back to top
domingo, setembro 15, 2024
InícioMeio AmbienteAnimaisBaleia-jubarte dá show para pescadores em Arraial do Cabo

Baleia-jubarte dá show para pescadores em Arraial do Cabo

Imagens mostram o animal, curioso, muito próximo ao barco, fazendo piruetas e manobras 'radicais'

A temporada de baleias jubarte na Região dos Lagos está a todo vapor e nos últimos dias a presença desses cetáceos gigantes se torna muito frequente nesta época. Um desses avistamentos foi de tirar o fôlego. Um desses animais deu um verdadeiro show para pescadores de Arraial do Cabo.

Eles, que estavam em um barco em alto mar, próximo à Ilha dos Porcos e, flagraram o momento exato em que o animal realizou piruetas e manobras ‘radicais’.

A proximidade do animal, que, segundo relato dos próprios pescadores, aparenta ser um filhote devido ao tamanho, não apenas surpreende os tripulantes, mas também a quem assiste as imagens.

Em determinado momento, a proximidade é tanta que um dos pescadores até menciona estar “encabulado”, o que é compreensível, já que, mesmo que esta seja aparentemente um filhote, a baleia-jubarte facilmente poderia virar o barco.

“Chega, vai para lá, rapaz, já está me encabulando. Senhor, meu pai, vai embora”, ele pede, apavorado.

O aparecimento dessa espécie na região é comum entre os meses de junho e agosto, pois é o período de migração. No caso, o animal costuma deixar as águas da Antártida em busca de um recanto mais quente para a reprodução.

Poucos dias depois que o vídeo começou a circular na internet, no sábado (24), infelizmente, uma baleia morta da mesma espécie foi encontrada por pescadores próximo à Ilha dos Porcos, em Arraial do Cabo. A causa da morte não foi definida, entretanto, conforme relatos, também se tratava de um filhote. Para garantir a preservação do meio ambiente e segurança da população, o animal foi conduzido para o alto mar.

Nesta segunda-feira (27), uma baleia-jubarte, também morta, foi encontrada encalhada na Praia do Peró, em Cabo Frio, por agentes da Guarda Marítima e Ambiental. Segundo a prefeitura, trata-se de um filhote de um ano.

Após a identificação do animal, no início da tarde, segundo a prefeitura, equipes do Instituto BW Ambipar e da Comsercaf retiraram a carcaça da zona de arrebentação, com uma retroescavadeira, para que fosse realizada a coleta de material para análise e identificação da causa da morte.

No caso, especialistas acreditam que as duas baleias mortas, na verdade, são apenas uma, devido à proximidade dos casos e tamanho dos animais.

O Portal RC24h entrou em contato com a bióloga Jacqueline Barros, questionando se existiria a mínima possibilidade da baleia feliz e ‘sapeca’ registrada por pescadores na última semana poderia ser a vítima e, em resposta, ela afirmou que “não fazer esse tipo de identificação”, entretanto, nas imagens, a pequena jubarte aparenta ser uma “uma curiosa e estar bem de saúde”.

“Falei com um amigo meu, que é dono de barco, com quem a gente faz a observação das baleias e ele falou que (…) é próximo ali do encontro do corpo da baleia, mas eu acredito que não seja mesmo baleia, essa baleia está muito feliz e cantante se aproximando do barco, cantando”, explicou a bióloga.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo