Neste sábado (8), o público feminino cabofriense teve a oportunidade de comprovar o ditado “um bom dia de surfe cura tudo”, amplamente repetido pelos amantes do esporte. Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Cabo Frio, junto da Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul, em parceria com outras secretarias e com a ONG Na Onda Delas, promoveu uma aula gratuita de surfe na Praia do Forte, com início às 9h.
A atividade reuniu mais de 100 mulheres, que participaram de uma aula teórica sobre o surfe e suas manobras básicas, seguida por exercícios práticos para desenvolver equilíbrio, força e persistência sobre a prancha.
Voltada para mulheres com mais de 40 anos, a aula foi muito além dos benefícios físicos do esporte, promovendo o resgate da autoconfiança e do empoderamento dessa faixa etária.
“É muito gratificante proporcionar uma ação que resgata a autoestima de mulheres que vivem uma fase corrida da vida, conciliando trabalho, filhos, casa e lidando com questões hormonais complexas, muitas vezes deixando de olhar para si mesmas”, afirmou a coordenadora-geral de Economia Azul, Camila Merino.
Socialização e sororidade também marcaram a iniciativa. O apoio mútuo entre as participantes era evidente, com aplausos e incentivos a cada conquista sobre a prancha.
Uma das mais animadas era Luzia Bernardete, de 68 anos, que surfou pela primeira vez neste sábado.
“Parabéns a todos que realizaram este evento. Eu tinha muito medo de entrar na água, mas hoje consegui me superar. Fiquei em pé na prancha e mantive o equilíbrio. Estou muito feliz comigo mesma e já ansiosa por mais aulas como essa”, celebrou a participante.
Presente na ação, o secretário de Gestão Territorial e Economia Azul, Matheus Aragutti, destacou que eventos como esse também têm o papel de conscientizar a população sobre a preservação ambiental.
“Estou muito feliz, pois o evento foi um sucesso absoluto. O surfe é um esporte consolidado em Cabo Frio e nosso objetivo era aproximar as participantes dessa prática, que traz inúmeros benefícios para a saúde mental e física. Ao mesmo tempo, reforçamos a importância de cuidarmos dos oceanos e das praias, aproveitando esse espaço com responsabilidade e promovendo mais desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário.


