Na manhã desta quinta-feira (11), por volta das 8h30, um balão caiu no mar próximo à Ilha Feia, em Armação dos Búzios.
As imagens, registradas por um instrutor de kitesurf, mostram toda a estrutura do balão, composta por cabos resistentes, antes de atingir a água. Até o momento, não há informações se houve tentativas de resgate ou se o objeto submergiu. Também não foi possível identificar a origem do balão, apenas que ele trazia a inscrição “lapidado 10+”.
O uso e a soltura de balões são práticas proibidas no Brasil, previstas como crime ambiental pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Além de oferecer riscos de incêndio em áreas de mata e residências, a queda de balões em regiões costeiras pode causar acidentes com embarcações, banhistas e praticantes de esportes aquáticos, já que a estrutura metálica e os cabos podem provocar graves ferimentos.
Autoridades reforçam que soltar balões não é uma brincadeira inofensiva, mas uma prática perigosa que ameaça a segurança pública e o meio ambiente.