O retorno das aulas presenciais nas escolas municipais de São Pedro da Aldeia já tem data definida. Dia 18 de outubro, foi a data escolhida pela a Secretaria de Educação, que voltará a atender os alunos da rede de forma escalonada.
A medida foi oficializada pelo Decreto Nº 186 de 06 de outubro de 2021, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (8). No documento, encontra-se em anexo o Plano de Retorno às Aulas Presenciais, no qual consta detalhes de procedimentos que serão adotados para a segurança de alunos e servidores.
A retomada será iniciada por alunos do 1º ao 9º ano de ensino, incluindo estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Após o preenchimento e assinatura da ficha de autorização, já disponibilizada nas unidades, será realizado um escalonamento de alunos, que serão colocados em grupos.
Os grupos serão divididos nas categorias A, B e C, seguindo as orientações abaixo:
Grupo A: 50% dos alunos de acordo com a capacidade da sala e quantitativo de alunos;
Grupo B: Os demais 50% dos alunos de acordo com a capacidade da sala e quantitativo de alunos;
Os grupos A e B, irão intercalar entre si, semanalmente, entre modalidade de ensino presencial e à distância. Quando o grupo A estiver recebendo conteúdo em sala, o grupo B estará realizando atividades pedagógicas impressas em casa, que serão entregues todas às sextas-feiras em que os alunos estiverem na medida presencial.
Grupo C: corresponde aos alunos em que os pais e responsáveis optaram em continuar o ensino na modalidade à distância. O Assessoramento Pedagógico continuará sendo realizado pelo professor da turma, dentro do horário correspondente à realidade da unidade escolar.
Vale lembrar que, durante o ensino presencial, serão respeitadas as medidas de proteção. Toda e qualquer atividade realizada durante o convívio dentro das unidades escolares, deverá respeitar o espaço mínimo de um metro de distância.
Todas as normas e diretrizes de funcionamento encontram-se no Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais, elaborado conforme o Ministério de Educação (MEC), e outros órgãos reguladores, de forma a garantir a saúde e a prevenção do contágio pelo Novo Coronavírus. As demais dúvidas também poderão ser esclarecidas por meio do documento que encontra-se em anexo ao Decreto Nº 186 de 06 de outubro de 2021.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).