A Azul Linhas Aéreas anunciou que os voos comerciais para Cabo Frio serão suspensos a partir de março. A decisão, divulgada pela própria empresa, gerou grande repercussão nas redes sociais, especialmente porque impactará passageiros que já haviam adquirido passagens, incluindo aqueles que planejavam visitar a cidade durante o Carnaval.
Atualmente, a Azul realiza voos diretos entre Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) e Cabo Frio, conectando clientes de diversas localidades aos principais destinos turísticos da Região dos Lagos, como Arraial do Cabo e Búzios. No entanto, esses voos serão descontinuados devido a uma série de fatores econômicos e estratégicos.
Em nota, a Azul informou que a decisão foi motivada pelo aumento dos custos operacionais, pela alta do dólar e por ajustes necessários entre a oferta de voos e a demanda.
A reavaliação das bases operacionais faz parte do planejamento estratégico da empresa. Além de Cabo Frio, outras cidades também terão os voos suspensos a partir de março. Entre elas:
- Campos dos Goytacazes (RJ): Voos para Campinas (SP).
- Piauí: Paranaíba e São Raimundo Nonato.
- Maranhão: Barreirinhas.
- Santa Catarina: Correia Pinto.
- Rio Grande do Norte: Mossoró e Natal.
- Ceará: Crateús, São Benedito, Sobral, Iguatu e Jericoacoara.
- Goiás: Rio Verde.
PASSAGEIROS IMPACTADOS
Durante a alta temporada, encerrada em fevereiro de 2025, a Azul havia anunciado 214 voos extras para Cabo Frio, com mais de 25 mil assentos ofertados entre Belo Horizonte e o município. As operações foram realizadas com aeronaves Embraer, que têm capacidade para até 118 passageiros.
A Azul afirmou que garantirá a assistência necessária aos passageiros impactados, conforme determina a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia reforçou que o ajuste de capacidade à demanda é parte de um processo contínuo em seu planejamento.
Fonte: Tudo de Viagem
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).