Bairros Braga e Jardim Caiçara, em Cabo Frio, recebem obras na rede de drenagem

Serviço estava na fila de atendimentos e vai contribuir para o escoamento de água e esgoto em pontos estratégicos da cidade

408

Foi realizado em Cabo Frio, nesta semana, grandes intervenções na rede de drenagem dos bairros Braga e Jardim Caiçara. O serviço estava na fila de atendimentos e vai contribuir para o escoamento de água e esgoto em pontos estratégicos da cidade.

O trabalho contemplou a troca do manilhamento e desobstrução da rede.

No Braga, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos trocaram o manilhamento da Rua dos Cravos, onde foram instalados 24 metros de tubo corrugado de 400 milímetros.

Segundo a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet, o manilhamento da Rua dos Cravos estava totalmente comprometido, sendo necessária a troca da tubulação.

“A manilha estava se desfazendo, além de apresentar trechos totalmente obstruídos, com muita areia. Nós retiramos a tubulação antiga, que não estava conduzindo a água, pois com os ralos estão todos entupidos ocasionando retorno para rua ocasionando vazamentos de esgotos em alguns pontos da via. Agora com o tubo corrugado, a capacidade de escoamento da rede aumenta bastante”, explica a secretária.

Tita Calvet destaca ainda que o município apresenta diversos pontos de obstrução da rede de águas pluviais, que acabam resultando em afundamento de pavimento e vazamentos.

“O sistema de captação de esgoto em tempo seco, utilizado pela Prolagos, já não atende mais ao município e sobrecarrega a rede de águas pluviais. É preciso que o governo do estado através da Agenersa autorize o plano de investimento da revisão quinquenal onde está contemplado a execução de rede separadora no município de Cabo Frio. Só dessa forma vamos resolver os problemas de saneamento, sendo que esse investimento pelo contrato já deveria ter seu início em 2011, afirma Tita.

A obstrução da rede de drenagem também foi constatada nas ruas Alemanha e Fortaleza, no Jardim Caiçara. Na Rua Alemanha, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos fizeram várias intervenções para desobstruir o manilhamento e os postos de visitas. Dezoito metros de tubo corrugado foram instalados na via. Já na Rua Fortaleza, as equipes realizaram reparos e desobstrução do manilhamento. Ainda no Jardim Caiçara, na Rua Noruega, foram assentados 18 metros de tubo de 300mm, substituindo as manilhas danificadas. Já Rua Suíça passou por limpeza de bueiros e galerias na semana passada.

“Estamos trabalhando de forma constante e intensa, para resolver as questões referentes à rede de drenagem do município. Seguimos com os serviços de limpeza de bueiros, ralos e caixas de passagem das ruas. Trabalho que tem apresentado excelentes resultados no escoamento da água da chuva”, afirma a secretária.

A Prefeitura está trabalhando em várias frentes pelo município. Nas últimas semanas, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realizaram o assentamento de um tubo de 250mm e dois tubos de 300mm na Rua Belgrado, no Jardim Olinda.

Outra via que também teve troca de manilha foi a Avenida Nilo Peçanha, onde o manilhamento foi substituído por tubo corrugado de 400mm. Na Avenida do Contorno, esquina com a Rua Francisco Paranhos, na Vila Nova, as equipes da Secretaria de Obras também realizaram serviço de desobstrução e reparos no manilhamento.

“No bairro Passagem, foi realizada a restauração de caixa de ralos e assentamento de tubo de 150mm na Rua do Céu. Já na região central, na Rua José Bento Ribeiro Dantas, fizemos o assentamento de tubo de 300mm. O trabalho continua e é intenso. Vamos avançando em ações pelo município gradualmente”, finaliza Tita Calvet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui