InícioRegião dos LagosArraial do CaboAutoridades ambientais monitoram mancha de óleo no mar de Arraial do Cabo

Autoridades ambientais monitoram mancha de óleo no mar de Arraial do Cabo

Manchas de óleo bruto foram encontradas na Prainha, no último fim de semana. Inspeções continuam durante a semana

Manchas de óleo bruto foram encontradas na Prainha, em Arraial do Cabo, no último fim de semana, o que colocou em alerta as autoridades ambientais. A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) estão monitorando a situação de perto.

Na terça-feira (11), a equipe de monitoramento da AREMAC realizou uma inspeção rigorosa nas praias da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RESEXMar-AC). A boa notícia é que, após uma busca minuciosa, nenhum sinal de óleo foi encontrado no mar, costões, ilhas ou beira das outras praias da Reserva.

“Monitoramento constante é a chave para proteger o patrimônio natural de Arraial do Cabo. A equipe segue cumprindo as ações permanentes previstas no Contrato de Concessão do Direito Real de Uso (CCDRU)”, destaca o presidente da AREMAC, Eraldo Cunha.

O ICMBio também está monitorando uma mancha de óleo próxima à costa de Arraial do Cabo, que se encontra fora da RESEXMar-AC. A direção do deslocamento da mancha ainda é incerta.

O Núcleo de Emergências Ambientais do Ibama foi acionado para fazer a identificação e localização da mancha, utilizando uma aeronave para realizar esse tipo de monitoramento. A aeronave já foi designada para fazer o sobrevoo, para saber a localização exata da mancha e o local onde ela pode estar, o que as correntes estão levando e os possíveis desdobramentos para contenção, caso seja necessário, de acordo com Leandro Goulart, chefe da Reserva Extrativista.

A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que equipes da Secretaria do Ambiente também estão monitorando as praias do município e que, até o momento, as praias estão limpas e liberadas para o banho.

O Centro de Desastres Ambientais da Petrobras está na Prainha em Arraial nesta quarta-feira (12) para monitoramento no local, onde no último sábado (8), foi encontrado um resquício de material viscoso no lado esquerdo da praia. O material foi coletado para análise.

A AREMAC pede a colaboração da população para denunciar qualquer evidência de óleo no mar ou outros poluentes. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (22) 2340-1062 ou pelo e-mail aremac.rj@hotmail.com.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo