Após promover duas rifas para arcar com as despesas de viagem e inscrições, os atletas do Projeto de Jiu-Jitsu da GM de Cabo Frio participaram, neste fim de semana, do Campeonato Sul-Americano 2024 de No-Gi (sem kimono). O evento aconteceu no Rio de Janeiro e, como resultado, os representantes conquistaram, no total, seis medalhas. Dentre os campeões, estavam os guardas municipais.
Promovido pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), o campeonato aconteceu em Deodoro, no Parque Olímpico da Vila Militar. Ao todo, sete representantes, nas faixas roxa, azul e preta, competiram em diferentes categorias, como juvenil, superpesado e pesado.
Os alunos Alcimar dos Santos (2º lugar), Letycia Silva (2º lugar), Sophia Lopes (3º lugar), Ana Beatriz (3º lugar) e Vitória Barcelos participaram do evento. Também estiveram presentes os guardas civis municipais Revilis Barcelos, mestre e professor, e Laillah Patrício, coordenadora do projeto. Eles conquistaram, respectivamente, a segunda e a terceira posição em suas categorias.
Para a coordenadora, é de suma importância a participação do projeto em um campeonato de tal magnitude, pois mostra que os treinos estão trazendo resultados.
“A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina; essa é a base do nosso projeto. Com isso, fatores importantes como a participação do projeto em evento de tamanha magnitude geram vínculos sentimentais com o centro de treinamento; visibilidade, competência, valorização do trabalho desenvolvido dentro da Guarda Municipal de Cabo Frio, formação de atletas de alto nível de competição e boa aceitação pública”, declarou a GCM Laillah.
A coordenadora do projeto complementou ainda: “Buscamos ir além da grande visibilidade que proporcionamos e, claro, criar uma relação com a população de Cabo Frio e cidades adjacentes. Entendo que na liderança não adianta ser o exemplo sem dar o exemplo; só é possível quando cimentamos os valores que norteiam um propósito comum”, finalizou.
Sobre a competição
O Campeonato Sul-Americano 2024 de No-Gi é considerado um dos principais eventos de Jiu-Jitsu sem kimono (NoGi) na América do Sul. A competição abrange várias categorias, desde juvenis até masters, e inclui atletas de faixas azul, roxa, marrom e preta.
De grande importância no cenário latino-americano, o evento reúne os melhores lutadores para disputar medalhas e pontos no ranking oficial. As categorias são divididas por idade e nível técnico, sendo que as faixas-pretas têm acesso a uma divisão especial chamada “Absoluto”, onde podem competir sem restrição de peso. Além disso, os atletas que conquistam as três primeiras posições em suas categorias também podem se inscrever para lutar na categoria.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.