A segunda fase do projeto de implementação do Parque Educativo Integrado Hermes Barcellos, na Prainha, foi tema da audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (10), no auditório do Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo. Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria de Educação apresentou a nova etapa do projeto, para a comunidade presente, que pode tirar dúvidas, opinar e fazer sugestões.
O projeto de reforma e readequação do Parque Educativo Integrado Hermes Barcellos é o maior investimento da atual gestão que vai transformar a realidade da área hoje conhecida como Parque Público. A expectativa é que o novo Parque Educativo Integrado seja entregue em até dois anos.
A primeira fase do projeto foi a construção da Escola Municipal Henrique Sérgio Melman, que tem capacidade para atender a mil alunos. O Parque Educativo Integrado faz parte do projeto de educação integral e vai atender aos 6.200 alunos da rede municipal.
A área receberá 40 mil metros quadrados de obra e revitalização. No local, serão construídos a sede administrativa, quadra poliesportiva, quadra de futebol de areia, campo de futebol, pistas de atletismo e de saltos, skate parque, parquinho infantil, concha acústica com capacidade para até cinco mil pessoas, área molhada, sala de aula e cinema ao ar livre, redário, jardim sensorial, cozinha de apoio, ciclovia, área de caminhada, espaço pet, deck musical integrativo, bosque, horta educativa para cultivo dos alunos.
O projeto prevê o tratamento, revitalização e drenagem da lagoa. Para evitar o alagamento, será instalado um sistema de bombeamento, que será acionado conforme o volume de água.
A apresentação do projeto para os presentes na audiência, foi feita pela equipe tecnica composta pelo subsecretário de Ciências e Tecnologia, Victor Fontes; a Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Carina Nogueira; a diretora pedagógica, Suzana Ribeiro; o coordenador de projetos e engenheiro, André Batisti.
A chefe de Gabinete Carina Nogueira destaca que o projeto é inovador e vai elevar a Educação a um novo patamar. “Arraial do Cabo saindo na frente mais uma vez, com um parque integrado à educação e que também vai atender à população”, afirma.
Após concluída a obra, o espaço vai atender a todas as escolas da rede municipal de ensino. A população também terá acesso ao espaço, que enquanto as obras estiverem acontecendo ficará totalmente fechado.
A Prainha vai receber outros investimentos de infraestrutura. A obra de drenagem do bairro será realizada, assim como a nova feira de artesanato e a área do pescador.
O secretário de Educação, Bernardo Alcântara, que também participou da audiência pública, destaca a importância da obra para o município.
“Nossa rede de ensino está crescendo e precisamos pensar a Educação de forma integral, oferecendo para nossos alunos espaços de qualidade e segurança fora da sala de aula. Não tenho dúvidas que o Parque Educativo Integrado vai elevar o padrão da nossa rede e a qualidade do ensino em nosso município. Trouxemos esse projeto, mesmo sem obrigatoriedade legal, para discutir e apresentar para a população, principalmente para os moradores da Prainha, para que pudessem opinar e tirar dúvidas. O saldo dessa audiência foi muito positivo, a comunidade compareceu e participou do debate”, finaliza o secretário.

