada de uma baleia jubarte que foi trazida pelas correntes marítimas e encalhou nas areias da praia Brava. Nesta sexta-feira (19), porém, ocorreu a remoção do animal – que já estava em estado de putrefação.
Segundo a prefeitura, o local de acesso para a locomoção do maquinário era inviável devido ao solo da praia e ao peso da baleia, mas a equipe agiu imediatamente, isolando e interditando a área. Em seguida, um protocolo emergencial foi implementado para arrastar o mamífero para fora da praia e fazer as seguintes tentativas: afundar a carcaça em área de mar aberto ou levá-la para ser enterrada em solo que permitisse a passagem do maquinário pesado.
Ainda de acordo com o município, a Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo tem trabalhado para a criação de um protocolo técnico, que deve ser aplicado nos diversos casos de encalhes ocorridos em Búzios. A ação possibilita a celeridade no processo da remoção dos animais e evita os transtornos que ocorrem com os fatos, pois é possível estabelecer um correto destino aos restos mortais desses animais e, sempre que possível, reaproveitar as ossadas para osteomontagem e estudos.
De acordo com o secretário da pasta, Evanildo Nascimento, todos os procedimentos foram realizados com o apoio da Guarda Vida, “Levamos o animal em direção à praia Rasa onde o maquinário da prefeitura faria o enterro do mamífero, entretanto, de acordo com os operadores da embarcação que realizou o reboque da carcaça da baleia, a cauda do animal se rompeu e afundou a cerca de 23 metros de profundidade”, explicou.