A partir desta quinta-feira (26), os professores da rede municipal de Cabo Frio iniciam uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após a gestão da prefeita Magdala Furtado (PV) anunciar a intenção de terceirizar a merenda escolar.
Para marcar o início da paralisação, os profissionais da educação realizam, nessa manhã, um ato público em frente à Prefeitura Municipal. Em seguida, está prevista uma caminhada até a Câmara Municipal, às 10h.
Os trabalhadores da educação denunciam que a terceirização da merenda representa um risco à qualidade da alimentação oferecida aos alunos, além de precarizar as condições de trabalho dos cozinheiros. “Uma empresa de fora do estado, sem histórico conhecido, vai assumir as cozinhas das escolas, explorando mão de obra e fornecendo alimentos de baixa qualidade”, afirma um dos professores.
Além da suspensão da terceirização, os grevistas também reivindicam reajuste salarial, plano de carreira unificado e melhores condições de trabalho nas escolas. Segundo os servidores, há dois anos sem reajuste e diversos problemas infra estruturais nas unidades escolares.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.